VISITAR ARRIBAS DO DOURO – ESPANHA – Roteiro 3 dias

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Já ouvir falar das Arribas do Douro? Quer conhecer o parque natural das Arribas do Douro? Procura um roteiro para as Arribas do Douro? Então este artigo é para si! As Arribas do Douro são uma paisagem avassaladora na província de Castela e Leão. O Parque Natural das Arribas do Douro é a parte espanhola da margem oposta ao Parque Natural do Douro Internacional. O parque natural das Arribas do Douro fica em Espanha, o Douro Internacional em Portugal. Juntos englobam um parque transfronteiriço que preserva a cultura, natureza e biodiversidade do vale do Douro, no tramo internacional, partilhado entre os dois países.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Se vai viajar para Castela e Leão estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar

  • Visitar Salamanca – Esta é uma das mais belas cidades espanholas e um excelente destino para uma escapadinha. Veja as nossas dicas super completas com o que ver, fazer, comer e dormir em Salamanca. Um destino fantástico para combinar com este destino das Arribas do Douro.
  • Visitar Ávila – Gostava de visitar Ávila? Procura um roteiro com lugares a visitar, onde dormir, onde e o que comer? Este artigo está cheio de dicas para si. Excelente destino para combinar com uma visita às Arribas do Douro.
  • Visitar Segóvia – Este é um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Segóvia, a cidade real de Castela e Leão. Um artigo cheio de dicas maravilhosas. Excelente destino para combinar com uma visita às Arribas do Douro.
  • Visitar as Arribas del Duero – Um artigo cheio de dicas e com roteiro dia à dia para visitar o Parque natural das arribas do Douro, o lado espanhol do Parque Natural do Douro Internacional, em Portugal.
  • Visitar Madrid – Madrid, a capital espanhola pode ser um belo destino para uma escapadinha de viagem. Aproveite as nossas dicas.
  • Las Médulas – Se procura um lugar especial para visitar as Médulas, no norte de Espanha são esse lugar. É um destino fantástico para uma escapadinha e este artigo está repleto de boas dicas e até um roteiro.
  • Caminho de Santiago – Dicas simples e básicas mas muito importantes para quem está a pensar fazer o Caminho de Santiago.
  • La Alberca – Um artigo sobre uma povoação serrana a caminho de Salamanca e onde não poderá perder os sabores tradicionais dos melhores enchidos de Espanha. Excelente destino para combinar com uma visita às Arribas do Douro.
  • Hotéis em Salamanca – Uma selecção de onde se alojar em Salamanca.
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Parque Natural das Arribas do Douro

O parque natural das Arribas do Douro, em castelhano “Arribes del Duero”, foi criado em 2002, e inclui uma área de 106 mil hectares. O parque das Arribas do Douro localiza-se na parte oeste de Espanha, encostado à fronteira portuguesa, e divide-se pela província de Zamora e Salamanca, em Castela e Leão. As Arribas do Douro marcam a geografia da paisagem. O rio Douro traçou o seu percurso nesta área fronteiriça escavando um vale de fractura, adaptando o seu percurso às linhas de falha e fractura duma zona bastante recortada pela acção da tectónica. Outrora, toda esta zona estava repleta de cascatas e rápidos, porém a construção de 5 barragens, três portuguesas e duas espanholas, “domesticou” completamente o rio Douro, transformando o seu outrora leito selvagem em albufeiras tranquilas.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Do ponto de vista da biosfera, a avifauna é rainha nas Arribas do Douro. A Cegonha-preta, o abutre do Egipto, o Grifo e a Águia Real são as aves de rapina que se podem ver ao longos das Arribas do Douro, pois nidificam nas arribas, e voam sobre o vale do Douro ao longo do dia aproveitando as correntes de ar e a exposição solar das Arribas do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Como chegar às Arribas do Douro

