Uma experiência absolutamente a não perder quando visitar as Filipinas é fazer a viagem de barco entre El Nido e Coron. Esta viagem liga El Nido, no norte da ilha de Palawan, a Coron, na ilha de Busuanga, demora entre 3 a 5 dias, e o barco entre El Nido e Coron vai parando em ilhas (muitas delas desertas e pouco visitadas) e praias paradisíacas, sendo que as ilhas maiores de Linapacan e Culion são paragens obrigatórias. As refeições são preparadas a bordo do barco entre El Nido e Coron ou numa das paragens, e o alojamento é feito em algumas dessas ilhas, em acampamentos que pertencem à empresa responsável pela viagem.
MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
Em resumo, na viagem de barco de El Nido a Coron, a rotina diária poderia ser descrita como:
- Acordar com o som das ondas
- Fazer snorkel em águas turquesa
- Comer bem no barco entre El Nido e Coron
- Descansar numa praia paradisíaca
- Dormir numa cabana de frente para o mar
- Repeat! Haverá melhor vida do que esta num barco entre El Nido e Coron?
Como fazer a viagem de barco entre El Nido e Coron
Há várias empresas a fazer a viagem de barco entre El Nido e Coron (e vice-versa), em 3, 4 ou 5 dias, sendo que o itinerário é diferente e muitas difere de viagem para viagem, dependendo das condições climatéricas, marés, e estado do mar, assim como da afluência de pessoas a determinadas áreas (estas viagens de barco privilegiam a visita a lugares desertos ou quase sem pessoas). Sendo assim, é provável que irá visitar locais diferentes de outras pessoas que tenham feito a mesma viagem de barco entre El Nido e Coron, às vezes mesmo com a mesma empresa.
Como escolher a empresa para fazer a viagem de barco entre El Nido e Coron
Nas nossas viagens, de um modo geral, preferimos empresas geridas localmente, que empreguem pessoas das redondezas e que façam dinamizar a economia local. Dessa forma, o retorno financeiro das visitas turísticas não se perderá nas entranhas de uma multinacional e os nacionais do país que é visitado vêem o seu trabalho recompensado. Além disso, sempre que possível, escolhemos empresas que, de uma forma o de outra, estão ligadas a projectos de apoio da comunidade local mais desfavorecida, e regem-se por normas de respeito e cuidado em relação aos recifes de coral e à vida marinha. Foi isso que aconteceu no barco entre El Nido e Coron.
Por esta razões, para a viagem de barco entre El Nido e Coron, escolhemos a companhia Buhay Isla. Marcámos antecipadamente o barco entre El Nido e Coron por email e um dia antes do início da viagem fomos a um encontro no escritório da empresa em El Nido. Escolhemos a versão de duração 3 dias, pois as mais longas acabam por dedicar o primeiro e último dias a visitar locais que podem ser visitados de outra forma. Como nós já tínhamos feito as tours de island hopping em El Nido, e iríamos fazer tours também em Coron, acabámos por optar pela viagem de duração mais curta, mas que é totalmente dedicada à travessia de barco entre El Nido e Coron.
O preço da viagem de barco entre El Nido e Coron (a nossa custou 15.500 pesos/pessoa= inclui transporte, alojamento, comida (deliciosa, com pequeno-almoço, snack a meio da manhã, almoço, snack a meio da tarde e jantar), e bebidas (inclusive rum com cola e sumos todos os dias). A tripulação do barco entre El Nido e Coron era constituída por 7 jovens rapazes, muito profissionais, simpáticos e sempre prontos a ajudar.
O alojamento na viagem de barco entre El Nido e Coron é feito em cabanas de bambu básicas, em regime de quarto duplo, com casas de banho partilhadas e com banho muito básico (às vezes apenas um balde).
VIAGEM DE BARCO ENTRE EL NIDO E CORON
Estava na hora de dizer adeus a El Nido e olá a Coron e à ilha de Busuanga. Informámo-nos acerca do estado do tempo e do mar e parecia que a viagem de barco entre El Nido e Coron ia ser tranquila. Por precaução, a Carla comprou umas pastilhas para o enjoo! Mas, ao contrário da viagem de barco de Lombok às Flores, que fizemos na Indonésia, as noites seriam dormidas em terra firme, o que nos deixava mais relaxados.
