Las Médulas é uma paisagem surreal no norte de Espanha, na província de Léon, perto de Ponferrada. Terras vermelhas e laranjas, como cicatrizes saídas das entranhas da terra e que resultam de uma técnica de extracção de minério utilizada pelos romanos há mais de dois mil anos, fizeram de Las Médulas um lugar único no mundo. Vamos visitar Las Médulas!
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se vai viajar para Espanha estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar ou inspirar:
- Visitar Ávila – Um artigo cheio de dicas para preparar e desfrutar da sua viagem a Ávila, com dicas de transporte, alojamento, onde comer, o que ver e fazer quando visitar a cidade de Ávila. Excelente para combinar com Las Médulas.
- Visitar Segóvia – Um artigo cheio de dicas para preparar e desfrutar da sua viagem a Segóvia, com dicas de transporte, alojamento, onde comer, o que ver e fazer quando visitar a cidade de Segóvia. Excelente para combinar com Las Médulas.
- Ilhas Cíes – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Cíes, dormir no campismo, barcos, restaurantes, trilhos e praias.
- Ilha de Ons – Bem próximo das ilhas Cíes fica a ilha de Ons, um paraíso perdido que não pode perder. Tudo o que precisa saber para visitar Ons está aqui.
- Visitar Sevilha – Tudo o que precisa de saber para visitar Sevilha e aproveitar alguns dias nesta bela cidade espanhola.
- Visitar Mérida – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Mérida com tudo o que não pode perder na cidade.
- Visitar Ronda – Uma das mais belas vilas da Andaluzia cheia de carisma e um artigo cheio de dicas para visitar.
- Caminito del Rey – Este é um dos mais belos passeios para fazer no sul de Espanha. Tudo o que precisa de saber para explorar o Caminhito do Rei está neste artigo.
- Visitar Salamanca – Esta é uma das mais belas cidades espanholas e um excelente destino para uma escapadinha. Veja as nossas dicas super completas com o que ver, fazer, comer e dormir em Salamanca. Excelente para combinar com Las Médulas.
- Bairro Gótico em Barcelona – Barcelona é uma das mais belas cidades espanholas e visitar a cidade sem explorar o Bairro Gótico é uma falha. Veja as nossas dicas para visitar o Bairro Gótico e Barcelona.
- Visitar Madrid – Madrid, a capital espanhola pode ser um belo destino para uma escapadinha de viagem. Aproveite as nossas dicas. Excelente para combinar com Las Médulas.
- Las Médulas – Se procura um lugar especial para visitar Las Médulas, no norte de Espanha são esse lugar. É um destino fantástico para uma escapadinha e este artigo está repleto de boas dicas e até um roteiro para Las Médulas.
- Romaria del Rocio – Se quer fazer uma viagem de descoberta cultural bem próximo de Portugal não perca esta excelente escapadinha. É uma das viagens culturais mais interessantes da Europa.
- Férias no sul de Espanha – Se procura um roteiro e dicas para férias no sul de Espanha, não procure mais. Estão todas aqui!
- Visitar as Arribas do Douro – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as Arribas do Douro, o território do Douro Internacional do lado de Espanha. Excelente para combinar com Las Médulas.
- Férias na Galiza – Procura dicas e roteiro para passar umas belas férias de carro na Galiza? Não vá mais longe. Está tudo aqui!
- Feria de Sevilha – Quer ver flamenco nas ruas, bailes, pegas de cavalos e touros, então a Feria de Sevilha é para si! Nós adoramos e aqui estão todas as nossas dicas.
- Caminho de Santiago – Dicas simples e básicas mas muito importantes para quem está a pensar fazer o Caminho de Santiago.
- Visitar a Andaluzia – Um roteiro para uma viagem de descoberta à Andaluzia, cheio de dicas práticas.
- La Alberca – Um artigo sobre uma povoação serrana a caminho de Salamanca e onde não poderá perder os sabores tradicionais dos melhores enchidos de Espanha. Excelente para combinar com Las Médulas.
