A Galiza, região espanhola paredes meias com o norte de Portugal, tem quase tanto de Portugal como o Minho tem de Espanha. Sendo assim, viajar para a Galiza de férias é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco da alma galega mas também as raízes de um povo e duma região cheia de afinidades com o norte de Portugal. Umas férias na Galiza podem ser uma excelente oportunidade de descoberta de lugares encantadores.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
ROTEIRO PARA VISITAR A GALIZA
1. Visitar La Guardia, a porta de entrada na Galiza
Aproveite as maravilhas da A3 e vá até ao norte de Portugal, nomeadamente a Valença, Caminha ou Vila Nova de Cerveira e comece aí as suas férias na Galiza. Cruze a fronteira e dirija-se para La Guardia, na Galiza, onde começará a sua viagem pela Galiza. Se cruzar a fronteira da Galiza em Valença, dê uma passagem pela povoação de Tui que também vale a pena. La Guardia é uma povoação pesqueira da Galiza, com um belo porto de mar, praia de rocha e piscinas naturais e as ruínas do Monte de Santa Tecla, onde para além de uma vista esplêndida sobre o rio Minho e Portugal, tem um castro pré-romano muito bem preservado na Galiza.
Dicas para visitar La Guardia na Galiza
- La Guardia, na Galiza, tem campismo, que é uma opção muito económica e ecológica para se alojar no Verão na Galiza.
- Se optar por alojar-se em hotéis na Galiza, as melhores opções são o Hotel El Molino, ou a Hotel Monumento Convento de San Benito.
2. Visitar Baiona e as melhores praias da Galiza
A caminho de Vigo, passe por Baiona e deixe-se ficar ali por alguns dias para aproveitar as melhores praias da Galiza. As águas da Galiza podem não ser muito quentes, mas estas são as mais quentes da Galiza. Tem areia branca, um ambiente fantástico e até monumentos para visitar na Galiza.
Dicas para visitar Baiona na Galiza
- Se pretende acampar na Galiza, a Praia das Américas é das melhores opções na Galiza.
- Se pretende alojar-se num hotel ou guesthouse na Galiza, estas são as melhores opções em Baiona. O Parador de Baiona dá-lhe luxo e autenticidade ao mesmo tempo. Se procura uma casa de férias, os Apartamentos Ababides são uma óptima opção para acomodar toda a família. Se procura alguma tranquilidade, opte pela Casa Rural Oscar.
3. Visitar Vigo, a incontornável cidade da Galiza
Vigo está maravilhoso e a Galiza também. É uma das cidades mais bonitas da Galiza e nos últimos anos o seu centro histórico foi recuperado e melhorado. O porto está lindo, assim como toda a zona ribeirinha desta cidade da Galiza. Vale a pena perder-se nas calles estreitas do centro histórico, nas pracinhas cheias de vida e esplanadas maravilhosas da Galiza, provando a maravilhosa gastronomia galega.
Dicas para visitar Vigo na Galiza
- Vigo, na Galiza, também tem parque de campismo mas não é uma grande opção.
- O melhor é aproveitar para recarregar baterias na Galiza e alojar-se num hotel ou guesthouse na cidade, aproveitando as excelentes opções de alojamento no centro histórico ou na praia de Samil.
- Em Vigo, na Galiza, as melhores opções de hotel são Eurostars Mar de Vigo, NH Collection Vigo, o Sercotel Hotel Bahía de Vigo, o Hotel Náutico ou o Tryp Vigo Los Galeones Hotel.
- Na praia de Samil na Galiza as melhores opções são o Apartamento playa Samil e o Ático en Vigo playa Samil.
4. Visitar as Ilhas Ciés, uma pérola da Galiza
As ilhas Ciés, ao largo de Vigo, são um dos recantos mais belos da Galiza. Podem ser visitadas de barco num dia, desde Vigo, mas o ideal é pernoitar nas ilhas da Galiza um par de dias no parque de campismo (não há hotéis) para aproveitar o silêncio do fim de tarde, a melancolia do Verão e o céu estrelado. Este vai ser um dos pontos altos das suas férias na Galiza.