Para chegar às Arribas do Douro o ideal é viajar para Salamanca, se vier de sul, ou para Miranda do Douro, em Portugal, se vier de norte. Nós viajámos para Miranda do Douro porque viajámos desde Guimarães. Outra alternativa para chegar às Arribas do Douro é fazer a IC5 desde Vila Real até Mogadouro e dali atravessar a barragem da Bemposta, a fronteira terrestre, e ir para Fermoselle. Para visitar as Arribas do Douro necessita de ter carro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Testes covid-19 e segurança nas Arribas do Douro

Para viajar para as Arribas do Douro é necessário cruzar a fronteira entre Portugal e Espanha de carro. Por estrada não existe qualquer controlo e não é necessário parar. Não é necessário teste para cruzar as fronteiras por terra, nem de antigénio nem PCR, para entrar, regressar ou circular de Portugal para Espanha.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para Espanha e para as Arribas do Douro. Este seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para as Arribas do Douro. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as Arribas do Douro. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Quando visitar as Arribas do Douro

As Arribas do Douro são uma área com clima semelhante a Trás-os-Montes pelo que a melhor altura para visitar é na Primavera e Outono. No Inverno as Arribas do Douro são bastante frias (terras frias), no Verão são bastante quentes (terras quentes). Contudo, se desejar visitar as Arribas do Douro nestas alturas do ano, pode aproveitar os dias longos no Verão e a neve no Inverno, que são também alturas maravilhosas nas Arribas do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Quantos dias são necessários para visitar o Parque Natural das Arribas do Douro

Para conhecer o Parque Natural das Arribas do Douro o ideal é ter, pelo menos, dois dias completos. Menos que isso não vale a pena. Contudo, o ideal é ter três ou quatro dias completos para poder usufruir das Arribas do Douro de forma mais tranquila e aproveitar para conhecer os lugares do parque das Arribas do Douro desde Zamora até Salamanca.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Onde se alojar nas Arribas do Douro

Há vários locais onde se alojar quando visitar as Arribas do Douro mas, da nossa experiência, os melhores e mais centrais nas Arribas do Douro são a povoação de Fermoselle ou Aldeiadávila

Dormir nas Arribas do Douro em Fermoselle

  • Nós optamos por ficar alojados em Fermoselle quando fomos às Arribas do Douro, na Posada Doña Urraca, um alojamento de gama alta com excelente restaurante e localização. Apesar de ser uma pousada histórica, o preço dos quartos é justo, rondando os 60€/noite (marque cedo porque esgotam muito rápido) com pequeno-almoço. Fica fora do núcleo urbano mas a 10 minutos a pé do centro da povoação. Tem vários lugares para estacionar. O restaurante da Pousada foi o melhor restaurante onde comemos nas Arribas do Douro. 
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Dormir nas Arribas do Douro em Aldeadávila

Outra das melhores opções para se alojar nas Arribas do Douro é na Aldeadávila. Ali pode escolher o Hotel Rural Corazón de las Arribes, uma das opções mais populares nas Arribas do Douro, ou o Hotel La Jara-Arribes, uma opção mais económica nas Arribas do Douro.

Dormir nas Arribas do Douro em outras aldeias

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Onde e o que comer nas Arribas do Douro

As Arribas do Douro são um lugar magnífico para comer e para saborear a gastronomia regional. Nestas terras das Arribas do Douro os enchidos são reis e senhores, assim como as carnes. A posta e a costeleta são um dos pratos mais procurados e valorizados na região das Arribas do Douro.

Sodomillo de Ternera das Arribas do Douro

  • O sodomillo de ternera das Arribas do Douro é o equivalente à posta transmontana nesta zona de Espanha. Há muitos e bons restaurantes para o comer nas Arribas do Douro mas o restaurante do Posada Doña Urraca tem fama de ter os melhores sodomillos das Arribas do Douro. O Rui comeu sodomillo em dois locais diferentes, lá na pousada e também no restaurante El Paraíso, em Aldeiadávila. Segundo o Rui os dois eram muito bons mas o da Pousada de Fermoselle era melhor.