- Hotéis em Salamanca – Uma selecção de onde se alojar em Salamanca.
- Hotéis em Madrid – Uma selecção de onde se alojar em Madrid.
- Peña Ubina – Umas montanhas no norte de Espanha, ideias para trilhos e onde tiramos o nosso curso de alpinismo.
Se vai viajar para as ilhas Baleares estes são alguns artigos que lhe podem interessar
COMO CHEGAR A LAS MÉDULAS
Las Médulas localiza-se bem próximo da cidade de Ponferrada, a cerca de 3 horas de carro do Porto. Para chegar a Las Médulas o melhor é colocar a povoação de Las Médulas ou a cidade de Ponferrada no GPS. No entanto, para ter uma ideia, do Porto, o melhor é apanhar a autoestrada até Chaves e daí apanhar a A52, a OU-533 e a N-120, em Espanha.
QUANDO VISITAR LAS MÉDULAS
Las Médulas é um óptimo local para explorar especialmente na Primavera e no Outono, quando as precipitações são raras e o calor ainda não aperta. No Verão também é bom para visitar Las Médulas mas pode estar demasiado calor para fazer os trilhos de Las Médulas. O Inverno pode ser uma óptima opção mas terá que se preparar para o frio em Las Médulas.
QUANTOS DIAS PRECISA PARA VISITAR LAS MÉDULAS
Para visitar Las Médulas e ter uma ideia geral da natureza da paisagem basta um dia, ainda que longo. No entanto, toda a região de Las Médulas é muito bonita e vale a pena dedicar-lhe no mínimo dois ou três dias. Foi isso que nós fizemos em Las Médulas. Dedicamos um fim-de-semana inteiro a Las Médulas. Fomos na sexta-feira à noite e voltámos no domingo à noite de Las Médulas.
ONDE COMER EM LAS MÉDULAS
Estes foram os restaurantes onde comemos na nossa viagem a Las Médulas e que gostamos, por isso recomendamos.
- Restaurante Palheiro (Orellán) – Excelente rabo de ternera
- Restaurante Bodegán (Ponferrada) – Bons pinchos e muito popular entre os locais
- Restaurante e pizzaria Caprichosa (Ponferrada) – Excelente cabrito
- Restaurante Agoga (Las Médulas) – Bem localizado na descida do mirador de Orellán em Las Médulas
- Bar Torreón (Ponferrada) – Bom para tapear
SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR AS MÉDULAS (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e em Las Médulas. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para Las Médulas. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR LAS MÉDULAS
Há várias opções de alojamento quando visitar Las Médulas. A primeira coisa a decidir é onde se alojar em Las Médulas. A escolha do local depende do que quiser fazer em Las Médulas e de como quiser fazer em Las Médulas.
ONDE DORMIR EM ORELLÁN
Para quem quiser fazer trilhos na região de Las Médulas, nomeadamente como nós fizemos, esta é a melhor opção em Las Médulas. Melhor ainda do que ficar na povoação de Las Médulas, já que não precisa de fazer uma subida extenuante a pé para chegar ao mirador de Orellán. Nós alojámo-nos na Casa Louteiro, uma casa muito alternativa, toda construída de forma ecológica, com recurso a energias alternativas, com tudo feito em madeira pelo proprietário.
Na realidade a Casa Louteiro é uma pequena aldeia com casas convertidas em pequenos “apartamentos” e adequado para famílias. Os quartos têm direito a pequeno-almoço servido no bar, com uma vista incrível sobre o vale. A aldeia é magnífica e tem um ambiente fantástico em Las Médulas. Nós marcámos a casa no booking (que lá aparece como Louteiro de Las Médulas) alguns dias antes da viagem. Outra opção na aldeia é o El Lagar De Las Medulas, mesmo no início do trilho de Las Médulas. O O Palleiro do Pe do Forno é também uma excelente opção em Las Médulas e, embora não tivemos ficado lá alojados fomos lá jantar. O rabo de ternera com puré de castanhas é delicioso. Se estiver já tudo esgotado, ainda pode alojar-se em Os Feleitos.
