Visitar Boracay é conhecer uma ilha que, fruto da beleza das suas praias de areia branca e fina e águas azul-turquesa, é, desde há muito, o principal destino turístico das Filipinas, mas que recentemente se tem reinventado, muito por imposição do governo. Antes conhecida como a “Ibiza da Ásia”, a sobrecarga turística de Boracay levou ao seu encerramento total durante 6 meses, sendo que hoje Boracay recuperou o seu estatuto de destino turístico por excelência, mas com mais respeito pelo ambiente, com regras de construção e planeamento do território, menos orientado para festas e álcool, e mais para férias em família e viagens de lua-de-mel. Boracay é isso e muito mais.
Veja aqui tudo o que precisa saber para tirar o visto das Filipinas
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Visitar Boracay – Prós e contras
Boracay é o principal destino turístico das Filipinas, ponto. Com tudo o que isso tem de bom e de mau. Famosa pelas suas belíssimas praias e águas cristalinas, durante anos a ilha Boracay foi procurada como “party island”, sendo famosas as festas em White Beach. Mas a pressão imobiliária e turística sobre as frágeis infraestruturas da ilha Boracay (nomeadamente o sistema de saneamento e de recolha de lixo) levou a um degradar do ambiente e a uma ameaça à continuidade de Boracay como destino turístico. O presidente das Filipinas resolveu tomar o problema em mãos e decretou o fecho da ilha de Boracay durante seis meses, durante os quais foram feitas obras, regulamentou-se a construção, foram licenciados muitos negócios, mas muitos outros foram obrigados a fechar por não cumprirem as regras em Boracay.
- MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
Hoje, após a reabertura da ilha Boracay a 26 de Outubro de 2018, Boracay volta a receber turistas, com uma cara lavada (ou, pelo menos, em vias de o ser, pois algumas obras continuam), e com novas regras. A entrada em Boracay está limitada a 19.000 turistas na ilha ao mesmo tempo, é obrigatório um registo antes de entrar em Boracay, e deixou de ser possível usar as praias para festas. A beleza natural e as actividades aquáticas continuam a ser os grandes trunfos de Boracay; a espectacular White Beach, o lindíssimo pôr-do-sol em Boracay, os barco à vela em contra-luz, as pranchas de kite surfando as ondas e domando o vento de Boracay.
Boracay depressa retomou o seu lugar como destino turístico de topo (em particular nos mercados asiáticos), e por isso, ao visitar Boracay, irá partilhar o mesmo espaço (a ilha tem só 7 km de comprimento e um de largura) com milhares de turistas em Boracay. No entanto, é certo que se sair da zona mais central de Boracay, mesmo na praia principal, deixará as multidões para trás e terá o seu pedacinho de Boracay só para si.
No entanto, o movimento também faz parte do encanto de Boracay. A diversidade e qualidade de restaurantes, bares e resorts nunca seria possível se os números não fossem o que são em Boracay. Pesados os prós e contras, as autoridades e habitantes de Boracay terão sempre de viver procurando o equilíbrio entre a procura turística (e consequente proveito económico em Boracay) e a sustentabilidade ambiental da ilha Boracay, para bem de quem lá vive e de quem visita.
DICAS PARA VISITAR BORACAY
Visitar Boracay e desfrutar da ilha Boracay está ao alcance de qualquer um, mas convém ter conhecimento de alguns pontos importantes antes de partir. Apresentamos aqui algumas dicas práticas sobre quando visitar Boracay, como chegar a Boracay, como se orientar e deslocar em Boracay, e como usar dinheiro quando visitar Boracay.
- A melhor altura do ano para visitar Boracay é entre Novembro e Abril, a chamada época amihan, quando sopra vento de leste, as temperaturas são mais amenas em Boracay, a humidade é mais baixa e a probabilidade de precipitação em Boracay é mais baixa. Os meses mais secos em Boracay são Janeiro e Fevereiro e são os mais concorridos em Boracay, coincidindo com o Natal, Passagem de Ano, e Ano Novo Chinês.
Para saber mais sobre as monções no Sudeste Asiático veja este artigo.
- A melhor forma de chegar a Boracay é voar. Boracay é servida pelo aeroporto de uma pequena cidade na ponta norte da ilha de Panay, Caticlán (MPH), com ligações a Manila, Coron, El Nido e Cebu.
- Uma vez chegado a Caticlán, terá de arranjar um transporte (triciclo ou van) para o porto, onde apanhará um barco que fará a curta travessia (30 minutos) até à ilha de Boracay.
