Siquijor é uma das ilhas sensação das Filipinas. Apesar de estar na moda, Siquijor continua uma ilha calma, com ambiente muito relaxado e tradicional. Visitar Siquijor é uma das melhores experiências que poderá ter quando viajar nas Filipinas e a ilha, cheia de misticismo, lugares extraordinários, quedas de água incríveis, praias deslumbrantes e maravilhosa vida marinha, não o vai desiludir nem por um segundo. Siquijor tem os mais belos pôres-do-sol que vimos nas Filipinas.
Veja aqui tudo o que precisa saber para tirar o visto das Filipinas
COMO CHEGAR A SIQUIJOR
Pode chegar a Siquijor de barco ou de avião, já que a ilha tem ligações aéreas e marítimas com várias ilhas das Filipinas.
AVIÃO – Não é o mais comum mas é possível voar para Siquijor. O aeroporto de Siquijor é muito pequeno e fica perto de Siquijor Town mas também de San Juan, a zona mais interessante para se alojar na ilha de Siquijor.
BARCO – O mais comum é as pessoas chegarem a Siquijor de barco, quer de Cebu, Negros ou Bohol.
- Entre Siquijor e Negros – A ilha tem ligações de barco para Negros (quase de hora em hora), para a povoação de Dumaguete. Dali pode depois seguir viagem na ilha de Negros ou apanhar um outro barco para a ilha de Cebu.
- Entre Siquijor e Bohol – Também há viagens de barco entre Siquijor e Bohol a partir do porto de Larena. O barco chega a Taglilaran, em Panglao. Só há um barco por dia e sai por volta do meio dia. Marque o barco com antecedência porque esgota com facilidade. Pode marcar aqui e ainda lhe fica mais barato. As viagens podem ser marcadas neste link em qualquer um dos sentidos, só ida ou ida e volta.
- Entre Siquijor e Cebu – Também há um barco por dia que faz a ligação entre Siquijor e Cebu, saindo de Siquijor Town e chegando à povoação de Liloan. Só há um barco por dia e sai ao final da tarde, chegando a Cebu já noite. Não é grande opção de viagem porque se o apanhar só vai chegar ao seu destino muito tarde. O ideal é viajar para Cebu através de Dumaguete, em Negros.
ONDE ALOJAR-SE QUANDO VISITAR SIQUIJOR
Siquijor é uma ilha pequena e qualquer lugar é bom para ficar, no entanto, se pretende ficar alojado na zona com mais opções de restaurantes e cafés, San Juan é a melhor opção. Privilegie um alojamento junto ao mar em Siquijor, já que há muitos e muito engraçados, geralmente com vistas fantásticas para o pôr-do-sol. Muitos são guesthouses simples. Há muitos alojamentos giros espalhados pela ilha de Siquijor por isso delicie-se na sua busca.
Se pretende, pode também alojar-se em San Juan mas numa zona mais recatada, em cabanas de bambu na floresta, a 300 metros da praia em Siquijor. Foi isso que nós fizemos em Siquijor. Nós alojámo-nos no Lazy Lizard Hostel, um alojamento muito simples mas com um ambiente maravilhoso. O local é muito pequeno e só tem duas cabanas de bambu individuais e duas colectivas. Foi a partira dali que alugamos mota. O pequeno-almoço não estava incluído mas nós tomamos sempre lá já que era muito bom. Os donos, um casal ela filipina e ele europeu são muito simpáticos.
MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
Para dormir em San Juan ou nessa zona da ilha de Siquijor outras boas opções são:
- O alojamento sensação em Siquijor é, definitivamente o Glamping Siquijor by the Beach. É um dos locais mais instagramáveis da ilha e todos os influencers passam por lá para tirar uma foto (nós não fomos). Dizem que é maravilhoso. Por isso, se esta é a sua onda, não pode perder a oportunidade de se alojar ali.
- Nós, se tivessemos ficados alojados em frente à praia em Siquijor, teríamos, definitivamente, ficado no Tropical Fun Ta Sea Rentals. Para a próxima já sabemos! Só o descobrimos lá mas deve ser a melhor opção preço-qualidade da ilha. E tem a vantagem de ter um dos melhores restaurantes onde comemos nas Filipinas logo ao lado! Ah! E é um dos melhores spots na ilha para ver o pôr-do-sol.
- Outras opções são em San Juan de alojamento económico são o JJS BACKPACKERS VILLAGE, o Tori’s Backpacker’s Paradise ou o RYJ’s Inn.
