Visitar Helsínquia foi uma decisão maravilhosa. Conhecer a cidade durante o frio do inverno parece mal pensado, mas no final acabou por ser uma experiência que muito nos enriqueceu.
QUANDO VISITAMOS EM HELSÍNQUIA
Helsínquia foi a primeira paragem nesta nossa incursão pelo Báltico, numa viagem que nos levaria desde Helsínquia até à Estónia, Letónia e Lituânia. Para poupar euros preciosos enquanto estávamos a visitar Helsínquia, decidimos voar no dia 25 de Dezembro, algo que não deve ter agradado muito as nossas famílias mas… a vida de backpacker e mesmo assim! Depois de uma escala em Frankfurt, la chegamos ao nosso destino por volta das duas da manhã.
ONDE DORMIR EM HELSÍNQUIA
Nestas férias de Natal decidimos estrear-nos na pratica do couchsurfing, uma opção de alojamento muito interessante, quer em termos económicos quer culturais. Desfrutamos assim da hospitalidade de habitantes locais nas cidades de Helsínquia, Tallin, Viljandi e Vilnius. A nossa estreia foi algo singular pois o nosso anfitrião, um dia antes da nossa partida, avisou-nos que não estaria em casa no dia 25 mas que deixaria a chave do seu apartamento no aeroporto de Helsínquia, que nos poderíamos levantar. Dia 26 deveria regressar mas acabou por ficar fora mais um dia e nos acabamos por ficar com um apartamento em Helsínquia só para nos… e não chegamos a conhecer o nosso generoso anfitrião! Nada mau para começar… O tempo é que não estava para brincadeiras… Dias antes tinham estado 25 graus negativos (!), mas quando chegamos estavam só 15 negativos!
A neve cobria tudo, menos a estrada que liga o aeroporto ao centro da cidade, a qual percorremos de táxi, conduzidos por um egípcio natural de Alexandria. Globalização… Rapidamente, chegamos ao nosso destino, as chaves abriram as portas e instalamo-nos num T0 muito característico e quentinho.
Se não tiver a sorte de arranjar alguém que o receba em Helsínquia saiba que o alojamento na cidade é bastante caro, no entanto, vale a pena ficar alojado no centro de volta a conseguir visitar Helsínquia a pé, e num dia. Como os hotéis são caros, a diferença entre um hotel de duas e quatro estrelas é pouca! Há que aproveitar! Os melhores locais para se alojar na cidade são:
No dia seguinte, lançamo-nos a aventura de andar na rua com pelo menos 10 graus negativos e queda de neve fustigada de vento! Não foi fácil…
1. PORTO DE KAUPPATORI
Fomos comprar o bilhete para a travessia de ferry para Tallin (Estónia) e dirigimo-nos a zona do porto de Kauppatori. Quando lá chegamos, foi sem surpresa mas com espanto que deparamos com as águas do mar Báltico completamente geladas e cobertas com uma generosa camada de neve!
2. ILHA SUOMENLINNA
Decidimos adiar a visita a ilha Suomenlinna por um dia (na esperança de melhores condições atmosféricas). No dia seguinte tinhamos marcada uma viagem de ferry para as duas e meia da tarde, por isso não tínhamos muito tempo. Mesmo assim, saímos de casa por volta das nove, quando clareou o dia! O frio continuava, mas já não nevava como no dia anterior. Dirigimos mais uma vez ao porto, onde apanhamos um barco que nos levou à ilha. Uma viagem de apenas 15 minutos, mas FABULOSA! Os estrangeiros, e particularmente os provenientes de climas temperados, reconhecem-se a milhas… São aqueles que olham para o mar gelado, e para o trilho do barco por entre placas flutuantes de gelo e neve, como crianças a olhar para um brinquedo! Uma vez na ilha, fizemos um percurso que nos permitiu admirar as ruínas de Sveaborg, a fortaleza sueca construída aqui em 1748 e conquistada pelos Russos em 1808.
3. IGREJA A DORMIÇÃO DE NOSSA SENHORA
Demos uma volta pelo centro da cidade, onde pudemos apreciar a beleza da Igreja da Dormição de Nossa Senhora e questionar-nos porque razão somos (quase) os únicos “pacóvios” que andam na rua nestas condições! A igreja é bonita por dentro e por fora e valeu a pena.
4. FAZER COMPRAS NA BAIXA
Depois de umas compritas na baixa, que estava linda e toda decorada, regressamos ao “nosso” apartamento, até porque eram cinco da tarde, já de noite há quase duas horas (!), e o frio apertava. Quase nem conseguíamos tirar fotografias.
SEGUIMOS VIAGEM E FERRY PARA TALLINN
De regresso a Helsínquia (depois de visitar a ilha), tivemos apenas tempo de apanhar o metro em direcção ao porto ocidental da cidade, onde nos esperava o ferry que nos levaria a terras estónias. E tivemos de nos afastar 20 minutos de ferry de Helsínquia para o gelo do golfo da Finlândia desaparecer e deixar ver a superfície da água (ainda assim muito fresquinha!) do Báltico.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA(cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack deseguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para a Europa do Norte, estes são alguns artigos que temos no nosso blogue que lhe podem interessar
VISITAR ESTOCOLMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Estocolmo está neste artigo cheio de dicas para aproveitar o melhor da capital da Suécia.
VISITAR A LAPÓNIA SUECA – Tudo o que precisa de saber para visitar Abisko e Kiruna, no norte da Suécia.
VISITAR COPENHAGA – Tudo o que precisa de saber para visitar Copenhaga está neste artigo cheio de dicas práticas para explorar o melhor da capital da Dinamarca.
VISITAR COPENHAGA – Um artigo extenso mas cheio de dicas práticas para visitar a cidade de Copenhaga com tudo o que precisa de saber, nomeadamente passeios de barco, lugares a visitar, como comprar bilhetes, livrarias, galerias de arte, museus, hoteís, etc.
VAN GOGH EM COPENHAGA – Um artigo com tudo o que fizemos em Copenhaga para tentar ver o maior número de obras possíveis sobre Van Gogh em Copenhaga.
FÍSICA EM COPENHAGA – Um artigo sobre a visita ao instituto Niels Bohr em Copenhaga, pela mão do físico Rui Pinto.
VISITAR HELSÍNQUIA – Um artigo com a nossa experiência a visitar Helsínquia, a capital da Finlândia.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gostei muito.
Obrigado visitar o meu país de origem. Helsínquia não oferecem no inverno muito para ver, mas o norte sim.
Viagens felizes e seguras!
Obrigada.