Veja este artigo para planear a sua visita às ilhas Cíes na Galiza
5. Visitar Pontevedra
Capital da Galiza, a cidade de Pontevedra é a porta de entrada para um passeio de barco pelas rias galegas. A igreja e centro histórico da cidade está encantador e vale a pena passear um bocadinho pelas suas ruas estreitas. No entanto, não vale a pena pernoitar na cidade da Galiza. O ideal é visitá-la ao longo do seu trajecto para norte na Galiza.
6. Visitar Sanxenxo, uma jóia da Galiza
Se gosta de praia então vai adorar Sanxenxo, na Galiza, uma das melhores estâncias balneares da Galiza. É um excelente local para assentar e explorar a Galiza, especialmente para quem gosta de ter todas as facilidades próximas assim como animação, de dia e de noite.
Dicas para visitar Sanxenxo
- Sanxenxo tem parque de campismo de qualidade na Galiza mas também tem boas ofertas de hoteis, apartamentos e casas para alugar.
- Se procura hotel, o Hotel Carlos I Silgar, com vista magnífica sobre a baía. O Gran Talaso Hotel Sanxenxo, um dos preferidos e mais procurados na cidade, o Hotel Mardevela, o Hotel Punta Vicaño, o Hotel Inffinit Sanxenxo ou o Hotel Spa Nanin Playa.
- Se procura apartamento para alugar nas férias experimente os Apartamentos Trisquel, os Apartamentos Baltar, os Apartamentos VIDA Sanxenxo ou os Apartamentos Rúa Virxe do Carme.
7. Visitar O Grove
A costa galega na região do Grove é do mais selvagem e exótico que vai encontrar na Galiza. Belas praias, passadiços de madeira na praia para fazer belos trilhos a pé, a península do Grove é um excelente local para relaxar e aproveitar o Verão na Galiza, com excelentes oportunidades para conhecer a comida galega. Dizem que em Outubro tem o melhor festival do marisco da Galiza! Temos de ir um dia! Não deixe de visitar a ilha Toja, em frente, com uma bela igreja construída em vieiras (dizem que tem as melhores da Galiza).
Dicas para visitar O Grove na Galiza
- O Grove tem vários parques de campismo e é um dos melhores lugares para acampar na Galiza já que os parque são bons, bonitos e bastante em conta.
- Se prefere alojar-se em hotel ou guesthouses as melhores opções são o Mar de Rosas, a casa Viña de Millan ou a Casa dos Castaños, os apartamentos ático chic en O Grove e Apartamento en Beiramar.
8. Visitar Padrón
Pegue no carro, deixando O Grove para trás e dirija-se para Padrón, a caminho de Santiago de Compostela, na Galiza. Não vale a pena pernoitar nesta cidade da Galiza mas vale bem a pena parar para provar os “pimentos padrón” no seu “habitat” natural! No entanto, não deixe de visitar a bela vila da Galiza que se esconde por trás da fama dos pimentos padrón. É linda.
9. Visitar Santiago de Compostela, a pérola da Galiza
Santiago de Compostela é a cidade mais mediática da Galiza e dispensa apresentações. Santiago deu-lhe nome e fama, mas são os peregrinos que fazem o seu Caminho que lhe dão vida e alma na Galiza. Visitar Santiago de Compostela e perceber a sua espiritualidade e ambiente exige que ali fique pelo menos dois dias, para poder participar na missa dos peregrinos (ainda que não seja religioso), já que é uma manifestação cultural importante na cidade da Galiza. Se tiver tempo e motivação, considere fazer nem que seja apenas uma etapa do Caminho de Santiago para sentir um pouco da emoção dos peregrinos quando chegam a Santiago de Compostela. Uma sensação fabulosa durante as suas férias na Galiza.
Dicas para visitar Santiago de Compostela
- Encontrar vaga num hotel em Santiago de Compostela, na Galiza, é um acto de paciência. Para evitar dissabores marque com muita antecedência. Aqui ficam algumas das melhores sugestões:
10. Visitar Muros
Aproveite que tem carro para explorar o extremo noroeste da Península Ibérica e a Galiza. Muros é uma bela povoação na costa da Galiza, com uma boa praia na Galiza e onde pode desfrutar de uns bons momentos. Não deixe de a conhecer.
