A Romaria da Virgem de El Rocío, mais conhecida como El Rocío, é um dos acontecimentos religiosos que atrai mais pessoas em Espanha, transcendendo as suas origens andaluzes e alcançando uma dimensão nacional e até internacional. Anualmente, a pequena aldeia de El Rocío é palco de festas que atraem mais de um milhão de pessoas a El Rocío, e a pequena cidade de Almonte, a poucos quilómetros, torna-se a terceira cidade de Espanha em população.
Veja aqui o nosso artigo sobre locais imperdíveis a visitar na Andaluzia.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
ROMARIA DE EL ROCÍO
Na semana anterior à romaria de El Rocío, os peregrinos atravessam a pé e de barco os pântanos do delta do rio Gaudalquivir para chegar a El Rocío. Mais de cem irmandades de povoações próximas, maioritariamente provenientes das províncias de Cadiz, Huelva e Sevilha, deslocam-se com a casa às costas por estradas e caminhos para acampar nos arredores de El Rocío.
VISITAR EL ROCÍO NA ROMARIA DA VIRGEM
Visitar El Rocío no fim de semana da romaria é como viajar no tempo. A aldeia de El Rocío tem ruas de terra batida e é percorrida apenas a pé, de cavalo ou de carroça ou charretes puxadas por cavalos ou bois. Homens e mulheres andaluzes vestem-se de forma tradicional e desfilam com orgulho e devoção à virgem de El Rocío. As fachadas brancas das casas e os alpendres com um tronco para amarrar os cavalos dão um ar de faroeste selvagem à pequena aldeia de El Rocío.
Centenas de milhares de pessoas enchem as ruas de El Rocío e seguem com atenção os eventos principais da romaria da Virgem de El Rocío, sendo que os festejos se desenrolam de dia e de noite, quase sem paragens nem descansos. Restaurantes e casas que vendem roupas tradicionais e artigos religiosos não têm mãos a medir em El Rocío.
Neste ano de 2019, nós decidimos viver de perto as emoções à flor da pele e o impressionante fervor religioso que estão na base de um fenómeno que atrai cada vez mais crentes e não-crentes a El Rocío.
QUANDO ACONTECE A ROMARIA DA VIRGEM DE EL ROCÍO
A Romaria da Virgem de El Rocío acontece todos os anos na Segunda-Feira a seguir ao Domingo de Pentecostes, 50 dias após o Domingo de Páscoa (“pentecostes” tem origem grega e significa “quinquagésimo”).
A celebração de Pentecostes está ligada à comemoração da entrega dos Dez Mandamentos a Moisés, no Monte Sinai, cinquenta dias após o Êxodo do Egipto, mas para os cristãos assumiu uma nova dimensão, celebrando-se a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, tal como descrito no Novo Testamento, 50 dias após a crucificação de Cristo (e posterior Ressurreição, ensinamentos aos discípulos mais chegados e ascensão aos Céus). Por esta razão, a Virgen de El Rocío também é conhecida por “Blanca Paloma”, numa referência ao reconhecido símbolo do Espírito Santo.
No ano em que visitámos El Rocío, a Romaria El Rocío coincidiu com 10 de Junho, feriado em Portugal. Se quiser visitar a Romaria de El Rocio num dos próximos anos, marque o seu alojamento já!
Datas para os próximos anos a segunda feira da Romaria de El Rocío
- 2025 – 9 de Junho
- 2026 – 25 de Maio
- 2027 – 17 de Maio
- 2028 – 5 de Junho
- 2029 – 21 de Maio
- 2030 – 10 de Junho
ONDE ACONTECE A ROMARIA DA VIRGEM DE EL ROCÍO
A Romaria da Virgem de El Rocío acontece numa pequena aldeia da Andaluzia, no sul de Espanha, chamada El Rocío, pertencente ao município de Almonte e à província de Huelva. El Rocío localiza-se a 60 km de Huelva, a 80 km de Sevilha, e a poucos quilómetros de Almonte e de Matalascañas, uma estância balnear perto de El Rocío. Pode chegar-se de carro a El Rocío em apenas 4 horas, vindos de Lisboa, e pouco mais de 6 horas, vindos do Porto.
