Quando viajar nas Filipinas, não pode deixar de visitar Coron. Esta pequena cidade situa-se na ilha de Busuanga, no extremo norte de Palawan, e é uma verdadeira caixa de tesouros, uns bem conhecidos, outros escondidos. Mais do que Coron, o que atrai os visitantes é a fabuloso cenário constituído pelas ilhas que povoam a baía de Coron, cuja magnificência rivaliza com a de El Nido.
- MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
Paisagens virgens e de uma beleza estonteante, desde as praias de areia branca, até às falésias escarpadas e montanhas que se elevam com imponência do mar, passando pelas lagoas e grutas de águas cristalinas, Coron tem um pouco de tudo e o difícil é escolher aquilo que visitar no tempo que se tem disponível.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PARA VISITAR CORON
Visitar e explorar Coron é fácil, mas convém ter presente algumas ideias importantes. Ficam aqui algumas dicas práticas sobre como chegar a Coron, como se deslocar em Coron e como usar dinheiro quando visitar Coron.
- Coron tem um aeroporto (USU) com ligações a El Nido, Puerto Princesa e Caticlan (Boracay). Pode pesquisar e reservar o seu voo para Coron aqui.
- Se já estiver em El Nido, pode optar pelo ferry para Coron ou por uma travessia mais lenta, mas muito mais proveitosa, que é uma viagem de barco entre El Nido e Coron de 3-5 dias. Pode reservar aqui a sua passagem de ferry entre El Nido e Coron
- Já instalado em Coron, a melhor (e mais barata) forma de explorar a região é alugar mota (500 pesos/dia). Embora a estrada principal de Coron tenha um piso razoável, há muito tráfego, especialmente dentro da localidade. As estradas secundárias em Coron estão em pior estado, muitas vezes em terra batida. É necessário conduzir com muita precaução em Coron.
NOTA PARA VISITAR CORON: Quando viajar de moto nas Filipinas, não se esqueça de se fazer acompanhar da sua carta de condução (e se tiver a carta de condução internacional, melhor) e da sua apólice de seguro de viagens.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
- Nas Filipinas e em Coron sempre que levantar dinheiro o banco local cobra-lhe 250 pesos por levantamento (cerca de 5€). Para evitar outras taxas bancárias, o ideal é fazer como nós e usar o cartão TransferWise, sem taxas até 200€/mês e, a partir desse valor, com taxas mais baixas do que noutros bancos. Se ainda não tem o seu cartão TransfeWise pode pedi-lo aqui.
- Depois de visitar Coron, e findas as aventuras, é altura de regressar a casa ou continuar viagem. O aeroporto é a alguns quilómetros da cidade de Coron, mas há transportes do seu hotel para o aeroporto de Coron. Marque aqui o seu transfer para o aeroporto de Coron.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR CORON
A maior atracção de Coron é o conjunto das ilhas Calamian, Busuanga (onde se encontra Coron), mas principalmente as outras que se encontram dispersas pela baía com o mesmo nome da cidade. Destacam-se as ilhas de Coron, logo em frente, e Culion, mas existem centenas de ilhas na redondezas. Não deve, no entanto, também deixar de explorar um pouco da ilha principal, em torno de Coron. Assim, aconselhamos que dedique pelo menos três dias completos a visitar Coron, dois dias para fazer tours em Coron e um dia para explorar Coron e redondezas.
Uma vez que as ilhas em redor de Coron são do que de mais belo existe nas Filipinas, ao visitar Coron é essencial fazer pelo menos uma tour de island hopping em Coron (literalmente, “saltar de ilha em ilha”). Em Coron há várias tours, A, B, e C, estandardizadas (embora os destinos possam ser diferentes conforme a agência responsável), havendo, no entanto, alguma repetição de lugares em Coron. Para além destas, existem outras tours em Coron (que nós preferimos) como a Super Ultimate Coron Tour e a Island Escapade Tour.
DICA PARA VISITAR CORON – Deve marcar estas tours em Coron antecipadamente, uma vez que a procura é muita. Se usar os links abaixo, ficará mais barato do que comprar na povoação ou no seu hotel em Coron. O preço inclui o serviço de pick-up e drop-off no seu hotel em Coron.
