Visitar Manila pode não ser o seu objectivo mas deve fazer parte do seu roteiro. Quando viajar nas Filipinas é quase inevitável que passe pelo aeroporto de Manila, a principal cidade das Filipinas, e uma das maiores da Ásia, mas não deixe passar a oportunidade de visitar Manila. Trânsito infernal e poluição sufocante são dois factores que afastam os visitantes de Manila, mas a cidade de Manila tem muito a oferecer a quem se dispõe a explorá-la. Manila é uma cidade dinâmica, com um comércio intenso (lar de alguns dos maiores centros comerciais do mundo), foi uma das primeiras cidades cosmopolitas do planeta, com a chinatown mais antiga do mundo, e tem uma história riquíssima, embora o que resta resulta da reconstrução após a destruição da Segunda Guerra Mundial.
Veja aqui tudo o que precisa saber para tirar o visto das Filipinas
História de Manila
Poucos anos depois de os espanhóis terem fundado Cebu City, decidiram mudar-se para Manila, que se tornou, em 1571, a capital do novo território regido pela Coroa Espanhola a partir do México. Manila cresceu em dimensão e em importância política e económica, e durante mais de três séculos foi uma cidade global, um centro do comércio transatlântico de seda, especiarias e metais, sendo o ponto de partida e chegada da rota de galeões Manila-Acapulco, e onde coabitavam dezenas de nacionalidades.
MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
Depois de ter passado pelas mãos de ingleses, americanos e japoneses, Manila viveu os seus dias mais negros no final da Segunda Guerra Mundial. A Batalha de Manila foram 30 dias de terror, a mais devastadora batalha urbana da guerra no Pacífico, resultando na destruição quase completa da cidade e na morte de cerca de 200.000 civis, pelos bombardeamentos aéreos americanos e massacres perpetrados pelos japoneses. No final, os americanos voltavam à cidade de Manila que já tinham administrado, mas era tempo de as Filipinas serem finalmente independentes, e Manila lentamente readquiriu a importância, senão global, pelo menos nacional.
Hoje, a chamada “Metro Manila” é uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com quase 13 milhões de habitantes e consistindo em 16 cidades, entre as quais Manila, Quezon City, SanJuan e Pasay, e assume-se como o principal motor económico do país. Ao mesmo tempo, luta com problemas graves ambientais devido à pressão demográfica e trânsito caótico, nomeadamente no que toca a saneamento básico deficitário (em muitos bairros inexistente) e poluição atmosférica cujos níveis ultrapassam frequentemente o aceitável.
DICAS PARA VISITAR MANILA
Visitar Manila, uma das maiores cidades da Ásia implica ter alguns cuidados e ideias básicas. Apresentamos a seguir algumas dicas para saber aproveitar o máximo quando visitar Manila.
1. Transportes em Manila
- Para chegar a Manila, provavelmente irá usar o Aeroporto Internacional Ninoy Aquino (MNL) de Manila, com ligações para todo o mundo, em especial destinos asiáticos e do Médio Oriente. Manila tem também ligações marítimas, de ferry, para Coron, El Nido, Caticlan (Boracay), por exemplo.
- De e para o aeroporto de Manila, há táxis (os amarelos e a funcionar com taxímetro são a melhor opção), ou plataformas como a Uber. A opção mais barata, mas menos cómoda, será apanhar o “Airport Loop shuttle bus” que o levará até Pasay Rotunda, de onde se pode apanhar os famosos jeepneys para outras zonas da cidade (mas terá muita dificuldade em ficar à porta do hotel…).
Marque aqui o seu transfer privado do aeroporto de Manila para o seu hotel.
- Dado o trânsito muito intenso e por vezes caótico em Manila, não é aconselhável alugar mota ou carro para se deslocar no interior da cidade de Manila. Assim, dentro da cidade, deverá usar o sistema de transportes urbanos, podendo optar pelos táxis (alguns funcionam com taxímetro, outros terá de combinar o preço) ou plataformas como a Uber, os famosos jeepneys (carrinhas super-coloridas que fazem percursos fixos dentro da área metropolitana), triciclos (para deslocações mais pequenas), ou ainda charretes com cavalos (para deslocações dentro de Intramuros)!
2. Dinheiro em Manila
- Nas Filipinas sempre que levantar dinheiro o banco local cobra-lhe 250 pesos por levantamento (cerca de 5€). Para evitar outras taxas bancárias, o ideal é fazer como nós e usar o cartão TransferWise, sem taxas até 200€/mês e, a partir desse valor, com taxas mais baixas do que noutros bancos.
