CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia | EUA e Canadá

As CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia | EUA e Canadá
As Cataratas de Niagara são um conjunto de quedas de água que se formaram no final da último período glaciar na América do Norte. Durante a glaciação de Wisconsin toda esta área estava coberta por um imenso manto de gelo – Laurentide– que erodiu e aprofundou os vales e montanhas actuais.
As CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia | EUA e Canadá
No final da glaciação, há cerca de 10 mil anos, o clima sofre alterações e o aumento das temperaturas provoca a fusão dos gelos glaciares, deixando os vales e áreas deprimidas expostos à erosão fluvial. As áreas deprimidas foram ocupadas por grandes quantidades de água criando um imenso lago interior – o lago Agassiz – que drenava em quatro direcções: Árctico, Atlântico Norte, Atlântico Sul e Golfo do México.
As CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia | EUA e Canadá
Esta situação criou fortes torrentes de água que drenavam a área para onde hoje se desenvolve o vale do rio Niagara e os grandes lagos. Esta drenagem foi responsável pela criação dos Grandes Lagos. Entre os lagos, a erosão fluvial foi talhando vários vales mas apenas na zona de Niagara a natureza dos materiais produziu uma erosão diferencial capaz de criar quedas de água impressionantes entre os lagos Erie e Ontário.
As CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia | EUA e Canadá
Os calcários dolomitícos densos, mais resistentes, permaneceram salientes na paisagem, ao contrário dos materiais que estavam subjacentes compostos por xistos, ardósias e algumas intercalações calcárias ricas em fósseis.  Na base desta formação, existe uma formação com xistos e arenitos mais resistentes.
As CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia | EUA e Canadá
 A diferença litológica dos materiais foi responsável pelo aparecimento das cataratas que têm 100 metros de altura e do desenvolvimento de um canhão fluvial com cerca de 11 km de comprimento desde as quedas até o lago Ontário. Este canhão resulta dos processos erosivos que continuam a ser bastante intensos especialmente devido ao congelamento e descongelamento anual do rio, fazendo com que a posição das quedas de água vá recuando para montante (30 cm/ano) devido à erosão regressiva.
As CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia | EUA e Canadá
As CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia | EUA e Canadá
 O primeiro homem a usufruir da maravilhosa vista das quedas terá sido um ameríndio nativo da região dos grandes lagos, mas foi um padre francês o primeiro a documentá-lo ao mundo através de um relato da expedição que realizou em 1678, exacerbando a imponência das quedas de água. Desde essa altura, os europeus voltaram-se para o norte do continente norte-americano, mas, depois que se construiu a linha ferroviária em 1800, todos queriam espreitar esta maravilha da natureza. Curiosamente, até o irmão de Napoleão Bonaparte aqui veio em Lua-de-mel.
As CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia | EUA e Canadá

Marque aqui os seus passeios e compre aqui os seus bilhetes

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

  DSLR Camera free icon Máquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.