FAZER A CORON SUPER ULTIMATE DAY TOUR
Se só quiser (ou se só tiver tempo para) fazer uma tour em Coron, nós recomendamos a Coron Super Ultimate Day Tour, já que é a mais completa de todas e visita apenas num dia todos as principais atracções da região de Coron.
Não deixe de marcar aqui a sua Super Ultimate Coron Tour.
Se escolher fazer a Super Ultimate Tour em Coron, poderá:
1. Mergulhar no Barracuda Lake em Coron
A ilha de Coron tem uma topografia acidentada, com altas falésias que se erguem do mar, e no seu interior tem alguns lagos de águas cristalinas. Um dos mais famosos é o Barracuda Lake em Coron, sítio privilegiado para mergulho, mas o qual a maior parte das pessoas visita apenas para nadar à sua superfície.
A água aqui em Coron é tão límpida que se consegue observar as formações rochosas que se estendem por vários metros em profundidade junto às suas margens. Só é permitido nadar com colete salva-vidas, mas pode largá-lo por momentos e mergulhar um pouco para desfrutar das vistas do fundo.
2. Aventurar-se na Twin Lagoon em Coron
Outra das grandes atracções da região de Coron são as designadas “lagoas”, mas que muitas vezes são reentrâncias do mar nas ilhas. A Twin Lagoon, como o próprio nome indica, são duas destas reentrâncias, na ilha de Coron, perto do Barracuda Lake. O acesso entre elas (na maré baixa) é feito por um túnel.
3. Mergulhar no naufrágio Skeleton Wreck em Coron
As águas em redor de Coron Island têm vários navios naufragados do tempo da II Guerra Mundial, e constituem desde há muito sítios e mergulho de renome mundial. A maior parte encontra-se a uma profundidade só acessível em mergulho com garrafa, mas o chamado “Skeleton Wreck” é um dos que está tão perto da superfície que se torna possível admirá-lo fazendo snorkel.
4. Observar os corais no Malawawey Reef em Coron
Junto ao “Skeleton Wreck”, este recife de coral é um dos locais preferidos da região para a observação da diversidade de vida marinha, sendo que os cardumes de peixes coloridos fazem as delícias de quem se aventura na água.
5. Almoçar na Beach 91
Na Coron Island, uma das praias mais bonitas é a chamada “Beach 91”, uma pequena extensão de areia aninhada entre falésias. Ali poderá almoçar e relaxar nas suas águas azul-turquesa de Coron. É um belo lugar para pegar num kayak (gratuitamente) e dar uma volta pela área.
6. Nadar no Kayangan Lake em Coron
Este lago, na ilha de Coron, é um dos mais famosos da região, pela transparência das águas e pela beleza das sua margens. No entanto, apenas uma pequena parte do lago está acessível aos visitantes, é muito concorrido e só se pode nadar com colete salva-vidas. Ainda assim, é uma experiência memorável em Coron.
Uma das imagens icónicas da região Coron de é a baía a partir da qual se acede ao lago. Tem um passadiço, no qual se caminha até se começar a subir. No alto da subida é possível admirar a beleza da baía (e tirar fotos!) e, depois, é descer até ao lago.
7. Relaxar na CYC Beach
Do outro lado da baía de Coron, junto à ilha de Uson, há uma pequena ilha onde poderá relaxar na chamada “CYC Beach”. O barco atraca ao largo e terá de nadar até à praia.
8. Fazer snorkel no Siete Pecados Marine Park
Para acabar o dia em beleza, o último sítio a visitar é um magnífico local para fazer snorkel, o Siete Pecados Marine Park, mesmo junto a Coron, numa da spontas da ilha Busuanga.
Ali, destacam-se formações lindíssimas e impressionantes de coral duro, fazendo lembrar árvores subaquáticas de diversas cores.
FAZER A CORON ISLAND ESCAPADE DAY TOUR
Se tiver mais um dia em Coron, aconselhamos que faça a Island Escapade Tour. Esta tour é mais direccionada para o relaxamento e para as praias, embora isso implique deslocar-se para mais longe de Coron, o que faz com que as viagens de barco sejam mais longas e o número de sítios visitados seja menor. No entanto, a beleza e o sossego dos lugares visitados compensa em muito o restante.