- Se procura um lugar com glamour em Siquijor as melhores opções são o Salamangka Beach and Dive Resort, o Mandala Tribe Treehouses ou o Bermuda Triangle Bungalows.
QUANDO VISITAR SIQUIJOR
A melhor altura para visitar Siquijor é entre Novembro e Maio, na época seca, por isso, se optar por esta altura, faça reserva do seu alojamento o quanto antes. Os melhores locais para se alojar em Siquijor esgotam rápido porque têm pouca capacidade.
Para saber mais sobre as monções no Sudeste Asiático veja este artigo.
QUANTOS DIAS PRECISA PARA VISITAR SIQUIJOR
O ideal para visitar Siquijor é ter pelo menos 4 dias completos, de forma a poder explorar a ilha de Siquijor toda e desfrutar dos seus encantos. Não conte com os dias das viagens para chegar e sair de Siquijor.
COMO SE DESLOCAR QUANDO VISITAR SIQUIJOR
A melhor forma de visitar a Ilha de Siquijor é ter autonomia para poder explorar todos os seus recantos. O ideal é alugar mota ou carro em Siquijor. O aluguer de uma mota ronda os 350 pesos/dia. No entanto, se não quiser, pode explorar a ilha de Siquijor em tour ou em triciclo. Se usar o triciclo precisará de mais um dia porque os triciclos são lentos. Para ter uma ideia do preço dos triciclos:
- Triciclo privado entre Siquijor Town e San Juan: 250 pesos
- Triciclo privado entre San Juan e Larena: 400 ou 500 pesos
- Triciclo público entre San Juan e Larena: 100 pesos/pessoa
- Uma deslocação em San Juan: 20 pesos/pessoa
Se não quiser alugar mota pode marcar uma tour na ilha de carro ou triciplo. Marque aqui.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR SIQUIJOR
Siquijor é uma ilha fabulosa para explorar nas Filipinas. Longe das multidões de El Nido e Coro, do bulício de Boracay e muito perto ainda das Filipinas tradicional. Siquijor é ainda uma jóia no território filipino. Estas são as nossas sugestões do que deve ver e fazer quando visitar Siquijor na sua viagem pelas Filipinas.
1. Explorar as quedas de água da ilha de Siquijor
A ilha de Siquijor tem inúmeras quedas de água. Nós, claro, não as visitámos todas mas visitámos algumas em Siquijor e todas as que vimos eram lindas. Sendo assim, aventure-se e desbrave algumas das quedas de água de Siquijor.
2. Saltar para a piscina natural da Cambugahay Falls em Siquijor
A queda de água mais famosa de Siquijor é Cambugahay Falls. Vêm excursões de outras ilhas para visitar Cambugahay Falls em Siquijor por isso não pode mesmo perder esta visita. A melhor altura para a visitar é de manhã, quando tem uma luz brutal mas também quando tem mais gente. Tente chegar cedo.
3. Conhecer a igreja e mosteiro de Lazi
A igreja e mosteiro de Lazi em Siquijor é uma das mais conhecidas das Filipinas. A igreja de Siquijor está muito bem preservada e testemunha a herança espanhola e cristã no país. Os filipinos são fervorosos católicos e isso ainda se pode ver, quer na igreja, quer no mosteiro. Não perca os maravilhosos vitrais do mosteiro de Siquijor.
4. Conhecer a praia selvagem de Compass Beach
Se tiver alugado mota em Siquijor uma das coisas mais extraordinária que pode fazer em Siquijor é visitar algumas das praias selvagens da ilha. A maioria são acessíveis por trilhos íngremes e estreitos em Siquijor. As praias de Siquijor não estão cuidadas para os turistas e é comum ver algum lixo dos pescadores na areia e junto aos barcos, no entanto, as praias valem a pena, e a Compass Beach é uma delas.
5. Sentir o isolamento na praia de Secret Beach de Siquijor
Um pouco mais à frente da Compass Beach, acessível apenas a pé ou de mota, está a Secret Beach, outra praia selvagem e deserta. É um lugar ideal para um almoço debaixo das árvores e sentado nas rochas.
6. Conhecer a praia de Salagdoong Beach
Salagdoong Beach é a praia mais famosa de Siquijor mas não é, de todo, a mais bonita. Aliás, Siquijor não é uma ilha de praias bonitas, mas sim uma ilha de costa maravilhosa. Se procura praia de areia branca esta é uma opção e vale a pena visitá-la.
