Visitar HELSÍNQUIA no frio do Inverno | Finlândia

Visitar Helsínquia e descobrir uma bela cidade embrenhada no frio do Inverno | Finlândia
Visitar Helsínquia foi uma decisão maravilhosa. Conhecer a cidade durante o frio do inverno parece mal pensado, mas no final acabou por ser uma experiência que muito nos enriqueceu.

QUANDO VISITAMOS EM HELSÍNQUIA

Helsínquia foi a primeira paragem nesta nossa incursão pelo Báltico, numa viagem que nos levaria desde Helsínquia até à Estónia, Letónia e Lituânia. Para poupar euros preciosos enquanto estávamos a visitar Helsínquia, decidimos voar no dia 25 de Dezembro, algo que não deve ter agradado muito as nossas famílias mas… a vida de backpacker e mesmo assim! Depois de uma escala em Frankfurt, la chegamos ao nosso destino por volta das duas da manhã.

ONDE DORMIR EM HELSÍNQUIA

Nestas férias de Natal decidimos estrear-nos na pratica do couchsurfing, uma opção de alojamento muito interessante, quer em termos económicos quer culturais. Desfrutamos assim da hospitalidade de habitantes locais nas cidades de Helsínquia, Tallin, Viljandi e Vilnius. A nossa estreia foi algo singular pois o nosso anfitrião, um dia antes da nossa partida, avisou-nos que não estaria em casa no dia 25 mas que deixaria a chave do seu apartamento no aeroporto de Helsínquia, que nos poderíamos levantar. Dia 26 deveria regressar mas acabou por ficar fora mais um dia e nos acabamos por ficar com um apartamento em Helsínquia só para nos… e não chegamos a conhecer o nosso generoso anfitrião! Nada mau para começar… O tempo é que não estava para brincadeiras… Dias antes tinham estado 25 graus negativos (!), mas quando chegamos estavam só 15 negativos!

Visitar Helsínquia e descobrir uma bela cidade embrenhada no frio do Inverno | Finlândia

A neve cobria tudo, menos a estrada que liga o aeroporto ao centro da cidade, a qual percorremos de táxi, conduzidos por um egípcio natural de Alexandria. Globalização… Rapidamente, chegamos ao nosso destino, as chaves abriram as portas e instalamo-nos num T0 muito característico e quentinho.

Se não tiver a sorte de arranjar alguém que o receba em Helsínquia saiba que o alojamento na cidade é bastante caro, no entanto, vale a pena ficar alojado no centro de volta a conseguir visitar Helsínquia a pé, e num dia. Como os hotéis são caros, a diferença entre um hotel de duas e quatro estrelas é pouca! Há que aproveitar! Os melhores locais para se alojar na cidade são:  

O QUE CONHECER QUANDO VISITAR HELSÍNQUIA

No dia seguinte, lançamo-nos a aventura de andar na rua com pelo menos 10 graus negativos e queda de neve fustigada de vento! Não foi fácil…

1. PORTO DE KAUPPATORI

Fomos comprar o bilhete para a travessia de ferry para Tallin (Estónia) e dirigimo-nos a zona do porto de Kauppatori. Quando lá chegamos, foi sem surpresa mas com espanto que deparamos com as águas do mar Báltico completamente geladas e cobertas com uma generosa camada de neve!

2. ILHA SUOMENLINNA

Decidimos adiar a visita a ilha Suomenlinna por um dia (na esperança de melhores condições atmosféricas). No dia seguinte tinhamos marcada uma viagem de ferry para as duas e meia da tarde, por isso não tínhamos muito tempo. Mesmo assim, saímos de casa por volta das nove, quando clareou o dia! O frio continuava, mas já não nevava como no dia anterior. Dirigimos mais uma vez ao porto, onde apanhamos um barco que nos levou à ilha. Uma viagem de apenas 15 minutos, mas FABULOSA! Os estrangeiros, e particularmente os provenientes de climas temperados, reconhecem-se a milhas… São aqueles que olham para o mar gelado, e para o trilho do barco por entre placas flutuantes de gelo e neve, como crianças a olhar para um brinquedo! Uma vez na ilha, fizemos um percurso que nos permitiu admirar as ruínas de Sveaborg, a fortaleza sueca construída aqui em 1748 e conquistada pelos Russos em 1808.
Visitar Helsínquia e descobrir uma bela cidade embrenhada no frio do Inverno | Finlândia

3. IGREJA A DORMIÇÃO DE NOSSA SENHORA

Demos uma volta pelo centro da cidade, onde pudemos apreciar a beleza da Igreja da Dormição de Nossa Senhora e questionar-nos porque razão somos (quase) os únicos “pacóvios” que andam na rua nestas condições! A igreja é bonita por dentro e por fora e valeu a pena.

Visitar Helsínquia e descobrir uma bela cidade embrenhada no frio do Inverno | Finlândia

4. FAZER COMPRAS NA BAIXA

Depois de umas compritas na baixa, que estava linda e toda decorada, regressamos ao “nosso” apartamento, até porque eram cinco da tarde, já de noite há quase duas horas (!), e o frio apertava. Quase nem conseguíamos tirar fotografias. Visitar Helsínquia e descobrir uma bela cidade embrenhada no frio do Inverno | Finlândia

SEGUIMOS VIAGEM E FERRY PARA TALLINN

De regresso a Helsínquia (depois de visitar a ilha), tivemos apenas tempo de apanhar o metro em direcção ao porto ocidental da cidade, onde nos esperava o ferry que nos levaria a terras estónias. E tivemos de nos afastar 20 minutos de ferry de Helsínquia para o gelo do golfo da Finlândia desaparecer e deixar ver a superfície da água (ainda assim muito fresquinha!) do Báltico.
Visitar Helsínquia e descobrir uma bela cidade embrenhada no frio do Inverno | Finlândia

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Gostei muito.

    Obrigado visitar o meu país de origem. Helsínquia não oferecem no inverno muito para ver, mas o norte sim.

    Viagens felizes e seguras!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.