Reserve aqui o seu lugar na Coron Island Escapade Tour.
Se optar pela Island Escapade Tour, poderá:
1. Deslumbrar-se com a Bulog Dos Island em
A sul da baía de Coron, encontra-se a Bulalacao Island, e ao largo da sua ponta noroeste há uma pequena ilha chamada Bulog Dos (há três pequenas ilhas quase ligadas entre si). É um pequeno paraíso, com uma língua de areia divinal.
Pode caminhar até ao alto de uma formação rochosa para ter uma visão global. Também é possível fazer snorkel ao largo e nadar até ao areal da ilha vizinha, Cauayan Island, mas não é possível explorar esta pois aí encontra-se um resort e a ilha é privada.
2. Almoçar na Banana Island em Coron
Um pouco a sul de Bulog Dos Island, a Banana Island (também conhecida como Dicalabuan Island) é o sítio perfeito para relaxar, almoçar e desfrutar do seu areal e águas transparentes.
Pode caminhar ao longo do areal e ter uma visão da ilha vizinha de Bulalacao e do magnífico estreito entre as duas, de uma cor azul verdadeiramente impressionante.
3. Desfrutar do paraíso na Malcapuya Island em Coron
Esta é a terceira e última paragem do dia, localizada a noroeste de Bulog Dos Island. A Malcapuya Island é outro paraíso, bastante maior e com uma praia de areal extenso e lindíssimo.
Os barcos atracam num dos lados da ilha, e tem de se fazer a pé um breve caminho até chegar ao outro lado onde se encontra a magnífica praia, onde poderá relaxar, absorver o ambiente e interiorizar algumas imagens, para mais tarde recordar que já esteve num paraíso tropical.
OUTRAS TOURS QUE PODE FAZER EM CORON
Em alternativa às tours que nós fizemos, e que recomendamos acima, há outras tours que pode fazer quando visitar Coron, e que poderão ser mais de acordo com o seu gosto. Não se esqueça de consultar o itinerário antes de marcar uma tour e certificar-se que é aquela que quer fazer.
Pode consultar aqui o itinerário e marcar o seu lugar nas seguintes tours em Coron.
- Tour A, incluindo CYC beach, Coral Garden, Secret Lagoon, e Kayangan Lake
- Tour B, incluindo Barracuda Lake, Skeleton Wreck, Twin Lagoon e Reef Garden
- Tour C, incluindo Coco Beach, Ditaytayan Island, e Malcapuya Island
VISITAR A REGIÃO DE CORON
Não deixe de reservar um dia da sua estadia em Coron para explorar a cidade e a região em volta. Há vários pontos de interesse, que poderá visitar se se deslocar em veículo próprio, e experiências a não perder.
1. Visitar a Igreja de San Augustin
Num país profundamente cristão, para conhecer a cultura da população é essencial visitar os seus locais de culto, e a igreja de San Augustin é a principal igreja de Coron.
2. Sorrir com as crianças filipinas
A alegria das crianças é algo que, felizmente, é comum a quase todos os países do mundo, e as Filipinas têm como cartão de visita os sorrisos rasgados dos seus mais pequenos. Por todo o lado, estará sempre um sorriso à sua espera.
3. Experimentar comida mexicana em Coron
Uma das vantagens de ficar alojado em Coron é que poderá, à noite, passear pelas ruas principais, e desfrutar de uma refeição num dos bons restaurantes da cidade. Experimente uma gastronomia diferente, para variar, e porque não mexicana?
4. Dançar com os jovens filipinos
É uma tradição dos filipinos dançar ao som e imagem de vídeos no youtube, por vezes em coreografias elaboradas. Isto, normalmente, no meio da rua ou em praças e recintos de basquetebol. Junte-se à festa, ou limite-se a observar a simplicidade e alegria de um povo.
5. Visitar a fábrica de caju
A fábrica de caju em Coron é um negócio familiar de várias gerações e são muitos aqueles que a visitam para falar com os elementos mais velhos e mais novos e comprar uma amostra do famoso fruto seco cuja qualidade, na região, é bem conhecida.
