O que visitar em Madrid? Esta é uma das perguntas que mais vezes recebemos no nosso blogue. A verdade é que vamos tantas vezes a Madrid que já nos esquecemos de tirar dicas sobre Madrid, de escrever sugestões e até de partilhar as nossas aventuras em Madrid. Quase todas as nossas viagens passam por Madrid por isso não faltam segredos em Madrid. Aproveitámos a nossa ida a Madrid para receber o prémio da FITUR 2018 (onde ganhamos como o vlog que tem melhor conteúdo na promoção do Turismo Sustentável) e demos mais uma voltinha pela cidade de Madrid e resolvemos que estava na hora de escrever sobre este destino de viagem tão escolhido pelos turistas portugueses, Madrid.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
VISITAR MADRID E O QUE VER E FAZER EM MADRID
QUANDO VISITAR MADRID
Madrid é uma cidade maravilhosa para visitar em qualquer altura do ano. No Verão, o calor pode ser demais em Madrid, mas terá dias longos e poderá aproveitar as manhã e os fins de tarde, desfrutando da sesta, como os espanhóis. Na Primavera e Outono é óptimo, nem muito frio nem muito quente em Madrid. No Inverno pode apanhar frio em Madrid, mas nada de especial por isso, é também uma boa altura. Isto faz de Madrid um lugar ideal para uma escapadinha durante todo o ano.
SEGURO DE VIAGEM PARA ESPANHA E MADRID (cobre covid-19)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e em Madrid. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Madrid. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para Madrid. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
QUANTOS DIAS PRECISA PARA VISITAR MADRID
Se quiser conhecer apenas a cidade de Madrid, dois ou três dias, bem corridos, são suficientes. Se quiser visitar alguns locais próximos de Madrid e que valem a pena ser explorados, então dedique quatro dias à capital espanhola de Madrid. Se pretende aproveitar a noite e a vida madrilena, que aconselhamos, então veja menos durante o dia e prolongue a sua estada em Madrid. Depois, há que passar a outra fase: O que visitar em Madrid?
ONDE DORMIR EM MADRID
Madrid é suficiente pequena para ser explorada a pé pelo que vale a pena alojar-se no centro da cidade e assim poupar nos transportes públicos em Madrid. Para além disso, é muito melhor conhecer a cidade de Madrid a pé do que simplesmente deslocar-se do ponto A para o ponto B e usar o metro de Madrid.
O que visitar em Madrid não se esgota nos monumento. Madrid está nas ruas e ficar no centro alojado é obrigatório. A alma da cidade de Madrid está nas ruas. Já ficamos a dormir várias vezes em Madrid, muitas das vezes para simplesmente passar um fim de semana em Madrid, outras, simplesmente para dormir numa noite de escala entre voos mais longos. Para ver os hotéis em Madrid que recomendamos basta abrir o link no título de cada um deles.
Quando procuramos HOSTELS EM MADRID estes foram aqueles que ficamos e recomendamos
- Toc Hostel Madrid – Localizado num edifício histórico da cidade de Madrid, combina o antigo com o moderno. O hostel é lindíssimo e um lugar fantástico para ficar. Tem quartos duplos (marque muito cedo), quádruplos e dormitórios. A localização em Madrid é excelente, na praça Celenque, na calle Arenal. É um dos nossos lugares preferidos em Madrid.
- Sungate ONE – Este é um hostel bem central perto do mosteiro das Descalças reais em Madrid. É uma óptima opção para jovens que procura dormitórios em conta, assim como para noites de escala no aeroporto. Fica 5 minutos a pé da Porta do Sol de Madrid. Também tem quartos duplos.
- I Love Madrid Hostel – Um hostel menos moderno que o anterior mas uma boa escolha também, especialmente pela localização, fica mesmo na Porta do Sol de Madrid. A sua localização central faz com que só tenha dormitórios disponíveis.
- The Hat Madrid Hostel – Um dos hostels mais bonitos de Madrid. É encantador e tem uma localização excelente. Tem imensos dormitórios mas também tem quartos duplos. Situa-se a 3 minutos a pé da Praça Mayor. Se conseguir lugar, é uma óptima escolha em Madrid.