Chuleton das Arribas del Duero

  • O chuleton é uma costeleta de vaca típica da região de Castela e rainha nas Arribas do Douro. O chuleton servido nas Arribas do Douro pode ter entre 500 gr e 750 gr e é um prato bem pesado para verdadeiros amantes de carne. É carne grelhada, na maioria das vezes, mal passada, mas pode pedir a ponto ou bem passada. É servida com batatas fritas ou salada na zona das Arribas do Douro.

Patatas Meneás al estilo Arribes

  • As batatas Meneás al estilo Arribes são uma espécie de puré de batata com pimentos e com torresmos por cima. São um dos pratos mais tradicionais de Castela e Leão e das Arribas do Douro.
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

ROTEIRO DIÁRIO DO QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR AS ARRIBAS DO DOURO


Para visitar as Arribas do Douro organizamos um roteiro de quatro dias. Contudo, se tiver apenas dois dias nas Arribas do Douro, faça os dias dois e três, pois são os mais emblemáticos do Parque Natural das Arribas do Douro. O ideal, contudo, para conhecer a parte espanhola do parque das Arribas do Douro é fazer os dias dois, três e quatro.

DICA DE ALOJAMENTO NAS ARRIBAS DO DOURO – Para fazer este roteiro deve ficar alojado duas noites em Miranda do Douro. A noite da chegada e a noite do primeiro dia.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

PRIMEIRO DIA NAS ARRIBAS DO DOURO – Visitar Miranda do Douro

De forma a explorar bem o parque natural das Arribas do Douro o ideal é começar a sua viagem em Miranda do Douro, ainda em território português. Isto porque, logo de manhã aconselhamos que faça o passeio de barco em Miranda do Douro e que permite ver o rio Douro de Miranda para montante, com as suas arribas vertiginosas povoadas de grifos, águias e cegonhas negras. Vale mesmo a pena iniciar assim a sua visita às Arribas do Douro.

Neste dia em Miranda do Douro não perca:

  • Fraga de Miranda do Douro
  • Passeio de barco no Douro
  • Visitar a povoação de Miranda do Douro
  • Ver as aves de rapina do Douro
  • Comer Posta à Mirandesa
  • Comer alheiras de Miranda do Douro
  • Visitar o castelo de Miranda do Douro
  • Visitar o Miradouro da Fraga do Puio
  • Visitar o Miradouro de São João das Arribas

DICA EXTRA PARA AS ARRIBAS DO DOURO – Se tiver tempo é uma excelente ideia combinar uma visita ao Parque Natural das Arribas do Douro com o Parque Natural do Douro Internacional. Se assim for, dedique pelo menos mais dois dias completos para esta região. Para o ajudar a preparar esta visita não deixe de consultar o nosso artigo com o roteiro para o Parque Natural do Douro Internacional.

PRIMEIRO DIA NAS ARRIBAS DEL DUERO - Visitar Miranda do Douro

SEGUNDO DIA NAS ARRIBAS DO DOURO – De Miranda do Douro a Fermoselle

Neste dia do seu roteiro nas Arribas do Douro, saia de Miranda do Douro de manhã e faça o percurso entre Miranda do Douro, em Portugal, e Fermoselle, em Espanha. O itinerário que pode seguir nas Arribas do Douro está no mapa abaixo. No final do dia nas Arribas do Douro deve ficar a dormir em Fermoselle uma noite.

1. Visitar a ponte de Requejo sobre o Douro

Deixe Miranda do Douro para trás e dirija-se à bela ponte de Requejo nas Arribas do Douro, a ponte metálica em estilo inspirado em Eiffel, a poucos quilómetros da fronteira. Esta ponte tem uma série de miradouros com vistas fabulosas sobre a ponte e sobre o próprio rio com os seus meandros. É um belo local para começar a explorar as Arribas do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

2. Visitar Villardiegua de la Ribera nas Arribas do Douro

Dirija-se depois para a povoação de Villardiegua de la Ribera onde poderá ver uma estátua milenar, possivelmente de origem celta, junto à igreja da vila. É o Verraco de Villardiegua, que se pensa ser um touro em pedra nas Arribas do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

