Ouvir o som do Gospel no BAIRRO DE HARLEM em Nova Iorque | EUA

Ouvir o som do Gospel no BAIRRO DE HARLEM em Nova Iorque | EUA

Não, não estou dentro de um cenário de um filme. Não, isto não é ficção. Esta gente canta e dança de forma entusiasta e o ritmo afro acaba por me contagiar. Até eu já danço e canto dentro de uma igreja em Harlem. Não, isto não é um filme.

Ouvir o som do Gospel no BAIRRO DE HARLEM em Nova Iorque | EUA
O bairro de Harlem é um dos maiores bairros de Manhattan, em Nova Iorque. Dominado pela cultura afro-americana, este bairro residencial tem casas de estilo holandês já que foi criado por emigrantes holandeses que vinham da vila de Haarlem. No entanto, a Grande Depressão dos anos 20 e 30, provocou uma forte desindustrialização em Nova Iorque e os emigrantes holandeses foram abandonando o bairro e as taxas de criminalidade e de pobreza aumentaram significativamente. Na década de 40 a diversidade cultural do bairro aumentava. Aos afro-americanos, que desde o início do século chegavam em massa, juntavam-se os árabes, os persas, os europeus e mais recentemente os asiáticos. Hoje é um dos bairros residenciais mais baratos de Nova Iorque e de Manhattam albergando grandes comunidades de emigrantes, especialmente afro-americanos.
Ouvir o som do Gospel no BAIRRO DE HARLEM em Nova Iorque | EUA
A população residente nesta área da cidade continua a ser carenciada, sendo que praticamente 40% dos seus residentes recebe ajudas do Estado americano. As taxas de desemprego e de mortalidade são o dobro das registadas no resto da cidade de Nova Iorque e, a criminalidade, dominada por gangs inspirados na máfia italiana, também é mais elevada. No entanto, a qualidade de vida tem vindo, progressivamente, a melhorar apesar do bairro continuar a ser um gueto social na cidade.
Ouvir o som do Gospel no BAIRRO DE HARLEM em Nova Iorque | EUA
Apesar das dificuldades sociais e económicas que a sua população enfrenta, Harlem, pela sua diversidade étnica, é um dos bairros mais característicos da cidade. Há várias mesquitas, igrejas e sinagogas espalhadas pelo bairro. Dominado por uma maioria negra (no ano 2000 70% da população era negra), a religião e as manifestações religiosas dominam a vida cultural da cidade e transformam o bairro nas manhãs de domingo. Maioritariamente cristãos, Harlem tem mais de 400 igrejas, especialmente Baptistas, Metodistas, Episcopais e Católica Romana.
Aos domingos de manhã, as missas das igrejas baptistas Gospel recebem os fiéis, que se vestem a preceito, e alguns turistas. Só há duas condições para assistir à missa: participar e não tirar fotografias. Ora bem, com estas condições aceites, foi isso que fizemos. Escolhemos uma igreja local, onde por coincidência o pastor é candidato a senador do Estado de Nova Iorque. Enfrentamos quase uma hora de fila para entrar na igreja mas valeu a pena.
Ouvir o som do Gospel no BAIRRO DE HARLEM em Nova Iorque | EUA
Fotografia retirada da internet
A cerimónia é bastante descontraída, com música, canto e dança e demorou quase duas horas. Começou com várias canções interpretadas por um coro de população branca e negra, a que se seguiu um discurso entusiasmado do pastor e várias intervenções da plateia. Na parte final da cerimónia todos cantam, batem palmas e dançam. A igreja vai mesmo ao rubro. Nós, como aceitamos participar na cerimónia, fizemos aquilo que vimos fazer: cantamos, batemos palmas e dançamos em Harlem.
Ouvir o som do Gospel no BAIRRO DE HARLEM em Nova Iorque | EUA
Fotografia retirada da internet
Não, isto não era um filme, mas se eu não tivesse visto e participado, eu também não acreditaria.

Marque aqui as suas tours e passeios na cidade 

 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.