- Barbieri Sol Hostel – Localizado numa zona de party (muita festa especialmente noite dentro) é óptimo para quem gosta da vida nocturna de Madrid. Localiza-se na Calle de la Victoria. É ideal para conhecer pessoas, sair à noite em Madrid e divertir-se. Tem poucos quartos por isso marque cedo. Tem quartos duplos e os dormitórios são de 4 camas.
Quando procuramos HOTÉIS EM MADRID estes foram aqueles que ficamos e recomendamos
- Hostal Oliver – É uma mistura entre hotel e hostel, sem as confusões dos hostels mas com as suas comodidades e facilidades. Fica na Calle Carmen, uma das principais de Madrid, a 3 minutos a pé da Porta do Sol. Tem quartos duplos decentes e a bom preço. É uma óptima escolha em Madrid. Mas não espere luxo, é um hotel completamente normal.
- B&B Hotel Puerta del Sol – Se procura um bocado mais de luxo e glamour, então na rua ao lado está o B&B Porta do Sol. Tem quartos lindos, mas são um pouco mais caros. É um espaço com mais estilo e alguns quartos até têm varandas com vista sobre as ruas da Porta do Sol.
- Madridcito Bed & Breakfast – Na mesma rua e um pouco mais barato, está este belo hotel. É também muito giro e tem uma decoração encantadora. A localização é semelhante, bem no centro de Madrid, quase na Porta do Sol.
- Ateneo Puerta del Sol – Este é um dos nossos hotéis preferidos em Madrid. É bom, bem localizado e apesar de ser simples tem tudo o que é preciso. É ideal para duas ou três noites. Fica também na Calle Montera, onde ficavam os outros dois anteriores, a 1 minuto da Porta do Sol.
- Hostal Aresol – Se procura um lugar simples, acolhedor, tipicamente madrileno e em estilo antigo então é este. É uma pequena pensão na Calle Arenal, a 20 metros da Praça do Sol. É um dos nossos lugares preferidos em Madrid e a dona até já nos conhece. Adoramos.
- Petit Palace Puerta del Sol – Se deseja alojar-se num pequeno palácio (moderno) e sentir-se uma princesa ou um príncipe este lugar é para si. Um edifício histórico mas remodelado ao estilo moderno. É uma boa escolha com vista sobre a Porta do Sol.
Se procura HOTÉIS EM MADRID mais elegantes e com mais conforto estes podem ser boas opções
- Arenal Suites – Apartamentos e estúdios de luxo na calle Arenal, na Porta do Sol, em Madrid. Não encontrará muito melhor na zona da Porta do Sol, acredite.
- Charming view Plaza Mayor – Não encontrará nenhum lugar em Madrid com melhor vista do que este. A janela do quarto dá para a praça Mayor. O quarto duplo com varanda vai fazer com que não tenha vontade de sair dali o dia todo, afinal, tudo o que acontece em Madrid passa de frente da sua varanda.
- Boutique Hotel H10 Villa de la Reina – A Gran Via é a zona dos hotéis de luxo e com maior exclusividade. Mais caros mas com outros requintes. É o caso deste hotel. Com quartos e espaços deslumbrantes que nos transportam para a época dos reis.
- Círculo Gran Vía, Autograph Collection (Adults Only) – Sim, um hotel que só aceita adultos, com um ambiente altamente requintado e exclusivo. É para quem procura discrição e glamour, tudo na Gran Via, no centro de Madrid. É um hotel de autor.
- Hotel Atlântico – Um hotel de luxo clássico em Madrid. Situa-se na Gran Via e deslumbra os transeuntes faz décadas. Não se deixe enganar pelo aspecto histórico do exterior, o interior está cheio de requinte. Do melhor que existe em Madrid.
- Hyatt Centric Gran Via Madrid – Se procura uma cadeia internacional de hotéis de 5 estrelas não vá mais longe. Este hotel em Madrid tem tudo o que procura e não o vai desiludir. Também se localiza na Gran Via, junto das melhores lojas, hotéis, restaurantes e cafés da cidade de Madrid.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR EM MADRID
O que visitar em Madrid é uma das principais coisas a decidir. O que ver e quando ver e quais as melhores dicas. Se desejar comprar bilhetes de autocarro hop on hop off pode fazê-lo aqui. Os lugares mais importantes para conhecer em Madrid são os seguintes:
1. Visitar a Plaza Mayor de Madrid
A Plaza Mayor é o centro de Madrid. É ali que todos rumam e é ali que todos vêm para ser vistos. Nenhuma viagem passa por Madrid sem parar ali. Desfrute da praça de Madrid, dos seus belos edifícios e dos artista de rua. É o lugar principal para responder à sua questão de o que visitar em Madrid. Há ali muitos restaurantes, a maioria caros, mas outros têm uma boa relação qualidade preço. Escolha bem.