6. Conhecer a tradição piscatória de Coron
Apesar de uma franja significativa da população de Coron agora se dedicar a uma actividade relacionada com o turismo, as origens piscatórias da cidade ainda não desapareceram e ainda são muitos aqueles cujo labor diário passa pela pesca, até porque os turistas consomem muito peixe e marisco!
7. Comer uma pizza no Altrove
É sabido que nós somos super-fãs de pizza e, nas Filipinas, rendemo-nos à “cadeia” de restaurantes Altrove (com restaurantes também em Siargao, Moalboal e El Nido) e à sua pizza quatro queijos (com gorgonzola). Não perdemos a nossa última oportunidade de provar esta maravilha!
8. Explorar Coron de mota
Para poder explorar as redondezas de Coron é essencial deslocar-se de mota. Apesar de ter de guiar com muito cuidado, não deixe de desfrutar da condução, da paisagem e da estrada.
9. Subir ao Mount Tapyas
O Monte Tapyas, com as letras de Coron estilo hollywood é uma das imagens de marca da cidade e actividade obrigatória quando visitar Coron. Junte-se às multidões e suba, lentamente, as centenas de degraus até ao cimo do monte, de onde terá uma vista privilegiada da baía de Coron e da cidade.
10. Admirar as vistas de Coron Point
Coron Point fica numa ponta da ilha de Busuanga, tem um farol e vistas privilegiadas sobre a paisagem circundante, em particular sobre a ilha de Coron, em frente. Para lá chegar terá de ir de mota, passando por várias aldeias piscatórias, e no troço final deverá ir a pé.
11. Relaxar em Bali Beach
SE é verdade que as praias em redor de Coron, em Busuanga Island, não têm a beleza das suas congéneres espalhadas pelas ilhas da baía de Coron, também não é menos verdade que não deixam de ter o seu encanto e, principalmente, estará quase completamente sozinho se as decidir visitar.
12. Fazer praia em Cabo Beach
Esta praia é maior do que Bali Beach, e mais bonita, mas ainda assim não espere as praias de sonho que vê nas fotos da região de Coron.
13. Nadar na Maquinit Hot Spring
Esta piscina de águas termais é um local obrigatório quando visitar Coron. Tem uma localização privilegiada e pode aí relaxar os músculos doridos das estradas esburacadas da Coron. No entanto, tenha em atenção que a água é mesmo quente!
14. Desfrutar de Marcilla Beach
Se tiver um dia extra em Coron, experimente dedicar o dia a relaxar em Marcilla Beach. Nós ouvimos falar muito bem desta praia, mas a verdade é que é muito longe de Coron e a estrada para lá chegar tem um piso em terra batida e pedras muito mau e com muitas subidas e descidas. Nós fizemos parte do caminho, mas como tínhamos várias coisas para visitar nesse dia (e uma infecção no pé que não ajudava a conduzir), resolvemos voltar para trás.
15. Optar por uma excursão organizada
Pode também optar pelo conforto de não ter de se preocupar com oque visitar a seguir, e explorar Coron e as redondezas numa excursão organizada.
Reserve aqui o seu lugar na Coron Town Tour (incluindo a Maquinit Hot Spring).
16. Provar o delicioso pão de banana
Uns chama-lhe “Banana Bread” outros “Banana Cake” mas a verdade é que é igual e, melhor ainda, é delicioso. Pode comprar nas padarias mais chiques de Coron (a cerca de 100 pesos) ou nas padarias locais (a um décimo do preço, 10 pesos) pois todos são deliciosos. Mas, lembre-se, não perca o maravilhoso pão de banana! Depois, agradeça-nos!
ONDE ALOJAR-SE QUANDO VISITAR CORON
A grande atracção ao visitar Coron é explorar as ilhas em redor, logo o melhor é ficar alojado no centro da cidade, de modo a ficar perto do porto e dos restaurantes da cidade. Se há lugar em que compensa pagar um pouco mais para se ter algum conforto extra, é em Coron. As opções mais baratas são, por vezes, muito fracas e no final de um dia preenchido de actividades sabe muito bem tomar um excelente banho e descansar numa boa cama.