Pode marcar aqui o seu transfer completo (van+barco+van para o hotel).
NOTA PARA VISITAR BORACAY: À entrada no porto da ilha Boracay tem que fazer um registo, indicando o nome do hotel onde tem reserva e pagar a taxa do porto.
- Uma vez em Boracay, se se restringir à localidade, pode andar a pé. Se quiser conhecer outras zonas da ilha (ou lá estiver alojado e quiser conhecer a localidade), terá de andar de triciclo (existem agora muitos exemplares eléctricos, amigáveis para o ambiente). Alugar mota na ilha Boracay não é opção, pois é extremamente difícil encontrar alguém que alugue motas em Boracay (e as que se encontram não são automáticas).
- Nas Filipinas sempre que levantar dinheiro o banco local cobra-lhe 250 pesos por levantamento (cerca de 5€). Para evitar outras taxas bancárias, o ideal é fazer como nós e usar o cartão TransferWise, sem taxas até 200€/mês e, a partir desse valor, com taxas mais baixas do que noutros bancos.
Se ainda não tem o seu cartão TransfeWise pode pedi-lo aqui.
- Como em qualquer viagem, o improvável às vezes acontece. Não se esqueça de viajar com um seguro de saúde quando visitar Boracay.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
AS MELHORES PRAIAS DE BORACAY
A localidade principal de Boracay estende-se ao longo da sua praia mais famosa, White Beach. Esta tem três áreas distintas, as chamadas stations 1, 2 e 3 (cujo nome provém da época em que os barcos dos pescadores ainda atracavam na praia), situadas de norte para sul. Mas Boracay não é só White Beach. A ilha Boracay tem outras praias cheias de encanto, cada uma delas com características diferentes e atributos próprios. Sendo assim, deixamos aqui uma breve descrição das principais praias de Boracay.
1. White Beach – Station 1
É uma zona calma na ilha Boracay, com resorts de cadeias internacionais. A praia normalmente é ocupada por pessoas dos resorts. Há poucos bares, lojas e restaurantes (excepto aqueles que pertencem aos resorts e são muitas vezes exclusivos), e há muitos barcos à vela ancorados junto à areia. Nesta zona encontra-se um dos marcos de Boracay, a Willy’s Rock.
2. White Beach – Station 2
É a zona central de Boracay e de White Beach, com muitos restaurantes, bares, lojas, cafés, casas de massagens, mercados e até shoppings, como o famoso D’Mall, junto à praia. Tem alguns alojamentos, mas poucos são em frente ao mar porque a linha de praia está ocupada por restaurantes e bares. É o centro da acção nocturna da ilha Boracay.
3. White Beach – Station 3
É a zona (por enquanto) mais calma de White Beach, com pequenos hotéis em frente ao mar, casas particulares, e boutique hotéis. Há poucos restaurantes e bares. Ali, conseguirá passear em White Beach e desfrutar areia e mar quase só para si. Mas novos empreendimentos estão a ser construídos…
4. Diniwid Beach na ilha Boracay
É uma pequena praia a norte de White Beach. Pode chegar lá a pé ao longo de um trilho costeiro, ou seguindo a estrada pelo interior da ilha. É muito reservada, encaixada entre rochas e é excelente para relaxar.
5. Puka Shell Beach na ilha Boracay
É a praia mais a norte de Boracay, com um extenso areal. Pode chegar lá de barco ou seguindo a estrada principal até ao seu término. Fora do horário em que os barcos das tours atracam quase todos ao mesmo tempo (a meio da manhã), é uma praia super-sossegada, mas o mar é um pouco mais agitado.
6. Bulabog Beach
É a praia oposta à White Beach, do outro lado da ilha. Na época alta, é fustigada por ventos de leste que tornam a praia pouco indicada para estender uma toalha, mas a tornam o principal centro de kitesurf da Ásia. Vale a pena ir lá nem que seja só para observar.
7. Tambisaan Beach
É uma pequena praia do lado oriental, a sul de Bulabog Beach. Pode chegar lá a pé e partilhará a praia com os locais. É o que mais próximo existe de vida genuinamente local em Boracay. Por volta do meio-dia, há tours que ali atracam para servir o almoço.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR BORACAY
Os pontos fortes de Boracay são a White Beach, os restaurantes na marginal e as actividades aquáticas que se desenvolvem por toda a ilha. No entanto, Boracay tem trunfos suficientes para o entreter durante, pelo menos, uma semana, e de onde trará belas recordações. Aqui ficam as nossas sugestões de experiências a não perder quando visitar Boracay.