2. Passear na Gran Via de Madrid
A via mais famosa de Madrid é lugar para fazer compras e para ver o ritmo madrileno desfilar pelas ruas. De noite enche-se de mulheres super produzidas, de dia, de vendedores e compradores. Um lugar que vale a pena espreitar. É um lugar de glamour e riqueza mas vale a pena ver quando visitar Madrid.
3. Visitar o Museu do Prado em Madrid
O Prado está para Madrid assim como o Louvre está para Paris. Logo, quando lhe perguntam “o que visitar em Madrid?” o Prado é resposta obrigatória. É o maior museu de Espanha e um dos mais importantes da Europa. Não se deixe desencorajar pelas filas, na generalidades são rápidas. Tem uma magnífica colecção de pintores europeus, especialmente espanhóis, tais como Velasquez, Goya ou El Greco. No entanto, tem ainda obras magníficas de Rubens, Rembrant, Botticelli, Tintoretto ou Caravaggio. Pode comprar aqui o seu bilhete para o Museu do Prado e evitar as filas.
4. Visitar o Palácio Real de Madrid
O Palácio Real de Madrid é um dos lugares obrigatório a apontar no nosso roteiro de o que visitar em Madrid. Apesar de não poder chegar-se aos aposentos reais, vale a pena a visita ao palácio, que custa 10€/pessoa. Deslumbre-se com os salões magníficos da coroa espanhola. Para evitar as filas, compre os bilhetes online.
5. Visitar a Porta do Sol em Madrid
O que visitar em Madrid ? Sim, tudo começa aqui. De certeza que já viu a fotografia de um urso agarrado a uma árvore numa praça de Madrid! É uma árvore de Madroño (medronheiro) e esta estátua rapidamente se tornou o símbolo turístico da cidade de Madrid. A imagem da estátua, da autoria de Santafé, está presente no escudo da cidade de Madrid. Pode encontrá-la na Porta do Sol, o centro nevrálgico da cidade, e uma das zonas mais concorridas de Madrid. Está cheio de gente, de dia e de noite, e corresponde ao quilómetro zero em Espanha. Há ali alguns edifícios que valem a pena olhar para cima, é o caso da Casa Real dos Correios e a sua torre do Relógio.
6. Passear nos Jardins do Retiro
Se procura um lugar calmo para relaxar em Madrid, um espaço agradável para fazer um piquenique no verão ou primavera, ou simplesmente um lugar para correr, os Jardins do Retiro são o lugar ideal. Bem no centro da cidade de Madrid, são um espaço verde no meio do caos do trânsito da urbe madrilena.
7. Visitar a Praça Cibeles em Madrid
A praça Cibeles em Madrid tem hoje um grande placard a dar as boas vindas aos refugiados, mas a maioria da população queixa-se de que não passam de intenções. Cibeles é isso mesmo, é um centro de contacto entre mundos. Daqui sai o Passeio do Prado, que vai para o Museu do Prado, a Calle de Alcalá, que liga à Porta do Sol, ou a Passeio de Recoletos que leva à Praça Colombo e que passa pela Biblioteca Nacional. É um óptimo local para apanhar transporte de autocarro e táxi durante a noite para o aeroporto.
8. Conhecer a estação de Atocha em Madrid
A estação de Atocha é uma obra de arquitectura e engenharia fabulosa, construído em ferro e vidro e com supervisão de Eiffel. Apesar de no passado ano de 2004 Atocha ter tido um episódio de atentado terrorista em, esses tempos de medo já lá vão. Hoje Atocha é muito mais do que uma estação de comboio em Madrid. É um palácio, um centro comercial e um espaço de convívio. O seu interior até tem jardins de palmeiras.
9. Visitar o Templo de Debod em Madrid
Um templo egípcio no centro de Madrid? Sim é possível! Parece irreal mas não é. Veio da Núbia, a poucos quilómetros do Assuão e encanta os viajantes mais distraídos que com ele tropeçam em Madrid. Espreite, vai valer a pena. Não parece Madrid, mas realmente é um dos lugares a visitar em Madrid.