Se ainda não tem o seu cartão TransfeWise pode pedi-lo aqui.
3. Segurança em Manila
- Manila não tem muitos problemas de crime, especialmente aquele cujo alvo seja o turista, com excepção dos bares, onde os turistas alcoolizados podem ser alvo de roubo ou extorsão. Deve, no entanto, ter as precauções habituais quando se visita uma grande cidade, nomeadamente não transporte consigo passaportes nem muito dinheiro, e nos locais com grande aglomeração de pessoas, como mercados, transporte a mochila, ou saco, ao peito e não nas costas. O telemóvel também convém que ande ao peito, mas de preferência por dentro da roupa.
- Como em qualquer viagem, em Manila o improvável às vezes acontece. Não se esqueça de viajar com um seguro de saúde quando visitar Manila.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR MANILA
As principais atracções de Manila encontram-se na zona histórica muralhada chamada “Intramuros” de Manila, com 64 hectares e 4,5 km de muralhas. O conquistador espanhol Miguel de Legazpi mandou construir uma fortaleza em 1571 sobre as fundações de um forte islâmico perto da foz do rio Pasig. Durante séculos, Manila albergou entre muros a elite espanhola, escolas, hospitais, igrejas, mosteiros, e edifícios governamentais. Após a segunda guerra mundial Manila foi reconstruída no estilo colonial, transformando-se na atracção turística que é hoje.
Mas quem visitar Manila tem mais para explorar, nomeadamente a mais antiga chinatown do mundo, mercados tradicionais, igrejas centenárias, e monumentos à liberdade e independência, e precisará pelo menos de dois dias para poder visitar Manila e conhecer os seus principais pontos e interesse. Apresentamos a seguir as nossas sugestões do que ver e fazer quando visitar Manila.
1. Visitar o Forte Santiago em Manila
A primeira estrutura em pedra foi construída entre 1589 e 1592, e foi posteriormente ocupado pelos ingleses em 1762/64, quartel general do exército dos EUA, ocupado pelos japoneses em 1942/45. Foi reconstruído depois da guerra e hoje é a principal atracção turística dentro de Intramuros.
Dentro do Forte Santiago, pode visitar:
1.1. Plaza Moriones
É a praça de paradas militares, mesmo em frente ao forte de Manila.
1.2. Martyr-s Wall
É um muro com os nomes daqueles encarcerados e torturados pelos Japoneses no Forte Santiago em Manila aquando da ocupação japonesa na Segunda Guerra Mundial.
1.3. Fosso
Este fosso foi avado de forma a ligar o rio Pasig à baía de Manila e funcionar como linha de defesa do forte. Hoje só existe um troço do fosso, em frente ao portão de entrada.
1.4. Portão de entrada
Depois de cruzar o fosso, entrará no Forte Santiago através de um portão com um relevo representando Santiago em batalha contra os islâmicos e estará de frente para a Plaza de Armas, no centro do Forte.
1.5. Rizal Shrine
José Rizal, um intelectual de múltiplos talentos (escritor, artista, médico e político), foi fundador de La Liga Filipina, e lutou pela independência das Filipinas, mas foi na sua morte, por execução pelos espanhóis em 1896, que adquiriu a imortalidade. Dentro do Forte Santiago poderá aprender mais sobre a vida e morte deste herói nacional.
1.6. Catacumbas de Manila
Sinalizadas por uma cruz branca, que simboliza os cerca de 600 corpos encontrados ali pelos americanos ao tomarem o Forte Santiago em fins de Fevereiro de 1945, as catacumbas podem ser visitadas. Lá dentro encontram-se alguns objectos e fotografias que contam a história negra da ocupação japonesa.
1.7. Baluarte de Santa Bárbara
O baluarte do Forte Santiago que faz face ao rio Pasig pode ser visitado e subir-se ao seu topo. O seu interior foi transformado num centro “Make History Fortress Learning Center”, patrocinado pela Lego.
1.8. Postigo de la Nuestra Senora de Soledad
Esta era uma “porta de traição” que, no caso de cerco do Forte, funcionava como uma porta para fuga, ou para efectuar incursões às tropas sitiantes. Conduz agora a uma marginal que pode ser percorrida a pé, na margem do rio Pasig.
2. Admirar a Plaza Roma
Praça mais importante de Intramuros em Manila, à sua volta encontram-se o Palácio do Governador (1645) e a Catedral de Manila. No seu centro, há um monumento a Carlos IV de Espanha, que introduziu a vacina da varíola nas Filipinas.