3. Visitar Torregamones e os chiviteros

Os Chiviteros são estruturas de pedra, abrigos, criados pelos pastores para guardar as cabras que andavam no pasto na zona das Arribas do Douro. Para lá chegar é preciso caminhar. Nós tentamos ir lá de carro mas não conseguimos. É preciso caminhar cerca de 12 km. O trilho é circular e tem início na igreja de Torregamones. Não tivemos tempo para o fazer mas queremos voltar para explorar numa próxima visita às Arribas do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

4. Visitar a aldeia e ponte de Fariza nas Arribas do Douro

A povoação de Fariza é muito pitoresca e tem uma bela ponte de pedra tradicional típica das Arribas do Douro. É um belo local para observar a avifauna ribeirinha porque costuma haver ali cegonhas e garças.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

5. Visitar a Ermita de Nta. Sra. del Castillo e as Arribas do Douro

O miradouro da Ermita de Nta. Sra. del Castillo é um dos mais belos miradouros das Arribas do Douro. Este miradouro das Arribas do Douro tem um parque de merendas, painéis informativos e interpretativos da paisagem. A Ermida também é muito bonita com um belo espaço para relaxar no calor de um dia de sol. Se tiver tempo, vale a pena caminhar e ver o Miradouro das Barrancas, um pouco mais à frente. Contudo, a este terá que ir a pé. São cerca de 10 minutos a caminhar nas Arribas do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

6. Miradouro do Alto del Cueto nas Arribas do Douro

Dirija-se depois para o Miradouro do Alto del Cueto próximo da povoação de Mámoles. Este não é um dos mais belos miradouros das Arribas do Douro mas vale a pena a visita se tiver tempo.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

7. Visitar a povoação de Fornillos de Fermoselle

A povoação de Fornillos de Fermoselle é uma povoação típica do parque natural das Arribas do Douro, com uma arquitectura rural nas habitações e muros.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

8. Visitar Pinilla de Fermoselle e o miradouro de Peña del Cura

Na povoação de Pinilla de Fermoselle vá até ao miradouro Peña del Cura (Fraga do Padre no google maps), com um belo espaço. Vai ter que andar a subir aos penhascos para descobrir as melhores vistas do miradouro mas vale a pena. Se tiver tempo, faça um pouco do trilho marginal ao rio. Se tiver tempo, pode também fazer o percurso a pé até à Ermida de São Miguel.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

9. Visitar Fermoselle e apreciar o pôr-do-sol nos seus miradouros das Arribas do Douro

Termine o dia em Fermoselle, num dos seus belos miradouros. A aldeia de Fermoselle é uma pequena aldeia na margem esquerda do rio Douro. No alto de uma arriba, a aldeia espreia-se ao longo de um promontório rochoso. Com ruas estreitas e sem trânsito, estacionar na aldeia pode ser um pesadelo mas não se deixe demover. A povoação é muito bonita e vale a pena a visita. Na aldeia não pode mesmo perder:

  • Miradouro de El Torojón
  • Miradouro do Castelo (fechado quando vistámos)
  • Plaza Mayor- ruas e ruelas da cidade
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

DICA DE ALOJAMENTO – O ideal neste roteiro é dormir uma noite na zona de Fermoselle. Veja as melhores opções de alojamento acima.


TERCEIRO DIA NAS ARRIBAS DO DOURO – De Fermoselle a Mezia

1. Visitar a Casa do Parque das Arribas do Douro

A melhor forma de começar a sua visita às Arribas do Douro é fazer uma visita à casa do Parque. Aí pode recolher os mapas da zona, cheios de dicas de miradouros e actividades a fazer, mas também ouvir entusiasticamente a guia do parque. A visita começa com um vídeo de 15 minutos muito interessante que o vai levar a viajar pelo parque. A visita é muito informativa porque a casa do parque é um centro de interpretação da paisagem, ideal para perceber a cultura e tradições daquilo que existe e que vai ver nas Arribas do Douro. Conte com cerca de duas horas para a visita.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

2. Visitar a Puente de San Lorenzo

Esta ponte histórica sobre o rio Tormes divide a província de Salamanca, a sul, da de Zamora, a norte. O vale do rio ali é maravilhoso e há uma pequena praia fluvial na base da ponte que faz as delícias dos visitantes nos dias mais quentes. 