1. Desfrutar da White Beach
A White Beach foi uma das praias mais bonitas que conhecemos nas Filipinas, com quatro quilómetros deslumbrantes. O facto de não ser agora permitido fazer festas ou espectáculos, fumar, comer e beber no areal, tornou a praia muito mais sossegada e passível de ser desfrutada em paz. O mar é espectacular para os mais pequenos (mas também para os graúdos!).
2. Percorrer a White Beach de uma ponta a outra
Se já estiver farto de estar deitado na areia, não deixe de fazer um passeio lindíssimo ao longo da White Beach. Pode dividir o passeio em dois dias, um para norte outro para sul.
Os 4 quilómetros de praia são uma maravilha e poderá conhecer as diferenças entre as stations 1, 2 e 3, cheias de contraste.
3. Fazer a Island Tour para visitar Boracay
Fazer a Island Tour é uma actividade obrigatória quando visitar Boracay. Permitirá ter uma perspectiva diferente da ilha, visitar praias como Puka Shell Beach ou Tambisaan, e dar um saltinho (se o estado do mar assim o permitir) à Crocodile Island. O snorkel, infelizmente, é feito em zonas onde os corais estão muito degradados.
4. Fazer um cruzeiro de paraw ao pôr-do-sol
Fazer um cruzeiro de paraw (barco tradicional) ao pôr-do-sol é uma actividade obrigatória quando visitar Boracay. Os barcos estão atracados até ao final da tarde e depois saem com os turistas. Há muitos indivíduos que o abordarão a sugerir tours, mas é preferível comprar a tour online, pois fica mais barato e é mais fiável.
Reserve aqui o seu lugar num cruzeiro ao pôr-do-sol em Boracay
5. Tomar banhos de sol e água na Diniwid Beach
A Diwinhid Beach é ideal para uma tarde de relaxe e um almoço à beira-mar. O percurso a pé entre a station 1 e a Diwinid Beach, pelas rochas ao longo da costa, é um belo passeio.
6. Experimentar um sumo natural de calamansi
Calamansi é um citrino natural das Filipinas (também conhecido como lima Filipina), e o seu sumo é delicioso. Em Boracay, não deixe de experimentar o sumo desta fruta típica das Filipinas (e já agora acompanhada de uma bela salada de fruta tropical).
7. Percorrer a Bulabog Beach
A Bulabog Beach é normalmente muito ventosa o que a torna desagradável para fazer praia no sentido clássico. No entanto, é um bom passeio percorrer esta praia a pé e observar os praticantes de kitesurf, com os movimentos harmoniosos de pranchas e velas.
8. Experimentar o kitesurf na Bulabog Beach
Se gostar de actividades radicais, o kitesurf é famoso em Bulabog Beach. O recife ao largo protege a baía da praia, tornando-a excelente mesmo para principiantes. Pode optar por uma experiência de 2 horas ou, se quiser algo mais sério, um curso de três dias.
9. Fazer compras no D’Mall
O D’Mall é um centro comercial a céu aberto junto à station 2 da White Beach, com muitas lojas de recordações, restaurantes e gelatarias. Pode dizer-se que visitar Boracay e não fazer compras no D’Mall é quase como ir a Roma e não ver o Papa!
10. Relaxar na Puka Beach
Puka Shell Beach é um óptimo sítio para descansar e é o mais próximo que terá da sensação de uma praia deserta em Boracay.
11. Experimentar actividades aquáticas quando visitar Boracay
Se gosta de actividades aquáticas, Boracay é o local ideal para se divertir na água. Actividades que continuam a ser feitas após a reabertura da ilha incluem o stand-up paddle e o mergulho com capacete tipo escafandro.
- Reserve aqui a sua experiência em stand-up paddle board.
- Marque aqui a sua experiência de mergulho com capacete subaquático.
12. Apreciar a gastronomia local e internacional de Boracay
Os restaurantes em Boracay são muitos e bons. Desde os excelentes (e muito em conta) jantares (e almoços) em forma de buffet, de comida internacional, nos principais resorts (abertos a não-hóspedes), até aos jantares mais gourmet, passando pelas pizzas, kebabs e comida local, Boracay tem de tudo.