ONDE DORMIR EM LAS MÉDULAS
Muitas pessoas optam por ficar alojadas mesmo em Las Médulas. É uma boa opção mas prepare-se para um trilho mais limitado e mais exigente em termos físicos para chegar ao Mirador de Orellán. Em Las Médulas, há algumas opções, sendo que a mais económica é o Hotel Medulio, mas a mais popular e, provavelmente a melhor, é o Complejo Rural Agoga de Las Médulas. Outra opção muito procurada e que esgota rapidamente são as cabanas de madeira de Lares · Cabañas Rurales.
ONDE DORMIR EM CARUCEDO
A aldeia de Carucedo é também uma excelente opção para alojamento mas menos rural do que as anteriores para Las Médulas. Dito isto, tem mais opções de alojamentos e restaurantes, mas não deixa de ser uma aldeia. Desde o Hotel Rural La Peregrina até ao aluguer de casas particulares como a Casa Magosto, a Casa do Eiró (que fica junto ao lago), ou a Casa Rural El Cabo.
ONDE DORMIR EM BORRENES
Se preferir uma aldeia mais tranquila tem Borrenes, a poucos quilómetros de Las Médulas e perto de Orellán. Ali tem o belo Cornatel Médulas, uma quinta tradicional ecológica que disponibiliza bicicletas aos seus clientes em Las Médulas.
ONDE DORMIR EM PONTE DE DOMINGO FLOREZ
Apesar de o principal centro de interpretação de Las Médulas ser nesta localidade, esta fica um pouco longe de Las Médulas e não tem grandes atractivos nas redondezas. Sendo assim, não nos parece uma boa escolha para alojamento. O centro está fechado ao fim-de-semana por isso não visitámos.
ONDE DORMIR EM PONFERRADA
Apesar de já ser a 25 km de Las Médulas, Ponferrada pode ser uma boa opção de alojamento já que é uma cidade com belas atracções, nomeadamente o castelo dos templários. No início estávamos indecisos em alojar-nos ali ou em Orellán, acabando por nos decidir pelo segundo quando fomos a Las Médulas. Como visitámos Las Médulas e Ponferrada, para nós teria sido igual. No entanto, a escolha de alojamento em Orellán permitiu-nos no dia de trilho não precisarmos de pegar no carro e fazer tudo a pé. Só no domingo é que pegámos no carro para visitar Ponferrada e os arredores. Se optar por alojar-se em Ponferrada, o ideal é ficar na zona histórica (muito bonita). A parte nova da cidade é bastante descaracterizada. O Hotel El Castillo, de frente para o castelo, o Piso em Casco Antiguo, um apartamento na praça principal da zona antiga, o Hostal Virgem de la Ensina, o Hotel Aroi Bierzo Plaza ou o Albergue Guiana são as melhores opções na cidade.
FAZER A ROTA DOS CONVENTOS EM LAS MÉDULAS
A organização do dia em que vai explorar Las Médulas é importante de forma a optimizar bem o que vai ver e permitir, num dia de trilho em Las Médulas, ver tudo sem grande esforço. A maioria das pessoas vai para a povoação de Las Médulas e de lá sobe ao miradouro. Má aposta e já lhe explicamos porquê!
A Rota dos Conventos é um trilho circular que permite explorar toda a região de Las Médulas com alguns pequenos desvios, totalizando cerca de 12 km, tornando-se ideal para fazer num dia em Las Médulas. Pode ver um pdf dos trilhos aqui.
O ideal é começar o trilho da Rota dos Conventos em Orellán quando for a Las Médulas. Nós alojámo-nos precisamente aí, depois de pesquisar bem como queríamos organizar o nosso dia em Las Médulas. Deixámos o carro estacionado na casa Louteiro, onde chegámos na noite anterior e, de manhã depois do pequeno-almoço, começámos logo a caminhar em direcção à aldeia de Orellán.
1. Visitar a Aldeia de Orellán em Las Médulas
Começámos o trilho de Las Médulas na aldeia, onde existe um painel informativo com o trajecto, a Rota dos Conventos. Como não tínhamos ainda mapa do trilho de Las Médulas, tiramos fotografia ao painel e foi com esse mapa que fizemos o trilho.