11. Visitar o Cabo Finisterra
Aqui a Europa e a Galiza acaba e o mar começa. É a ponta ocidental da Espanha e da Galiza. Vá até ao farol e sinta-se num local inóspito, longe de tudo e todos, rodeado pelos penhascos vertiginosos da Galiza. Um sensação de viver numa Ibéria selvagem vai-se apoderar de si… A caminho da Corunha pare em Muxia, onde também vale a pena parar durante as férias na Galiza.
12. Visitar a Corunha
Corunha, uma das mais importantes cidades espanholas e da Galiza, sita de frente para o mar, envergando a Torre Hércules como que uma marca da presença lusitana na península. Corunha tem belos monumentos para visitar, trilhos fantásticos nas imediações para se descobrir, belas praias e muito boa comida. É um excelente local para conhecer durante as suas férias na Galiza.
Dicas para visitar a Corunha na Galiza
- Corunha, na Galiza, tem parque de campismo mas a cidade tem bons alojamentos, alguns bastante económicos e de muita boa qualidade pelo que pode ser melhor opção optar por se alojar num hotel ou guesthouse na Galiza.
- As melhores opções de hotel na Corunha são o Eurostars Ciudad de La Coruña, o Melia Maria Pita, o NH Collection A Coruña Finisterre, o Hostal Hotil, o Hostal La Provinciana e o Hotel Blue Coruña.
13. Visitar Ferrol
Se gosta de praias selvagens na Galiza, ambiente familiar e boa comida, especialmente peixes e mariscos, vá a Ferrol na Galiza. Aqui começa o Caminho Inglês, uma das variantes do Caminho de Santiago e um dos que já fizemos algumas etapas. A cidade da Galiza não é particularmente bonita mas os arredores são encantadores.
14. Visitar Lugo, um segredo na Galiza
Com uma muralha incrivelmente bem preservada e uma cidade intramuralha fabulosa na Galiza, Lugo seduz logo ao primeiro olhar. Vale a pena ficar dois dias a explorar os museus, a cidade, a passear sobre a muralha e a desfrutar desta jóia da Galiza. Vai adorar estas férias na Galiza.
Dicas para visitar Lugo
- Lugo tem alojamentos bastante em conta e com muito boa relação preço/qualidade na Galiza. Algumas das melhores opções são Gran Hotel Lugo, o Hotel Méndez Núñez, e o Hotel Apartamentos Ciudad de Lugo, e os apartamentos El Apartamento de María, o Apartamento Bed&Center 2A e Apartamento Avda. Coruña 32.
15. Visitar Orense
Termine o seu périplo de Férias na Galiza na cidade de Orense, muito mais cosmopolita e moderna do que as cidades anteriores da Galiza, no entanto cheia de charme. De regresso a Portugal depois de explorar a Galiza, opte por parar em Chaves e quem sabe até dar uma fugida até Guimarães e à Serra do Alvão.
O que não pode perder numas férias na Galiza?
1. Tarte de Santiago
2. Queijo mamita
.
3. Vieiras
4. Paella galega
.
5. Pulpo a la galega
6. Parrillada de pescado e marisco
.
SEGURO DE VIAGEM PARA ESCAPADINHAS IATI (cobre Covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens dentro de Portugal e Espanha, mas e também viagens pela Europa, incluindo a Galiza. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Podes fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui!
Se vai viajar para Espanha estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar
- Ilhas Cíes – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Cíes, dormir no campismo, barcos, restaurantes, trilhos e praias.
- Ilha de Ons – Bem próximo das ilhas Cíes fica a ilha de Ons, um paraíso perdido que não pode perder. Tudo o que precisa saber para visitar Ons está aqui.
- Visitar Sevilha – Tudo o que precisa de saber para visitar Sevilha e aproveitar alguns dias nesta bela cidade espanhola.
- Visitar Mérida – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Mérida com tudo o que não pode perder na cidade.
- Visitar Ronda – Uma das mais belas vilas da Andaluzia cheia de carisma e um artigo cheio de dicas para visitar.