10. Visitar a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena
A catedral de Madrid, dedicada a Santa Maria a Real de Almudena, é um edifício monumental com mais de cem metros e comprimento e setenta de altura. A catedral de Madrid reflecte um profusão de estilos muito diversos, assim como o país, com uma arquitectura em estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta.
11. Visitar o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía em Madrid
O Rainha Sofia é o museu de arte moderna de Madrid. Ali estão algumas das obras mais reconhecidas da pintura espanhola, nomeadamente a que retrata a Guerra Civil espanhola, o Guernica de Picasso. Podemos conhecer melhor as exposições deste modelo no site do museu. No primeiro semestre do ano de 2018 até há uma exposição sobre Fernando Pessoa. A entrada custa 10€/pessoa e pode ser adquirida online para evitar as filas.
12 Visitar o Museu Thyssen-Bornemisza
Este museu é uma colecção privada, pertencente à família Thyssen-Bornemisza, e detém um dos melhores acervos de arte de Madrid mas também da Europa, especialmente para quem gosta de Renoir, Van Gogh, Cezanne, Gaugin, Goya, El Greco, Rembrant, Bernini, Tintoretto ou Caravaggio. É imperdível. A entrada custa 12€, mas pode comprar um bilhete combinado com este museu, o Prado e o Rainha Sofia. O bilhete combinado custa 29.60€. Pode adquirir os bilhetes neste site oficial.
13. Visitar a Porta de Alcalá
A porta de Alcalá em Madrid é outro dos símbolos da cidade de Madrid e fica bem próximo da praça Cibelles e dos Jardins do Retiro. É uma porta com três arcos que serviu de porta de entrada da cidade. Quando perguntar: “O que visitar em Madrid?” provavelmente já estará a passar por baixo dela.
14. Visitar Bairro das Letras de Madrid
O magnífico Bairro das Letras em Madrid, hoje cheio de airbnb e cada vez menos com alma madrilena, é um dos nossos bairros preferidos de Madrid, cheios de lojas, tabernas, taperias, e lojas onde se vendem os queijos, azeites e fumados espanhóis. É um lugar fantástico para sair ao final do dia e à noite, para tapear ou simplesmente para beber um copo com os (novos) amigos.
15. Visitar o Bairro de Lavapiés em Madrid
Lavapiés tem fama de ser o bairro mais multicultural de Madrid. Ali rumam os mais jovens de Espanha e do mundo. Com uma forte comunidade de imigrantes, ainda conserva prédios – as chamadas corralas – com corredores comunitários que já foram palco de alguns filmes espanhóis, nomeadamente de Almodovar. O Mercado de San Fernando, remodelou-se e hoje já não vende produtos frescos, a maioria das lojas são restaurantes, bares e taperias. Os moradores já quase fugiram, Lavapiés é caro e hoje quase todos os prédios são Airbnbs. No entanto, e apesar de Lavapiés já não ser o que era, ainda vale a pena espreitar aquele cantinho da cidade, até porque, ele vai desaparecer…
16. Visitar o Mercado de São Miguel em Madrid
Se gosta de lugares turísticos em Madrid então este é para si. O mercado de São Miguel, bem próximo da Plaza Mayor, é um mercado antigo, completamente renovado e transformado num lugar cheio de taperiais, tabernas e restaurantes gourmet e com comida deliciosa (embora bastante cara). Prepare-se para as multidões e para filas longas (se se quiser sentar).
17. Visitar a praça de touros de Las Ventas em Madrid
Se gosta da tradição das touradas então Las Ventas é para si. Esta é a maior praça de Touros de Madrid, de Espanha, da Europa e a segunda maior do mundo. Vale a pena a visita, já que as touradas fazem parte da tradição e da cultura espanhola (ainda que faça como nós e vá visitá-la fora de um espectáculo porque somos contra a forma como os touros são tratados nas praças espanholas).
18. Visitar o Estádio do Santiago do Barnabéu em Madrid
Se é amante de futebol então este local vai estar no topo da sua lista! O Real Madrid joga aqui e ali terá hipótese de ver alguns os seus craques favoritos tais como Cristiano Ronaldo, Gareth Bale ou Sérgio Ramos Se optar por visitar por dentro, a visita custa 18€/pessoa. Pode comprar os bilhetes aqui.
