As Cataratas de Niagara são uma das maravilhas da natureza obrigatória para quem visita o nordeste dos EUA ou o Canadá. Apesar de ser possível visitá-las apenas num dos países, a verdade é que para se ter uma noção completa das quedas, deve-se visitar as duas margens, ou seja, o lado norte-americano e o lado canadiano. De ambos os lados, a entrada no recinto das Cataratas de Niagara é gratuita.
- Tour desde Nova Iorque até às Cataratas de Niagara – Marque aqui.
- Tour de 2 dias desde Nova Iorque às Cataratas de Niagara – Marque aqui.
- Tour de avião até às Cataratas de Niagara desde Nova Iorque – Marque aqui.
- Tour de 4 dias a partir de Nova Iorque com visita às Cataratas de Niagara, Filadélfia e Washington. – Marque aqui.
Se estiver a pensar viajar nos EUA veja estes nossos artigos
- VISITAR NOVA IORQUE – Tudo mas tudo o que precisa de saber para visitar Nova Iorque, com roteiro dia à dia, lugares a visitar, dicas, onde comer, onde dormir, como se deslocar, etc.
- VISITAR AS CATARATAS DE NIAGARA – Tudo o que precisa de saber para visitar as Cataratas de Niagara do lado dos EUA e do Canadá.
- VISITAR FILADÉLFIA – Tudo o que precisa de saber para visitar Filadélfia, com roteiro dia à dia, lugares a visitar, dicas, onde comer, onde dormir, como se deslocar, etc.
- MUSEUS DOS EUA PARA VER VAN GOHG – Os melhores museus dos EUA para ver as obras de Van Gogh.
- VISITAR BOSTON – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Boston nos EUA, com roteiro dia à dia, lugares a visitar, dicas, onde comer, onde dormir, como se deslocar, etc.
- VISITAR CHICAGO – Dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Chicago nos EUA, com roteiro dia à dia, lugares a visitar, dicas, onde comer, onde dormir, como se deslocar, etc.
CATARATAS DE NIAGARA, uma lição de geomorfologia
As Cataratas de Niagara são um conjunto de quedas de água que se formaram no final da último período glaciar na América do Norte. Durante a glaciação de Wisconsin toda esta área estava coberta por um imenso manto de gelo – Laurentide– que erodiu e aprofundou os vales e montanhas actuais.
- Tour de avião até às Cataratas de Niagara desde Nova Iorque – Marque aqui.
- Tour de 4 dias a partir de Nova Irque com visita às Cataratas de Niagara, Filadélfia e Washington. – Marque aqui.
No final da glaciação, há cerca de 10 mil anos, o clima sofre alterações e o aumento das temperaturas provoca a fusão dos gelos glaciares, deixando os vales e áreas deprimidas expostos à erosão fluvial. As áreas deprimidas foram ocupadas por grandes quantidades de água criando um imenso lago interior – o lago Agassiz – que drenava em quatro direcções: Árctico, Atlântico Norte, Atlântico Sul e Golfo do México.
Esta situação criou fortes torrentes de água que drenavam a área para onde hoje se desenvolve o vale do rio Niagara e os grandes lagos. Esta drenagem foi responsável pela criação dos Grandes Lagos. Entre os lagos, a erosão fluvial foi talhando vários vales mas apenas na zona de Niagara a natureza dos materiais produziu uma erosão diferencial capaz de criar quedas de água impressionantes entre os lagos Erie e Ontário.
Os calcários dolomitícos densos, mais resistentes, permaneceram salientes na paisagem, ao contrário dos materiais que estavam subjacentes compostos por xistos, ardósias e algumas intercalações calcárias ricas em fósseis. Na base desta formação, existe uma formação com xistos e arenitos mais resistentes.
