TUBARÕES BALEIA EM OSLOB – FILIPINAS – Porque NÃO nadamos!

TUBARÕES BALEIA EM OSLOB - FILIPINAS | Porque NÃO nadamos!

Quer ver tubarões baleia em Oslob? Quer nadar com tubarões baleia em Oslob? Gostava de fotografar os tubarões baleia em Oslob? Pense novamente! Quando planeamos a nossa viagem nas Filipinas, rapidamente nos demos conta que há vários lugares nas Filipinas com tours de interacção com tubarões baleia. O mais badalado na internet é fazer snorkel e nadar com tubarões baleia em Oslob, na ilha de Cebu, e Lila, na ilha de Bohol. Esses eram os locais por nós escolhidos, já que a época de observação coincidia com as datas da nossa viagem. Mas, já nas Filipinas, decidimos que não íamos mergulhar com tubarões baleia em Oslo e Lila. Porque não nadar com tubarões baleia em Oslob?

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

Tubarões baleia – Gigantes, mas frágeis

Os tubarões baleia, apesar de terem no nome “baleia”, não são mamíferos, mas sim peixes. São, aliás, o maior peixe do mundo e o maior animal vertebrado não mamífero do planeta. Além do seu tamanho (rondam os 10 m de comprimento), são extremamente belos e graciosos, e perfeitamente inofensivos, mesmo quando abrem a sua enorme boca, uma vez que se alimentam unicamente de plâncton (por filtração).

Não existe uma estimativa da população mundial de tubarões baleia, mas a espécie é considerada em perigo, devido ao seu ritmo reprodutivo lento (atingem a maturidade sexual apenas aos 30 nos e podem viver até perto dos 100) e às práticas de pesca e lesões provocadas por embarcações. Filipinas, Índia e Taiwan, nações com tradição de pesca de tubarões baleia, já proibiram esta prática.


Mergulhar e nadar responsavelmente com tubarões baleia

O tubarão baleia é uma espécie migratória, sendo que podem deslocar-se milhares de quilómetros. Embora o seu comportamento reprodutivo seja ainda pouco conhecido, quanto à sua alimentação há zonas conhecidas do planeta onde acontecem agregações sazonais destes animais, tais como em locais nas Filipinas, Austrália, Índia, Maldivas, ou México (como se pode depreender, os tubarões baleia gostam de águas quentes!), onde os tubarões baleia passam alguns meses por ano.

Uma vez que os tubarões baleia são dóceis e inofensivos para o ser humano, é natural que a actividade turística de observação de perto destes gigantes tenha florescido. Claro que isto deve ser feito com regras, de modo a minimizar o impacto sobre estes animais. As organizações internacionais de conservação e protecção da vida animal recomendam que, por exemplo, uma zona de contacto exclusiva de raio de 250 metros deve aplicar-se a qualquer tubarão baleia, somente deve operar uma embarcação de cada vez dentro dessa zona, por 90 minutos no máximo, e não se aproximando a menos do que 30 metros de distância do tubarão baleia. Além disso, as pessoas na água não devem:

  • tentar tocar ou montar o tubarão baleia
  • restringir o movimento ou comportamento normal do tubarão baleia
  • usar fotografia com flash ou câmaras em selfie sticks
  • exceder mais de 10 pessoas na água a qualquer momento

Nós já mergulhámos com tubarões baleia aquando da nossa viagem pelo México, na ilha Holbox, adorámos a experiência, e gostámos de ver que tudo foi feito com regras, ainda que, em termos de distância do barco às vezes não fosse como o recomendado (mas também foi em 2012…), e que os animais não foram perturbados. Pode ver um vídeo nosso em cima. Mas isto já foi há 8 anos e nós queríamos ter mais uma vez o prazer de nadar com estes gentis gigantes do mar.

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

Porque não mergulhar ou nadar com tubarões baleia em Oslob ou Lila

Já em viagem pelas Filipinas, fizemos alguma pesquisa e demo-nos conta que nadar com tubarões baleia em Oslob, como em Lila, o contacto com os tubarões baleia era totalmente desregulado, com consequências graves para os animais, e levando a vários avisos de organizações internacionais. Nadar com tubarões baleia em Oslob não parecia nada sustentável. Problemas como a pressão excessiva de pessoas na água, levando a abusos inconcebíveis como pessoas a tirar fotos a montar tubarões baleia em Oslob, e o excesso de barcos numa zona restrita, levando a que muitos tubarões baleia em Oslob sejam atingidos pelas hélices dos motores do barcos, fizeram-nos reconsiderar.

Mas aquilo que definitivamente nos levou a decidir não mergulhar com tubarões baleia em Oslob ou Lila é o facto de que aí se pratica a alimentação artificial dos animais por parte de pescadores e operadores turísticos, com o objectivo de manter os animais nessas regiões o mais tempo possível, rentabilizando ao máximo a actividade turística. Ora isto é imperdoável, uma vez que os hábitos migratórios dos tubarões baleia em Oslob são alterados, sendo que já está provado que os animais passam muito mais tempo nessas zonas do que os seu ritmo natural anual. Sendo assim tubarões baleia em Oslob não é nada sustentável.

