Fundão? Que faz uma placa do Fundão na saída da estação de autocarros de Haapsalu? Afinal o Fundão tem uma cidade geminada na Estónia, e Haapsalu. Haapsalu e uma cidade costeira na parte ocidental da Estónia e desde os tempos dos Czares russos que e uma importante estância balnear. A Ingrid, a nossa anfitriã em
Tallin, aconselhou-nos a visita-la e assim fizemos. Apanhamos um autocarro bem cedo e depois de duas horas alcançamos o nosso destino. Nevava intensamente e assim continuou o resto do dia. Na paragem de autocarro avistamos uma placa com a bandeira portuguesa e o nome da cidade do Fundão. Corremos para a fotografia da praxe!
Ao lado da estação de autocarro encontra-se a extinta estação de comboio que alberga hoje o Museu dos Caminhos-de-ferro. Infelizmente, a semelhança da maioria dos museus, estava fechado para ferias e só voltaria a abrir no dia 4 de Janeiro. Visitamos, no entanto, as maquinas e uma extensa plataforma com cerca de 215 m de comprimento. As famosas lamas e praias de Haapsalu atraíram as famílias ilustres da Rússia que para aqui se dirigiam nos verões. A estação e as linhas estão cobertas de neve. Tivemos que “desbravar” terreno para conseguir alcançar as locomotivas.
Pelas ruas de Haapsalu as pessoas vão caminhando de forma tranquila. Eu tento desesperadamente equilibrar-me a cada passo para evitar cair mais uma vez. Demoro imenso tempo para percorrer 100 m. E vergonhoso!
Visitamos um pequeno mercado local e o cemitério (encantado pela neve) e dirigimo-nos a maior atracção da cidade: o Castelo do Bispo e a Catedral adjacente.Tal como os museus, o seu interior também estava fechado, mas pudemos deambular no espaço exterior livre de multidões. Devíamos ser os únicos malucos que faziam “turismo” com -9C e a nevar interruptamente! Grande parte do castelo esta em ruínas fruto do seu desmantelamento por
Pedro, o Grande, no séc. XVIII. Contigua ao castelo encontra-se a catedral gótico-romana cuja igreja e a maior com uma só nave de toda a região do Báltico. Conta a lenda que na noite de lua cheia de Agosto aparece uma figura feminina vestida de branco projectada numa das janelas. A Dama de Branco correspondera ao fantasma de uma jovem mulher que no século XIV terá sido emparedada viva na igreja. A Dama de Branco ousou vestir-se de homem para se infiltrar no mosteiro ai existente e assim permanecer perto do seu amante. O bispo descobriu o disfarce e puniu a jovem. Esta crença popular atrai inúmeros jovens que nessa noite de lua cheia se reúnem no exterior do recinto.
Entre varias escorregadelas e alguns “cus-contactos” circulamos as muralhas exteriores do castelo e admiramos a magnifica arquitectura de madeira tão típica desta região da Europa.Caminhamos pelas margens do lago gelado, pelas praias e visitamos uma pequena igreja local.
O frio apertava e resolvemos entrar num dos cafés mais típicos deste país. Chama-se Muuriaare Kohvik e, para alem de ser muito acolhedor, tem uma comida fantástica. Já se começava a fazer tarde e resolvemos apanhar o autocarro de volta a Tallin.
Depois de duas horas de viagem, atravessando paisagens cobertas de neve, alcançamos a capital da Estónia e dirimo-nos a um super-mercado. Hoje vamos fazer o jantar para a Ingrid. Decidimos cozinhar frango com amêndoas e puré. Apesar de não ser nenhum ex-libris da gastronomia portuguesa foi aquilo que conseguimos encontrar no supermercado que se adequava mais. A nossa anfitriã adorou e terminamos a noite a fazer “ginger bread” (bolachas de gengibre) com a Ingrid e a Marya, uma amiga da nossa anfitriã.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é
especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas
todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do
pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este
cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.
Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para os países do Báltico, Estónia, Letónia e Lituânia, estes são artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VISITAR VILNIUS NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Vilnius, a capital da Lituânia.
- VISITAR TRAKKAI NA LITUÂNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Trakkai e a sua muralha desde a capital da Lituânia.
- VISITAR RIGA NA LETÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Riga, a capital da Letónia.
- VISITAR VILJANDI NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Viljandi desde a capital da Estónia.
- VISITAR HAAPSALU NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Haapsalu desde a capital da Estónia.
- VISITAR TALLINN NA ESTÓNIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Tallinn, a capital da Estónia.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube