VIAJAR NO GANA – Na Rota dos Escravos

O Gana é um país maravilhoso para se viajar e viajar no Gana pode ser muito interessante. O Gana é um país relativamente seguro em África e explorar o país requer vários dias. Nós tínhamos pouco tempo para viajar no Gana, por isso, decidimos apenas visitar a parte da costa. Um dia queremos volta para explorar e viajar no Gana interior.

COMO CHEGAR AO GANA

Saímos no dia anterior do Sudão do Sul para, depois de fazer escala em Addis Abeba, chegar a Acra, a capital do Gana. Durante o voo quase não respirávamos porque não tínhamos visto para entrar no país e as informações de obtenção de visto à entrada eram contraditórias. Ainda assim arriscamos tudo e compramos o voo, sem ter a certeza se conseguiríamos entrar. Depois de alguma confusão tudo correu bem. Estávamos no Gana. Deixamos todas as dicas sobre o visto no nosso guia do Gana.

GUIA DE VIAGEM DO GANA, TOGO E BENIM

Guia de viagem do Gana, Benim e Togo - Viajar entre Viagens
Guia de viagem do Gana, Benim e Togo – Viajar entre Viagens

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Gana, Togo e Benim, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. O Gana, Togo e Benim são países maravilhosos para quem procura aldeias típicas, tribos misteriosas e um quotidiano pouco tocado pelo turismo, assim como uma cultura vodu muito bem preservada, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Gana, Togo e Benim. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar o Gana, Togo e Benim de forma independente.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DO GANA, TOGO E BENIM DO SUL AQUI

ROTA DOS ESCRAVOS NO GANA

O Gana é um dos países mais desenvolvidos da África Ocidental e, para quem vem do Sudão do Sul, isto é outro mundo. Aqui há estradas, semáforos, táxis, luz pública, lojas e indústria. E isto foi apenas aquilo que vimos da janela do táxi que nos levou até ao hotel dessa noite. Como chegámos, já noite, deixamos o Gana para o dia seguinte. 

VIAJAR NO GANA - Na Rota dos Escravos

O que nos trouxe ao Gana foi uma busca da nossa história. Um dos capítulos mais negros dos portugueses. Fomos nós, os portugueses, que aqui, no Gana, começamos a comercializar pessoas como se de mercadoria se tratasse. Trocávamos armas e produtos por homens e mulheres, que vendíamos nas Américas e que levávamos para a Europa. Durante séculos, este comércio de escravos, de venda de seres humanos, alimentou as mesas da corte portuguesa e enriqueceu nobres, burgueses e clero. 

Podemos dizer, para nos desculpar, que os árabes já o faziam, assim como as tribos africanas, mas a verdade é que tinham contornos diferentes, especialmente os praticados pelas tribos. E, ainda que seja parcialmente verdade, não me deixa a consciência mais tranquila. Nem tira a vergonha e culpa que sinto aqui no Gana. 

VIAJAR NO GANA - Na Rota dos Escravos

Os escravos eram capturados um pouco por toda esta zona de África e aqui no Gana confluíam para serem despachados de barco para o novo mundo. Um mundo hoje povoado de afro descendentes que visitam o Gana em busca da sua história e dos seus antepassados. 

Dedicamos o dia a visitar alguns dos lugares mais negros dessa história, carregando nos ombros a vergonha desta herança. Estávamos, lado a lado, com os descendentes dos escravos e posso dizer-vos que a culpa atormenta a alma. Não foi a primeira vez que sentimos vergonha. Mas foi a primeira vez em que me senti verdadeiramente culpada de ser parte daquilo que considero ser o acto mais vil, selvagem, ganancioso e horrível da história da humanidade, a escravatura. 

VIAJAR NO GANA - Na Rota dos Escravos

VISITAR ELMINA NO GANA

Elmina é uma cidade típica da costa do Gana. Vibra de dia e de noite, e fervilha de comerciantes, pescadores e actividades no porto. Mas Elmina é muito mais do que isso. Foi aqui que os portugueses se instalaram e criaram o primeiro forte para fazer do tráfico humano um negócio de milhões, a escravatura. 

São Jorge da Mina é o nome dessa fortificação no Gana, que ainda hoje existe e que foi transformada num museu, relembrando a todos os que tenham a coragem de enfrentar esta dura realidade, que o mais importante, neste momento, é que não se volte a repetir. São Jorge da Mina, no Gana, deu origem ao nome actual da cidade, Elmina, e os testemunhos da presença portuguesa estão em todo o lado. 

VIAJAR NO GANA - Na Rota dos Escravos

Ao visitar a fortaleza juntamo-nos a um grupo de afro descendentes que regressam das Caraíbas e dos EUA para ver o local de onde os seus antepassados saíram acorrentados, pelo pescoço e membros, rumo ao Novo Mundo. A vergonha toma conta de nós ali no Gana. 

Podemos tentar desculpar-nos dizendo que os portugueses foram os primeiros a abolir a escravatura mas isso, para além de ser mentira e de não desculpar as atrocidades cometidas, só aconteceu por motivos comerciais e interesses económicos. A verdade é que durante séculos venderam-se mais de 12 milhões de seres humanos acorrentados pelo mundo, cerca de metade traficados em barcos portugueses, sendo Portugal o país com maior número de escravos comercializados no mundo. Ali no Gana usamos e abusamos da violência tribal, racial e sexual para alimentar o mundo de mão de obra gratuita. 

VIAJAR NO GANA - Na Rota dos Escravos

Porém, apesar da escravatura ter sido abolida há mais de 100 anos, a verdade é que existem mais escravos hoje no mundo do que em qualquer momento da história da humanidade. Crianças que são raptadas para se juntarem a exércitos e se transformarem em crianças soldado; mulheres vítimas de escravatura sexual; mulheres vendidas pelas famílias para casar, muitas delas crianças; servidão laboral em troca de um prato de comida e uma cama para dormir; rotas de migrantes que se alimentam da venda de seres humanos… o mundo está cheio de maus exemplos. A escravatura não terminou, nem no Gana nem no resto do mundo. 

A escravatura foi abolida mas, o comércio de seres humanos, iniciado pelos portugueses no Gana, de papel passado, não terminou. Há milhares de homens, mulheres e crianças no mundo que ainda hoje não têm um documento nacional na sua posse, e são propriedade de outros. E isto acontece no nosso país também, e todos os que têm o poder de mudar, fingem não ver nem querem saber. 

VIAJAR NO GANA - Na Rota dos Escravos

O primeiro leilão de escravos na Europa foi feito em Lagos, no Algarve, e na altura, segundo um cronista português, muitas eram as pessoas do povo que estavam chocadas com o que viam. Contudo, na altura, tal como hoje, o seu poder para mudar isso era praticamente nulo, pois eram as elites da época que lucravam com esse comércio. 

E hoje, que poder temos para mudar o que se passa na costa alentejana, com redes de tráfico humano organizadas, que parecem actuar impunemente no nosso pequeno país? 

VIAJAR NO GANA - Na Rota dos Escravos

Vender, traficar e abusar de seres humanos não é aceitável. Nem hoje, nem nunca. Nem no Gana nem em lado nenhum!

Até quando? Até quando? 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.