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

Além disso, a alimentação artificial dos tubarões baleia em Oslob (baseada numa pasta de camarão) leva a que os tubarões baleia tenham uma dieta menos diversificada e que passem a identificar as embarcações como fonte de comida, levando-os inclusive a perseguir os barcos, aumentando significativamente o risco de lesões nos tubarões baleia em Oslob.

Organizações como a Greenpeace ou a WWF – Filipinas emitiram avisos quanto a estas práticas com os tubarões baleia em Oslob, e o próprio governo filipino parece querer proibir a actividade até esta ser regulamentada. No entanto, até à data, empresas e autoridades locais parecem querer pôr o lucro acima de tudo e têm-se recusado a alterar estas práticas com os tubarões baleia em Oslob.

Somos escritores de viagem e divulgadores de destinos turísticos, mas somos também defensores do turismo sustentável, por isso não podemos compactuar com o que acontece com os tubarões baleia em Oslob e Lila. Decidimos, assim, não mergulhar ou nadar com os tubarões baleia em Oslob e Lila e, além disso, divulgar o que se passa actualmente para tentar ajudar a que estas práticas não sejam premiadas pela visita e pela publicidade. Nadar com tubarões baleia em Oslob? Dissemos não.

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

NOTA SOBRE NADAR COM TUBARÕES BALEIA EM OSLOB – As fotografias deste artigo sobre os tubarões baleia em Oslob foram tiradas por nós quando nadamos com tubarões baleia em Holbox, no México.

Se vai viajar para as Filipinas estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA FILIPINAS [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para visitar as Filipinas em 30 ou 45 dias, por um conjunto de ilhas filipinas, com roteiro detalhado com transportes, alojamentos, locais para comer e o que ver e fazer quando visitar as Filipinas.
  • VISITAR MANILA – Um artigo cheio de dicas para viajar para as Filipinas, entrando pela capital, Manila, e aproveitar para visitar a cidade no início e final da viagem.
  • ILHA DE BORACAY – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Boracay, cheio de dicas do que ver e fazer na ilha e nas praias.
  • CORON – Se procura as melhores dicas para visitar Coron, um local paradisíaco nas Filipinas, este artigo é para si. Onde dormir, quais as melhores praias, o que ver e fazer, onde comer, o que visitar, etc.
  • BARCO ENTRE EL NIDO E CORON – Um artigo que o ajuda a preparar a sua viagem de barco entre El Nido e Coron, uma das actividades obrigatórias a fazer quando for viajar nas Filipinas.
  • EL NIDO – Tudo o que precisa de saber quando visitar El Nido, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor destas ilhas ao largo, com tours, praias, lugares e ilhas desertas para se alojar, onde comer, o que fazer, transportes e preços.
  • VIAJAR EM PALAWAN [GUIA DE VIAGEM] – Um guia de viagem completo para viajar em Palawan, nas Filipinas, com tudo o que precisa de saber ao detalhe com roteiro para 15 dias com viagem a El Nido, Coron e Puerto Barton, com informações sobre transportes, tours, praias, o que comer, onde dormir, o que ver e fazer.
  • PORT BARTON – Se procura as melhores dicas para visitar Port Barton, nas Filipinas, não vá mais longe. Onde dormir, comer, o que visitar, que tours fazer, o que ver. Tudo o que precisa de saber está aqui.
  • ILHA CEBU – Um artigo com um roteiro para explorar a ilha de Cebu nas Filipinas, com lugares a visitar, o que ver e fazer, como gerir os transportes, preços e tours obrigatórios a fazer na ilha de Cebu, o local onde não se deve nadar com tubarões baleia em Oslob.
  • ILHA SIQUIJOR – Um artigo detalhado para quem vai visitar Siquijor e pretende planear a sua viagem. Um artigo cheio de dicas de lugares a visitar, roteiro para descobrir a ilha, o que ver e fazer, onde comer e dormir em Siquijor. Transportes para entrar e sair da ilha.
  • ILHA DE BOHOL – Tudo o que precisa de saber quando visitar Bohol, com dicas imperdíveis para aproveitar o melhor de Bohol e de ilhas ao largo, com tours, praias, onde comer, o que ver e fazer, transportes e preços.
  • ILHA CAMIGUIN – Um artigo para o ajudar a planear a sua viagem a Camiguin, uma das ilhas mais belas das Filipinas com tudo o que não pode perder nesta ilha vulcão, como trilhos, praias, ilhas ao largo, tours e dicas sobre transportes, onde comer e dormir.
  • ILHA SIARGAO – Tudo que precisa de saber para visitar Siargao está neste artigo, como por exemplo o que ver e fazer, lugares a visitar, tours, preços, onde comer e dormir, como se deslocar na ilha e como lá chegar.
  • VISTO DAS FILIPINAS – Informação detalhada sobre os diferentes tipos de vistos e possibilidades que tem para entrar nas Filipinas.
  • TUBARÕES BALEIA NAS FILIPINAS – Um artigo de opinião sobre nadar com tubarões baleia em Oslob nas Filipinas e porque não o fizemos quando estávamos em Cebu.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Paula diz: Responder

    Parabéns pela decisão! Eu tb nadei com estes peixinhos em Exmouth, na Austrália Ocidental e tudo era bem regrado e mantendo sempre distância de segurança! Também recomendo fazer esta actividade lá!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Excelente partilha. Obrigada.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.