PEÑA UBINA – Curso de Alpinismo nas montanhas de Espanha

PEÑA UBINA - Curso de Alpinismo nas montanhas de Espanha

No passado mês de Abril resolvemos tirar um curso de alpinismo na Peña Ubina. O que nos motivou para um Curso de Alpinismo na Peña Ubina? Realmente as razões foram várias. Em primeiro lugar está a atracção que a montanha exerce sobre nós. É uma realidade inegável que sempre que empreendemos as nossas viagens elas acabam por ter percursos em montanha e nalguns casos actividades de alpinismo e tentativa de fazer cume, tal como aconteceu no Cotopaxi e no Toubkal.

Curso de Alpinismo na PEÑA UBINA | Espanha

Porque tirar um curso de montanhismo na Penã Ubina

Apesar de até agora todas as nossas actividades de alpinismo terem corrido muito bem, quer porque fizemos sempre cume, quer porque subimos e descemos sem qualquer tipo de problema, a verdade é que sempre dependemos de outros. Se no Cotopaxi, no Equador, o guia que nos acompanhou era fantástico e praticamente nos deu um curso de alpinismo in loco, no Toubkal, as coisas foram diferentes.

O guia que nos acompanhou em Marrocos era muito fraco e não percebia nada de montanha já que nem sabia colocar os crampons. Sendo assim, e para que não nos voltasse a acontecer o mesmo, decidimos tirar este Curso de Alpinismo na Peña Ubina. Quando se anda em Alta Montanha não devemos deixar a nossa vida nas mãos dos outros.

Como foi o curso de alpinismo na Peña Ubina

O Curso de Alpinismo na Peña Ubina foi mais duro em termos físicos do que estávamos à espera, o que nos levou a concluir que até aqui tínhamos subestimado a preparação física que necessitamos para andar em Alta Montanha.

A aproximação de cerca de duas horas, todos os dias, até aos colos para depois ascendermos ao cume das montanhas da Peña Ubina, deixava-nos já sem fôlego. Dos colos ao cume da Peña Ubina, o percurso levava-nos por arestas de rocha, cornijas, lanços mais ou menos perigosos onde aprendemos a progredir utilizando as ancoragens naturais e as ancoragens no gelo da Peña Ubina. É essencial este Curso de Alpinismo na Peña Ubina.

PEÑA UBINA - Curso de Alpinismo nas montanhas de Espanha

Porque o alpinismo é uma actividade desportiva de risco, começamos por aprender a cair e a fazer auto-resgate e protecção na Peña Ubina. Essas técnicas são essenciais, quer para nos dar segurança no terreno, quer para em caso de acidente estarmos preparados para responder.

A progressão em Alta Montanha é extremamente gratificante já que nos acompanham paisagens belíssimas e quase exclusivas na Peña Ubina. Fora dos percursos turísticos da Penã Ubina atravessam-se nevados e vales glaciares rodeados por paredes rochosas, circos glaciares e horns.

A ascensão ao cume na Peña Ubina segue frequentemente os corredores de neve, locais mais fáceis de progredir mas onde a atenção tem que ser acrescida já que são locais preferenciais para a ocorrência de avalanches. Sempre que parávamos e olhava à minha volta deliciava-me com a morfologia da Peña Ubina. A paisagem da Alta Montanha é fenomenal e a Peña Ubina não é excepção.

Refúgio da Peña Ubina

Ao final da tarde, quando regressávamos ao refúgio da Peña Ubina, havia tempo para convívio, brincadeiras, conversas (mais ou menos sérias), dormir, comer ou simplesmente descansar. No outro dia na Peña Ubina, seguia-se um novo cume na Peña Ubina. Começamos por subir, pela aresta sul, à Peña Ubina. Esta foi a nossa primeira actividade. No segundo dia, subimos aos Los Fontanos e no terceiro dia à Ubina Pequena. Todas estas montanhas tinham características de progressão diferentes e penso que esse era o objectivo na Peña Ubina – tornar-nos aptos para progredirmos em diferentes tipos de terreno. Se na primeira ascensão da Peña Ubina contamos com a presença de nevoeiro que não nos deixou ver as vertentes vertiginosas da aresta sul, nos outros dias fomos agraciados pelo sol e óptima visibilidade na Peña Ubina.