OS NOSSOS LUGARES PREFERIDOS EM MADRID
1. Ir à Livraria Desnível
Este é um dos lugares onde vamos sempre que passamos por Madrid. É uma livraria dedicada às actividades de montanha e viagem, cheio de livros de trekking, guias de viagem, mapas e até livros técnicos. É uma viagem dentro da livraria.
2. Fazer compras no Mercado El Rasto em Madrid
Se estiver em Madrid ao domingo de manhã então tem que ir ao Rasto. É ali que compramos grande parte da nossa roupa (de viagem e não só). São roupas alternativas, muito diferentes das roupas “todas iguais que se podem comprar nas lojas multinacionais. Tem excelentes apontamentos para tornar o nosso estilo muito mais pessoal.
O QUE É OBRIGATÓRIO FAZER EM MADRID
1. Beber um vermut de grifo numa taberna tradicional de Madrid
Vale a pena aproveitar as calles velhas de Madrid para beber um copo de vermut de grifo numa taberna. Durante a nossa viagem a Madrid, com o Filipe (do Alma de Viajante) e a Elena (uma amiga madrilena do Bernardo Conde, dos Trilhos da Terra), fomos até à Casa Alberto, uma das mais antigas tabernas de Madrid. Vale a pena. O ambiente é acolhedor e fabulosos. E o vermut, recomenda-se!
Outra das tabernas ais antigas de Madrid é a Taberna de Antonio Sánchez. Esta última é igualmente bonita, com bustos de touros (e se não for vegetariano há que experimentar o magnífico rabo de touro) e boa sangria. Ambas vendem vinho ao copo e servem tapas pelo que são belos pontos de passagem ao longo do dia mas também para uma petiscadela. Visitar uma taberna antiga deve fazer parte de todos os roteiros de o que visitar em Madrid. Pode comprar um tour para conhecer os melhores bares de Madrid.
2. Experimentar churros com chocolate ao pequeno-almoço em Madrid
Se vem a Espanha e a Madrid é obrigatório provar uma delicatesse espanhola: o chocolate quente com churros! Sim é uma bomba calórica mas é maravilhoso. E, é só uma vez! 😛
3. Comer uma parrilhada de carnes nas calles madrilenas
As parrilhadas espanholas são um dos nossos pratos favoritos. Sim, somos amantes dos prazeres da carne (é verdade, todos temos defeitos). E sempre que vamos a Madrid aproveitamos para provar uma parrilhada, acompanhada de um bom vinho espanhol ou de sangria.
4. Experimentar um refeição de tapas e bom vinho
Tapear é o verbo que mais se conjuga em Madrid. Pede-se vários pratinhos pequenos, as chamadas tapas, que devem ser divididos com os amigos e depois vai-se partilhando. Tapear deve fazer parte de todos os roteiros de o que visitar em Madrid porque a cidade é mais do que monumentos. A cidade é cultura. No entanto, não confunda com tapas com as raciones, doses maiores. Para não ser perder aqui fica uma ajuda:
- Prato (dose para uma pessoa)
- Racione (meia dose, geralmente dá para uma pessoa)
- Tapa (snack para partilhar ou combinar com outras tapas)
- Pintxo (snack em espetada)
- Montadito ou bocadillo (sandes)
PODE AINDA EXPERIMENTAR PORQUE VALE MESMO A PENA
- Show de Flamengo
- Excursão a Ávila e Segóvia
- Visita e transfer ao Parque Warner
- Excursão a Toledo e Segóvia
O QUE VISITAR FORA DO CENTRO DE MADRID
1. Visitar o Mosteiro do Escorial
O Mosteiro do Escorial é um belo passeio para se fazer desde Madrid e deve fazer parte de todos os roteiros de o que visitar em Madrid. Para tal, basta marcar a sua visita através do site sem filas. O bilhete custa 10€/pessoa. Pode visitar o mosteiro em tour orgaizado desde Madrid (há várias empresas que o fazem e muitas combinam a viagem com o Vale dos Caídos), mas também pode visit´-lo de forma independente. Se esta for a sua opção basta:
- Autocarros: apanhar as linhas 664 e 661, desde o interface de transportes de Moncloa (Autocares Herranz).
- Comboio: apanhar a Linha de Comboio suburbano C-8 (da estação de Atocha) entre Madrid-El Escorial.