3. Visitar a Catedral de Manila
Em frente à Plaza de Roma (antiga Plaza Mayor), este edifício é talvez o melhor sítio para admirar a religiosidade dos Filipinos, e em particular dos habitantes de Manila. É a oitava estrutura no local, tendo a última reconstrução sido feita após a destruição na Batalha de Manila.
4. Viajar no tempo na Casa Manila
Não sendo uma casa colonial autêntica em Manila, é uma reprodução fiel (patrocinada pela antiga primeira-dama Imelda Marcos) com arquitectura e interior decorado ao estilo do período espanhol tardio.
5. Visitar a Igreja de San Agustin
A primeira estrutura em pedra foi construída entre 1587 e 1604 (a primeira é de 1571), e foi o único edifício a salvar-se da destruição de Intramuros na Segunda Guerra Mundial. É a mais antiga igreja das Filipinas (embora esta seja a terceira estrutura no local), tendo sido declarada Património da UNESCO em 1994. Quando visitámos, estava reservada para um casamento e por isso só conseguimos ver o interior da porta de entrada. Em regime normal, a igreja abre uma hora e meia de manha e de tarde. Ao lado, existe o Museu San Agustin, com um acervo de antiguidades religiosas.
6. Passear no Rizal Park em Manila
O Rizal Park é uma zona verde com jardins, lagoas, um auditório a céu aberto e um centro de visitantes. No Rizal Park, pode visitar:
- Biblioteca Nacional de Manila
- Museu Nacional do Povo Filipino
- Museu Nacional de História Natural.
7. Visitar o Rizal Monument em Manila
Contendo os restos mortais de José Rizal, é sinalizado por uma enorme bandeira das Filipinas, e perto da qual se encontra o local de execução do mártir da luta pela independência.
8. Explorar Chinatown de Manila
Não resta nada dos tempos coloniais, mas esta é a mais antiga chinatown do mundo, datando do fim do século XVI. Localiza-se fora de Intramuros, no bairro de Binondo, sinalizada pelos Arcos da Boa Vontade e da Amizade Filipino/Chinesa. A rua principal é Ongpin Street e pode atravessar-se o rio, vindo de Intramuros, pela Jones Bridge ou MacArthur Bridge.
9. Fazer compras no Mercado de Quiapo
O bairro de Quiapo é dos mais característicos de Manila. Ali, à volta da Plaza Miranda, em especial na Carriedo Street, está instalado um mercado tradicional onde se vende de tudo, incluindo artigos religiosos, produtos frescos, roupa e novas tecnologias.
10. Visitar a Igreja de Quiapo em Manila
Na Plaza Miranda em Manila, esta igreja é onde se encontra a estátua centenária do Nazareno Negro (1767), que é objecto de culto intenso em Manila, fazendo lembrar o culto à Virgen del Rocío em Espanha, havendo uma procissão anual a 9 de Janeiro.
Nós não estivemos em Manila nesta altura, mas neste vídeo pode ver algumas imagens incríveis desta procissão.
11. Admirar a Golden Mosque de Manila
Foi mandada construir, em 1976, para uma visita de Muammar Gaddafi (que nunca se chegou a realizar) e hoje é o centro da comunidade islâmica da cidade.
12. Juntar-se a uma excursão organizada em Manila
Outra opção para explorar o centro histórico de Manila é juntar-se a uma excursão organizada, mais cómodo e com a companhia de alguém que lhe poderá explicar melhor o que vê.
Pode marcar aqui o seu lugar numa tour de um dia completo ao centro histórico e museus de Manila.
13. Almoçar no centro histórico de Manila
Não perca a oportunidade de desfrutar dos restaurantes em Intramuros, muitos deles em edíficios históricos, tal como na Casa Manila.
ONDE ALOJAR-SE QUANDO VISITAR MANILA
Numa área metropolitana tão grande como a de Manila, é natural que haja centenas de opções de alojamentos, nas mais diversas zonas. Intramuros é o centro histórico, mas as opções dentro das muralhas são caras. Se quiser alojamentos mais baratos, Chinatown e Pasay são boas opções. Rizal Park, em Ermita, mesmo ao lado de Intramuros também é uma boa opção, mas com preços mais altos.
Nós ficámos alojados em Pasay, no Courtyard Hotel, um hotel estilo guesthouse, com uma pequena piscina e terraço. Os quartos duplos não têm casa-de-banho e são bastante pequenos, mas são limpos. O preço é o grande trunfo. É longe do centro histórico, mas perto do aeroporto.