A principal razão pela qual nos decidimos por esta aventura de barco entre El Nido e Coron (para além da própria aventura) foi o facto de o itinerário incluir sítios que não conseguiríamos visitar de outra forma, pois o ferry rápido que liga El Nido e Coron não faz paragens e as tours que partem dessas duas cidades não se distanciam muito do ponto de origem.
Primeiro dia da viagem de barco entre El Nido e Coron
O nosso alojamento em El Nido tinha a vantagem de ser mesmo no centro da localidade, e assim foi fácil (mesmo com as mochilas carregadas!) irmos a pé até ao porto principal de El Nido, onde ainda esperámos um pouco, juntamente com os companheiros de viagem de barco entre El Nido e Coron (que tínhamos conhecido no dia anterior no escritório da Buhay Isla). Ali também tinha sido feito um pequeno briefing sobre a viagem de barco entre El Nido e Coron, pelo guia responsável, com indicação das regras e uma breve descrição do itinerário, e tinha sido preenchido um documento de responsabilidade e com contactos de emergência.
Depois de termos esperado num edifício do cais por breves minutos, estava na hora de embarcar! O barco entre El Nido e Coron não é muito grande (pois, como não dormimos nele, não necessita de ter cabines), tem um estrutura parecida com aqueles das tours em volta de El Nido (por exemplo, os estabilizadores laterais), mas tem um segundo piso, onde se pode sentar a ler um livro, apreciar a paisagem, ou tomar banhos de sol.
1. De El Nido a Pasandinga Island
Partimos (mais uma vez) da magnífica baía de El Nido, mas desta vez não iríamos voltar. Dissemos adeus à fabulosa paisagem e à localidade e pusemos os olhos no mar que tínhamos pela frente. Foi servido um snack, e aproveitámos para conhecer melhor os nossos companheiros. São, na sua maioria, muito jovens, sendo que os holandeses são a nacionalidade com mais presença. Mas como há sempre um compatriota nosso em qualquer lado do mundo, conhecemos uma descendente de portugueses que vive na Alemanha e que falava um português perfeito! Deu para matar saudades…
A primeira paragem do dia no barco entre El Nido e Coron foi em Pasandinga Island, uma ilha a cerca de 15 minutos de El Nido. Ali fomos à água fazer um pouco de snorkel (eu resguardei-me neste dia pois tinha ainda um pé com feridas infeccionadas decorrente do acidente de mota em El Nido), mas o tempo estava muito cinzento e a cor e transparência da água não são as mesmas quando o astro-rei não coopera.
2. Cadlao Island
A nossa segunda paragem do barco entre El Nido e Coron do dia foi a Cadlao Island. Secretamente, ainda tinha uma réstia de esperança que parássemos junto à lagoa e ainda pudéssemos fazer uma última tentativa de recuperar o drone que tínhamos deixado numa das falésias (mas sabia que era quase impossível ter tempo para isso). Acabámos por atracar no lado oposto da ilha, que é bastante grande e tem um perfil montanhoso impressionante, fazendo lembrar a série “Lost” (como o drone!).
Foi também ali na praia de Cadlao Iland que almoçámos. A qualidade e variedade da comida servida ao longo da viagem de barco entre El Nido e Coron nunca é demais elogiar. De manhã, quando nós e os nossos companheiros nos divertimos na água ou descansamos na areia, parte da tripulação do barco prepara já o almoço, cozinhando no próprio barco. O almoço foi servido no deck “térreo” do barco, com toda a gente reunida à volta da mesa. Um dos membros da tripulação fez a apresentação dos pratos, e bem era precisa pois eram muitos! Um prato de carne (por exemplo, “chicken adobo”), um prato de peixe (grelhado), marisco, vegetais, e salada compunham as nossas fartas e deliciosas refeições.