A diferença litológica dos materiais foi responsável pelo aparecimento das cataratas que têm 100 metros de altura e do desenvolvimento de um canhão fluvial com cerca de 11 km de comprimento desde as quedas até o lago Ontário. Este canhão resulta dos processos erosivos que continuam a ser bastante intensos especialmente devido ao congelamento e descongelamento anual do rio, fazendo com que a posição das quedas de água vá recuando para montante (30 cm/ano) devido à erosão regressiva.
O primeiro homem a usufruir da maravilhosa vista das quedas terá sido um ameríndio nativo da região dos grandes lagos, mas foi um padre francês o primeiro a documentá-lo ao mundo através de um relato da expedição que realizou em 1678, exacerbando a imponência das quedas de água. Desde essa altura, os europeus voltaram-se para o norte do continente norte-americano, mas, depois que se construiu a linha ferroviária em 1800, todos queriam espreitar esta maravilha da natureza. Curiosamente, até o irmão de Napoleão Bonaparte aqui veio em Lua-de-mel.
VISITAR AS CATARATAS DE NIAGARA DO LADO DOS EUA
Do lado norte-americano, existe uma pequena cidade, bastante tranquila, com habitações clássicas e um estilo de vida muito tradicional. Só nas imediações das cataratas de Niagara existem as tradicionais lojas de turistas, restaurantes indianos e parques de estacionamento cheios de autocarros.
ONDE DORMIMOS QUANDO VISITAR AS CATARATAS DE NIAGARA NOS EUA
A cidade de Niagara é um excelente local para pernoitar e foi isso que nós fizemos. Basta caminhar cerca de 300 m para o interior da povoação para perceber que o turismo pouco alterou o estilo de vida da cidade. Escolhemos uma guesthouse tradicional – Wanderfall Guesthouse – e lá ficamos durante dois dias maravilhosos.
Os donos são super simpáticos e a guesthouse tem tudo o que um backpacker pode desejar: é acolhedora, faz-nos sentir em casa, cozinha equipada, pequeno-almoço, quartos e casas-de-banho limpas e internet, num bairro tranquilo da cidade e perto das quedas. É uma combinação perfeita. Aproveitamos a cozinha e fizemos um jantar maravilhoso com franguinho estufado e cogumelos. Uma delícia.
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR AS CATARATAS DE NIAGARA NOS EUA
- Wyndham Garden at Niagara Falls
- Seneca Niagara Resort & Casino
- DoubleTree by Hilton Hotel Niagara Falls New York
- Quality Hotel & Suites At The Falls
- Sheraton Niagara Falls
- Wingate by Wyndham Niagara Falls
- The Giacomo, an Ascend Hotel Collection Member
- Red Coach Inn
COMO VISITAR
As Cataratas de Niagara no lado norte-americano estão bastante próximas, sendo que nós caminhamos completamente ao seu lado e sentimos a água cair sobre as nossas roupas e cara. Há imensos turistas, claro, mas há espaço que chegue para todos. O melhor é começar pela torre de observação que permite uma vista cénica sobre as quedas, nomeadamente a parte designada por “American Falls“. Na época alta é possível descer de elevador – Cave of the winds – até à base das quedas. Em Abril, o elevador estava fechado.
VISITAR AS CATARATAS DE NIAGARA DO LADO DO CANADÁ
No segundo dia o tempo melhorou e as cataratas de Niagara exibiram todo o seu esplendor. Neste dia atravessamos a pé a Rainbow Bridge, a ponte que liga o Canadá aos EUA, e exploramos o lado canadiano das cataratas. Para os europeus basta apresentar o passaporte na entrada e saída dos postos de emigração, sendo que no final apenas nos acrescentam um carimbo do Canadá ao passaporte. A passagem pela fronteira é bastante rápida e fácil.
Ao longo do Queen Vitoria Park a vista sobre as American Falls é maravilhosa e vê-se melhor a queda do Véu da Noiva, pouco visível do lado norte-americano devido ao gelo. Mas, o ex-libris das Cataratas de Niagara do lado canadiano é a Ferradura de Cavalo. Não haverá fotografia que faça jus a esta beleza.
