Esta área do país é muito típica. A maioria das casas são construídas em madeira e nesta época do ano ostentam uma beleza ainda maior. Na praça central, a torre da água domina a paisagem. Para terminar a manhã, visitamos o centro de arte naif com várias exposições de diversos artistas da zona. O quadro mais famoso é o “Comedores de Morangos”.Numa das salas estavam expostas obras pintadas por reclusos com perturbações psíquicas. Estranhamente pintavam temas idílicos e coloridos como por exemplo flores e pássaros. Visitamos também uma exposição realizada por escultores cegos. A sala estava totalmente escura e nós tínhamos que “ver” as obras utilizando o tacto. Foi uma experiência muito interessante. À hora do almoço, Viroo, o patriarca da família, convidou-nos para almoçar num café local. Experimentamos a gastronomia local no Café Viljandi e da parte da tarde exploramos a zona dos lagos e a arquitectura de madeira nos becos e vielas da cidade. Quando a noite começou a cair, por volta das 15.30h, recolhemos ao aconchego da casa dos nossos anfitriões. Passamos o final da tarde a conversar, ver tv e na internet. À noite, com a Loone, jogamos um jogo de tabuleiro magnífico. Era sobre locais do mundo e o objectivo era descobrir os diferentes locais que apareciam nas fotografias até conseguir completar o mapa mundo. Escusado será dizer que eu ganhei… a milhas dos adversários! E desta forma magnífica terminou o dia.
Na manhã seguinte, levantamo-nos bem cedo porque tínhamos autocarro às 8.15h para Parnu. A família Vilumma também se levantou. Prepararam-nos o pequeno-almoço e o Viroo levou-nos ao autocarro. Em Parnu, só tivemos tempo para visitar uma igreja porque o nosso objectivo era apanhar o bus para Riga. Hoje é dia 31 de Dezembro e vamos sair da Estónia a caminho da Letónia. Será aí que vamos passar a passagem de ano. Curiosamente abandonamos a Estónia no último dia em que está em uso a coroa estónia. Amanhã o euro entra em circulação. A Estónia será o 13º país a aderir a Zona Euro da União europeia.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.Se vai viajar para os países do Báltico, Estónia, Letónia e Lituânia, estes são artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR VILNIUS NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Vilnius, a capital da Lituânia.
- VISITAR TRAKKAI NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Trakkai e a sua muralha desde a capital da Lituânia.
- VISITAR RIGA NA LETÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Riga, a capital da Letónia.
- VISITAR VILJANDI NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Viljandi desde a capital da Estónia.
- VISITAR HAAPSALU NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Haapsalu desde a capital da Estónia.
- VISITAR TALLINN NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Tallinn, a capital da Estónia.