7. Conhecer a Century Old Balete Tree
Esta árvore centenária em Siquijor é um dos ex-libris da ilha. Consta que tem mais de 400 anos. A árvore é gigantesca e na sua sombra pode, inclusive, colocar os pés numa pequena piscina e os peixinhos vêm-lhe comer as peles mortas. Outra experiência a não perder na ilha de Siquijor.
8. Explorar a Cantabon Cave em Siquijor
A Cantabon Cave é uma das grutas mais místicas da ilha calcária de Siquijor. Há várias grutas na ilha, a maioria fechadas ao público. Esta, no entanto, pode ser visitada, essencialmente da parte da manhã. Visitar a ilha não é barato mas dizem que vale a pena. Nós infelizmente não conseguimos visitá-la porque estava fechada quando lá fomos (era domingo). Esta gruta é utilizada ainda pelos xamãs para rituais.
9. Descansar na Kagusuan Beach em Siquijor
Kagusuan Beach é outra das praias mediáticas de Siquijor. As areias brancas fazem as delícias dos visitantes.
10. Conhecer a igreja de Maria
A povoação de Maria pode ser apenas uma pequena localidade na estrada que dá a volta à ilha mas a sua igreja não passa despercebida. A igreja de Maria, toda em pedra, conserva ainda uma torre lateral típica das igrejas espanholas de Siquijor.
11. Contemplar as vistas da Watch Tower de Siquijor, o ponto mais alto da ilha
No meio da ilha de Siquijor, se apanhar a estrada que atravessa o interior da ilha, vai deparar-se com uma torre de observação construída no pondo mais alto da ilha. Ainda estava em construção quando a visitamos mas as vistas são avassaladoras.
12. Fazer um ritual xamânico em San António
A povoação de San António conserva-se como uma das mais tradicionais de Siquijor e das ilhas filipinas. Ainda é possível fazer um ritual xamânico com curandeiros tradicionais. A melhor forma de encontrar um xamã tradicional é ir para San António e perguntar lá por um. O mesmo se aplica às holits.
13. Fazer uma massagem com uma Holit em Siquijor
As holits são mulheres de Siquijor que fazem massagens tradicionais associadas a rituais xamânicos. Normalmente têm ligação a estes homens e na aldeia de San Juan é o local ideal para encontrar uma verdadeira e com as “mãos certas”. Há muitas mulheres em Siquijor (especialmente nos hotéis) que são, alegadamente, holits. Na realidade, quase todas fazem apenas massagens normais. Se quiser o contacto da holit que nós usamos deixe ficar aqui um comentário que nós enviamos o contacto dela por email.
14. Ver o pôr-do-sol em Paliton Beach
Paliton Beach é um dos melhores lugares de Siquijor para ver o pôr-do-sol. Com uma praia bonita, um ambiente hippie ao fim da tarde, música latina nos bares da praia (na verdade pequenas barraquinhas improvisadas na sombra das árvores, e uma bebida na mão. Entre na água e brinde à sua viagem pelas Filipinas. É um momento inesquecível!
15. Ver o pôr-do-sol em Solangon Beach
Solangon Beach é outra das praias mais bonitas de Siquijor, especialmente ao fim da tarde e ao pôr-do-sol. Aproveite a praia e delicie-se com um magnífico pôr-do-sol junto aos barcos dos pescadores.
16. Fazer snorkel no recifes de coral de Tubod Marine Sanctuary
O Tubod Marine Santuary é um dos santuários marinhos de Siquijor (a ilha tem vários) mas é provavelmente o mais famoso já que fica em frente a um dos resorts de luxo da ilha. Os corais aí são muito bonitos e se quiser fazer snorkel em Siquijor para ver corais este é um dos melhores locais.
17. Fazer praia em Tubod Beach
A praia de Tubod Beach é também uma bela praia, com um bom areal e palmeiras que dão sobra ao final da tarde. Também é um belo local para esperar que o sol se ponha.
18. Conhecer a igreja de S. Francisco de Assis em Siquijor
Na povoação de Siquijor está a igreja maior de Siquijor, é a Igreja de S. Francisco de Assis. Fica mesmo em frente ao corte do porto e ainda conserva uma bela torre.
19. Relaxar na praia de Dapdap
Descobrimos a praia de Dapdap, quase por trás do hospital de Siquijor, por coincidência. É uma praia linda e quase deserta, com um belo areal e um palmeiral lindo. Vale a pena.