3. Nacpan Beach
A seguir ao almoço, partimos de barco entre El Nido e Coron em direcção a nordeste. A nossa paragem de barco entre El Nido e Coron seguinte foi em Nacpan Beach, a mesma onde tínhamos ficado alojados a norte de El Nido. Atracámos na ponta norte da extensa praia, onde só estava um casal, e de onde se conseguia ver, ao longe, o areal principal da praia e a pequena península, da qual do outro lado se situa a Twin Beach.
É uma praia quase deserta e é excelente para uns bons banhos de sol e de mar. Mas estava na altura de partir, pois ainda nos faltavam cerca de duas horas de navegação para chegar à nossa última paragem do dia e local de dormida.
4. Calibangbangan Island
Chegámos a Calibangbangan Island ao final da tarde. O barco entre El Nido e Coron atracou ao largo do Butterfly Camp (onde passaríamos a noite), a cerca de 100 metros da praia, e a maior parte das pessoas nadou do barco até à praia. No entanto, havia uma surpresa desagradável à sua espera… Alforrecas pequeninas mas que picam (e que provocam dor!) deixaram algumas mazelas (nada de grave) nas pessoas que se aventuraram na água sem ter algo vestido. Na altura do ano em que há alforrecas (deve perguntar à companhia), é sempre aconselhável usar, pelo menos, uma camisola para proteger tronco e braços.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Depois desta aventura, era tempo de escolher as cabanas em frente ao mar e arrumar as coisas. As mochilas grandes tinham sido arrumadas no porão do barco entre El Nido e Coron (e aí permaneceriam até ao final da viagem), enquanto que tínhamos uma mochila (ou saco impermeável) com tudo o que precisávamos.
Depois de assistirmos ao pôr-do-sol, era tempo de comer para reestabelecer energias. O jantar, tão delicioso e variado como o almoço, foi servido na praia, seguido de uma rodada de bebidas de rum e coca-cola. Um final de dia muito agradável, em que o grupo conviveu e se começaram a estabelecer laços mais fortes.
5. Uma surpresa romântica
Mas o dia ainda não tinha acabado. Nessa data, eu e a Carla fazíamos anos de relação e a companhia (por mim informada) surpreendeu-nos com uma tenda montada em cima da areia, com almofadas e velas, assim como uma garrafa de espumante. Um gesto muito bonito, que resultou num momento muito romântico desta vez fora do barco entre El Nido e Coro!
Segundo dia da viagem de barco entre El Nido e Coron
No segundo dia, estava previsto um dia curto de navegação, sendo aquele em que iríamos passar menos tempo em movimento.
Pelo meio estaríamos em locais idílicos, por isso era por isso importante que o estado do tempo e do mar cooperasse. Seria assim?
1. Duckling Island
A noite foi bem dormida e acordámos ao som das ondas que batiam em frente. Depois de irmos à casa de banho (muito simples, com chuveiro de balde), tomámos o pequeno-almoço de frente para o mar.
Regressámos ao barco (desta vez, por precaução, quase todos optaram pelo caiaque!) e partimos em direcção à primeira paragem do dia, a Duckling Island. Ali, foi tempo de mais uma sessão de snorkel nos recifes de coral.
2. Cobra Island
A segunda paragem do dia foi a Cobra Island, assim chamada pela forma serpenteante da sua língua de areia. Um lugar belíssimo, que mereceu os olhares embevecidos de todos a bordo. O barco atracou perto da costa, e nadámos todos para terra (desta vez, sem qualquer tipo de problema).
Só lá estava mais um barco além de nós, que partiu logo de seguida, por isso estávamos totalmente sozinhos. Na ilha, pudemos dar um passeio a pé e admirar a paisagem da praia e das formações rochosas. A ilha em frente seria aquela para onde nos dirigiríamos a seguir.
3. Cadanaw Island
Depois de uma curta travessia de barco, chegámos a Cadanaw Island, onde, antes de desembarcarmos, almoçámos dentro do barco. A ilha era paradisíaca, um dos locais mais bonitos que visitámos na viagem de barco entre El Nido e Coron.