- Em Intramuros de Manila, duas opções clássicas, mas um pouco caras, são o The Bayleaf Intramuros, e o White Knight Hotel Intramuros.
- Em Binondo (Chinatown), duas boas opções, e de preço acessível, são o RedDoorz Plus @ Orchard Tower Manila, ou o Red Planet Manila Binondo.
- Em Pasay, experimente o OYO 139 Starlight Bed and Breakfast, ou o Hotel 101 Manila.
- Na zona de Rizal Park, duas boas opções baratas são o OYO 138 White Palace Hotel, e o RedDoorz near SM Manila. No segmento mais alto, experimente o Hotel H2O, ou o Rizal Park Hotel.
- Se quiser experimentar o luxo do segmento mais alto, de frente para a baía de Manila, pode optar pelo Conrad Manila, ou o Okada Manila, ou às portas de Intramuros, o The Manila Hotel.
- Se estiver em Manila entre voos, ficar alojado perto do aeroporto é uma boa opção. Experimente o Lourdes Inn, ou o OYO 506 153 Executive Suites.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 233 e 234 – VISITAR MANILA, a caótica capital das Filipinas (Fev 2020)
Se vai viajar para as Filipinas estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA FILIPINAS [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para visitar as Filipinas em 30 ou 45 dias, por um conjunto de ilhas filipinas, com roteiro detalhado com transportes, alojamentos, locais para comer e o que ver e fazer quando visitar as Filipinas.
- VISITAR MANILA – Um artigo cheio de dicas para viajar para as Filipinas, entrando pela capital, Manila, e aproveitar para visitar a cidade no início e final da viagem.
- ILHA DE BORACAY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Boracay, cheio de dicas do que ver e fazer na ilha e nas praias.
- CORON – Se procura as melhores dicas para visitar Coron, um local paradisíaco nas Filipinas, este artigo é para si. Onde dormir, quais as melhores praias, o que ver e fazer, onde comer, o que visitar, etc.
- BARCO ENTRE EL NIDO E CORON – Um artigo que o ajuda a preparar a sua viagem de barco entre El Nido e Coron, uma das actividades obrigatórias a fazer quando for viajar nas Filipinas.
- EL NIDO – Tudo o que precisa de saber quando visitar El Nido, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor destas ilhas ao largo, com tours, praias, lugares e ilhas desertas para se alojar, onde comer, o que fazer, transportes e preços.
- VIAJAR EM PALAWAN [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para viajar em Palawan, nas Filipinas, com tudo o que precisa de saber ao detalhe com roteiro para 15 dias com viagem a El Nido, Coron e Puerto Barton, com informações sobre transportes, tours, praias, o que comer, onde dormir, o que ver e fazer.
- PORT BARTON – Se procura as melhores dicas para visitar Port Barton, nas Filipinas, não vá mais longe. Onde dormir, comer, o que visitar, que tours fazer, o que ver. Tudo o que precisa de saber está aqui.
- ILHA CEBU – Um artigo com um roteiro para explorar a ilha de Cebu nas Filipinas, com lugares a visitar, o que ver e fazer, como gerir os transportes, preços e tours obrigatórios a fazer na ilha de Cebu.
- ILHA SIQUIJOR – Um artigo detalhado para quem vai visitar Siquijor e pretende planear a sua viagem. Um artigo cheio de dicas de lugares a visitar, roteiro para descobrir a ilha, o que ver e fazer, onde comer e dormir em Siquijor. Transportes para entrar e sair da ilha.
- ILHA DE BOHOL – Tudo o que precisa de saber quando visitar Bohol, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor de Bohol e de ilhas ao largo, com tours, praias, onde comer, o que ver e fazer, transportes e preços.
- ILHA CAMIGUIN – Um artigo para o ajudar a planear a sua viagem a Camiguin, uma das ilhas mais belas das Filipinas com tudo o que não pode perder nesta ilha vulcão, como trilhos, praias, ilhas ao largo, tours e dicas sobre transportes, onde comer e dormir.
- ILHA SIARGAO – Tudo que precisa de saber para visitar Siargao está neste artigo, como por exemplo o que ver e fazer, lugares a visitar, tours, preços, onde comer e dormir, como se deslocar na ilha e como lá chegar.
- VISTO DAS FILIPINAS – Informação detalhada sobre os diferentes tipos de vistos e possibilidades que tem para entrar nas Filipinas.
- TUBARÕES BALEIA NAS FILIPINAS – Um artigo de opinião sobre nadar com tubarões baleia nas Filipinas e porque não o fizemos quando estávamos em Cebu.