Visitar TALLINN a capital mais bela do Báltico | Estónia

Visitar TALLINN a capital mais bela do Báltico | Estónia
Quando desembarcamos no porto de Tallin, demo-nos conta que o tempo era bem menos agreste do que por terras finlandesas. Menos neve nas ruas e uma temperatura mais “amena” (a rondar os 5 graus negativos) deram-nos animo para enfrentar a pe o percurso ate a casa da nossa primeira anfitriã estónia (e a primeira anfitriã do couchsurfing que realmente chegamos a conhecer!), a Ingrid, onde fomos recebidos com grande hospitalidade. Nesse dia ficamos pela nossa nova casa, conversando com a nossa anfitriã que, curiosamente, e natural de Viljandi, o nosso próximo destino.
No dia seguinte saímos de casa ao mesmo tempo que a Ingrid, que saia para o seu emprego. Resolvemos visitar Haapsalu, uma cidade costeira a cerca de 100 km de Tallin (ver post seguinte). Quando regressamos a capital, eram cerca das 17.00h e ja de noite. Aproveitamos então para dar uma volta pelo centro histórico da cidade, cheio de iluminações de Natal e “enfeitado” pela neve omnipresente. Entramos na cidade velha pela bonita porta de Viru, e circulamos pela zona da Câmara Municipal, o edifício mais emblemático de Tallin, datando do século XIV e unico edifício municipal gótico do norte da Europa. A praça adjacente dava lugar a um mercado de Natal mas as compras que tínhamos de fazer levaram-nos a um dos centros comerciais modernos da cidade, onde nos fornecemos do necessário para brindar a Ingrid (e nos!) com um jantar “a portuguesa”: peito de frango, natas, amêndoas e puré de batata. Modéstia a parte, o cozinheiro esta de parabéns pois todos elogiaram o resultado!

Visitar TALLINN a capital mais bela do Báltico | Estónia

Visitar TALLINN a capital mais bela do Báltico | Estónia

No dia seguinte, despedimo-mos da simpática Ingrid e dirigimo-nos a estação de autocarros, onde deixamos guardadas as mochilas grandes (que não estão muito pesadas mas que ao fim de algumas horas parecem chumbo!). Rumando ao centro, tínhamos dois grandes objectivos para este dia: a colina de Toompea, topo da cidade e antigo (assim como actual) centro do poder, e a muralha da cidade, remanescente medieval da qual se pode admirar mais de 2 km e mais de 20 torres. No final do dia pudemos comprovar o que esta escrito nos guias: a cidade velha de Tallin e um dos mais belos exemplos de arquitectura medieval do norte da Europa. Em Toompea esta localizado o complexo do castelo de Tallin, sede do poder durante mais de 700 anos, passando de mão em mão de varias nações, albergando o actual parlamento estónio, mas o edifício que domina a cidade e a catedral de Alexander Nevsky, com as suas cúpulas de estilo típico russo. Fizemos um percurso pelas ruas e vielas adjacentes e admiramos soberbas vistas panorâmicas da cidade velha proporcionadas por dois miradouros estrategicamente localizados.

Visitar TALLINN a capital mais bela do Báltico | Estónia

Visitar TALLINN a capital mais bela do Báltico | Estónia

Depois descemos por uma rua de piso escorregadio para explorarmos melhor a área a volta da câmara municipal. Mas o melhor estava ainda por vir, pois saindo fora das muralhas, e fazendo a pé uma parte do perímetro, pudemos apreciar a beleza magnifica desta paisagem de Inverno com tons medievais. A muralha e dominada pelas torres, cada uma diferente das restantes, mas a mais imponente e a chamada “torre gorda da margarida”, com paredes de 4 m de espessura e que alberga agora o museu marítimo da Estónia. Quase que parecia que tínhamos viajado no tempo… mas também confirmamos que “No pain, no gain”, sofrendo um bocado com o frio e com a queda de neve!Visitar TALLINN a capital mais bela do Báltico | EstóniaRestava-nos regressar (sempre a pé!) a estação de autocarros, de onde iríamos partir para Viljandi, a nossa ultima paragem na Estónia.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

1 Comentário

  1. Anónimo diz: Responder

    Excelente artigo. Estou pensando em visitar Tallin no mês que vem e este artigo me ajudou muito.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.