13. Comer arroz de marisco “portuguese style” no Sunnyside Café
Encontrámos um restaurante/café que servia um arroz de marisco “portuguese style” e acreditam, era uma maravilha! Não percam.
14. Jantar buffet no Henann Boracay
Há jantares buffet em vários dos resorts Henann de Boracay por cerca de 900 pesos/pessoa. A comida é deliciosa e o buffet dinner inclui comida e bebida à descrição. Geralmente não somos muito fãs de buffets porque há imenso desperdício de comida. Mas aqui é diferente. Quem deixar comida no prato paga mais 300 pesos/pessoa no final. Foi por isso que decidimos aqui comer. Vale a pena e tudo isto com vista para o mar!
15. Experimentar sandes de manga no Sunnyside Café
Aconteça o que acontecer não pode deixar Boracay sem comer a maravilhosa sandes de bacon e queijo com manga! Era tão boa que fomos lá duas vezes, para repetir! E nós resistimos às panquecas… veja se consegue resistir…
16. Assistir ao pôr-do-sol na Willy’s Rock
A Willy’s Rock é uma formação rochosa famosa em Boracay, situada na station 1. Está no meio da água, mas muito perto da praia e é possível caminhar até lá na maré baixa. Tem um pequeno santuário e é umóptimo local para assistir ao pôr-do-sol.
17. Mimar o corpo e mente em Boracay
E porque um bocadinho de luxo não faz mal a ninguém, Boracay é o sítio ideal para se mimar um pouco. Comece com um voo de helicóptero sobre a ilha e as suas maravilhosas águas, e depois relaxe o corpo e mente num tratamento de spa.
- Reserve aqui o seu lugar num voo de helicóptero sobre Boracay.
- Marque aqui a sua sessão de tratamento num spa de luxo.
18. Comer um smoothie bowl na ilha
Em Boracay há imensos locais para comer comida saudável, uns em frente ao mar, outros mais resguardados. O melhor smoothie bowl que comemos foi num café pequenino, perto do nosso alojamento. Chamava-se Ani Grains.
19. Dar uma volta pela ilha (a pé ou não)
Apesar da maioria das pessoas ficar confinado à praia de White Beach (e vale a pena ir a Boracay só para isso), também vale a pena dar uma volta pela ilha, caminhando ao longo da praia ou até pelos trilhos e estradas da ilha. Num dos dias nós fizemos isso e foi assim que melhor conhecemos a ilha. Foi um dia bem passado.
ONDE FICAR ALOJADO QUANDO VISITAR BORACAY
Nós alojamo-nos na localidade de Boracay, perto da Bulabog Beach, num pequeno hotel muito giro, o Lazy Dog Bed & Breakfast (e tinha mesmo um cão pachorrento!), uma excelente opção, com quartos duplos com casa de banho. Mas Boracay tem alojamentos para todos os gostos e carteiras. Ficam aqui algumas sugestões, de acordo com o orçamento e divididas pelas diferentes zonas da ilha.
Alojamentos baratos em Boracay
- Na station 1 da White Beach, são opções o Frendz Hostel Boracay, ou o Island Hostel Boracay.
- Na station 2 da White Beach, experimente o Hostel Avenue Beachfront, ou o St Vincent Cottages Vicente Aguirre Rooms.
- Na station 3 da White Beach, algumas opções são o Roy’s Rendezvous Boracay, ou o Boracay Pito Huts.
- Na mesma categoria, na Bulabog Beach pode optar pelo Mad Monkey Hostel Boracay, ou o Chill Out Hostel, enquanto em Diwinid Beach pode optar pelo Chillax Flashpackers Boracay.
Hotéis de segmento médio em Boracay
- Na station 1 da White Beach, são opções o The Piccolo Hotel of Boracay, ou o Boracay Haven Suites.
- Na station 2 da White Beach, experimente o Blue Marina Boracay, ou o Lime Hotel Boracay.
- Na station 3 da White Beach, algumas opções são o Boracay Suites, ou o Hey Jude South Beach.
- Na mesma categoria, perto de Bulabog Beach pode optar pelo Banana Bay Boracay, ou o Ferra Premier by JG, enquanto em Diwinid Beach pode optar pelo Sulu Sea Boutique Hotel.
Resorts de luxo em Boracay
- Na station 1 da White Beach, são opções de topo o Discovery Shores Boracay, o The Lind Boracay, ou ainda o The District Boracay.