2. Visitar o Vale dos Caídos
O Vale dos Caídos é um memorial às vitimas da Guerra Civil Espanhola. O bilhete custa 9€/pessoa e pode comprá-los online. O ideal é combinar a visita ao Vale dos Caídos com o Escorial. Se esta for a sua opção basta:
- Autocarros: apanhe a linha 660 na Plaza de la Virgen de Gracia s/n (Autocares Herranz)
3. Visitar Alcalá de Henares
Terra natal de Cervantes, esta pequena localidade a poucos quilómetros de Madrid é um excelente local par uma escapadinha. Com belíssimas igrejas e mosteiros, estátuas de Don Quichote e Sancho Pança e um centro histórico muralhado, é, com certeza, um dos lugares que deve incluir no seu roteiro de o que visitar em Madrid.
Se vai viajar para Espanha estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar ou inspirar
- Ilhas Cíes – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Cíes, dormir no campismo, barcos, restaurantes, trilhos e praias.
- Ilha de Ons – Bem próximo das ilhas Cíes fica a ilha de Ons, um paraíso perdido que não pode perder. Tudo o que precisa saber para visitar Ons está aqui.
- Visitar Sevilha – Tudo o que precisa de saber para visitar Sevilha e aproveitar alguns dias nesta bela cidade espanhola.
- Visitar Mérida – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Mérida com tudo o que não pode perder na cidade.
- Visitar Ronda – Uma das mais belas vilas da Andaluzia cheia de carisma e um artigo cheio de dicas para visitar.
- Caminito del Rey – Este é um dos mais belos passeios para fazer no sul de Espanha. Tudo o que precisa de saber para explorar o Caminhito do Rei está neste artigo.
- Visitar Salamanca – Esta é uma das mais belas cidades espanholas e um excelente destino para uma escapadinha. Veja as nossas dicas super completas com o que ver, fazer, comer e dormir em Salamanca.
- Bairro Gótico em Barcelona – Barcelona é uma das mais belas cidades espanholas e visitar a cidade sem explorar o Bairro Gótico é uma falha. Veja as nossas dicas para visitar o Bairro Gótico e Barcelona.
- Visitar Madrid – Madrid, a capital espanhola pode ser um belo destino para uma escapadinha de viagem. Aproveite as nossas dicas.
- Las Médulas – Se procura um lugar especial para visitar as Médulas, no norte de Espanha são esse lugar. É um destino fantástico para uma escapadinha e este artigo está repleto de boas dicas e até um roteiro.
- Romaria del Rocio – Se quer fazer uma viagem de descoberta cultural bem próximo de Portugal não perca esta excelente escapadinha. É uma das viagens culturais mais interessantes da Europa.
- Férias no sul de Espanha – Se procura um roteiro e dicas para férias no sul de Espanha, não procure mais. Estão todas aqui!
- Gran Canária – Visitar a ilha da Gran Canária é uma excelente opção para quem procura praia mas, melhor ainda para quem procura trilhos na natureza e cultura. Veja as nossas dicas completas com um roteiro de 5 dias na Gran Canária.
- Trilhos de Tenerife – Se gosta de trilhos não pode perder este nosso artigo repleto de trilhos para fazer na ilha e dicas para aproveitá-los da melhor maneira.
- Viajar em Tenerife – Se procura dicas, roteiros, o que ver e fazer em Tenerife, este artigo é para si. Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Tenerife está aqui.
- Visitar Tenerife – Se procura uma lista de lugares imperdíveis para visitar em Tenerife, este artigo é para si.
- Parque Nacional do Teide – Se procura um roteiro de carro de um dia para visitar os lugares mais importantes do Parque Nacional do Teide, estão este artigo é para si.
- Férias na Galiza – Procura dicas e roteiro para passar umas belas férias de carro na Galiza? Não vá mais longe. Está tudo aqui!
- Feria de Sevilha – Quer ver flamenco nas ruas, bailes, pegas de cavalos e touros, então a Feria de Sevilha é para si! Nós adoramos e aqui estão todas as nossas dicas.
- Caminho de Santiago – Dicas simples e básicas mas muito importantes para quem está a pensar fazer o Caminho de Santiago.
- Visitar a Andaluzia – Um roteiro para uma viagem de descoberta à Andaluzia, cheio de dicas práticas.