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR AS CATARATAS DE NIAGARA NO CANADÁ
- Hilton Niagara Falls/ Fallsview Hotel and Suites
- The Falls Hotel & Inn
- The Oakes Hotel Overlooking the Falls
- Embassy Suites by Hilton Niagara Falls/ Fallsview
- Niagara Falls Marriott on the Falls
- Tower Hotel at Fallsview
- Niagara Falls Marriott Fallsview Hotel & Spa
- Days by Wyndham Niagara Falls Centre St. By the Falls
HELICÓPTERO EM NIAGARA – Sobrevoando as Cataratas de Niagara
“Bird eye view“, eis algo que sempre ambicionei. Fechar os olhos; sentir o corpo subir no ar; abrir os braços e voar. Voar! Abrir os olhos, olhar para baixo e ver o mundo tão pequeno que o ser humano não passa de mais um elemento da paisagem, tão insignificante quanto um grão de areia no deserto. Como conseguir alcançar tal feito? Não me ocorre nada melhor do que um passeio de helicóptero em Niagara. Se demorei alguns instantes a pensar, demorei bem menos a decidir-me. Isto porque uma das atracções turísticas das Cataratas de Niagara (do lado canadiano) são os passeios de helicóptero.
- Tour de avião até às Cataratas de Niagara desde Nova Iorque – Marque aqui.
- Tour de 4 dias a partir de Nova Irque com visita às Cataratas de Niagara, Filadélfia e Washington. – Marque aqui.
Nós tratamos de tudo para fazer o passeio de Helicóptero em Niagara antes. Marcamos o nosso voo com a Niagara Helicopters e “rezamos” para que o tempo naquele dia estivesse a preceito. E, felizmente, estava. São Pedro foi nosso amigo.
De bilhetes na mão fervilhávamos de entusiasmo. Mal podíamos acreditar que íamos sobrevoar as Niagara Falls!!! – Belisca-me, Rui. Não estou em mim!
– Nem eu, isto vai ser BRUTAL!
Tivemos a sorte de ser os primeiros a entrar no helicóptero e eu escolhi logo o lugar da frente, ao lado do piloto, e o Rui o lugar atrás, junto à janela. No helicóptero voam seis pessoas de cada vez.
De auscultadores gigantescos e auricular colocado, estamos prontos para levantar. O piloto faz-me indicação com o polegar de que tudo está ok. O helicóptero começa subir. O chão parece que treme debaixo dos meus pés. Que sensação extraordinária! Vejo o chão a distanciar-se de mim; ou melhor, desta vez sou eu que levanto voo e que me estou a distanciar do chão. Os primeiros abanos deixam-me um pouco agoniada mas 30 segundos depois as vistas da paisagem circundante fazem-me esquecer os enjoos e até que tenho vertigens!
Meu Deus, o mundo é perfeito! Tão perfeito que a maioria das vezes temos dificuldade em perceber isso. Estamos tão concentrados na nossa vida pessoal e profissional, no contexto económico e político nacional/internacional, que nos esquecemos de olhar o mundo de um outro ângulo. Esta viagem de helicóptero fez isso por mim.
Quando sobrevoava a garganta em que o rio Niagara corre encaixado senti-me viajar para um mundo sem problemas, sem indivíduos, onde o homem é tão insignificante quanto um grão de areia no deserto. Nesse mundo, o rio Niagara corre no planalto, num leito aberto, transportando icebergs que se desprenderam dos glaciares do lago Ontário. Estes icebergs são transportados para jusante durante vários quilómetros e acabam por cair na base da queda de água.
A noção de escala só é dada pela dimensão dos prédios construídos ao lado das quedas. Depois das quedas de água, o rio encaixa numa garganta rochosa estreita e profunda e desaparece no horizonte. É este espectáculo da natureza que a tal “bird eye view” me permite contemplar. Parece irreal mas não é. É simplesmente uma forma extraordinária de apreciar aquilo que o mundo de melhor tem, a sua natureza, mas longe das multidões de turistas.
