O Parque Nacional do Teide é um dos lugares mais incríveis das Canárias e de Tenerife. O Parque Nacional do Teide é um passeio imperdível para fazer em um ou mais dias. Se vai viajar para Tenerife, não perca o Parque Nacional do Teide. Vamos então descobrir um roteiro para visitar o Parque Nacional do Teide.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
QUANTOS DIAS PRECISA PARA VISITAR O PARQUE NACIONAL DO TEIDE
Se gosta de trilhos mais do que um dia no Parque Nacional do Teide
A maioria dos visitantes que vão a Tenerife visitam apenas o Parque Nacional do Teide num dia, o que é muito pouco. O Parque Nacional do Teide tem imensos lugares de interesse e que valem a pena ser explorados, especialmente se for amante dos trilhos e caminhadas. Se este é o seu caso, deve ver o artigo que escrevemos sobre os melhores trilhos e percursos pedestres de Tenerife e no Parque Nacional do Teide.
Se quer só visitar o Parque Nacional do Teide basta um dia
No entanto, se esse não é o seu registo fazer trilhos (fique já sabendo que não sabe o que perde), o melhor é alugar carro (pode fazê-lo através do link) e fazer um percurso pelo Parque Nacional do Teide, explorando os melhores miradouros e locais de interesse do Parque Nacional do Teide, bem como percorrendo pequenos trilhos que o vão fazer apaixonar pelo Parque Nacional do Teide.
Se está a pensar viajar nas Canárias, em Espanha, veja estes artigos aqui no blogue
- Visitar Gran Canária – Visitar a ilha da Gran Canária é uma excelente opção para quem procura praia mas, melhor ainda para quem procura trilhos na natureza e cultura. Veja as nossas dicas completas com um roteiro de 5 dias na Gran Canária.
- Visitar Lanzarote – Visitar a ilha Lanzarote é uma excelente opção para quem procura explorar a natureza, fazendo trilhos e aproveitando a praia. Lanzarote é uma ilha incrível, como uma magia muito própria. Veja as nossas dicas completas com um roteiro de 4 dias em Lanzarote.
- Visitar La Palma – Se procura um artigo com os lugares imperdíveis para visitar na ilha de La Palma, com enfoque nas recentes erupções vulcânicas do Cumbre Viejo, este artigo é para si. Se procura dicas, roteiros, o que ver e fazer em La Palma vai encontrar imensa informação aqui. Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a La Palma está aqui.
- Visitar Tenerife – Se procura uma lista de lugares imperdíveis para visitar em Tenerife, este artigo é para si. Se procura dicas, roteiros, o que ver e fazer em Tenerife, este artigo é para si. Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Tenerife está aqui.
- Trilhos de Tenerife – Se gosta de trilhos não pode perder este nosso artigo repleto de trilhos para fazer na ilha e dicas para aproveitá-los da melhor maneira.
- Parque Nacional do Teide – Se procura um roteiro de carro de um dia para visitar os lugares mais importantes do Parque Nacional do Teide, estão este artigo é para si.
- Observatório Astronómico do Teide – Tudo o que precisa de saber sobre um dos maiores observatórios astronómicos da Europa.
- Hotel Tauro Garden Tenerife – A nossa opinião sobre o hotel onde ficamos em Tenerife.
ROTEIRO PARA UM DIA DE CARRO NO PARQUE NACIONAL DO TEIDE EM TENERIFE
O roteiro para o Parque Nacional do Teide está feito para quem sobe de Los Cristianos, praia de Las Americas e Los Gigantes. Se vier do lado de La Laguna ou Puerto de la Cruz pode inverter o percurso no Parque Nacional do Teide, começando pelo final deste roteiro para o Parque Nacional do Teide.
Pode ainda espreitar as nossas dicas para viajar em Tenerife antes de viajar para a ilha e para o Parque Nacional do Teide.
1. Visitar o Miradouro de Sámara (TF-38), excelente para começar a conhecer o Parque Nacional do Teide
O miradouro de Sámara é um excelente local para uma primeira paragem no Parque Nacional do Teide. Dali é possível ver o Pico Velho do lado direito e o vulcão de Sámara do lado esquerdo.
Esta é uma das poucas zonas do Parque Nacional do Teide onde pode ver vegetação arbórea, já que o aumento da altitude irá provocar o desaparecimento da vegetação dali para cima.
2. Visitar o Miradouro Narizes do Teide (TF-38), dos mais belos miradouros do Parque Nacional do Teide
O miradouro dos Narizes do Teide permite-lhe contemplar o Pico Velho e os narizes do Teide, um conjunto de cones e crateras secundárias no Parque Nacional do Teide. A paisagem vulcânica do Parque Nacional do Teide é fenomenal e este é um dos mais belos miradouros para a apreciar no Parque Nacional do Teide. O Pico Velho é a cratera vulcânica da erupção de 1798 e os narizes do Teide expeliram lavas vulcânicas, cinzas e gases de forma esporádica até 1909.