ONDE ESTACIONAR NA ROMARIA DEL ROCÍO
Quando se deslocar a El Rocío, tem de estacionar num dos parques de estacionamento disponíveis nos arredores da aldeia de El Rocío. A “Guardia Civil” controla o tráfego e certifica-se que tudo corre sem incidentes. O parque Low Cost custa 5€ para todo o dia na altura da romaria de El Rocío. O parque oficial custa 16€ para todo o dia em El Rocío. Pode, no entanto neste último, pagar apenas à hora em El Rocío.
AS ORIGENS DA ROMARIA DA VIRGEM DE EL ROCÍO
As lendas associadas à Virgem de El Rocío remontam ao século treze, mas data do século catorze o primeiro registo histórico que faz referência à Virgem de El Rocío (ainda designada Santa Maria de las Rocinas), nas crónicas do rei Afonso XI de Castela, figura emblemática na reconquista cristã. Em 1640 existem já registos da Irmandade Matriz de Almonte, cidade da qual a Virgem de El Rocío se torna patrona em 1653.
Em anos de calamidades, como epidemias, guerras ou secas, a Virgem de El Rocío era transportada da sua ermida até Almonte, para proteger os seus fiéis. Ao longo dos séculos seguintes, o número de irmandades dedicadas ao culto da virgem de El Rocío cresceu gradualmente e, há cem anos, em 1919, dá-se a coroação canónica da Virgem pela Igreja Católica, e a partir daí a romaria cresce em dimensão e reconhecimento, tendo sido visitada pelo Papa João Paulo II em Junho de 1993. Actualmente existem 124 irmandades de El Rocío, sendo a grande maioria da Andaluzia, e a Irmandade Matriz de Almonte é responsável pela organização dos cultos e da romaria da Virgem de El Rocío.
ONDE FICAR ALOJADO QUANDO VISITAR A ROMARIA DA VIRGEM DE EL ROCÍO
Tem várias hipóteses de alojamento quando visitar El Rocío. Pode ficar alojado mesmo na aldeia de El Rocío, ou nos seus arredores, mas também pode ficar alojado fora de El Rocío, mas a uma distância confortável para ser feita todos os dias. Se deseja combinar a praia com a romaria, pode ficar alojado junto ao mar, em Matalascañas, em Punta Umbria (junto a Huelva), ou em Mazagon. Outra hipótese é ficar alojado em Sevilha e combinar a romaria de El Rocío com a descoberta desta grande cidade. Nós ficámos alojados em Matalascaña, no Hotel Matalascañas, uma boa opção e acessível no preço.
Opções para ficar a dormir em El Rocío
Em El Rocío pode ficar alojado em hotéis ou casas rurais mais tradicionais. Se pretender ficar ali em El Rocío, marque com quase um ano de antecedência. Nós marcamos com 6 meses de antecedência e já não conseguimos arranjar nada em El Rocío.
- Se procura um hotel com boa relação qualidade-preço em El Rocío estes podem ser boa opção: Alojamiento Rural Flamingo e Hospederia El Cazadero Real.
- Se procura um hotel com luxo e glamour em El Rocío: Hotel La Malvasía, Palacio Doñana e Hostal Puente del Rey Alojamientos Rocio Doñana
- Se viaja sozinho e procura um hostel ou um dormitório em El Rocío terá que ficar num alojamento barato pois não há hostels. Outra opção pode ser o camping próximo.
- Se procura um hotel barato em El Rócio: Casa Rural Doñana 51, Casa Rural Arenas de El Rocio ou o Hostal Rural La Fonda Del Rocio.
OS PRINCIPAIS EVENTOS DA ROMARIA DA VIRGEM DE EL ROCÍO
Embora se diga que “El Rocío es el camino”, os pontos altos das festividades concentram-se no fim de semana de Pentecostes, destacando-se a madrugada de Domingo para Segunda, quando se dá a saída da Virgem e a sua procissão por El Rocío.