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

3. Visitar Trabanca nas Arribas do Douro

Trabanca é uma pequena povoação nas Arribas do Douro mas tem um dos restaurantes mais afamados da zona para comer posta. Nós não conseguimos mesa por isso não sabemos se é realmente bom. Tem também bomba de gasolina e um café, ideal para comprar água de manhã bem cedo porque é dos poucos que está aberto aos fins de semana de manhã na região.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

4. Visitar Molino del Pasadero nas Arribas do Douro

Os moinhos são também uma das imagens de marca das Arribas do Douro, onde as linhas de água sempre tiveram um papel preponderante na construção da paisagem e no auxílio ao trabalho das populações. Este é um dos moinhos mais acessíveis do parque para visitar porque fica mesmo ao lado da estrada, entre Trabanca e Vilarinhos dos Ares, sendo necessário caminhar apenas 3 minutos para lá chegar. 

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

5. Visitar Teso de São Cristóvão

Entre Trabanca e Vilarinho dos Ares há um corte à direita, de estrada pouco asfaltada mas que permite chegar a Teso de São Cristóbal. Vale a pena seguir a estrada e visitar este local, onde existe uma pequena praça de touros usada nas festas dos rapazes da região, uma ermida, um castro e belas vistas sobre o vale do rio Tormes. O carro vai mesmo até à praça de touros. Depois até à Ermida e Miradouros são 5 minutos a pé. 

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

6. Visitar o Miradouro de Ambasaguas nas Arribas do Douro

Logo depois de entrar na povoação de Vilarinho dos Ares siga as indicação para Ambasaguas, um parque de merendas onde o Rio Tormes desagua no Douro. Ali as vistas da união das águas dos rios criaram uma paisagem deslumbrante, aproveitada pelos populares para fazer piqueniques e praia. Pode levar o carro até ao parque de merendas. Depois é só caminhar 2 minutos.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

7. Visitar Villarino de los Aires e os miradouros da Falha e do Douro

A povoação de Vilarinho dos Ares merece mesmo uma visita. Pare o carro na praça principal e vá a pé conhecer os dois miradouros da povoação, o Miradouro do Douro e o Miradouro da Falha (Mirador de la Falla). Estes são dois belos miradouros para apreciar o Douro Internacional no seu troço pelas Arribas do Douro. Vilarinho dos Ares também tem posto de turismo mas mais simples do que o de Fermoselle. Não é um centro de interpretação, contudo serve para levantar um mapa.  O ideal é deixar o carro na praça e visitar os miradouros a pé. O que não pode perder em Villarino de los Aires:

  • Miradouro do Douro
  • Miradouro da Falha
  • Miradouro de Ambasaguas
  • Plaza mayor
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

8. Visitar Pereña de la Ribera e o Miradouro e Ermita de Nuestra Señora del Castillo

Esta é a mais bela Ermida das Arribas do Douro, com vistas maravilhosas ao final do dia sobre as arribas e a própria Ermida. Fica na povoação de Pereña de la Ribera. O carro vai mesmo até à Ermida.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

9. Visitar a Pedra de La Peña nas Arribas do Douro

A pedra de La Peña é uma formação rochosa saliente no meio do planalto da Meseta Ibérica perto da povoação de La Penã. Vale a pena espreitar porque destaca-se claramente na paisagem.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

10. Visitar a cascata de Pozo de los Humos nas Arribas do Douro

A cascata do Pozo de los Humos é uma das estrelas do Parque Natural das Arribas do Douro. A melhor altura para ver a cascata cheia de água e com bastante exuberância é no final do Inverno ou início da Primavera. Contudo, ainda que tenha pouca água, vale a pena visitar a Cascata de los Humos. Nós visitámos no final da Primavera e só corria um fio pequeno de água, mas ainda assim, era lindo. 