- Caminito del Rey – Este é um dos mais belos passeios para fazer no sul de Espanha. Tudo o que precisa de saber para explorar o Caminhito do Rei está neste artigo.
- Visitar Salamanca – Esta é uma das mais belas cidades espanholas e um excelente destino para uma escapadinha. Veja as nossas dicas super completas com o que ver, fazer, comer e dormir em Salamanca.
- Bairro Gótico em Barcelona – Barcelona é uma das mais belas cidades espanholas e visitar a cidade sem explorar o Bairro Gótico é uma falha. Veja as nossas dicas para visitar o Bairro Gótico e Barcelona.
- Visitar Madrid – Madrid, a capital espanhola pode ser um belo destino para uma escapadinha de viagem. Aproveite as nossas dicas.
- Las Médulas – Se procura um lugar especial para visitar as Médulas, no norte de Espanha são esse lugar. É um destino fantástico para uma escapadinha e este artigo está repleto de boas dicas e até um roteiro.
- Romaria del Rocio – Se quer fazer uma viagem de descoberta cultural bem próximo de Portugal não perca esta excelente escapadinha. É uma das viagens culturais mais interessantes da Europa.
- Férias no sul de Espanha – Se procura um roteiro e dicas para férias no sul de Espanha, não procure mais. Estão todas aqui!
- Gran Canária – Visitar a ilha da Gran Canária é uma excelente opção para quem procura praia mas, melhor ainda para quem procura trilhos na natureza e cultura. Veja as nossas dicas completas com um roteiro de 5 dias na Gran Canária.
- Trilhos de Tenerife – Se gosta de trilhos não pode perder este nosso artigo repleto de trilhos para fazer na ilha e dicas para aproveitá-los da melhor maneira.
- Visitar Tenerife – Se procura dicas, roteiros, o que ver e fazer em Tenerife, este artigo é para si. Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Tenerife está aqui. Se procura uma lista de lugares imperdíveis para visitar em Tenerife, este artigo é para si.
- Parque Nacional do Teide – Se procura um roteiro de carro de um dia para visitar os lugares mais importantes do Parque Nacional do Teide, estão este artigo é para si.
- Feria de Sevilha – Quer ver flamenco nas ruas, bailes, pegas de cavalos e touros, então a Feria de Sevilha é para si! Nós adoramos e aqui estão todas as nossas dicas.
- Caminho de Santiago – Dicas simples e básicas mas muito importantes para quem está a pensar fazer o Caminho de Santiago.
- Visitar a Andaluzia – Um roteiro para uma viagem de descoberta à Andaluzia, cheio de dicas práticas.
- La Alberca – Um artigo sobre uma povoação serrana a caminho de Salamanca e onde não poderá perder os sabores tradicionais dos melhores enchidos de Espanha.
- Hotéis em Salamanca – Uma selecção de onde se alojar em Salamanca.
- Hotéis em Madrid – Uma selecção de onde se alojar em Madrid.
- Observatório Astronómico do Teide – Tudo o que precisa de saber sobre um dos maiores observatórios astronómicos da Europa.
- Hotel Tauro Garden Tenerife – A nossa opinião sobre o hotel onde ficamos em Tenerife.
- Peña Ubina – Umas montanhas no norte de Espanha, ideias para trilhos e onde tiramos o nosso curso de alpinismo.
Obrigado pelo excelente post, a minha namorada vai lá fazer uma parte do Mestrado (Ferrol) e como tenho férias em setembro vamos aproveitar e juntar o útil ao agradável a fim de percorrer essa região com laços históricos de ligação à portugalidade. Bem haja!
Que maravilha! Boa viagem até à Galiza.
Obrigado! Já agora, tem alguma sugestão de melhores locais para visitar em 15 dias? Felicidades
Os que recomendamos estão neste artigo. Mas as Cíes e a ilha de Oms são obrigatórias.
Adorei o roteiro e as recomendações! Mas com La Guárdia quer referir-se ao concelho da Guarda, não é?
Da mesma forma que com “Orense”, que é o concelho de Ourense (a palavra vém de Auria>Ouro, a cidade do ouro)
Este verão espero poder percorrer a Galiza inteira 🙂
Beijinhos
É porque os nomes estão em Espanhol, neste caso castelhano, não em Galego.