1. Chegada das irmandades a El Rocío
Na semana anterior à romaria, as irmandades “rocieras” saem dos seus lugares de origem e deslocam-se para El Rocío, a pé, ou de carroça, e em trajes flamencos. Há quatro caminhos principais, para aqueles que vêm de Cadiz, Almonte, Huelva ou Sevilha. Durante o dia, os peregrinos entoam cânticos e durante a noite acampam à volta de uma fogueira e festejam com comida e bebida.
Após a chegada a El Rocío, as irmandades esperam pelo Sábado, véspera de Pentecostes, e que marca o início das grandes festividades.
2. Homenagem das Irmandades à Virgem
Durante o dia de Sábado, a partir do meio dia, começa o desfile das irmandades, por ordem de antiguidade, pelas ruas de El Rocío, terminando o desfile em frente à Igreja da Ermida de El Rocío, prestando homenagem à Virgem de El Rocío. Cada irmandade é encabeçada por um estandarte (também designado por “simpecado”) e por um andor, que param em frente à porta principal da ermida, entoando-se cânticos de veneração à Virgem. O desfile acaba já de noite.
3. Missa dos Romeiros no El Rocío
No Domingo de Pentecostes, pelas dez da manhã, celebra-se a chamada Missa dos Romeiros.
4. Procissão das Irmandades em El Rocío (Santo Rosário)
A partir da meia-noite de Domingo, começa a procissão das irmandades, que desfilam novamente pelas ruas de El Rocío e passam em frente à Igreja da Ermida. Após todas as irmandades desfilarem, o estandarte da Irmandade Matriz de Almonte entra na igreja. Está dado o mote para o momento mais alto da romaria.
5. “Salto de la reja” e a saída da Virgem de El Rocío
Enquanto as irmandades desfilam fora da igreja de El Rocío, lá dentro, milhares de pessoas acotovelam-se para assistir ou participar no transporte da Virgem. Os membros da Irmandade de Almonte, reconhecidos pelas suas camisas brancas, agarram-se à cerca que delimita o altar, em frente ao qual se encontra o andor que tem a imagem da Virgem de El Rocío.
Não deixando ninguém aproximar-se muito (sendo por vezes até agressivos), estes homens irão competir pela honra de carregar o andor. Conforme se aproxima o grande momento, os ânimos exaltam-se, os cânticos são entoados mais alto, e deixa de haver espaço livre na igreja, sendo a aglomeração de pessoas tal que não há quase espaço para respirar.
Cerca da duas e meia da manhã (este ano foi às 2.48h), o estandarte da Irmandade de Almonte entra na igreja e dá-se o tiro de partida. A confusão instala-se, os gritos e palmas abafam tudo o resto, e os membros da irmandade lançam-se por cima da cerca, debatendo-se para ser os primeiros a chegar ao andor, num momento designado como o “salto de la reja”. É um momento de grande fervor religioso, mas também de muita testosterona, álcool e orgulho bairrista.
Os primeiros a chegar ao andor agarram-se a ele para não mais o largar, e outros sobem a ele para atar umas fitas negras, que simbolizam aqueles que já não podem estar presentes fisicamente. Tudo se passa muito rapidamente, mas para quem está dentro da igreja é preciso estar tão atento ao que está a acontecer no altar, como ao que se passa mesmo ao lado, pois a irmandade abre caminho violentamente pela multidão aos empurrões e gritos.
Passados alguns minutos, a Virgem começa a sua Procissão, percorrendo lentamente a igreja desde o altar até à porta da entrada. Os mais entusiastas (e corajosos) seguem-na e tentam tocá-la por todos os meios, ficando à mercê dos membros da irmandade. Outros ficam para trás e recolhem areia do chão da igreja, pisada pela Virgem de El Rocío.
6. Procissão da Virgem de El Rocío
Quando o andor da Virgem de El Rocío sai da igreja, instala-se a confusão também fora da igreja. Dezenas de milhares de pessoas enchem por completo a pequena praça, e a polícia que tenta controlar a multidão toma consciência que nada pode fazer e que só resta esperar que ninguém se magoe. O andor vira à esquerda, quase tombando pelo entusiasmo dos crentes que a rodeiam, e segue em direcção às ruas de El Rocío. Durante o resto da noite, a Virgem irá visitar todas a irmandades.
