Visitar NOVA IORQUE e aprender com a Nova Iorque revolucionária | EUA

Visitar NOVA IORQUE e aprender com a Nova Iorque revolucionária | EUA
Se há uma coisa que os capitalistas não gostam, é de uma revolução. It’s bad for business… Isto apesar do Barão de Rothschild, de uma das maiores famílias banqueiras do mundo, ter afirmado no século XVIII “Buy when there’s blood in the streets, even if the blood is your own.”! Não é de estranhar, portanto, que a capital financeira do mundo não tenha uma história rica em termos revolucionários. A única que por aqui passou foi a Revolução Americana, a luta pela independência da união das colónias inglesas face à potência colonial, e mesmo nessa, Nova Iorque não teve um papel preponderante…

Visitar NOVA IORQUE e aprender com a Nova Iorque revolucionária | EUA


O exército de George Washington até teve uma vitória importante às portas da cidade em Setembro de 1776, poucas semanas depois da Declaração da Independência, mas a falta de homens e meios levou-o a recuar e deixar a cidade aos ingleses. Durante todo o período da guerra, a cidade não só esteve sob domínio inglês, como era aí o seu quartel-general e era notório o apoio aos colonizadores por uma boa parte da população. Washington regressou à cidade só em Novembro de 1783, acabada a guerra e depois da partida dos ingleses e dos seus apoiantes. 

Visitar NOVA IORQUE e aprender com a Nova Iorque revolucionária | EUA
A importância da grandeza e localização de Nova Iorque era já na altura evidente, mas o lado simbólico da política é muito importante, e talvez também por isso, a cidade foi escolhida para testemunhar o nascimento do governo dos recém criados “Estados Unidos da América”. Em 1785, foi declarada como capital dos EUA e 4 anos mais tarde, a 30 de Abril de 1789, George Washington tomou aí posse como 1º presidente da nação. Essa tomada de posse decorreu no cruzamento entre a Wall Street e a Broad Street, no edifício da New York City Hall, a antiga sede de governo inglês da colónia de Nova Iorque. Foi aí também que reuniu o primeiro Congresso dos EUA. 
No entanto, no ano a seguir à tomada de posse de Washington, e terminado o acto simbólico de passagem de poder, Filadélfia foi declarada como capital dos EUA, enquanto que, em Nova Iorque, a City Hall albergou ainda o governo da cidade até 1812, ano em que foi demolida. 

Hoje, podemos encontrar no mesmo local uma estátua de bronze de Washington, nas escadarias de um edifício chamado Federal Hall. Construído entre 1834 e 1842, inspirado na arquitectura grega clássica, este foi erigido como casa da alfândega e serviu ainda como cofre-forte do Treasury. Pode visitar-se o edifício, e descer às caves, onde se encontravam as salas com portas reforçadas que guardavam toneladas de ouro e prata, correspondentes a 80% da riqueza da nação. Em 1920, tudo seria transferido para o Federal Reserve Bank, a poucos quarteirões de distância. Pode também ver-se uma pequena exposição sobre o papel de Nova Iorque no nascimento da nação. 

Os mais interessados neste período histórico da cidade podem também consultar online o Manhattan Historic Sites Archive, https://www.mhsarchive.org/federal-hall.aspx?dir=feha.

Marque aqui as suas tours e passeios na cidade 

 

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.