20. Nadar com cardumes de barracudas no Tulapos Marine Sanctuary
O Tulapos Marine Santuary foi o santuário marinho que mais gostamos em Siquijor. É possivel ver tartarugas e vários peixes mas o mais maravilhoso é que vimos e nadamos com um cardume de barracudas! Eram tantas! Verdade. Maravilhoso! Este também é um bom local para ver ameijoas gigantes como as que existem em Camiguin.
21. Deslumbrar-se com as Uela’s Three (Mangrove Trees) no Bino-ongan Marine Sanctuary
Na parte nordeste da ilha de Siquijor existe outro santuário marinho maravilhoso que ainda tem árvores de mangal na praia de coral. É um lugar magnífico e mágico para fazer snorkel. A praia também é muito bonita.
22. Fazer snorkel em Apo Island desde Siquijor
Se vai para Siquijor à procura dos melhores corais das Filipinas não vá mais longe. Faça um tour a Apo Island. Foi aqui que vimos também dos melhores recifes de coral das Filipinas. Vale a pena a tour.
23. Ver o pôr-do-sol na marginal pedonal de Lala-o
Na marginal de Lala-o, um pouco antes de San Juan há um passadiço de cimento junto ao mar. Pode percorrê-lo a pé, ao pôr-do-sol, e maravilhar-se com o sol a descer no horizonte. Tem baloiços de pneus e de madeira encantadores para tirar fotografias (como esta do nosso instagram. Se não nos segue ainda, passe por lá).
24. Comer lulas grelhadas em frente ao mar
As Filipinas têm uma das melhores gastronomias do mundo. Não, não é exagero! Nós ficamos mesmo surpreendidos pela positiva. É uma mistura de comida asiática com influência espanhola e europeia e este blend é maravilhoso! Por isso, aproveite e jante num lugar em frente ao mar, especialmente peixe, marisco ou lulas grelhadas com alho. Não sairá desiludido!
25. Deliciar-se com os melhores cheese sticks de Siquijor
Nós apaixonámo-nos por um restaurante em Siquijor que tinha comida maravilhosa e uma vista fabulosa. Todos os dias que estivemos na ilha fomos lá comer, ou ao almoço, ou ao jantar. E não foi exagero! O preço era bem em conta, a comida deliciosa (tudo) mas o melhor eram os cheese sticks! Que coisa fantástica, de babar por mais! O nome do restaurante era Fan Ta Sea e fica mesmo próximo de San Juan.
26. Provar a comida caseira da família Roch em San Juan
Se procura um lugar para comer bem e barato não vá mais longe. Quase em cima da ponte, na entrada de San Juan, a família Roch monta um restaurante improvisado todos os finais de tarde. Estende as mesas junto ao mar, coloca toalhas (até de Natal) e serve a comida que trás de casa. Comida caseira e deliciosa, que começa a ser servida às 17h. O restaurante não tem hora para fechar mas geralmente fecha quando a comida acaba e há dias em que acaba ainda antes das 19h! Por isso, se quer aproveitar, vá cedo e veja também ali o pôr-do-sol. É maravilhoso!
27. Percorrer a ilha de Siquijor de mota
Uma das melhores formas de explorar Siquijor, como quase todas as ilhas das Filipinas, é alugar mota e percorrer a ilha. Enquanto vai procurando alguns dos lugares imperdíveis, vai descobrindo outros tantos desconhecidos. Aventure-se!
28. Deliciar-se com atum fresco grelhado
Não podíamos deixar de recomendar um dos pratos que mais gostamos de comer nas Filipinas, atum fresco grelhado. Geralmente é bem servido em quase todos os restaurantes da ilha.
29. Nadar com tartarugas na Ilha de Apo
Se um tour a Apo Island já valeria a pena pelos recifes de coral mas inda o vale pelas tartarugas. Aqui pode nadar com tartarugas gigantes (as maiores e melhores que vimos nas Filipinas) e elas andam mesmo perto de si, cerca de um ou dois metros de distância. Não há muita gente na água e por isso as tartarugas não fogem das pessoas. A ilha de Apo é um destino especialmente de mergulho e poucas são as pessoas que lá vão. Vale mesmo a pena, foi do melhor que vimos nas Filipinas.
30. Conhecer a pesca tradicional
Siquijor ainda é uma ilha de pescadores. A maioria da sua população vive da pesca. Ali ainda se usam técnicas artesanais e tradicionais, como nassas, armadilhas e redes de emalhar. Vale a pena parar e conhecer a vida destes pescadores.
