Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

Quando planeamos a nossa viagem nas Filipinas, rapidamente nos demos conta que há vários lugares nas Filipinas com tours de interacção com tubarões baleia. O mais badalado na internet é fazer snorkel com tubarões-baleia em Oslob, na ilha de Cebu, e Lila, na ilha de Bohol. Esses eram os locais por nós escolhidos, já que a época de observação coincidia com as datas da nossa viagem. Mas, já nas Filipinas, decidimos que não íamos mergulhar com tubarões baleia em Oslo e Lila. Porque não?

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

Tubarões baleia – Gigantes, mas frágeis

Os tubarões baleia, apesar de terem no nome “baleia”, não são mamíferos, mas sim peixes. São, aliás, o maior peixe do mundo e o maior animal vertebrado não mamífero do planeta. Além do seu tamanho (rondam os 10 m de comprimento), são extremamente belos e graciosos, e perfeitamente inofensivos, mesmo quando abrem a sua enorme boca, uma vez que se alimentam unicamente de plâncton (por filtração).

Não existe uma estimativa da população mundial de tubarões baleia, mas a espécie é considerada em perigo, devido ao seu ritmo reprodutivo lento (atingem a maturidade sexual apenas aos 30 nos e podem viver até perto dos 100) e às práticas de pesca e lesões provocadas por embarcações. Filipinas, Índia e Taiwan, nações com tradição de pesca de tubarões baleia, já proibiram esta prática.

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

Mergulhar responsavelmente com tubarões baleia

O tubarão baleia é uma espécie migratória, sendo que podem deslocar-se milhares de quilómetros. Embora o seu comportamento reprodutivo seja ainda pouco conhecido, quanto à sua alimentação há zonas conhecidas do planeta onde acontecem agregações sazonais destes animais, tais como em locais nas Filipinas, Austrália, Índia, Maldivas, ou México (como se pode depreender, os tubarões baleia gostam de águas quentes!), onde os tubarões baleia passam alguns meses por ano.

Uma vez que os tubarões baleia são dóceis e inofensivos para o ser humano, é natural que a actividade turística de observação de perto destes gigantes tenha florescido. Claro que isto deve ser feito com regras, de modo a minimizar o impacto sobre estes animais. As organizações internacionais de conservação e protecção da vida animal recomendam que, por exemplo, uma zona de contacto exclusiva de raio de 250 metros deve aplicar-se a qualquer tubarão-baleia, somente deve operar uma embarcação de cada vez dentro dessa zona, por 90 minutos no máximo, e não se aproximando a menos do que 30 metros de distância do tubarão baleia. Além disso, as pessoas na água não devem:

  • tentar tocar ou montar o tubarão baleia
  • restringir o movimento ou comportamento normal do tubarão baleia
  • usar fotografia com flash ou câmaras em selfie sticks
  • exceder mais de 10 pessoas na água a qualquer momento

Nós já mergulhámos com tubarões baleia aquando da nossa viagem pelo México, na ilha Holbox, adorámos a experiência, e gostámos de ver que tudo foi feito com regras, ainda que, em termos de distância do barco às vezes não fosse como o recomendado (mas também foi em 2012…), e que os animais não foram perturbados. Pode ver um vídeo nosso em cima. Mas isto já foi há 8 anos e nós queríamos ter mais uma vez o prazer de nadar com estes gentis gigantes do mar.

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

Porque não mergulhar com tubarões baleia em Oslob ou Lila

Já em viagem pelas Filipinas, fizemos alguma pesquisa e demo-nos conta que tanto em Oslob, como em Lila, o contacto com os tubarões baleia era totalmente desregulado, com consequências graves para os animais, e levando a vários avisos de organizações internacionais. Problemas como a pressão excessiva de pessoas na água, levando a abusos inconcebíveis como pessoas a tirar fotos a montar um tubarão baleia, e o excesso de barcos numa zona restrita, levando a que muitos tubarões baleia sejam atingidos pelas hélices dos motores do barcos, fizeram-nos reconsiderar.

Mas aquilo que definitivamente nos levou a decidir não mergulhar com tubarões baleia em Oslob ou Lila é o facto de que aí se pratica a alimentação artificial dos animais por parte de pescadores e operadores turísticos, com o objectivo de manter os animais nessas regiões o mais tempo possível, rentabilizando ao máximo a actividade turística. Ora isto é imperdoável, uma vez que os hábitos migratórios dos tubarões baleia são alterados, sendo que já está provado que os animais passam muito mais tempo nessas zonas do que os seu ritmo natural anual.

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

Além disso, a alimentação artificial (baseada numa pasta de camarão) leva a que os tubarões baleia tenham uma dieta menos diversificada e que passem a identificar as embarcações como fonte de comida, levando-os inclusive a perseguir os barcos, aumentando significativamente o risco de lesões.

Organizações como a Greenpeace ou a WWF – Filipinas emitiram avisos quanto a estas práticas, e o próprio governo filipino parece querer proibir a actividade até esta ser regulamentada. No entanto, até agora, empresas e autoridades locais parecem querer pôr o lucro acima de tudo e têm-se recusado a alterar estas práticas.

Somos escritores de viagem e divulgadores de destinos turísticos, mas somos também defensores do turismo sustentável, por isso não podemos compactuar com o que acontece com os tubarões baleia em Oslob e Lila. Decidimos, assim, não mergulhar com os tubarões baleia em Oslob e Lila e, além disso, divulgar o que se passa actualmente para tentar ajudar a que estas práticas não sejam premiadas pela visita e pela publicidade.

Porque NÃO mergulhamos com TUBARÕES BALEIA em OSLOB | Filipinas

NOTA – As fotografias deste artigo foram tiradas por nós quando mergulhamos com tubarões baleia em Holbox, no México.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

 câmera dslr - ícones de tecnologia grátisMáquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Paula diz: Responder

    Parabéns pela decisão! Eu tb nadei com estes peixinhos em Exmouth, na Austrália Ocidental e tudo era bem regrado e mantendo sempre distância de segurança! Também recomendo fazer esta actividade lá!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Excelente partilha. Obrigada.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.