Viajar na Geórgia foi uma agradável surpresa. O país é relativamente pequeno mas há muita coisa para visitar. Viajámos na Geórgia durante 9 dias, mas devíamos ter tido mais tempo para aproveitar melhor o país. No entanto, com o tempo que tínhamos disponível, vimos imensa coisa e aproveitámos muito. Fomos inclusive dois dias à Abecásia, o que foi uma experiência maravilhosa.
SEGURO DE VIAGEM NA GEÓRGIA
Viajar na Geórgia não exige seguro de viagem. No entanto é aconselhável que o faça uma vez que a Geórgia não faz parte da União Europeia e o Cartão Europeu de Saúde não funciona ali. Faça o seu seguro de viagem na IATI com 5% de desconto usando este link.
ROTEIRO DE VIAGEM
O relato e roteiro da nossa viagem já o partilhamos aqui no blogue e pode ler e ver a nossa experiência toda aqui. No entanto, decidimos colocar em mapa o nosso itinerário para que seja mais fácil a visualização daquilo que fizemos a viajar na Geórgia.
LUGARES A VISITAR NA GEÓRGIA
1. TBILISI
A Capital da Geórgia é uma cidade encantadora. Tem uma parte velha magnífica, com banhos termais, igrejas fabulosas, uma mesquita, uma fortaleza maravilhosa e um bairro cheio de ruelas com bares, restaurantes e muitas lojas.
Pode ver este artigo para saber quais os melhores lugares para visitar em Tbilissi.
Dicas
- Nós alojámo-nos no bairro velho da cidade num hotel simples mas fabuloso chamado Hotel Jerusalém. Só tem quatro quartos mas o nosso tinha u bela varanda de onde se via o forte, a igreja principal, a ponte moderna e a maioria dos icons da cidade. Em noite de passagem de ano, pagámos cerca de 50€/noite pelo quarto duplo com wc.
- A melhor forma de explorar Tbilissi é a pé.
- Se usar o metro, deve comprar um cartão que custa 2 GEL. O cartão inclui já quatro viagens de metro, cada uma no valor de 0.5 GEL. Nós éramos dois e usávamos o mesmo cartão.
- O cartão do metro é o mesmo que permite subir de teleférico à fortaleza. O custo da subida é de 2.5 GEL/pessoa.
2. KUTAISI
Kutaisi é a segunda maior cidade da Geórgia e merece uma visita já que nas suas proximidades há lugares maravilhosos. Na cidade vale a pena também espreitar o bazar, a magnífica catedral de Bagrati e o centro.
Pode ver este artigo para saber quais os melhores lugares para visitar em Kutaisi.
Dicas
- Nós dormimos num hotel em Kutaisi, o hotel Edemi, e apesar de bom, era um bocado longe do centro. Tínhamos que caminhar cerca de 10 – 15 minutos. Não foi má opção porque era barato e bom, mas se calhar os hotel Crown, a Maiko Guesthouse e a Kutaisi Best Guesthouse são mais centrais.
3. KAZBEGI
Kazbegi é um lugar onde a vida acontece a um ritmo muito próprio. O posto de turismo tem um letreiro que diz “voltamos em Abril”. O supermercado local chama-se Google. Os carros têm mais de 30 anos. O autocarro foi transformado em bar, que possivelmente também só abre em Abril. As guesthouses são mesmo casas que recebem hóspedes, em que nos hospedamos com famílias locais. De Verão é um destino de trekking maravilhoso. No Inverno uma experiência incrível.
Pode ver este artigo para saber quais os melhores lugares para visitar em Kazbegi.
Dicas
- Alojamo-nos numa guesthouse simples mas muito bem localizada em Kazbegi, a Guest House on V. Pshavela 50. É uma casa familiar e muito acolhedora mas os quartos são independentes da casa da família.
- O melhor alojamento em Kazbegi é o maravilhoso Rooms Hotel Kazbegi. Só não ficamos lá porque na noite da passagem de ano estava cheio.
4. ESTRADA MILITAR
A Estrada Militar que liga Tbilisi a Kazbegi é uma estrada obrigatória a ser percorrida quando viajar na Geórgia já que pelo caminho há bastantes lugares de interesse, tais como a fortaleza de Ananuri, a estância de Ski de Gudauri, o miradouro do Arco da Amizade ou a aldeia de Sioni.
Pode ver este artigo para saber quais os melhores lugares para visitar na estrada militar.
5. IGREJA DE TSMINDA SAMEBA
O trilho para a Igreja de Tsminda Sameba é soberbo e a localização da igreja é fenomenal, com o Monte Kazbek como pano de fundo. Um cenário magnífico para receber o pôr-do-sol ou o nascer do sol. Melhor ainda pela manhã. Este é um dos lugares mais bonitos quando viajar na Geórgia.
