Visitar Port Barton é conhecer um outro lado de Palawan, a ilha mais em voga actualmente nas Filipinas. Sem as multidões de El Nido e Coron, Port Barton é uma pequena localidade, com meia dúzia de ruas em terra batida, em frente a uma praia, e sem resorts nem hotéis de 4 ou cinco estrelas. O seu ambiente calmo atrai viajantes que querem desfrutar do contacto com a natureza e está a afirmar-se no circuito hippie das Filipinas como destino a não perder. Como cartões de visita, Port Barton apresenta recifes de coral intocados, bancos de areia isolados, praias desertas, e pequenos restaurantes à beira mar. Esperemos que o inevitável sucesso turístico de Port Barton não altere muito o que ele hoje é.
Veja aqui tudo o que precisa saber para tirar o visto das Filipinas
Visitar Port Barton
Depois de termos estado em Moalboal e Cebu City, era tempo de viajarmos para Palawan, provavelmente a ilha mais bonita das Filipinas. Antes de nos dirigirmos às zonas mais turísticas de El Nido e Coron, decidimos passar alguns dias em Port Barton, que sabíamos ser uma região mais sossegada e com um ambiente relaxado.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR PORT BARTON
Nós dedicámos três dias a Port Barton e redondezas, mas consideramos que se quiser fazer as coisas com mais calma, deve reservar pelo menos mais dois dias. Ficam aqui a seguir as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Port Barton.
1. Desfrutar da praia Itaytay Beach
A bela praia de Itaytay é a praia mesmo em frente ao centro de Port Barton, e onde se concentra toda a acção, com restaurantes e barcos das tours. O extremo norte é mais movimentado, mas a parte mais a sul é mais sossegada e dá para tomar banho.
2. Fazer uma tour de island hopping
Uma das actividades obrigatórias a fazer quando visitar Port Barton é explorar as ilhas próximas. Há vários tours, à semelhança de El Nido, organizados por letras A, B, C e D, com diferentes destinos, mas neste caso, com alguns em comum, por isso não se diferenciando muito. A seguir apresentamos os lugares que visitámos e que consideramos os principais pontos de interesse.
3. Visitar Inaladelan Island (também conhecida por German Island)
Belíssima ilha, onde poderá relaxar e tomar uns banhos de sol e mar.
4. Visitar Sandbank e Star fish
Num banco de areia logo à saída de Port Barton, poderá relaxar na areia e caminhar por entre as dezenas de estrelas do mar que ali repousam na maré baixa.
5. Visitar Maxima Island
Junto à Exotic Island, esta ilha tem uma cor de água espectacular, e uma pequena praia onde poderá relaxar ao sol. Pode também fazer um pequeno percurso a pé para ver a paisagem de cima.
6. Visitar a Exotic Island
A ilha em frente à sua vizinha, Maxima Island, faz um belo conjunto cuja beleza só se tem realmente noção a partir do ar. Um drone faz milagres…
7. Fazer snorkel no Fantastic Reef ou no Twin Reef
Port Barton tem vários pontos fantásticos de snorkel, e é só escolher! Os corais estão muito bem conservados, com vida exuberante.
8. Relaxar na Coconut Beach
A poucos quilómetros de Port Barton (mas por uma estrada em mau estado), encontrará a Coconut Beach, uma praia quase isolada e onde terá de partilhar com muito poucas pessoas. É um excelente sítio para passar uma manhã ou tarde a relaxar. O mar não é muito bom para tomar banho pois tem recife.
9. Tomar banho na White Beach
Mais à frente da Coconut Beach, encontra-se a White Beach, onde poderá chegar por estrada, ou de barco (preferível). Combine a hora de recolha com o capitão do barco e depois é só desfrutar de uma cama de rede ou de um bom mergulho no mar.
10. Nadar nas Pamuayan Falls
A entrada desta queda-de-água encontra-se a cerca de 5 km do centro de Port Barton. A estrada tem um troço asfaltado, mas a maior parte do percurso é bastante acidentado. Pode fazer também a pé, mas vai demorar muito tempo. Da entrada, terá de fazer um percurso a pé, muito bonito, de cerca de 750 m. Na queda-de-água, pode refrescar-se na pequena lagoa (mas, atenção, às vezes há pequenas cobras de água).
11. Fazer um liveaboard
Port Barton é também um destino de mergulho. Pode contratar os serviços de companhias locais, mesmo na praia. Em alternativa, pode explorar o mundo subaquático das Filipinas na modalidade de liveaboard, 5 a 7 noites num barco, com tudo incluído (dormida, refeições e mergulhos).
12. Assistir ao pôr-do-sol com uma bebida na mão
Uma das actividades obrigatórias quando visitar Port Barton é assistir ao belo pôr-do-sol na praia Itaytay, e desfrutar da variação das cores do céu e da água, tudo com um sumo de fruta natural ou um cocktail na mão.
13. Comer uma pizza (ou tentar!) no Gorgonzola
Nós somos fãs de pizza quatro queijos, especialmente com gorgonzola. Ora se um restaurante tem este nome, tínhamos de experimentar! Não são as melhores que já provámos, mas considere pedir algumas fatias individualmente, pois as pizzas inteiras são absolutamente gigantescas!