7. Entrada da Virgem no Santuário de El Rocío
No final da procissão, já de dia, o andor com a Virgem de El Rocío regressa ao santuário. Depois de mais de nove horas de procissão, o agradecimento da Virgem à presença das irmandades na romaria, várias paragens de descanso, e alguns “vuelos de niños”, quando algumas mães tentam que os seus filhos se aproximem ao máximo da Virgem passando-os de mãos em mãos, este ano a Virgem regressou ao santuário já eram 12h30 da tarde.
8. Regresso das irmandades
Na Segunda e Terça-Feira, as irmandades iniciarão o seu caminho de regresso às suas terras, já com o pensamento na próxima romaria.
O QUE É O ROCÍO CHICO
Esta pequena peregrinação da Virgem de El Rocío tem origens históricas nos translados frequentes da Virgem desde El Rocío até Almonte, mas também em tempos mais recentes, aquando das invasões francesas de Espanha. Em 1810, os populares passaram a noite de 18 de Agosto junto à Virgem para pedir protecção das tropas francesas, que procuravam vingar a morte de um dos seus capitães às mãos de almonteños. As preces surtiram efeito, de tal forma que ainda hoje a Virgem del Rocío continua a fazer periodicamente a sua curta viagem desde El Rocío até Almonte.
A partir de 1949, El Rocío Chico só acontece a cada sete anos, e 2019 é um desses anos. A Virgem sairá do santuário na Segunda-Feira, 19 de Agosto, pela tarde, após o Santo Rosário e o tradicional salto da cerca, primeiro percorrendo as ruas da aldeia e depois partindo durante a noite. O itinerário nocturno da Virgem de El Rocío está previamente determinado e é sinalizado por fogueiras. A Virgem segue escondida sob um véu, que é retirado aos primeiros raios de sol, chegando a Almonte por volta das dez da manhã. A Virgem permanecerá nove meses em Almonte, até duas semanas antes da romaria de 2020.
O QUE FAZER PRÓXIMO DE EL ROCÍO
1. Desfrutar da praia de Matalascañas
Um bom complemento à euforia religiosa da romaria da Virgem de El Rocío é o descanso nas areias douradas da praia de Matalascañas, a poucos quilómetros de distância. A pequena localidade enche-se de veraneantes que procuram a praia mais próxima do calor de Sevilha. Na praia, dentro de água, salienta-se uma enorme ruína de uma antiga torre de vigia, destruída pelo terramoto de Lisboa de 1755. A oferta de restaurantes e hotéis é muito variada e Matalascañas serve como uma boa base para se instalar durante a romaria.
Opções para ficar a dormir em Matalascañas
Se procura combinar praia com a visita à Romaria de El Rocío, pode alojar-se em Matalascañas. Estas são algumas boas opções:
- ALEGRIA El Cortijo
- OHTELS CARABELA BEACH&GOLF
- On Hotels Oceanfront
- Gran Hotel del Coto
- Hotel Flamero
- Dunas de Doñana Resort
- Hostal Rte. Casa Miguel
- Hostal Victoria
- Hotel Doñana Blues
- Hostal Tamarindos
- ON Family Playa de Doñana
Opções para ficar a dormir em Mazagón
Se já não arranjar alojamento para a Romaria em Matalascañas ou em El Rocío, Mazagón poderá ser também uma opção para quem gosta de praia. Estas são algumas opções de alojamento:
2. Explorar o Parque Nacional de Doñana
Com uma localização geográfica privilegiada, no encontro da Europa com África, este parque nacional exibe centenas de espécies de aves e é considerada a maior reserva ecológica da Europa. Foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1994. É ainda o território por excelência do ameaçado lince ibérico.
Se procura um tour para o Parque Nacional de Doñana compre aqui. Este é um tour de grupo, em 4×4, saindo de Sevilha. É a forma mais económica de visitar o parque. Se preferir um tour de jipe privado, em que terá muito mais possibilidades de ver os felinos, pode comprar aqui.