Mmmmh… Pronto, eu respeito muito a sua decisão mas resulta-me estranho porque no mapa do Google aparecem mesmo Corunha e Ourense, nos sites de turismo da região a mesma coisa… De facto, acho que em castelhano a Galiza é mesmo “Galicia”, não é?
De qualquer forma o artigo ficou ótimo, não quero incomodar mais. Beijo!
Obrigada, Luísa. Bjinhos
Obrigado pelo post, vou seguir seu roteiro. Uma única observação seria dizer que Pontevedra não é a capital da Galiza. A capital da Galiza é Santiago de Compostela, onde estão localizadas as sedes do executivo e legislativo regionais. O município de Pontevedra é a capital da província homônima, umas das 4 províncias da região galega.
Obrigada pelo reparo. Boa viagem.
Adorei seu roteiro. Por hora só tenho 4 dias, mas consegui ver o que me intereça mais e fazer meu próprio reteiro a partir daí.
Muito obrigada por compartilhar.
Obrigada, Erica.
Olá Carla!
Gostaria de fazer um reparo…os hoteis que indicou em ” La Guardia” são mesmo em La Guardia, Toledo, Espanha…muito longe de A Guarda, na Galiza….
Tal significa que não conhece na realidade estes hoteis, sao resultado da sua pesquisa?
Onde ficou alojada em A Guarda?
Obrigada
Conheço mesmo La Guardia. Deve ter sido um erro. Obrigada pelo reparo. Vou alterar. Eu não fiquei alojada em hotel La Guardia, fiquei em Vila Nova de Cerveira e depois no camping de Santa Tecla.
Olá Carla
Se tivesse alguns dias (apenas sete) de férias em Setembro, como faria a sua escolha?
É preferível levar carro?
Juntar norte Portugal , também não conheço,seria de ponderar?
Grata.
Quina
Só com 7 dias optava por apenas uma coisa, ou Galiza, ou norte de Portugal. Eu levava carro, sem carro é muito limitativo. Se calhar começava pela Galiza e, noutra altura, até com menos dias, faria o norte de Portugal aos bocadinhos.
Olá! Obrigadíssimo por dares a conhecer um bocado o meu país, mas gostaria fazer um pequeno comentário. Na Galiza, a nossa língua é o galego, ou como é conhecido em outras partes do mundo, o português. Sei, o nosso sotaque é estranho para vocês e se fala com locais podem que atrapalhem com alguma palavra em castelhano, ou mesmamente falem castelhano. A coisa é que a língua do país é o galego, e assim gostamos que sejam respeitadas as coisas nossas.
Então, não é “La Guardia*”, senão “A Guarda”; não “Finisterra*”, senão “Fisterra”; não “Orense*”, senão “Ourense”.
Se tem curiosidade, seguindo as normas do padrão português na escrita, algumas das vilas citadas seriam: Ponte Vedra, São Genjo, Padrão, como exemplos 🙂
O mesmo com as comidas! Paella? Homem, mui galega não é, mas pode encontrar paelha, sobre tudo se é turista, a estes não se lhes nega nada. Pulpo a la galega???? Mas bem polvo à feira, esse é o nome que lhe damos nós os galegos.
Muito cordialmente, uma aperta.
Essas batalhas são vossas, não minhas. Muitas e boas viagens. 😀 bjinhos para a Galiza.
boa noite, este roteiro dá para 5 dias? ou muito apertado …. Vigo dá para um dia ? o que requere 2 dias é Santiago , os outros vamos subindo… obrigado pelas dicas
Depende sempre de quanto tempo estiver em cada lugar. Mas Vigo merece mais porque é obrigatório ir às ilhas Cíes.
obrigado, estamos a pensar ir agora no carnaval, logo não dá para ir às ilhas Cies …
Ah, ok. Fica para a próxima. 😀
esta Primavera / Verão, gostava de conhecer um bocadinho da Galiza. Gostei deste roteiro e vou aproveitar dicas.
Obrigada, Gorete. Vai adorar viajar na Galiza.