3. Visitar Miradouro Boca Taura (TF – 21) no Parque Nacional do Teide
Este miradouro permite contemplar simultaneamente o Pico Velho e o Teide no Parque Nacional do Teide. Para além disso, saindo do miradouro dos Narizes do Teide, vai passar por um campo de lavas, que podem ser contempladas também deste miradouro. É um bela paragem no Parque Nacional do Teide.
4. Visitar o Miradouro Zapato de la Reina (TF – 21)
O miradouro Zapato de la Reina é um local com belas vistas sobre o Teide e que permite observar algumas formações rochosas bastante interessantes no Parque Nacional do Teide.
5. Visitar o Miradouro Lhamo de Ucanca (TF – 21) no Parque Nacional do Teide
O miradouro do Lhamo de Ucanca no Parque Nacional do Teide permite ver alguns relevos residuais de dureza semelhantes aos Roques de Garcia. A Catedral, um pináculo basáltico, tem uns impressionantes 144 m de altura no Parque Nacional do Teide.
6. Visitar Los Roques de Garcia (TF – 21), um local obrigatório a visitar no Parque Nacional do Teide
Los Roques de Garcia é um dos lugares mais magníficos do Parque Nacional do Teide. Os Roques são formações rochosas vulcânicas. São antigos diques vulcânicos por onde a lava fluía em direcção ao exterior. A lava solidificou no interior e transformou-se em rocha basáltica ali no Parque Nacional do Teide.
A erosão diferencial foi responsável pelo desaparecimento das rochas mais brandas, piroclástos, que formavam o cone vulcânico, deixando os “Roques” como relevos residuais de dureza. Hoje, os Roques são formações rochosas impressionantes, autênticos pináculos de basalto no seio da caldeira vulcânica do Teide. São um dos ex-libris do Parque Nacional do Teide.
7. Percorrer o trilho 3 (Los Roques de Garcia), não perca este trilho pequeno no Parque Nacional do Teide
Este é um belo trilho no Parque Nacional do Teide, com algumas das mais belas panorâmicas da ilha, inclusive sobre a caldeira, o vulcão do Teide e as lavas das erupções vulcânicas.
O trilho do Parque Nacional do Teide tem cerca de 3,5 km e é circular, demorando cerca de 1 hora. Começa e termina no miradouro de La Reculeta, em frente ao Parador Nacional do Teide. Pode também dormir no parador e é uma excelente opção.
É um trilho fácil de fazer e, como é curto, permite ser combinado com outras actividades nesse dia, inclusive este roteiro no Parque Nacional do Teide. Este é um dos trilhos e percursos pedestres em Tenerife obrigatórios porque é rápido e fácil.
8. Parador Cañadas del Teide (TF – 21)
Aproveite para parar neste parador do Parque Nacional do Teide que tem cafetaria, terraço e loja. Tudo isto a 2200 m de altitude com belas vistas sobre o Teide e caldeira do vulcão. É um excelente local para almoçar com vista sobre a Cañada Branca no Parque Nacional do Teide.
9. Subir ao teleférico do Teide, o ex-libris do Parque Nacional do Teide
Depois do almoço há que dirigir até ao teleférico do Parque Nacional do Teide. Pode comprar o bilhete online ou adquiri-lo na bilheteira. Aguarde a sua vez e desfrute desta subida vertiginosa de 1200 m, levando-os para o 3555 m de altitude. Se tem problemas cardíacos ou de hipertensão deve ter cuidado quando subir o teleférico do Parque Nacional do Teide. Os efeitos da altitude já se podem sentir por isso, lá em cima, caminhe devagar e beba muita água. As vistas de La Rambleta, o local onde vai o teleférico, sobre o Parque Nacional do Teide são magníficas.
- Compre aqui o seu bilhete sem filas para visitar o Vulcão Teide de teleférico.
10. Fazer o trilho 12 – Miradouro do Pico Velho
Este é um dos trilhos do Parque Nacional do Teide que tem início no topo do teleférico do Teide. Apesar de mais pessoas fazerem o trilho 11, porque é mais curto, este trilho é mais bonito e dos mais belos do Parque Nacional do Teide. Trata-se também de um trilho linear, pelo que tem que ir e regressar novamente ao teleférico do Parque Nacional do Teide.