- Na station 2 da White Beach, experimente o Henann Crystal Sands Resort, o Boracay Mandarin Island Hotel, ou ainda o Henann Regency Resort and Spa.
- Na station 3 da White Beach, algumas opções de segmento alto são o Villa Caemilla Beach Boutique Hotel, o Boracay Mandarin White Sand Resort, ou o Astoria Current.
- Na mesma categoria, na Bulabog Beach pode optar pelo Aqua Boracay, enquanto em Diwinid Beach uma boa opção é o Discovery Shores Boracay.
- Na ponta noroeste de Boracay, pode optar pelo Shangri-La’s Boracay Resort and Spa, o Movenpick Resort & Spa Boracay, ou o Crimson Resort and Spa Boracay, todos eles com praias privativas. Mais exclusividade, não há!
- A caminho da ponta nordeste de Boracay, na praia Ilig-Iligan, o Fairways and Bluewater Boracay é um resort ecológico, com um campo de golfe de 18 buracos.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 230 a 232 – VISITAR BORACAY, o melhor destino de praia em família das Filipinas (Fev 2020)
Se vai viajar para as Filipinas estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA FILIPINAS [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para visitar as Filipinas em 30 ou 45 dias, por um conjunto de ilhas filipinas, com roteiro detalhado com transportes, alojamentos, locais para comer e o que ver e fazer quando visitar as Filipinas.
- VISITAR MANILA – Um artigo cheio de dicas para viajar para as Filipinas, entrando pela capital, Manila, e aproveitar para visitar a cidade no início e final da viagem.
- ILHA DE BORACAY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Boracay, cheio de dicas do que ver e fazer na ilha e nas praias.
- CORON – Se procura as melhores dicas para visitar Coron, um local paradisíaco nas Filipinas, este artigo é para si. Onde dormir, quais as melhores praias, o que ver e fazer, onde comer, o que visitar, etc.
- BARCO ENTRE EL NIDO E CORON – Um artigo que o ajuda a preparar a sua viagem de barco entre El Nido e Coron, uma das actividades obrigatórias a fazer quando for viajar nas Filipinas.
- EL NIDO – Tudo o que precisa de saber quando visitar El Nido, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor destas ilhas ao largo, com tours, praias, lugares e ilhas desertas para se alojar, onde comer, o que fazer, transportes e preços.
- VIAJAR EM PALAWAN [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para viajar em Palawan, nas Filipinas, com tudo o que precisa de saber ao detalhe com roteiro para 15 dias com viagem a El Nido, Coron e Puerto Barton, com informações sobre transportes, tours, praias, o que comer, onde dormir, o que ver e fazer.
- PORT BARTON – Se procura as melhores dicas para visitar Port Barton, nas Filipinas, não vá mais longe. Onde dormir, comer, o que visitar, que tours fazer, o que ver. Tudo o que precisa de saber está aqui.
- ILHA CEBU – Um artigo com um roteiro para explorar a ilha de Cebu nas Filipinas, com lugares a visitar, o que ver e fazer, como gerir os transportes, preços e tours obrigatórios a fazer na ilha de Cebu.
- ILHA SIQUIJOR – Um artigo detalhado para quem vai visitar Siquijor e pretende planear a sua viagem. Um artigo cheio de dicas de lugares a visitar, roteiro para descobrir a ilha, o que ver e fazer, onde comer e dormir em Siquijor. Transportes para entrar e sair da ilha.
- ILHA DE BOHOL – Tudo o que precisa de saber quando visitar Bohol, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor de Bohol e de ilhas ao largo, com tours, praias, onde comer, o que ver e fazer, transportes e preços.
- ILHA CAMIGUIN – Um artigo para o ajudar a planear a sua viagem a Camiguin, uma das ilhas mais belas das Filipinas com tudo o que não pode perder nesta ilha vulcão, como trilhos, praias, ilhas ao largo, tours e dicas sobre transportes, onde comer e dormir.
- ILHA SIARGAO – Tudo que precisa de saber para visitar Siargao está neste artigo, como por exemplo o que ver e fazer, lugares a visitar, tours, preços, onde comer e dormir, como se deslocar na ilha e como lá chegar.
- VISTO DAS FILIPINAS – Informação detalhada sobre os diferentes tipos de vistos e possibilidades que tem para entrar nas Filipinas.
- TUBARÕES BALEIA NAS FILIPINAS – Um artigo de opinião sobre nadar com tubarões baleia nas Filipinas e porque não o fizemos quando estávamos em Cebu.