Com quem fizemos o curso de alpinismo

Embarcamos nesta aventura do Curso de Alpinismo na Peña Ubina com os Espaços Naturais, uma empresa do Porto do Pedro Guedes, e não nos arrependemos em qualquer momento. O Curso de Alpinismo na Peña Ubina foi altamente intenso, tal como se pretende, e desenvolvido com grande profissionalismo e camaradagem. No nosso grupo da Peña Ubina contávamos com vários amigos. Conhecemos muitas pessoas novas na Peña Ubina mas entre todos havia um denominador comum: o gosto pela montanha. Um curso da Peña Ubina é decisivo e fulcral para quem gosta de estar em segurança na montanha e quer ir mais longe… quem sabe aos verdadeiros ambientes glaciares!

Se vai viajar para Espanha estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar ou inspirar

  • Ilhas Cíes – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Cíes, dormir no campismo, barcos, restaurantes, trilhos e praias.
  • Ilha de Ons – Bem próximo das ilhas Cíes fica a ilha de Ons, um paraíso perdido que não pode perder. Tudo o que precisa saber para visitar Ons está aqui.
  • Visitar Sevilha – Tudo o que precisa de saber para visitar Sevilha e aproveitar alguns dias nesta bela cidade espanhola.
  • Visitar Mérida – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Mérida com tudo o que não pode perder na cidade.
  • Visitar Ronda – Uma das mais belas vilas da Andaluzia cheia de carisma e um artigo cheio de dicas para visitar.
  • Caminito del Rey – Este é um dos mais belos passeios para fazer no sul de Espanha. Tudo o que precisa de saber para explorar o Caminhito do Rei está neste artigo.
  • Visitar Salamanca – Esta é uma das mais belas cidades espanholas e um excelente destino para uma escapadinha. Veja as nossas dicas super completas com o que ver, fazer, comer e dormir em Salamanca.
  • Bairro Gótico em Barcelona – Barcelona é uma das mais belas cidades espanholas e visitar a cidade sem explorar o Bairro Gótico é uma falha. Veja as nossas dicas para visitar o Bairro Gótico e Barcelona.
  • Visitar Madrid – Madrid, a capital espanhola pode ser um belo destino para uma escapadinha de viagem. Aproveite as nossas dicas.
  • Las Médulas – Se procura um lugar especial para visitar as Médulas, no norte de Espanha são esse lugar. É um destino fantástico para uma escapadinha e este artigo está repleto de boas dicas e até um roteiro.
  • Romaria del Rocio – Se quer fazer uma viagem de descoberta cultural bem próximo de Portugal não perca esta excelente escapadinha. É uma das viagens culturais mais interessantes da Europa.
  • Férias no sul de Espanha – Se procura um roteiro e dicas para férias no sul de Espanha, não procure mais. Estão todas aqui!
  • Gran Canária – Visitar a ilha da Gran Canária é uma excelente opção para quem procura praia mas, melhor ainda para quem procura trilhos na natureza e cultura. Veja as nossas dicas completas com um roteiro de 5 dias na Gran Canária.
  • Férias na Galiza – Procura dicas e roteiro para passar umas belas férias de carro na Galiza? Não vá mais longe. Está tudo aqui!
  • Feria de Sevilha – Quer ver flamenco nas ruas, bailes, pegas de cavalos e touros, então a Feria de Sevilha é para si! Nós adoramos e aqui estão todas as nossas dicas.
  • Caminho de Santiago – Dicas simples e básicas mas muito importantes para quem está a pensar fazer o Caminho de Santiago.
  • Visitar a Andaluzia – Um roteiro para uma viagem de descoberta à Andaluzia, cheio de dicas práticas.
  • La Alberca – Um artigo sobre uma povoação serrana a caminho de Salamanca e onde não poderá perder os sabores tradicionais dos melhores enchidos de Espanha.
  • Hotéis em Salamanca – Uma selecção de onde se alojar em Salamanca.
  • Hotéis em Madrid – Uma selecção de onde se alojar em Madrid.
  • Peña Ubina – Umas montanhas no norte de Espanha, ideias para trilhos e onde tiramos o nosso curso de alpinismo.
Peña Ubina

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

1 Comentário

  1. muito bom!!

    continuação de boas viagens!

    abraço montanheiro!

    manuel ponte

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.