Visitar a CATEDRAL DE CHARTRES, uma das mais belas da Europa (ida e volta de Paris) | França

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80 km a sudoeste de Paris, encontra-se a pequena cidade de Chartres, capital administrativa do departamento de Eure-et-Loir. De Paris, chega-se lá rapidamente de comboio, e é um belo passeio de um dia. Para quem desce na estação de caminhos-de-ferro da cidade, a primeira sensação é de uma pequena localidade, com o ritmo próprio da França longe dos grandes centros populacionais, e sem, aparentemente, algo que se destaque. No entanto, nesta povoação, encontra-se um dos monumentos históricos mais importantes de França, a Catedral de Chartres, ou melhor, a Catedral de Notre Dame de Chartres.

Visitar a Catedral de Chartres, uma das mais belas da Europa (ida e volta de Paris) | França

É a maior catedral gótica da Europa, mas não são as suas dimensões que mais impressionam o visitante. O seu magnífico estado de preservação e a riquíssima história a ela associada tornam-na um monumento único, e uma visita obrigatória para aqueles interessados na cultura e história francesa.

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Sobreviveu às guerras religiosas, à Revolução Francesa, às duas guerras mundiais, e chegou até nós como um testemunho precioso do passado. Não é uma obra linear, que revele de uma só vez os seus segredos. É preciso paciência, é preciso tempo e dedicação, para se poder apreciar, tal como ela merece, toda a sua magnificência.

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A Catedral de Chartres revela-se ao visitante por fases, de fora para dentro, de cima para baixo. Cada fase dá-nos uma perspectiva diferente, encantos diversos e uma história distinta. Se a pudéssemos observar do céu (e hoje basta googlar as fotografias aéreas), o seu telhado, fruto do cruzamento da nave central e do transepto, forma uma cruz perfeita, o símbolo por excelência da cristandade. E a Catedral de Chartres é isso mesmo, um símbolo da Idade Média, o período histórico que vai desde 476 (a queda do império romano do ocidente) a 1453 (queda de Constantinopla, e consequente fim do império romano do oriente).

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Se algo define a Idade Média, é a simbiose entre o poder espiritual, simbolizado pela religião católica, e o poder temporal, personalizado pelos reis legitimados pelo Papa, e representantes do poder de Deus na Terra. A Catedral de Chartres é o símbolo por excelência desta interdependência de Estado e Igreja.

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A sua planta é quase o cânone da construção de uma catedral gótica, mas é o requinte e beleza das esculturas que decoram o seu exterior que espantam os visitantes há quase oito séculos. O que se vê hoje do exterior é fruto da construção iniciada em 1194 (após um grande incêndio que destruiu a quase totalidade do edifício românico anterior), e concluída em 1260, quando a Catedral foi consagrada na presença do rei Luís IX de França. A sua fachada principal (1150) está orientada a ocidente, com torres assimétricas e encimadas por agulhas de estilos diferentes, a sul a mais baixa, de estilo românico e datando da década de 1140, e a norte, de estilo gótico, datando do início do século XVI. Abaixo da rosácea, no portal principal, com três arcos, esculturas figurativas decoram as sucessivas arquivoltas, que percorrem os arcos quebrados e se recolhem para o seu interior. Os tímpanos exibem em relevo as principais figuras, nomeadamente Cristo no Seu Esplendor e o Juízo Final.

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O uso de arcobotantes e contrafortes permitiram a construção em altura, suportando o peso da nave central. Esta, no seu nível superior (clerestório), exibe uma fiada de janelas altas. A Catedral de Chartres foi o primeiro edifício em que os arcobotantes são uma parte essencial da sua arquitectura e aparência exterior. Segue-se o transepto, que cruza a nave e dá origem aos portais norte e sul, cada uma obra-prima da arquitectura, exibindo novamente três arcos com esculturas (característica única da Catedral de Chartres) e uma enorme rosácea. O portal norte ilustra o Velho Testamento, a Virgem Maria e os precursores de Cristo, enquanto o portal sul reflecte ensinamentos do Novo Testamento. A oriente, a seguir ao transepto, o conjunto da catedral completa-se com o coro, a abside e o deambulatório, com coros radiantes e uma capela axial. A oriente, a catedral é rodeada por tranquilos jardins que se podem percorrer enquanto se admira a catedral a toda a volta.

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Mas a Catedral tem mais, muito mais a mostrar a quem a visita. Passando do exterior para o interior, novas maravilhas se revelam. As dimensões da nave, que atinge 36 m de altura e 128 m de comprimento, são de tal forma impressionantes que o olhar é orientado e levado a contemplar outros elementos igualmente importantes. Olhando para o chão, encontra-se um labirinto circular (1205) desenhado na pedra e destinado a uma meditação em movimento, num caminho único que leva ao seu centro, com 262 m em 11 círculos concêntricos.

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Olhando para cima, as colunas levam-nos a contemplação do tecto abobadado, mas principalmente à descoberta gradual das 176 janelas cobertas por vitrais, distribuídas ao longo de toda a catedral. Cada janela está dividida em painéis, lidos da esquerda para a direita, e de baixo para cima. Neles estão representados histórias bíblicas e cenas do quotidiano do século XIII. As rosáceas juntam-se a esta festa de luz e cor, representando o Juízo Final, e a Glorificação de Cristo e da Virgem Maria.