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

Como chegar à cascata de los Humos

Por Masueco – A opção que está melhor sinalizada para chegar à Cascata de los Humos é por Masueco. Quando chega à povoação há sinalização para fazer o percurso de carro ou a pé. A pé, o percurso desde Masueco é longo e deve levar muita água. São cerca de 7 km, ida e volta. Contudo, também a partir de masueco pode levar o carro até mais próximo. O carro consegue ir até ao parque de merendas da Cascata de los Humos (embora depois exista muito pouco lugar para estacionar por isso vá bastante cedo).  Se deixar ficar o carro aí, é só 1 km para baixo até às cascata e depois 1 km para regressar. O trilho não é plano, este quilómetro é sempre a descer ou a subir (e a subida é cansativa) . Se abordar a Cascata de los Humos por Masueco vai visitar a cascata de cima, contemplando as quedas do seu topo e dos miradouros suspensos construídos sobre a cascata. Esta visita é obrigatória e para nós a mais interessante porque “sente” mesmo a cascata. 

DICA – No Verão, faça este trilho de manhã bem cedo para evitar o calor extremo no vale. Leve também calçado adequado e muita água. Não faça este trilho durante as horas de maior calor.

Por Pereña de la Ribera – Outra opção, mais cómoda para caminhar, é por Pereña de la Ribera, uma pequena povoação entre Vilarinho dos Ares e Masuelo. Desde a aldeia até ao miradouro são cerca de 4 km mas o terreno é mais plano. Contudo, o passeio é bastante mais longo já que ida e volta são cerca de 8 km. Outra opção é levar o carro para mais perto da cascata através de uma estrada de terra batida, contudo, terá sempre que caminhar cerca de 2 km para chegar à cascata. Se abordar a cascata desde Pereña de la Ribera vais ter uma vista panorâmica da cascata, mais ao longe, mas de frente para as quedas de água.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

11. Visitar a Aldeiadávila de la Ribeira nas Arribas do Douro

A povoação de Aldeiadávila vale bem uma paragem, ainda que seja rápida nesta hora do dia. Pare para almoçar pois esta é uma das povoações com mais opções de restaurantes onde comer. Nós comemos no El paraíso, não por nenhuma razão especial mas porque nos serviu quase às 15h. Comemos sodomillo e papatas castellanas, assim como polvo. Estava tudo muito bom.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

12. Dar um mergulho na praia fluvial del Rostro nas Arribas do Douro

Na povoação de Corporario desça em direcção ao rio Douro e à praia fluvial del Rostro, onde está o ancoradouro de barcos. Há ali uma praia fluvial muito bonita, provavelmente a melhor das Arribas do Douro onde pode dar uma mergulho e relaxar um pouco.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

13. Fazer um cruzeiro de barco nas Arribas do Douro em El Rostro

Combine a sua visita de forma a chegar a El Rostro a tempo de apanhar o barco do final do dia (geralmente às 18h no Verão e 16h30 no resto do ano). Pode confirmar os horários dos barcos aqui neste site. O passeio, de cerca de duas horas, custa 18€/pessoa e 12€/criança. Há vários locais para estacionar o carro. O cruzeiro navega entre El Rostro e a barragem de Aldeadávila.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

14. Visitar o Mirador del Fraile nas Arribas do Douro

O Mirador del Fraile é um dos mais belos miradouros das Arribas do Douro, especialmente porque fica num penhasco rochoso e, porque é definitivamente o melhor local para ver a avifauna nas Arribas do Douro. Grifos, abutres do Egipto, cegonhas negras e águias reais a sobrevoar o vale e a sua cabeça. É surreal e uma experiência maravilhosa logo ao lado da barragem de Aldeiadávila. O carro vai até ao miradouro nas Arribas do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

15. Visitar o Miradouro do Picón de Felipe nas Arribas do Douro

O miradouro anterior é melhor para ver a avifauna mas o Miradouro do Picón de Felipe é o mais fabuloso miradouro das Arribas do Douro. É surreal o enquadramento geomorfológico deste miradouro nas Arribas do Douro. É um penhasco de granito, vertiginoso, quase vertical, sobre o vale do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