- La Alberca – Um artigo sobre uma povoação serrana a caminho de Salamanca e onde não poderá perder os sabores tradicionais dos melhores enchidos de Espanha.
- Hotéis em Salamanca – Uma selecção de onde se alojar em Salamanca.
- Hotéis em Madrid – Uma selecção de onde se alojar em Madrid.
- Observatório Astronómico do Teide – Tudo o que precisa de saber sobre um dos maiores observatórios astronómicos da Europa.
- Hotel Tauro Garden Tenerife – A nossa opinião sobre o hotel onde ficamos em Tenerife.
- Peña Ubina – Umas montanhas no norte de Espanha, ideias para trilhos e onde tiramos o nosso curso de alpinismo.
Bom dia Professora Carla Mota
Seria possível enviar em modo de editável para impressão o que visitar em Madrid, uma vez que vamos 4 dias de 11 a 15 de setembro.
Agradeço a disponibilidade.
Com os melhores cumprimentos
Marta Mota
Olá Marta, obrigada pelo contacto mas não fornecemos os nossos conteúdos editáveis pois estão protegidos por direitos de autor. Espero que compreenda. Obrigada
Olá Carla,
Em nome dos Solteiros contra casados, queremos dar-te os parabens pelo excelente artigo. Artigo muito detalhado e com informações muito úteis. Gostariamos de falar contigo sobre possiveis dicas de viagens.
Existe algum contacto mais indicado ? 🙂
Solteiroscontracasados – Viagens
Temos email, podem contactar-nos por lá. viajarentreviagens@gmail.com
Ola, obrigada pelas dicas
Vamos ficar perto do metro das Acácias, é considerado um local central? Dará para chegar ao centro a pé? Qual a melhor forma de nos deslocarmos por Madrid? Ha packs especiais de transportes que devamos adquirir à chegada? Obrigada
O melhor para se deslocar em Madrid é o metro. Super eficaz. Acácias é perto de Atocha mas para andar pelo centro é melhor ir de metro. A pé ainda deve demorar mais de 40 minutos.
Visitei Madrid, pela 1ªvez, no inicio deste mês (setembro 2018), seguindo as suas preciosas dicas. Muito obrigada pela partilha deste blog.
Adorei…
Muito obrigada Bela. É por mensagens assim que continuamos a trabalhar com amor. Obrigada pelas suas palavras.
Olá! Estou a pensar visitar Madrid no próximo mês. Claro que já guardei as suas dicas, acho que me vão ser muito úteis. Já agora, sabe dizer-me qual o meio de transporte adequado para ir do aeroporto para a cidade? Obrigada e muitas viagens.
O melhor é o metro. Demora cerca de 1 hora. Também tem autocarros express airport. Vão para Atocha e Cibelles.
Vamos viajar em Novembro para Madrid, reservamos 04 Dias. Primeira vez. Gostei muito de suas Dicas, anotei, salvei e vou segui-las. Valeu!
Obrigada
Adorei o post, pretendo ir lá em Novembro, qual a melhor maneira de me deslocar do aeroporto para o centro da cidade?
A melhor opção é o metro.
👍😘
Não vejo a hora de chegar minha viagem, está marcada para novembro, já estou preparando os cartões de crédito, quero torrar uma grana rs. Será que novembro é uma boa época?
Para Madrid todo o ano é óptimo! 😀
Admito que nunca fui a Madrid, mas que tenho muita vontade. Adorei o post e as dicas.
Obrigada
Eu acho muito difícil selecionar o que visitar em Madrid. EU amo tudo dessa cidade, amo o simples fato de estar por lá hehe. Mas vc levantou pontos muito legais. Eu adorei1!!
Obrigada, Tatiana.
Que delicia de dicas! Super detalhadas. Aquele post que deixa a gente morrendo de vontade de pegar um avião e conferir tudo de perto. hahaha! Não vejo a hora de conhecer Madri. =)
Vai adorar Madri, Keul. 😀
Excelentes dicas e fotografias fantásticas! Já está guardado!
Obrigada.
Gosto de Madrid, não tanto como Barcelona, mas cada cidade é única não é verdade? 😉
Quando lá voltar quero ir a essa livraia, tem mesmo um ar super interessante!!
Tens mesmo, Catarina. Vais adorar.