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No extremo oriental da catedral, o coro e a abside (onde se encontra o altar) estão separados do deambulatório por uma parede de divisão, em pedra, e maravilhosamente esculpida, exibindo dezenas de figuras e histórias bíblicas, acrescentando razão à designação da Catedral de Chartres como “bíblia de pedra”. Percorrendo o deambulatório, é muito difícil saber para onde olhar, se para as janelas, se para as esculturas. E numa das capelas, pode ainda admirar-se a relíquia mais famosa da catedral: a “Sancta Camisia“, uma túnica que Maria teria vestido aquando da Anunciação ou durante o nascimento de Jesus, conforme as versões. Esta relíquia, oferecida pelo neto de Carlos Magno em 876, tornou Chartres num dos principais focos do culto mariano da Europa e começou a edificar a essência cristã deste local. A ameaça da invasão dos normandos e a aproximação do fim do milénio foram motivos suficientes para que os fiéis pedissem a intercessão de Maria, e aparentemente com sucesso, pois em 1020 foi ordenada a construção de uma catedral em pedra, substituindo a igreja em madeira então existente.

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Mas é passando a mais um nível que o passado mais distante da catedral se revela. E é preciso descer, entrar no subsolo, naquilo que está por baixo, e serve de fundação, a tudo aquilo que até agora contemplámos. A cripta da Catedral de Chartres não é uma cripta vulgar. É uma igreja por baixo da catedral, praticamente com as mesmas dimensões de comprimento e largura, revelando novos patamares na longa fiada de séculos de história deste lugar.

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Antes das primeiras pedras serem erigidas neste local, já os fiéis veneravam as relíquias e uma câmara semicircular por baixo da abside da catedral actual é tudo o que resta de uma igreja do período carolíngio, onde ainda se podem observar frescos medievais. Ali se venerava uma misteriosa figura em madeira de uma virgem negra e o seu menino, a Notre Dame de Sous-Terre, que terá sobrevivido até aos dias tumultuosos da Revolução Francesa e cuja réplica podemos ainda hoje observar na cripta. E a viagem ao passado continua. Um poço enigmático, que se encontrava ao lado da igreja carolíngia, leva-nos a olhar para um baixo sem fundo. Conta-se que mártires cristãos terão sido afogados nesse poço aquando do cerco viking de 858, e daí o seu nome “Saints Forts”.

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Mas ainda podemos recuar mais atrás, onde a imaginação se confunde com a história. Nos primeiros tempos do cristianismo, o império romano perseguia essa fé emergente, mas diz-se que em Chartres as águas deste local tinham poderes curativos, e que tanto romanos como cristãos aí rumavam. E há quem defenda que Chartres era um centro celta da religião dos druidas, onde se venerava o eterno feminino, mas as menções de Júlio César na sua conquista da Gália são ambíguas e, na realidade, a história é contada pelos vencedores, e a verdade é que os romanos obliteraram os rituais e a religião celta.

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Certo é que a história de Chartres tem raízes muito profundas, e o carácter sagrado e religioso deste lugar sobreviveu a impérios e exércitos. Na segunda guerra mundial, aquando da libertação da cidade pelos americanos, uma alta patente ordenou a destruição da catedral pois pensava-se que podia albergar nazis resistentes. Um coronel americano desobedeceu à ordem e voluntariou-se a deslocar-se atrás das linhas inimigas para verificar se a catedral estava “livre”. E estava. Regressando, a ordem foi anulada e a catedral sobreviveu a mais essa prova. O coronel morreria nesse mesmo dia perto de Chartres.

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Hoje, somos herdeiros do esforço e fé dos nossos antepassados e somos privilegiados por ainda podermos testemunhar a sua obra. É por tudo isto, e muito mais, que Chartres continua a ser, depois de tantos séculos, um lugar único e fascinante e continua a deixar uma marca no coração da França, e no de todo o visitante que se deixa enamorar por ela.

“O que é Deus? Comprimento, largura, altura e profundidade.”

Bernard de Clairvaux

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Informações práticas

  • Apanhámos o comboio TER em Montparnasse em direcção a Chartres. A viagem demora aproximadamente duas horas. Da estação de Chartres à catedral demora-se dez minutos a pé.
  • A visita à catedral é grátis, mas paga-se 3€ para visitar a cripta (visita guiada de 30 a 45 min). Comprámos os bilhetes para a cripta na loja de souvenirs dentro da catedral.

Horários da Catedral: das 8:30h às 19:30h, todos os dias.

Horários da cripta: De 1 de Abril a 31 de Outubro: 11:00h (excepto Domingos e feriados), 14:15h, 15:30h e 16:30h (todos os dias) e 17:15h (de 22 de Junho a 21 de Setembro). De 1 de Novembro a 31 de Março: 11:00h (excepto Domingos e feriados) e 16:15h (todos os dias). A cripta está fechada a 1 de Janeiro a a 25 de Dezembro.


Onde se alojar em Paris

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Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

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