2. Ver a Paisagem rural de Orellán
Na aldeia seguimos o trilho de Las Médulas que sai da estrada e entra na zona de cerejeiras (que nesta altura do ano estavam carregadas de cerejas) e sobe em direcção ao Mirador de Orellán. O trilho é um bocado exposto ao sol nesta secção mas é lindo. Pode-se ir pela estrada até ao mirador, mas perde-se uma parte do trilho muito bonita.
3. Ver as galerias de Las Médulas
Antes de chegar ao mirador de Orellán encontra-se uma cabana de madeira à esquerda e a seta “Galerias Las Médulas”. Esta é a entrada para visitar as galerias das antigas minas de Las Médulas. A entrada custa 3€/pessoa e é necessário usar uma touca e um capacete. Depois percorre-se um pouco das galeias escavadas pelos mineiros (escravos) romanos até alcançar uma abertura da cavidade de Las Médulas. Esta varanda com vista sobre Las Médulas corresponde a uma das galerias que ruiu. Vale bem a pena a visita.
4. Visitar o Mirador de Orellán
O Mirador de Orellán garante as melhores vistas sobre as formações rochosas de Las Médulas. Dedique-lhe algum tempo e contemple bem a paisagem de Las Médulas. Nunca terá uma perspectiva tão boa sobre Las Médulas como esta.
5. Descida em direcção a Las Médulas
Depois de visitar o Mirador de Las Médulas, o trilho segue em direcção a Las Médulas, mas antes de começar a descer pelo bosque ainda vai encontrar uma bifurcação do trilho de Las Médulas. Se virar à esquerda vai em direcção a Pedrices, pela Senda Perimetral. Nós optámos por virar à direita, em direcção a Las Médulas. Foi indicação do nosso anfitrião. Acho que foi a melhor escolha. Nesta descida nas Médulas, percorremos o trilho pelo bosque de carvalhos, muitos milenares e centenários. O trilho é sempre a descer. Quem deixa ficar o carro em Las Médulas tem que fazer o trilho todo a subir, o que com o calor torna o trilho muito mais cansativo. Se começar em Orellán faz um percurso circular, sem precisar de subir e descer. Quando chegar à fonte de água, abastece de água fresca e potável. Aí não desce mais em direcção a Las Médulas.
6. Fazer a Senda de las Valiñas
Na fonte de água (na realidade uns metros antes) há um corte à direita em direcção a Cuevona e La Encantada. Esta Senda de las Valiñas é das partes mais belas do trilho de Las Médulas e vale mesmo a pena percorrê-la.
7. Visitar a Cuevona
Cuevona é uma cova gigantesca que corresponde à entrada de uma galeria da mina de Ouro dos romanos. Esta entrada é enorme e, embora esteja encerrada, permitia entrar para um conjunto de galerias onde se fazia a exploração do ouro no interior da mina.
8. Visitar La Encantada
Um pouco mais à frente aparece mais uma cavidade, uma galeria das minas, é La Encantada. Nesta galeria de Las Médulas, ao contrário da anterior, é possível entrar e explorar as antigas galerias abandonadas, os canais que eram inundados de água para drenar as minas e levar os materiais em direcção aos rios e lagos que se encontravam a jusante. Veja o nosso vídeo para perceber como era extraído o ouro das minas.
9. Visitar a povoação de Las Médulas
Depois de explorar La Encantada tem que voltar atrás cerca de 30 metros para apanhar um trilho (que não tem sinal) e que se situa entre a Cuevona e La Encantada e lhe permite descer em direcção à povoação de Las Médulas. A povoação é o lugar ideal para almoçar. Foi isso que fizemos.
10. Visitar o Centro de Recepção de Visitantes de Las Médulas
Em Las Médulas está o centro de recepção dos visitantes daí que a maioria das pessoas comece o trilho aqui. Nós só arranjámos o mapa do trilho neste momento do percurso. Não nos fez falta, já que o trilho está sempre marcado (e bem marcado), com sinalização e placas com os destinos. No entanto, quando chegámos ao centro aproveitámos para saber um bocadinho mais sobre a região e o que estávamos a ver.