Ali aproveitámos para descansar em camas de rede e caminhar ao longo da praia. Foram momentos para descontrair, mergulhar e nadar um pouco, com a ilha quase só para nós. Foi um local idílico que não deixou ninguém indiferente.
4. Lanipacan Island
A última paragem do dia seria uma das principais ilhas entre El Nido e Coron, a Lanipacan Island. Aí atracámos junto do acampamento “Strange”. Mas antes de dirigirmo-nos a terra, estava reservada uma actividade de snorkel, onde tivemos o privilégio de partilhar a água com grandes tartarugas, sublimes na sua elegância.
Depois, a rotina seguiu como a do dia anterior. Fomos para terra, escolhemos a nossa cabana, instalámo-nos e juntámo-nos com o grupo para conversar e confraternizar. O nosso guia juntou-se-nos e pudemos também perceber melhor a importância deste trabalho para muitos famílias e população local.
O dia acabou da melhor forma, com o convívio entre os diferentes membros do grupo, muito diferentes em idade e personalidade, mas com algo em comum, o fascínio pelas viagens, e em particular pelas Filipinas, o seu povo e as suas paisagens.
Terceiro dia da viagem de barco entre El Nido e Coron
Para este dia de barco entre El Nido e Coron estavam reservadas longas horas de navegação, e embora o mar estivesse um pouco agitado, a verdade é que não se sentiu muito o balouçar do barco, que aguentou firmemente na sua viagem em direcção a Coron.
Pelo caminho, passámos por dois lugares espectaculares, dos mais bonitos que visitámos na viagem de barco entre El Nido e Coron, e que nos deixaram com saudades logo que os deixámos para trás.
1. Culion Island (Araw beach)
As horas de navegação no barco entre El Nido e Coron não eram horas de tédio. Todos ocupavam o tempo à sua maneira. Uns liam, outros banhavam-se ao sol, outros deliciavam-se com a paisagem, o movimento das ondas e do barco e o vento na cara.
A primeira paragem do dia no barco entre El Nido e Coron, a que chegámos depois de três horas de navegação, foi a Araw Beach, na Culion Island. Ali foi onde almoçámos no barco entre El Nido e Coron e, a seguir, mergulhámos para mais uma sessão de snorkel.
2. Ditaytayan sandbar
Após cerca de uma hora e meia de navegação no barco entre El Nido e Coron, chegávamos à segunda paragem do dia, um banco de areia fabuloso na ilha de Ditaytayan, e que foi, provavelmente, o sítio mais bonito que visitámos na viagem de barco entre El Nido e Coron.
A ponta da ilha tem uma longa língua de areia, e é rodeada de águas transparentes, e constitui um lugar idílico onde poderíamos ficar perdidos por dias sem nenhuma preocupação. Mas a viagem de barco entre El Nido e Coron tinha de continuar, e esperavam-nos algumas horas de navegação até chegar ao nosso destino final.
3. Fim da viagem de barco entre El Nido e Coron
Da ilha de Ditaytayan, estava na hora de navegar em direcção a Coron. A viagem de barco entre El Nido e Coron estava a chegar ao fim. Para rematar com chave de ouro, fomos agraciados com a paisagem fenomenal das ilhas que rodeiam a ilha de Busuanga, em particular a ilha de Coron, com as usas altas falésias, que parecem esculpidas pela mão de um Deus megalómano.
Ao final da tarde, atracávamos no porto de Coron. Era altura de dizer adeus aos nossos companheiros de viagem e à tripulação do barco. A viagem de barco entre El Nido e Coron tinha sido espectacular e ficará para sempre na nossa memória como um dos pontos altos da nossa viagem pelas Filipinas.
Depois da despedida, era tempo de procurarmos o nosso alojamento em Coron. Os próximos dias seriam dedicados a explorar a região de mota, e as ilhas em redor em tours de um dia.