O trilho tem cerca de 700 m e demora 1 hora a ser percorrido (ida e volta) mas vale a pena. As vistas sobre a caldeira do Teide são avassaladoras e permite contemplar o cratera do Pico Velho de cima, um dos mais belos miradouros da ilha no Parque Nacional do Teide. Não pode vir embora do teleférico sem experimentar este que é um dos melhores trilhos e percursos pedestres em Tenerife.
11. Fazer o trilho 11 – Miradouro da Fortaleza no Parque Nacional do Teide
Este é um dos trilhos que sai do topo do teleférico no Parque Nacional do Teide e que permite contemplar as belas panorâmicas da caldeira do Teide. O trilho é linear e tem apenas 400 m, pelo que demora cerca de 30 minutos a ser percorrido (ida e volta). É um bom local para ver o Mar de Nuvens, um fenómeno natural de Tenerife (saiba mais sobre isto aqui). Se o céu estiver limpo as vistas são magníficas sobre o Parque Nacional do Teide. Se subir de teleférico no Teide, este é um trilho obrigatório.
12. Miradouro do Tabonal Negro (TF – 21)
Este miradouro permite observar um campo de lavas gigantesco, negro, que se estende por vários quilómetros na caldeira vulcânica do Teide no Parque Nacional do Teide.
13. Miradouro da minas de San José (TF – 21)
As minas de São José eram minas a céu aberto que exploravam pedra-pomes na caldeira do Teide dentro do Parque Nacional do Teide. São um lugar muito interessante no Parque Nacional do Teide.
Hoje as minas estão desactivadas mas a paisagem esbranquiçada parece lunar. Vale a pena dar uma volta a pé pelo local no Parque Nacional do Teide.
14. Observatório do Teide (TF – 24) no Parque Nacional do Teide
A caminho do Observatório Astronómico do Teide vale a pena parar no miradouro de Izana, que permite ter uma visão sobre o vulcão do Teide e o vulcão de Faisna no Parque Nacional do Teide. Ao final do dia esta panorâmica é impressionante. Embora não possa entrar, vale a pena tentar espreitar o Observatório Astronómico do Teide, o maior observatório solar da Europa.
15. Miradouro La Tarta (TF – 24), um lugar incrível no Parque Nacional do Teide
O miradouro de La Tarta é verdadeiramente fabuloso e um dos mais belos no Parque Nacional do Teide. Chama-se tarta (tarte) porque na vertente exposta no corte da estrada existe uma sobreposição de níveis de piroclástos expelidos pelo vulcão.
Os níveis esbranquiçados correspondem a pedra pomes, os outros a cinzas e lapilis. É um lugar imperdível para perceber a dinâmica vulcânica da ilha e do Teide.
16. Miradouro Montanha Limão
Este miradouro no Parque Nacional do Teide permite contemplar vários cones vulcânicos nas vertentes que levam a sul, em direcção a Puerto de la Cruz. Se o céu estiver limpo, vê-se as povoações costeiras junto ao mar. Caso contrário poderá testemunhar do belíssimo Mar de Nuvens sobre Tenerife.
17. Miradouro Chipeque (TF – 24) no Parque Nacional do Teide
O percurso do dia no Parque Nacional do Teide termina no miradouro de Chipeque, provavelmente o melhor local para ver o pôr-do-sol em Tenerife. Se tiver sorte verá o sol a descer em direcção ao mar, escondendo-se atrás do mar de nuvens e colorindo de laranja todo o céu. É uma visão inesquecível no Parque Nacional do Teide.
Se vai viajar para as ilhas Baleares estes são alguns artigos que lhe podem interessar
ONDE DORMIR EM TENERIFE
O melhor local para dormir no parque Nacional do Teide é, sem sobra de dúvida o Parador Nacional do Teide. Contudo, a maioria das pessoas opta por se alojar mais perto do mar e visitar o parque num ou vários dias. Se ficar perto da costa, os melhores hotéis para dormir em Tenerife são estes.
- Royal Hideaway Corales Beach – Adults Only, by Barceló Hotel Group
- Royal Hideaway Corales Suites, by Barceló Hotel Group
- GF Victoria
- Hotel Cleopatra Palace
- Haciendas
- Palm Beach Tenerife
- The Suites at Beverly Heights
- Sol Arona Tenerife
- H10 Las Palmeras
- Beachfront Los Cristianos
- The Ritz-Carlton, Abama
- Gran Tacande Wellness & Relax Costa Adeje
TOURS QUE PODE FAZER EM TENERIFE
- Visitar o Vulcão Teide de teleférico. Compre aqui o seu bilhete sem filas.
- Visitar o Loro Park. Compre aqui o seu bilhete sem filas.
- Bilhete para o Siam Park. Marque aqui.