6. GRUTAS PROMETHEUS
Prometheus é o nome das grutas mais famosas da Geórgia, a poucos quilómetros de Kutaisi. Com mais de 1 km de percurso aberto ao público, a cavidade principal atravessa várias galerias gigantescas, do tamanho de catedrais, e termina num rio subterrâneo que pode ser percorrido de barco até à ressurgência, o local onde o rio aparece à superfície.
Para saber mais sobre estas grutas, bem como dicas para as visitar veja este artigo.
7. CANHÃO DE OKASEN
Os calcários são reis e senhores das terras da Geórgia e, na área de Kutaisi existem alguns belos canhões fluviais, de origem cársica, que resultaram do abatimento de grutas. O mais conhecido é o Canhão de Okasen.
8. CANHÃO DE MARTVILI
O Canhão de Martvili é fantástico e um belo local a visitar quando viajar na Geórgia. As águas azuis esmeralda do rio percorrem os calcários esbranquiçados provocando um contraste maravilhoso. É possível fazer um trilho verdadeiramente fabuloso por passadiços, miradouros e pontes, acompanhando o leito do rio.
Para saber mais sobre este canhão, bem como dicas para o visitar, veja este artigo.
9. MOSTEIRO DE DAVIT GAREJA
Davit Gareja é um complexo de Mosteiros dos mais antigos da Geórgia, na fronteira com o Azerbeijão. Há que fazer algusn trilhos a pé para subir ao miradouro do mosteiro e deambular pelas grutas. Pode ainda entra-se nos edifícios do mosteiro. O Cáucaso coberto de neve serve como pano de fundo. É um lugar obrigatório a visitar quando viajar na Geórgia.
Dicas
- Nós pagamos 120 GEL por um táxi, ida e volta, de Tbilisi até Davit Gareja.
- Outra opção é ir de bus até Sagarejo e de lá apanhar um táxi. Esta opção deve ficar mais barata porque o táxi deve custar cerca de 60 GEL.
- A entrada no mosteiro é gratuita.
10. MOSTEIRO DE GELATI
O Mosteiro de Gelati, a apenas 8 km de Kutaisi, é um mosteiro fabuloso. É uma obra de arte, cujo interior está completamente pintado com frescos do século XII.
Para saber mais sobre este mosteiro, bem como dicas para o visitar, veja este artigo.
11. MOSTEIRO DE MOTSAMETA
O Mosteiro de Motsameta tem uma localização geográfica que parece saída de um conto de fadas. Os edifícios erguem-se num promontório rochoso acima de um canhão fluvial impressionante.
Para saber mais sobre este mosteiro, bem como dicas para o visitar, veja este artigo.
12. VARDZIA
Vardzia é um mosteiro escavado na rocha num dos lugares mais inóspitos da Geórgia. O mosteiro ainda está vivo, o que significa que há monges a viver ali. Chegar lá não é fácil mas vale a pena. A igreja escavada na rocha e com belos frescos coloridos é uma das mais impressionantes da Geórgia.
Dicas
- Chegar a Vardzia não é fácil. O melhor é apanhar um táxi desde Borjomi. O táxi deve custar entre 150 a 200 GEL.
- Nós arranjamos um carro particular em Tbilisi, por 250 GEL, com a empresa Chita Travel. Foi uma óptima opção porque só tínhamos um dia para tentar visitar o mosteiro. Saímos às 8h da manhã e regressamos a Tbilisi às 22h. Foi um dia longo mas muito bom.
VIAJAR NA ABECÁSIA
Se viajar na Geórgia aproveite enquanto ainda é possível e vá até à Abecásia, uma região com pretensões separatistas. A Abecásia é um lugar maravilhoso e vale a pena a experiência.
Para saber mais sobre como viajar na Abecásia e o que ver na região veja este nosso artigo.
ALGUMAS DICAS PARA VIAJAR NA GEÓRGIA NO INVERNO
A Geórgia tem um clima bastante distinto consoante se trata da região do Cáucaso, as montanhas, ou dos vales. Em Tbilisi e na maior parte do país, mesmo no Inverno as temperaturas são agradáveis, rondando os 10ºC, com dias de sol. Nas montanhas do Cáucaso a queda de neve é frequente, com cortes de estrada e muito frio. Se viajar na Geórgia no Inverno, para as regiões montanhosas esteja preparado para isso. A Abecásia tem um clima muito mais ameno e os dias de Inverno são geralmente bons e com pouco frio. Veja este artigo para saber que roupa levar para climas frios.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NO CÁUCASO (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para a Geórgia, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA GEÓRGIA – Um artigo muito completo com tudo o que precisa de saber para viajar na Geórgia, de Verão e de Inverno, cheio de dicas de transporte e de lugares para visitar.
- VISITAR KAZBEGI – Um artigo com dicas para viajar em Kazbegi, nas montanhas do Cáucaso, na Geórgia e já próximo da fronteira com a Rússia.
- VISITAR KUTAISI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kutaisi, na Geórgia, está neste artigo. Com dicas para visitar os mosteiros e as grutas nas redondezas.