ONDE FICAR ALOJADO EM CORON
- Nós ficámos alojados no Kalachuchi Hostel for Divers, barato e com uma boa localização, mas em que a qualidade deixava um pouco a desejar. Pagando um pouco mais, mas garantindo melhor qualidade, experimente o Michel’inn Coron, o Hop Hostel, o Happy Camper Hostel ou o BAMBAM Hostel .
- Algumas opções num segmento mais alto são o Two Seasons Coron Bayside Hotel, o The Bay Area Coron, o The Funny Lion ou o Coron Soleil Garden Resort.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 223 a 225 – VIAGEM DE BARCO DE EL NIDO A CORON, uma experiência a não perder nas Filipinas (Fev 2020)
Se vai viajar para as Filipinas estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA FILIPINAS [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para visitar as Filipinas em 30 ou 45 dias, por um conjunto de ilhas filipinas, com roteiro detalhado com transportes, alojamentos, locais para comer e o que ver e fazer quando visitar as Filipinas.
- VISITAR MANILA – Um artigo cheio de dicas para viajar para as Filipinas, entrando pela capital, Manila, e aproveitar para visitar a cidade no início e final da viagem.
- ILHA DE BORACAY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Boracay, cheio de dicas do que ver e fazer na ilha e nas praias.
- CORON – Se procura as melhores dicas para visitar Coron, um local paradisíaco nas Filipinas, este artigo é para si. Onde dormir, quais as melhores praias, o que ver e fazer, onde comer, o que visitar, etc.
- BARCO ENTRE EL NIDO E CORON – Um artigo que o ajuda a preparar a sua viagem de barco entre El Nido e Coron, uma das actividades obrigatórias a fazer quando for viajar nas Filipinas.
- EL NIDO – Tudo o que precisa de saber quando visitar El Nido, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor destas ilhas ao largo, com tours, praias, lugares e ilhas desertas para se alojar, onde comer, o que fazer, transportes e preços.
- VIAJAR EM PALAWAN [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para viajar em Palawan, nas Filipinas, com tudo o que precisa de saber ao detalhe com roteiro para 15 dias com viagem a El Nido, Coron e Puerto Barton, com informações sobre transportes, tours, praias, o que comer, onde dormir, o que ver e fazer.
- PORT BARTON – Se procura as melhores dicas para visitar Port Barton, nas Filipinas, não vá mais longe. Onde dormir, comer, o que visitar, que tours fazer, o que ver. Tudo o que precisa de saber está aqui.
- ILHA CEBU – Um artigo com um roteiro para explorar a ilha de Cebu nas Filipinas, com lugares a visitar, o que ver e fazer, como gerir os transportes, preços e tours obrigatórios a fazer na ilha de Cebu.
- ILHA SIQUIJOR – Um artigo detalhado para quem vai visitar Siquijor e pretende planear a sua viagem. Um artigo cheio de dicas de lugares a visitar, roteiro para descobrir a ilha, o que ver e fazer, onde comer e dormir em Siquijor. Transportes para entrar e sair da ilha.
- ILHA DE BOHOL – Tudo o que precisa de saber quando visitar Bohol, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor de Bohol e de ilhas ao largo, com tours, praias, onde comer, o que ver e fazer, transportes e preços.
- ILHA CAMIGUIN – Um artigo para o ajudar a planear a sua viagem a Camiguin, uma das ilhas mais belas das Filipinas com tudo o que não pode perder nesta ilha vulcão, como trilhos, praias, ilhas ao largo, tours e dicas sobre transportes, onde comer e dormir.
- ILHA SIARGAO – Tudo que precisa de saber para visitar Siargao está neste artigo, como por exemplo o que ver e fazer, lugares a visitar, tours, preços, onde comer e dormir, como se deslocar na ilha e como lá chegar.
- VISTO DAS FILIPINAS – Informação detalhada sobre os diferentes tipos de vistos e possibilidades que tem para entrar nas Filipinas.
- TUBARÕES BALEIA NAS FILIPINAS – Um artigo de opinião sobre nadar com tubarões baleia nas Filipinas e porque não o fizemos quando estávamos em Cebu.