Dados práticos para Helicóptero em Niagara
Nós tratamos tudo pela internet com a Niagara Helicopters antes de chegar a Niagara. Assim, quando lá chegamos já sabíamos o que iríamos ver e fazer. Foi óptimo porque não perdemos tempo a decidir as coisas no momento. Apenas nos deixamos levar pela emoção e magnificência da natureza. O passeio é muito bom (embora demora apenas 10 minutos) e vale cada dólar investido.
Como chegar: O heliporto de onde saem os helicópteros fica na linha verde de bus, paralela à garganta calcária do rio Niagara. Apanhamos o bus em frente às quedas (para tal compramos um passe diário que custou 7$/pessoa da wego) e saímos na paragem do Aero Car. De lá basta caminhar cerca de 5 minutos até à avenida Vitória, onde se localiza o heliporto.
TOUR E BILHETES PARA VISITAR AS CATARATAS DE NIAGARA NO CANADÁ
- Tour de “Milagres, Mitos e Magia” marque aqui.
- Passeio com Voo e Barco nas Cataratas do Niágara e Almoço na Skylon – Marque aqui.
- Show Wild Magics marque aqui.
- Voo de helicóptero (12 minutos) para sobrevoar as quedas de água marque aqui.
- Cruzeiro nocturno com jantar para ver o Night Show de luzes – Marque aqui.
- Passeio de avião para descobrir os vinhos e chocolates de Niagara – Marque aqui.
- Voo de avioneta de 30 minutos sobre as Cataratas de Niagara – Marque aqui.
- Passeio do barco – Maid of the Mist – e Torre Skylon. Marque aqui.
- Bilhete para o Niagara SkyWheel – Compre aqui.
- Passe Clifton Hill nas Cataratas do Niágara: 6 atracções – Marque aqui.
- Ingresso para a Niagara SkyWheel
- Ingresso para o Zombie Attack
- Ingresso para a monta-russa Wild West
- Ingresso para o Museu de Cera Movieland
- Ingresso para o Golfe dos Dinossauros ou Golfe dos Magos
- Ingresso para o Ghost Blasters
- Niagara Falls USA Tour e Jetboat Adventure – Marque aqui.
- Tour ao lado americano – Marque aqui.
- Tour completo ao lado americano e do Canadá no mesmo dia. – Marque aqui.
Marque aqui os seus passeios e compre aqui os seus bilhetes
Se estiver a pensar viajar nos EUA veja estes nossos artigos
- VISITAR NOVA IORQUE – Tudo mas tudo o que precisa de saber para visitar Nova Iorque, com roteiro dia à dia, lugares a visitar, dicas, onde comer, onde dormir, como se deslocar, etc.
- VISITAR AS CATARATAS DE NIAGARA – Tudo o que precisa de saber para visitar as Cataratas de Niagara do lado dos EUA e do Canadá.
- VISITAR FILADÉLFIA – Tudo o que precisa de saber para visitar Filadélfia, com roteiro dia à dia, lugares a visitar, dicas, onde comer, onde dormir, como se deslocar, etc.
- MUSEUS DOS EUA PARA VER VAN GOHG – Os melhores museus dos EUA para ver as obras de Van Gogh.
- VISITAR BOSTON – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Boston nos EUA, com roteiro dia à dia, lugares a visitar, dicas, onde comer, onde dormir, como se deslocar, etc.
- VISITAR CHICAGO – Dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Chicago nos EUA, com roteiro dia à dia, lugares a visitar, dicas, onde comer, onde dormir, como se deslocar, etc.
Olá Carla,
Desde já obrigado por tudo o que partilhou acerca de Niagara Falls. Queria perguntar-lhe como foi até à cidade de Niagara? Vinha de Buffalo? Quais os transportes utilizados? E valores aproximados?
Obrigado,
Joel
Apanhamos comboio para Buffalo e de lá bus para Niagara.
Sem dúvida uma força da natureza, um lugar lindo e maravilhoso para se conhecer.