- Tour para observação de baleias e golfinhos. Compre aqui.
- Mergulhe com tartarugas e faça kayak com golfinhos. Que tour incrível para marcar aqui.
- Bilhete combinado para Loro Park e Siam Park. Compre aqui e poupe dinheiro.
- Excursão à ilha de La Gomera. Compre aqui o seu bilhete.
- Excursão para fazer trilhos no Teide. Marque aqui, esgota rápido, ou aqui.
- Excursão ao Teide com teleférico. Marque aqui porque esgota rápido.
- Passeio de barco à vela em Los Gigantes com possibilidade de ver baleias. Marque aqui.
- Tour de jipe no Teide e em Masca. Marque aqui e descubra o melhor de Tenerife.
- Tour de um dia para descobrir o melhor da ilha de Tenerife. Marque aqui.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e no Parque Nacional do Teide. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para o Parque Nacional do Teide. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se vai viajar para Espanha estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar ou inspirar:
- Visitar Ávila – Um artigo cheio de dicas para preparar e desfrutar da sua viagem a Ávila, com dicas de transporte, alojamento, onde comer, o que ver e fazer quando visitar a cidade de Ávila.
- Visitar Segóvia – Um artigo cheio de dicas para preparar e desfrutar da sua viagem a Segóvia, com dicas de transporte, alojamento, onde comer, o que ver e fazer quando visitar a cidade de Segóvia.
- Ilhas Cíes – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Cíes, dormir no campismo, barcos, restaurantes, trilhos e praias.
- Ilha de Ons – Bem próximo das ilhas Cíes fica a ilha de Ons, um paraíso perdido que não pode perder. Tudo o que precisa saber para visitar Ons está aqui.
- Visitar Sevilha – Tudo o que precisa de saber para visitar Sevilha e aproveitar alguns dias nesta bela cidade espanhola.
- Visitar Mérida – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Mérida com tudo o que não pode perder na cidade.
- Visitar Ronda – Uma das mais belas vilas da Andaluzia cheia de carisma e um artigo cheio de dicas para visitar.
- Caminito del Rey – Este é um dos mais belos passeios para fazer no sul de Espanha. Tudo o que precisa de saber para explorar o Caminhito do Rei está neste artigo.
- Visitar Salamanca – Esta é uma das mais belas cidades espanholas e um excelente destino para uma escapadinha. Veja as nossas dicas super completas com o que ver, fazer, comer e dormir em Salamanca.
- Bairro Gótico em Barcelona – Barcelona é uma das mais belas cidades espanholas e visitar a cidade sem explorar o Bairro Gótico é uma falha. Veja as nossas dicas para visitar o Bairro Gótico e Barcelona.
- Visitar Madrid – Madrid, a capital espanhola pode ser um belo destino para uma escapadinha de viagem. Aproveite as nossas dicas.
- Las Médulas – Se procura um lugar especial para visitar as Médulas, no norte de Espanha são esse lugar. É um destino fantástico para uma escapadinha e este artigo está repleto de boas dicas e até um roteiro.
- Romaria del Rocio – Se quer fazer uma viagem de descoberta cultural bem próximo de Portugal não perca esta excelente escapadinha. É uma das viagens culturais mais interessantes da Europa.
- Férias no sul de Espanha – Se procura um roteiro e dicas para férias no sul de Espanha, não procure mais. Estão todas aqui!
- Visitar as Arribas do Douro – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as Arribas do Douro, o território do Douro Internacional do lado de Espanha.
- Visitar Vulcão de La Palma – Um artigo com a nossa experiência a visitar o vulcão de La Palma nas Canárias em Espanha.
- Férias na Galiza – Procura dicas e roteiro para passar umas belas férias de carro na Galiza? Não vá mais longe. Está tudo aqui!
- Feria de Sevilha – Quer ver flamenco nas ruas, bailes, pegas de cavalos e touros, então a Feria de Sevilha é para si! Nós adoramos e aqui estão todas as nossas dicas.
- Caminho de Santiago – Dicas simples e básicas mas muito importantes para quem está a pensar fazer o Caminho de Santiago.
- Visitar a Andaluzia – Um roteiro para uma viagem de descoberta à Andaluzia, cheio de dicas práticas.
- La Alberca – Um artigo sobre uma povoação serrana a caminho de Salamanca e onde não poderá perder os sabores tradicionais dos melhores enchidos de Espanha.
- Hotéis em Salamanca – Uma selecção de onde se alojar em Salamanca.
- Hotéis em Madrid – Uma selecção de onde se alojar em Madrid.
- Peña Ubina – Umas montanhas no norte de Espanha, ideias para trilhos e onde tiramos o nosso curso de alpinismo.