Este artigo foi realizado durante a nossa Viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. DIAS 207 a 210 – VISITAR SIQUIJOR – O que ver e fazer em Siargao, a ilha verde | Filipinas (FEV 2020)
Se vai viajar para as Filipinas estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA FILIPINAS [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para visitar as Filipinas em 30 ou 45 dias, por um conjunto de ilhas filipinas, com roteiro detalhado com transportes, alojamentos, locais para comer e o que ver e fazer quando visitar as Filipinas.
- VISITAR MANILA – Um artigo cheio de dicas para viajar para as Filipinas, entrando pela capital, Manila, e aproveitar para visitar a cidade no início e final da viagem.
- ILHA DE BORACAY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Boracay, cheio de dicas do que ver e fazer na ilha e nas praias.
- CORON – Se procura as melhores dicas para visitar Coron, um local paradisíaco nas Filipinas, este artigo é para si. Onde dormir, quais as melhores praias, o que ver e fazer, onde comer, o que visitar, etc.
- BARCO ENTRE EL NIDO E CORON – Um artigo que o ajuda a preparar a sua viagem de barco entre El Nido e Coron, uma das actividades obrigatórias a fazer quando for viajar nas Filipinas.
- EL NIDO – Tudo o que precisa de saber quando visitar El Nido, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor destas ilhas ao largo, com tours, praias, lugares e ilhas desertas para se alojar, onde comer, o que fazer, transportes e preços.
- VIAJAR EM PALAWAN [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para viajar em Palawan, nas Filipinas, com tudo o que precisa de saber ao detalhe com roteiro para 15 dias com viagem a El Nido, Coron e Puerto Barton, com informações sobre transportes, tours, praias, o que comer, onde dormir, o que ver e fazer.
- PORT BARTON – Se procura as melhores dicas para visitar Port Barton, nas Filipinas, não vá mais longe. Onde dormir, comer, o que visitar, que tours fazer, o que ver. Tudo o que precisa de saber está aqui.
- ILHA CEBU – Um artigo com um roteiro para explorar a ilha de Cebu nas Filipinas, com lugares a visitar, o que ver e fazer, como gerir os transportes, preços e tours obrigatórios a fazer na ilha de Cebu.
- ILHA SIQUIJOR – Um artigo detalhado para quem vai visitar Siquijor e pretende planear a sua viagem. Um artigo cheio de dicas de lugares a visitar, roteiro para descobrir a ilha, o que ver e fazer, onde comer e dormir em Siquijor. Transportes para entrar e sair da ilha.
- ILHA DE BOHOL – Tudo o que precisa de saber quando visitar Bohol, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor de Bohol e de ilhas ao largo, com tours, praias, onde comer, o que ver e fazer, transportes e preços.
- ILHA CAMIGUIN – Um artigo para o ajudar a planear a sua viagem a Camiguin, uma das ilhas mais belas das Filipinas com tudo o que não pode perder nesta ilha vulcão, como trilhos, praias, ilhas ao largo, tours e dicas sobre transportes, onde comer e dormir.
- ILHA SIARGAO – Tudo que precisa de saber para visitar Siargao está neste artigo, como por exemplo o que ver e fazer, lugares a visitar, tours, preços, onde comer e dormir, como se deslocar na ilha e como lá chegar.
- VISTO DAS FILIPINAS – Informação detalhada sobre os diferentes tipos de vistos e possibilidades que tem para entrar nas Filipinas.
- TUBARÕES BALEIA NAS FILIPINAS – Um artigo de opinião sobre nadar com tubarões baleia nas Filipinas e porque não o fizemos quando estávamos em Cebu.
Olá. Amei este e os restantes artigos sobre filipinas, está sendo muito útil. Estarei em Siquijor 3 dias e Gostaria de ter o contato da Holit.
Obrigada
Joana Rocha
Olá. Amei este artigo, está sendo muito útil. Estou em Siquijor pelos próximos 2 dias e Gostaria de ter o contato da Holit.
Obrigada
O sonho comanda a vida… Beijinhos Carla 😊
Ligia, tudo começa com um sonho. E depois o trabalho de o tornar realidade. Não é fácil, mas é mais fácil do que se imagina. Bjinhos
Cada vez que venho ao vosso blogue e vejo o vosso instagram, fico logo com vontade de fazer o mesmo 😊😊😊.. Viajar a volta do mundo.. Maravilha.. ☺️