Saímos de Batumi de manhã cedo, deixando para trás o hostel mais maluco onde já estivemos, a caminho de Tbilisi. Deixámos o dinheiro pousado na mesinha de cabeceira já que àquela hora todos roncavam e dormiam profundamente, inclusive o men das “cervezas”.
A estrada até Tbilisi é a principal artéria do país mas denota o desenvolvimento do mesmo: esburacada, cheia de trânsito e estreita. Há vacas e porcos por todo o lado e a determinada altura até tivemos que nos desviar de cavalos. Assim se conduz na Geórgia!
Com o Eduardo ao volante fizemos uma estirada até Mtskheta, a primeira capital da Geórgia. Só aí parámos para conhecer a cidade. Começámos pela igreja de Samtavro, com uma pequena capela do século IV ao lado. Lá dentro uma pequena oração, com várias senhoras vestidas de negro e um clérigo a dirigir a oração.
Mas foi a Catedral de Svetitskhoveli que nos impressionou fortemente. Tínhamos estado na Geórgia na passagem de ano e, na altura, não tivemos tempo de ver esta cidade. Felizmente, fizemo-lo agora e ficamos encantados.
A catedral é maravilhosa e tivemos a sorte de testemunhar um casamento e um baptizado. Foi maravilhoso. Mas ainda que sem cerimónia, a catedral é verdadeiramente monumental com frescos e representações fabulosas.
Daí rumámos a Tbilisi, onde estacionamos a “burra”. O nosso hostel, uma casa degradada mas típica no limite da cidade velha era muito engraçado. Saímos ao fim do dia para fazer um passeio pela cidade e para jantar. Foi um belo passeio e em cerca de 3 horas os locais mais emblemáticos estavam vistos, inclusive o teleférico.
O dia tinha chegado ao fim e nós estávamos estafados. Apesar de conduzirmos os dias todos, tentávamos visitar imensas coisas. Não é fácil pois dormimos pouco e estamos sempre a correr. No entanto, tem sido super compensador e todos nós estamos completamente encantados com os momentos que temos passado nesta viagem.
Se vai viajar para a Geórgia, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA GEÓRGIA – Um artigo muito completo com tudo o que precisa de saber para viajar na Geórgia, de Verão e de Inverno, cheio de dicas de transporte e de lugares para visitar.
- VISITAR KAZBEGI – Um artigo com dicas para viajar em Kazbegi, nas montanhas do Cáucaso, na Geórgia e já próximo da fronteira com a Rússia.
- VISITAR KUTAISI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kutaisi, na Geórgia, está neste artigo. Com dicas para visitar os mosteiros e as grutas nas redondezas.
- VIAJAR NA ABECÁSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar um país que não existe, a região da Abcásia, que reclama independência da Geórgia.
- ROTEIRO NA GEÓRGIA E ABECÁSIA – O roteiro da nossa viagem na Geórgia e também para visitar e viajar na Abecásia.
- VIAJAR NA ARMÉNIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Arménia, está neste artigo.
Relatos da nossa viagem do Rally Mongol e que passou pela Geórgia e pela Arménia
- RALLY MONGOL – O RESGATE DA BURRINHA
- RALLY MONGOL – DA ARMÉNIA A NAGORNO KARABAKH
- RALLY MONGOL – VISITAR NAGORNO KARABAKH – Tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Nagorno Karabakh.
- RALLY MONGOL – VISITAR YEREVAN E O LAGO SEVAN – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem pela Arménia.
- RALLY MONGOL – EXPLORAR OS MOSTEIROS DA ARMÉNIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem pelos mosteiros da Arménia.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSANDO A GEÓRGIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem na Geórgia.
- RALLY MONGOL – FRONTEIRA TURQUIA E GEÓRGIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa viagem, cruzando a fronteira entre a Turquia e a Geórgia e depois a chegada a Batumi.