14. Jantar na praia
Port Barton, ou melhor, a praia de Itaytay tem uma série de restaurantes ao longo da linha de areia, muitos deles com as mesas em cima da areia! Quando visitar Port Barton, não deixe de experimentar um desses restaurantes. Para além do bom ambiente, a comida é muito boa (e, em alguns casos, barata!).
15. Testemunhar a vida tradicional filipina
Port Barton é dos poucos locais de Palawan onde turistas e locais convivem lado a lado. As crianças brincam na praia, dançam, os búfalos caminham pelas estradas de terra batida em direcção aos campos de arroz, os homens partem para a pesca durante o dia. Vale a pena apreciar estes modos de vida.
Quando visitar Port Barton
Port Barton situa-se na província oriental de Palawan. Os meses mais secos (e menos quentes) do ano são de Janeiro a Março, embora o vento mais forte nessa altura agite mais o mar. De Março a Maio também é uma excelente altura. Os meses mais chuvosos são de Julho a Setembro.
Como chegar a Port Barton
Pode chegar a Port Barton a partir da capital de Palawan, Puerto Princesa, cerca de 70 km a sul, ou de El Nido, cerca de 100 km a norte.
– A partir de Puerto Princesa
Puerto Princesa tem um aeroporto internacional (PPS) com ligações a Manila, Cebu e Coron, entre outros destinos. Há também ligações marítimas com Manila e Coron, mas são muito morosas.
De Puerto Princesa terá de se deslocar para Port Barton. Várias companhias oferecem o serviço de transporte partilhado em van, que demora cerca de 3 horas a chegar a Port Barton.
- Marque aqui o seu transfer partilhado do aeroporto de Puerto Princesa para Port Barton.
- Marque aqui o seu transfer privado entre Puerto Princesa e Port Barton
– A partir de El Nido
El Nido tem um aeroporto (ENI) com ligações a Manila, Cebu, Coron, Panglao (Bohol) e Caticlan (Boracay). Se já estiver em Coron, tem a alternativa de chegar a El Nido de barco, ou em ferry rápido, ou numa excursão de três dias.
De El Nido terá de se deslocar para Port Barton. Várias companhias oferecem o serviço de transporte partilhado em van, que demora cerca de 4 horas e meia a chegar a Port Barton.
Como se deslocar quando visitar Port Barton
A melhor forma de explorar a localidade de Port Barton é a pé. No entanto, se quiser explorar as redondezas, terá de usar um transporte motorizado. Há triciclos que percorrem a localidade e as redondezas, e há vans a fazer a ligação a White Beach, mas a melhor forma de explorar as redondezas, com autonomia, é alugar mota. O aluguer de motas ronda os 500 pesos/dia. É de notar, no entanto, que as estradas estão em muito mau estado. Há alguns troços asfaltados, mas a maior parte dos percursos é terra batida com muitos buracos e, por vezes, lama. É necessário conduzir com muita precaução.
NOTA: Quando viajar de moto nas Filipinas, não se esqueça de se fazer acompanhar da sua carta de condução (e se tiver a carta de condução internacional, melhor) e da sua apólice de seguro de viagens.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Onde ficar alojado quando visitar Port Barton
A melhor opção é ficar alojado no centro de Port Barton, se quiser ficar mais perto dos restaurantes e dos barcos para fazer as tours. Em alternativa, pode optar por uma localização mais afastada mas mais sossegada e intimista, por exemplo em San Vicente, mais a norte.
Onde alojar-se em Port Barton
Nós ficámos alojados no Clyde’s Nest and Artcafe – formerly DPort Kitchen, uma boa opção, no centro de Port Barton, a poucos metros da praia de Itaytay. Ficámos numa cabana com casa de banho partilhada e foi um dos alojamentos mais baratos nas Filipinas.
- Na mesma categoria, perto da praia de Itaytay, pode também optar pelo LADY GHAGHA PENSION HOUSE, o Lunazul Guesthouse, ou ainda o Russell Place. Se quiser um pouco mais de conforto, experimente o Port Barton – Paradiso beach resort ou o Palayan Paradise Huts.
- O Ausan Beach Front Cottages é uma excelente opção de um segmento um pouco mais alto, mesmo em frente à praia de Itaytay.
Onde alojar-se fora de Port Barton
No meio da floresta, mas a poucos minutos da White Beach, pode ficar no Jungle Bar Restaurant & Hut.
- Mais a norte de Port Barton, em San Vicente, três excelentes opções são o Sunset Colors, o mariejoy haven beach resort, e o Gilligans Port Barton.
- Em alternativa, pode ficar alojado numa ilha ao largo. Para uma experiência de ilha deserta, pode optar pelo Coconut Garden Island Resort, situado na ilha Cagnipa, a cerca de 45 minutos de barco de Port Barton.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 214 a 216 – VISITAR PORT BARTON, a capital hippie de Palawan (Fev 2020)