- VIAJAR NA ABECÁSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar um país que não existe, a região da Abcásia, que reclama independência da Geórgia.
- ROTEIRO NA GEÓRGIA E ABECÁSIA – O roteiro da nossa viagem na Geórgia e também para visitar e viajar na Abecásia.
- VIAJAR NA ARMÉNIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Arménia, está neste artigo.
Relatos da nossa viagem do Rally Mongol e que passou pela Geórgia e pela Arménia
- RALLY MONGOL – VISITAR NAGORNO KARABAKH – Tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Nagorno Karabakh.
- RALLY MONGOL – VISITAR YEREVAN E O LAGO SEVAN – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem pela Arménia.
- RALLY MONGOL – EXPLORAR OS MOSTEIROS DA ARMÉNIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem pelos mosteiros da Arménia.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSANDO A GEÓRGIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem na Geórgia.
- RALLY MONGOL – FRONTEIRA TURQUIA E GEÓRGIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa viagem, cruzando a fronteira entre a Turquia e a Geórgia e depois a chegada a Batumi.
alugar carro na Georgia, basta a carta de condução portuguesa? Ou é necessário tirar a Licença Internacional de condução? Obrigado e boas viagens
Em teoria, licença internacional de condução.
Tanta coisa interessante para ver na Geórgia! Não fazia ideia. Ainda não conheço, mas tenho cada vez mais vontade de conhecer toda a região onde se insere. Obrigada pela informação!
Sim, a Geórgia é um país carregado de História. Foi aqui que se começou a produzir vinho pela primeira vez no mundo, por exemplo. É um mundo a descobrir.
Parabéns pelo post, Carla, lindas imagens e dicas ótimas. Pra quem mora num país grande como o Brasil, chega a ser engraçado conseguir visitar um país de ponta a ponta em 9 dias. Mas como você disse, a gente sempre precisa de mais.
É isso. A escala muda tudo. Imaginar visitar um país num dia! É possível em San Marino, por exemplo.
Ola, foi tudo tranquilo na imigração?
Ja li alguns relatos assustadores.
Tudo muito tranquilo. Sem problemas.
Eu gosto muito quando me deparo com um destino que nunca, jamais tinha cogitado viajar e de repente ele se mostra tão interessante a atraente que ficar a piscar diante de mim, me chamando.
Achei as dicas que você postou aqui sobre a Georgia maravilhosas: um lugar para muitos gostos e para o meu tudo se encaixou, mas Vardzia me chamou especial atenção: que lugar intrigante! 🙂 bj
Verdade. São lugares destes que nos fazem querem sempre viajar mais e descobrir lugares novos. A Geórgia é uma bela descoberta.
Carla e Rui nunca me tinha lembrado da Georgia para umas pequenas férias! Sem dúvida que com este artigo fiquei convencidíssima! Obrigado pela partilha
Obrigada, Patrícia. Merece mesmo. 😀
Apesar de pequeno o país parece ser bem bonito! Eu trabalhei com uma moça que é da Geórgia e ela disse que a natureza de lá é bem bonita.
É mesmo. Não dei para explorar tudo, mas do que vimos, gostamos muito. 😀
Olá Carla, adorei o post.
Vocês precisaram usar corrente na estrada? O clima atrapalha muito? E no fim das contas os custos compensam? Sucesso!!
Nós não alugamos carro. Usamos sempre transporte público ou táxi. Eles nunca usaram correntes de neve. Foi tranquilo.
Nunca pensei em visitar a Georgia, mas estou encantada com esse seu roteiro. Parece ser um lugar incrível e as fotos estão lindas, principalmente a da montanha dourada pela luz do sol!
Obrigada, Tina. 😀
Oi Carla, muito bom seu roteiro. Fiquei bastante interessado em conhecer o país e seus pontos turísticos. Estou realmente pensando em incluir nos destinos deste ano…
Edson, espero que consiga ir lá mesmo. O país foi uma grande descoberta.
Ainda há pouco tempo, a tentar decidir sobre o meu próximo destino de viagem, pensei na Geórgia. E agora com este guia da para perceber que deve ser mesmo muito interessante! O pormenor do supermercado chamado Google é delicioso 😄. Obrigada pelas dicas!
Maria João, ias adorar mesmo. É muito interessante.
A Geórgia é um dos países mais estimulantes que conheci nos últimos anos. Fui em altura diferente do ano e ADOREI todos os lugares que explorei. Este post está muito completo e contempla boa parte dos sítios mais interessantes. Do que vi, acrescentaria apenas Svaneti (Ushguli/Mestia). Ao ler-vos, ficou mesmo a vontadinha de voltar…
Olá Rui. Svaneti foi mesmo uma falha. Estava no nosso programa inicial mas com o tempo curto, acabou por não dar. Queremos muito voltar para conhecer. Um dia destes, voltamos mesmo.