11. Visitar o Lago Somido
Depois do almoço em Las Médulas, seguimos em direcção ao Lago Somido, um dos lagos onde eram peneirados os sedimentos transportados pelos rios. Antes de chegar ao Lago Somido há mais dois lagos pequenos. Era ali que se fazia a extracção do ouro já que este lago fazia parte do cone de dejecção dos materiais das minas. Pode perceber mais sobre isto vendo o nosso vídeo.
12. Mirador de Chao de Maseiros
Do lago Somido basta caminhar mais 500 metros para alcançar o mirador de Chao de Maseiros, com vista sobre o vale de Las Pedreras e Peñrrubia. A vista é magnífica e vale mesmo a pena caminhar mais este bocadinho em Las Médulas. Depois há que regressar novamente para trás em direcção à povoação de Las Médulas.
13. Visitar o museu de Aula Arqueológica
Na saída (ou entrada) da povoação de Las Médulas fica a Aula Arqueológica, um pequeno museu de arqueologia com uma explicação sobre as minas e os métodos de extracção nas galerias das minas romanas. É um bom local para visitar e para compreender melhor a exploração mineira que ali ocorria. A entrada individual custa 2€/pessoa.
14. Fazer a senda dos Conventos
De seguida, deve-se seguir a estrada em direcção a Carucedo. No entanto, cerca de 500 metros depois de sair da povoação de Las Médulas há que apanhar um trilho à direita (cuja placa está completamente apagada pelo sol e pela chuva). A Rota dos Conventos recomeça ali, subindo ligeiramente em direcção a Orellán.
15. Visitar o Mirador de los Jardins del Rey
O Mirador de Los Jardins del Rey em Las Médulas é o primeiro mirador que vai encontrar neste percurso. Marca o final da subida no trilho. Tem que se olhar para trás para ser as formações rochosas. É uma bela perspectiva de Las Médulas ao entardecer.
16. Visitar o Mirador da Frisga
Um pouco mais há frente há um corte à esquerda para o Mirador da Frisga. Vale a pena descer e percorrer os 700 metros de trilho para ter uma visão global do vale e do lago Carucedo em Las Médulas. De seguida, há que voltar atrás e regressar à Rota dos Conventos, seguindo em direcção à Aldeia de Orellán, onde termina o trilho.
O QUE NÃO PERDER NAS REDONDEZAS QUANDO VISITAR LAS MÉDULAS
Quando visitar Las Médulas não deixe de visitar
1. Visitar Ponferrada
A cidade de Ponferrada é uma bela cidade com um centro histórico medieval com um castelo que data do século XIII do período em que os templários ocuparam esta região do Bierzo. As praças da cidade são encantadoras e cheias de belos locais para beber um copo e jantar. Ponferrada fica no Caminho de Santiago e por isso as referências ao Caminho são frequentes.
2. Visitar o Castelo de Cornatel
O Castelo de Cornatel, do século XIV, localiza-se num promontório rochoso magnífico e a sua localização é deslumbrante. A visita ao interior é paga (3€/pessoa) e tem painéis informativos. Uma vez no exterior não deixe de se sentar naquele que é considerado o mais belo banco de El Bierzo.
3. Visitar o Castro de Borrenes
O castro de Borrenes corresponde a um povoado castrejo em que as casas são rodeadas por uma muralha. O Castro nunca chegou a ser ocupado por isso não há muitos restos das habitações, apenas das muralhas. Para lá chegar é possível levar o carro através de uma estrada de terra batida, mas depois encontrará um sinal a partir do qual só poderá prosseguir a pé.