3. Visitar Sevilha
Sevilha é uma das principais e mais interessantes cidades espanholas. Veja este nosso artigo cheio de dicas sobre os melhores lugares a não perder em Sevilha, e não deixe de ler sobre a Feria de Sevilha, a época mais especial para visitar esta grande cidade andaluz.
Se procura um dos tours mais populares para visitar Sevilha, visitando o Alcazar, a Giralda e a Catedral, compre aqui.
Opções para ficar alojado em Sevilha
Se procura aproveitar a Romaria de El Rocío e ao mesmo tempo visitar a cidade de Sevilha é uma excelente ideia dormir em Sevilha. Sevilha fica a cerca de uma hora de carro de El Rocío. Alguns dos melhores locais para se alojar em Sevilha são Exe Sevilla Macarena, o Hotel Virgen de los Reyes, o Hostal Plaza Santa Cruz, o Plaza Nueva Central Superior, o Hotel Inglaterra, o Hotel Plaza. Quanto a apartamentos estas são as melhores opções Friendly Rentals Tempa Museo, o Apartamento Plaza Nueva, o Apartamento Plaza Nueva, e o Genteel Home Zaragoza.
4. Reviver os Descobrimentos no Molhe das Caravelas e visitar Huelva
Em Palos de la Frontera, uma localidade a cerca de 45km de Matalascañas, encontrará o Muelle de las Carabelas, onde poderá admirar réplicas das embarcações da viagem inaugural de Colombo às Américas, que partiu em 3 de Agosto de 1492 do porto de Palos de la Frontera. Junto às caravelas, construídas aquando da celebração do 500º aniversário da viagem e da Expo 92 de Sevilha, poderá também visitar um pequeno museu. É uma óptima opção para se fazer em família. Pode também visitar a cidade de Huelva, em frente a Palos de la Frontera, na outra margem do rio Tinto.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para Espanha estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar ou inspirar:
- Ilhas Cíes – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Cíes, dormir no campismo, barcos, restaurantes, trilhos e praias.
- Ilha de Ons – Bem próximo das ilhas Cíes fica a ilha de Ons, um paraíso perdido que não pode perder. Tudo o que precisa saber para visitar Ons está aqui.
- Visitar Sevilha – Tudo o que precisa de saber para visitar Sevilha e aproveitar alguns dias nesta bela cidade espanhola. Ideal para combinar com El Rocío.
- Visitar Mérida – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Mérida com tudo o que não pode perder na cidade. Ideal para combinar com El Rocío.
- Visitar Ronda – Uma das mais belas vilas da Andaluzia cheia de carisma e um artigo cheio de dicas para visitar. Ideal para combinar com El Rocío.
- Caminito del Rey – Este é um dos mais belos passeios para fazer no sul de Espanha. Tudo o que precisa de saber para explorar o Caminhito do Rei está neste artigo. Ideal para combinar com El Rocío.
- Visitar Salamanca – Esta é uma das mais belas cidades espanholas e um excelente destino para uma escapadinha. Veja as nossas dicas super completas com o que ver, fazer, comer e dormir em Salamanca.
- Bairro Gótico em Barcelona – Barcelona é uma das mais belas cidades espanholas e visitar a cidade sem explorar o Bairro Gótico é uma falha. Veja as nossas dicas para visitar o Bairro Gótico e Barcelona.
- Visitar Madrid – Madrid, a capital espanhola pode ser um belo destino para uma escapadinha de viagem. Aproveite as nossas dicas.
- Las Médulas – Se procura um lugar especial para visitar as Médulas, no norte de Espanha são esse lugar. É um destino fantástico para uma escapadinha e este artigo está repleto de boas dicas e até um roteiro.
- Romaria del Rocio – Se quer fazer uma viagem de descoberta cultural bem próximo de Portugal não perca esta excelente escapadinha. É uma das viagens culturais mais interessantes da Europa.