Admito que fui a Madrid meio que a medo porque normalmente comparamos com Barcelona e eu sou uma grande fã de Barcelona. E não é que fiquei encantada com Madrid? Uma surpresa mesmo boa!
Fiquei com vontade de conhecer o Templo de Debod e como boa amante de literatura tenho mesmo de visitar a Livraria Desnivel.
Marta, vais adorar a livraria. É fantástica.
Adorei as dicas e tudo bem detalhado. Muito bom. Pretendiamos colocar Madri em nossa rota por uma Euro Trip, mas ja vi que vamos ter que reservar alguns dias a mais para alguns locais.
Reserva mesmo. Vale a pena.
Olha acreditam que ainda não visitámos Madrid ?? Só passámos…Mas quando for há de ser a sério hahaha inda por cima adoramos Espanha e não temos qulaquer tipo de “cena” com o país vizinho. Mas também há aqui uma costelazinha…galega.;-)
ehehehe Aproveita na próxima escala. 😉
Assim até olho para Madrid com outros olhos… e quase (quase!!) compete com Sevilha e Barcelona. Quando lá voltar, já tenho o guia guardado 🙂
Aposto que não vais perder a noite madrilena. 😉
Olha que legal, nós estamos planejando uma ida a Madrid neste ano, não conhecemos quase nada da Espanha. As dicas vão ajudar muito.
Obrigada
Ah, voltei a Madri ao ler este texto. Cá estão quase todos os lugares por onde passei por lá! Cidade ótima para caminhar. Passei uma semana (sou lentíssima!) por lá e depois mais algumas horas em uma conexão. Gostaria de voltar qualquer dia desses para ver e rever a capital espanhola.
Madrid é mesmo lindo.
Estive em Madri em 2004 e infelizmente vivenciei o atentado que houve (eu estava no trem ao lado de um dos que explodiu, perto de Atocha). Preciso voltar para tirar a péssima lembrança que tenho da cidade.
Uma experiência de vida, aposto.
Adorei o post e as fotos! As dicas e informações estão super completas. Quero muito conhecer Madrid. Parabéns!
Obrigada, Viviane. 😀
Que post mais completo, adorei!!!
Mas será que dá para fazer tudo isso que vocês indicaram em 4 dias somente?? estou me programando para visitar a Espanha e esse post será o meu guia para Madrid. Parabéns pelo prémio, merecido!!!
Dá sim, vai adorar.
fiz uma escala ano passado em Madrid no final de maio e quase morri de tanto calor, tive q até tomar uma ducha gelada de madrugada pq tava passando mal! ai só consegui visitar o museu do prado e o parque que tem lá pertinho..vou tentar ir de novo na meia estação aheau
Onda de calor em Madrid é fogo mesmo! 😀
Passamos apenas um dia em Madrid e deu pra sentir o gostinho desse ótimo destino. Fizemos muita coisa do seu roteiro mas não deu tempo de entrar nos museus e de visitar lugares como a estação de Atocha. Mais uma boa razão para voltarmos, rs.
Mas já deve ter dado para ter uma ideia geral da cidade. Na próxima visita faz o resto. 😉
Ah, eu adoreeei Madri. Pena que não deu tempo de conhecer os museus. E todo amor do mundo pelos montaditos ahahha
eheheheh Eu é mais tapas. 😉
Muita coisa legale pra visitar, Madrid é linda! Seu post ta bem completo.
Obrigada, Aldeide. 😀
Olá Carla,
Parabéns pela publicação: bastante detalhada (ao pormenor) e completa, com informação bastante útil.
Conheço (ou conhecia) muito bem Madrid, porque o meu pai trabalhou na capital espanhola entre 1992 e 1999 (7 anos). Na altura, fiquei cá a estudar na Faculdade mas visitava esta cidade 3 a 4 vezes por ano (férias).
Claro que, após todos estes anos, já muita coisa deve ter mudado. Por outro lado, há muita coisa que já nem me lembro (lojas diversas, ou montes de sítios para petiscar). Ainda assim, ao ler este texto, revi-me nos lugares mais icónicos, quer sejam bairros, mercados ou restaurantes. Por exemplo: o El Rasto era ponto de passagem obrigatório e o Escorial e o Vale dos Caídos é uma dica não tão óbvia (à primeira vista), mas valiosa.
Há muito tempo que não vou a Madrid e esta crónica teve o condão de me despertar (boas) memórias. Obrigado.
Ricardo.