4. Visitar os canais de irrigação romanos de Lhamas de Cabrera
Já bastante distante de Las Médulas fica Llamas de Cabrera, uma aldeia perdida nas serras. Não fosse um trilho magnífico para apreciar os canais de irrigação criados pelos romanos e que levavam a água até Las Médulas e nunca teríamos ali ido. A aldeia é muito bonita e está bem preservada, mas infelizmente praticamente deserta. Há um painel informativo à entrada, com indicação do trilho. O trilho que permite ver os canais pode ser feito de forma circular, começando-se pelo canal 3 e depois, na intercepção, virar à direita e percorrer o canal 1. A junção destes dois tramos distintos perfaz cerca de 6 km de trilho, muitas vezes dentro dos próprios canais romanos. Estes eram os canais que transportavam a água até às minas de ouro de Las Médulas e que depois iam inundar as galerias das minas.
Se está a pensar viajar nas Canárias, em Espanha, veja estes artigos aqui no blogue
- Visitar Gran Canária – Visitar a ilha da Gran Canária é uma excelente opção para quem procura praia mas, melhor ainda para quem procura trilhos na natureza e cultura. Veja as nossas dicas completas com um roteiro de 5 dias na Gran Canária.
- Visitar Lanzarote – Visitar a ilha Lanzarote é uma excelente opção para quem procura explorar a natureza, fazendo trilhos e aproveitando a praia. Lanzarote é uma ilha incrível, como uma magia muito própria. Veja as nossas dicas completas com um roteiro de 4 dias em Lanzarote.
- Visitar La Palma – Se procura um artigo com os lugares imperdíveis para visitar na ilha de La Palma, com enfoque nas recentes erupções vulcânicas do Cumbre Viejo, este artigo é para si. Se procura dicas, roteiros, o que ver e fazer em La Palma vai encontrar imensa informação aqui. Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a La Palma está aqui.
- Visitar Tenerife – Se procura uma lista de lugares imperdíveis para visitar em Tenerife, este artigo é para si. Se procura dicas, roteiros, o que ver e fazer em Tenerife, este artigo é para si. Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Tenerife está aqui.
- Trilhos de Tenerife – Se gosta de trilhos não pode perder este nosso artigo repleto de trilhos para fazer na ilha e dicas para aproveitá-los da melhor maneira.
- Parque Nacional do Teide – Se procura um roteiro de carro de um dia para visitar os lugares mais importantes do Parque Nacional do Teide, estão este artigo é para si.
- Observatório Astronómico do Teide – Tudo o que precisa de saber sobre um dos maiores observatórios astronómicos da Europa.
- Hotel Tauro Garden Tenerife – A nossa opinião sobre o hotel onde ficamos em Tenerife.
Boa tarde
Essa casa onde ficaram Casa Louteiro parece não ter estacionamento, onde é possível largar o carro?
Obrigado.
Olá, Carla! Gostei muito do posto, muito rico de informações.
Uma dúvida, é possível ir com criança? Qual seria o melhor trajeto?
Como sempre adoro seus artigos, cheios de lugares encantadores. Ainda não tinha ouvido falar na Las Medulas Ponferrada mas acabei de incluir na lista dos lugares que quero conhecer
Vale a pena, Ana. Las Medulas é uma maravilha da natureza e da obra humana em Espanha.
Eu estou impressionado com essas paisagens de Las Médulas (Ponferrada).
Eu escuto falar tanto das cidades urbanas com belas arquiteturas e praias da Espanha, mas nunca imaginei que daria para incluir destinos como este em um roteiro!
Obrigado!
Murilo, as formações rochosas de Las Médulas são fantásticas. Vale a pena.
Parabéns pelo seu excelente trabalho.
Quando tiver oportunidade venha conhecer as Minas da Campeã, entre as serras do Marão e Alvão.
Teremos todo o gosto em colaborar na descoberta deste rincão único de Portugal, a 50 minutos do Porto.
reconhecido.
Hilário Oliveira
Casa da Cruz – Campeã
Obrigada.
Esse lugar na Espanha me encanta muito… Olha, esses formações rochosas rendem boas fotos, e a região tem muito o que fazer além disso. Post completíssimo, muito obrigado por ele! 😊 Quero conhecer Ponferrada!