- Férias no sul de Espanha – Se procura um roteiro e dicas para férias no sul de Espanha, não procure mais. Estão todas aqui! Ideal para combinar com El Rocío.
- Visitar as Arribas do Douro – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as Arribas do Douro, o território do Douro Internacional do lado de Espanha.
- Visitar Vulcão de La Palma – Um artigo com a nossa experiência a visitar o vulcão de La Palma nas Canárias em Espanha.
- Gran Canária – Visitar a ilha da Gran Canária é uma excelente opção para quem procura praia mas, melhor ainda para quem procura trilhos na natureza e cultura. Veja as nossas dicas completas com um roteiro de 5 dias na Gran Canária.
- Trilhos de Tenerife – Se gosta de trilhos não pode perder este nosso artigo repleto de trilhos para fazer na ilha e dicas para aproveitá-los da melhor maneira.
- Viajar em Tenerife – Se procura dicas, roteiros, o que ver e fazer em Tenerife, este artigo é para si. Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Tenerife está aqui.
- Visitar Tenerife – Se procura uma lista de lugares imperdíveis para visitar em Tenerife, este artigo é para si.
- Parque Nacional do Teide – Se procura um roteiro de carro de um dia para visitar os lugares mais importantes do Parque Nacional do Teide, estão este artigo é para si.
- Férias na Galiza – Procura dicas e roteiro para passar umas belas férias de carro na Galiza? Não vá mais longe. Está tudo aqui!
- Feria de Sevilha – Quer ver flamenco nas ruas, bailes, pegas de cavalos e touros, então a Feria de Sevilha é para si! Nós adoramos e aqui estão todas as nossas dicas.
- Caminho de Santiago – Dicas simples e básicas mas muito importantes para quem está a pensar fazer o Caminho de Santiago.
- Visitar a Andaluzia – Um roteiro para uma viagem de descoberta à Andaluzia, cheio de dicas práticas. Ideal para combinar com El Rocío.
- La Alberca – Um artigo sobre uma povoação serrana a caminho de Salamanca e onde não poderá perder os sabores tradicionais dos melhores enchidos de Espanha.
- Hotéis em Salamanca – Uma selecção de onde se alojar em Salamanca.
- Hotéis em Madrid – Uma selecção de onde se alojar em Madrid.
- Observatório Astronómico do Teide – Tudo o que precisa de saber sobre um dos maiores observatórios astronómicos da Europa.
- Hotel Tauro Garden Tenerife – A nossa opinião sobre o hotel onde ficamos em Tenerife.
- Peña Ubina – Umas montanhas no norte de Espanha, ideias para trilhos e onde tiramos o nosso curso de alpinismo.
A Romaria em si e muito bonita mas a muito mais em volta da romaria toda a sua envolvência nos pequenos bares em todo o fim de semana
Sim, é o conjunto cultural do El Rocio que também é maravilhoso.
u no hablo espanhol mas mi gusta muito el rocio
Que interessante a Romaria da Virgem de El Rocío, não conhecia nada, mas amei saber da sua história e que lindas as fotos!
Obrigada, Edson. A Romaria de El Rocío é mesmo uma viagem incrível.
Nossa, as suas fotos da a Romaria da Virgem de El Rocío estão muito legais! Eu não sou nada católica e mesmo assim fiquei com vontade de ir, que imersão na cultura local!
É isso mesmo, Gabriela. É muito mais do que religião. É cultura.
Que festa maravilhosa! Não conhecia e já coloquei o el Rocío na minha top list porque amo a região da Andaluzia e adoraria conhecer algo tão genuíno!
Bruna, vale mesmo a pena visitar o El Rocio na Andaluzia. É magnífico.
que interessante esse evento, as roupas sao bem tradicionais e com muita cor e alegria! a espanha esbanja felicidade!
O El Rocio é mesmo muito interessante e um das maiores festividades em Espanha.
Que demais…. Nunca tinha ouvido falar sobre esta romaria!
Me parece que rende uma experiência e tanto, hein?!
Adorei as dicas!
Abraço
A Romaria de El Rocío é magnífica. Vale mesmo a pena a experiência.