Nós ficámos alojados no Kalachuchi Hostel for Divers, barato e com uma boa localização, mas em que as paredes de bambú deixavam entrar todos os barulhos da rua e com uma casa de banho partilhada fraquinha ( o chuveiro quase não deitava água). Para opções um pouco mais caras, mas com melhor qualidade, experimente o Michel’inn Coron, o Hop Hostel, o Happy Camper Hostel ou o BAMBAM Hostel .
Se quiser algo num segmento mais alto, algumas opções são o Two Seasons Coron Bayside Hotel, o The Bay Area Coron, o The Funny Lion ou o Coron Soleil Garden Resort.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 226 a 229 – VISITAR EL CORON, (Fev 2020)
Se vai viajar para as Filipinas estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA FILIPINAS [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para visitar as Filipinas em 30 ou 45 dias, por um conjunto de ilhas filipinas, com roteiro detalhado com transportes, alojamentos, locais para comer e o que ver e fazer quando visitar as Filipinas.
- VISITAR MANILA – Um artigo cheio de dicas para viajar para as Filipinas, entrando pela capital, Manila, e aproveitar para visitar a cidade no início e final da viagem.
- ILHA DE BORACAY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Boracay, cheio de dicas do que ver e fazer na ilha e nas praias.
- CORON – Se procura as melhores dicas para visitar Coron, um local paradisíaco nas Filipinas, este artigo é para si. Onde dormir, quais as melhores praias, o que ver e fazer, onde comer, o que visitar, etc.
- BARCO ENTRE EL NIDO E CORON – Um artigo que o ajuda a preparar a sua viagem de barco entre El Nido e Coron, uma das actividades obrigatórias a fazer quando for viajar nas Filipinas.
- EL NIDO – Tudo o que precisa de saber quando visitar El Nido, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor destas ilhas ao largo, com tours, praias, lugares e ilhas desertas para se alojar, onde comer, o que fazer, transportes e preços.
- VIAJAR EM PALAWAN [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para viajar em Palawan, nas Filipinas, com tudo o que precisa de saber ao detalhe com roteiro para 15 dias com viagem a El Nido, Coron e Puerto Barton, com informações sobre transportes, tours, praias, o que comer, onde dormir, o que ver e fazer.
- PORT BARTON – Se procura as melhores dicas para visitar Port Barton, nas Filipinas, não vá mais longe. Onde dormir, comer, o que visitar, que tours fazer, o que ver. Tudo o que precisa de saber está aqui.
- ILHA CEBU – Um artigo com um roteiro para explorar a ilha de Cebu nas Filipinas, com lugares a visitar, o que ver e fazer, como gerir os transportes, preços e tours obrigatórios a fazer na ilha de Cebu.
- ILHA SIQUIJOR – Um artigo detalhado para quem vai visitar Siquijor e pretende planear a sua viagem. Um artigo cheio de dicas de lugares a visitar, roteiro para descobrir a ilha, o que ver e fazer, onde comer e dormir em Siquijor. Transportes para entrar e sair da ilha.
- ILHA DE BOHOL – Tudo o que precisa de saber quando visitar Bohol, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor de Bohol e de ilhas ao largo, com tours, praias, onde comer, o que ver e fazer, transportes e preços.
- ILHA CAMIGUIN – Um artigo para o ajudar a planear a sua viagem a Camiguin, uma das ilhas mais belas das Filipinas com tudo o que não pode perder nesta ilha vulcão, como trilhos, praias, ilhas ao largo, tours e dicas sobre transportes, onde comer e dormir.
- ILHA SIARGAO – Tudo que precisa de saber para visitar Siargao está neste artigo, como por exemplo o que ver e fazer, lugares a visitar, tours, preços, onde comer e dormir, como se deslocar na ilha e como lá chegar.
- VISTO DAS FILIPINAS – Informação detalhada sobre os diferentes tipos de vistos e possibilidades que tem para entrar nas Filipinas.
- TUBARÕES BALEIA NAS FILIPINAS – Um artigo de opinião sobre nadar com tubarões baleia nas Filipinas e porque não o fizemos quando estávamos em Cebu.