Vale a pena mesmo. Vaia adorar visitar Ponferrada e as Médulas.
Recomendo a visita. Paisagens lindas e únicas. Segui algumas das vossas dicas, só ressalvo a escolha do trilho. Fiz alguns ajustes nas vossas sugestões mas dicas muito pertinentes. Obrigada e continuem a partilha
Obrigada, Liliana. Ainda bem que gostaste. Não gostaste do trilho que fizemos? Qual fizeste?
Olá Carla. Não completei o trilho dos Conventos por ser muito longo. Comecei no Mirador de Orellan e segui o perimetral e depois rumo às medulas. Ainda me perdi no meio das encostas, ahaha, faz parte. Ainda assim foram 6h de jornada com picnics a valer. A subida pela floresta até ao Mirador Orellan foi 1km com alguma resistência mas com uma paisagem única. Sem dúvida uma viagem única. Obrigada
Obrigada, Liliana pela tua partilha. Foi por isso que fizemos ao contrário, para não ter que subir pela floresta até ao mirador. Fizemos essa parte a descer e assim custou bem menos. As Médulas são maravilhosas.
Parabéns e obrigado pela partilha do roteiro, segui à risca e bateu tudo certo.
Foi excecional!
Que maravilha! Muito obrigada por nos contar. 😀 bjinhos
Imagens TOP. Trilho a fazer um dia destes..
Alina, vai adorar. É magnifico. 😀
Olá
Boa tarde 🙂
Eu vou a Las Médulas a 24 de Setembro. É possível acampar por lá em qualquer sítio? Agradecida!
Parabéns pelo blog e obrigada pela partilha, irei seguir o conselho 😀
Beijinhos
Há camping no alojamento onde ficamos. Pode acampar lá.
Essas fotos estão DI-VI-NAS! Que sol absurdo! Já quero conhecer!
Obrigada
Eu que vou tantas e tantas vezes à Galiza tenho mesmo que começar a explorar outros sítios no Norte de Espanha… Estas fotos abriram-me o apetite para conhecer León… Parabéns pelo trabalho e dedicação! … E ótimas viagens 🙂
Obrigada 😀
Recordam-se se ir de carro até Orellan (começando no miradouro) se tem uma boa estrada até lá, quero com isto dizer se não é curva e contra curva numa estrada estreita ou se será melhor deixar o carro na povoação de Las Médulas e fazer o restante trajecto a pé? Obrigado
O carro vai bastante bem até lá. É tranquilo.
Nunca tinha ouvido falar dessa região, é de uma beleza incrível, dá muita vontade de conhecer! As fotos também ficaram maravilhosas!
Obrigada. É magnífico.
nunca tinha ouvido falar desse lugar, adorei as formações, especialmente por causa da cor laranja! muito diferente no meio desse verde todo!
É lindo demais.
Adoro ler sobre lugares que não conheço. Muito bom o texto, aprendi muito. O visual é realmente muito diferente! A terra vermelha com a vegetação faz uma combinação linda. Bom que o passeio é possível ser feito também a partir de Portugal.
Obrigada
Que lugar incrível. Adorei conhecer um pouco do lugar através do seu texto e fotos.
Obrigada
Que lugar magnífico. Nunca tinha ouvido falar. Adorei assistir ao vídeo. E o post está bem completinho, o que é ótimo!
Obrigada
Que show de trilha essa! A Rota dos Conventos é muito linda, hein? Uma parada mais legal do que a outra. A parte que parece ser mais legal é as galerias de Las Médulas! Deve dar um medinho andar por elas né? São super estreitas! haha! 🙂
A Mirador de Orellán é bem linda também!
Nunca tinha ouvido falar desse trekking, mas já fiquei com muita vontade de fazer! =)
É lindo demais, Luiza. Tem que experimentar. 😀
Fico chocada como tem lugar lindo que a gente. (Pelo menos eu) nao faz ideia que existe!! Adorei!!!
Obrigada
Apontado! Quando for já tenho todas as dicas
Obrigada 😀
Gostei muito do texto e, fotos e videos.
Obrigada 😀