O miradouro parece terminar onde existe uma placard de interpretação da paisagem, contudo, deve continuar a descer porque há uma zona mais abaixo, com ferros para servir de segurança, onde estão as melhores vistas das Arribas do Douro. Conte com cerca de 1 hora para subir e descer até todos os recantos do miradouro e leve consigo muita água.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

16. Visitar o Mirador de La Code nas Arribas do Douro

Este é, para nós, o mais belo miradouro das Arribas do Douro. É um lugar lindo, mágico, verdadeiramente incrível para ver o pôr-do-sol. Tente chegar ali perto do final do dia e enão se vai arrepender, palavra do Viajar entre Viagens. Deixe ficar o carro no parque, depois é só caminhar 5 minutos até vislumbrar as Arribas do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

17. Visitar Mézia e o Mirador de la Peña del Águila nas Arribas do Douro

Termine o dia nas Arribas do Douro na aldeia de Mézia e no último miradouro do dia, o miradouro de la Peña del Águila, ou seja Miradouro da Fraga da Águia. É também um belo local para ver a avifauna. O carro vai até lá, embora possa ter que o deixar no parque de merendas. Depois é só caminhar 5 minutos e desfrutar das vistas das Arribas do Douro.

ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque
ARRIBAS DEL DUERO - ESPANHA | Roteiro para visitar o rio e o parque

DICA DE ALOJAMENTO – O ideal neste roteiro é dormir uma noite na zona de Aldeiadávila. Veja as melhores opções de alojamento acima.


QUARTO DIA NAS ARRIBAS DO DOURO – Zona de Salamanca e Rota dos Túneis

DICA EXTRA – Para terminar esta visita em beleza, no terceiro dia percorra a área que vai até Fregeneda. Se tiver tempo, recomendamos que ali faça a Rota dos Túneis, um dos trilhos de aventura mais espetaculares da Península Ibérica. Depois desta aventura nas Arribas do Douro aproveite e vá passar uns dias a Salamanca com as nossas dicas de viagem.

No último dia no Parque Natural das Arribas do Douro, faça a viagem de carro até La Fregeneda e comece bem cedo o trilho da Rota dos Túneis, hoje requalificado e designado por Camiño del Hierro. Termine as Arribas do Douro em Barca de Alva, já do lado português.

QUARTO DIA NAS ARRIBAS DEL DUERO - Zona de Salamanca e Rota dos Túneis

Se vai viajar para Espanha estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar ou inspirar

  • Ilhas Cíes – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Cíes, dormir no campismo, barcos, restaurantes, trilhos e praias.
  • Ilha de Ons – Bem próximo das ilhas Cíes fica a ilha de Ons, um paraíso perdido que não pode perder. Tudo o que precisa saber para visitar Ons está aqui.
  • Visitar Sevilha – Tudo o que precisa de saber para visitar Sevilha e aproveitar alguns dias nesta bela cidade espanhola.
  • Visitar Mérida – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Mérida com tudo o que não pode perder na cidade.
  • Visitar Ronda – Uma das mais belas vilas da Andaluzia cheia de carisma e um artigo cheio de dicas para visitar.
  • Caminito del Rey – Este é um dos mais belos passeios para fazer no sul de Espanha. Tudo o que precisa de saber para explorar o Caminhito do Rei está neste artigo.
  • Bairro Gótico em Barcelona – Barcelona é uma das mais belas cidades espanholas e visitar a cidade sem explorar o Bairro Gótico é uma falha. Veja as nossas dicas para visitar o Bairro Gótico e Barcelona.
  • Romaria del Rocio – Se quer fazer uma viagem de descoberta cultural bem próximo de Portugal não perca esta excelente escapadinha. É uma das viagens culturais mais interessantes da Europa.
  • Férias no sul de Espanha – Se procura um roteiro e dicas para férias no sul de Espanha, não procure mais. Estão todas aqui!
  • Férias na Galiza – Procura dicas e roteiro para passar umas belas férias de carro na Galiza? Não vá mais longe. Está tudo aqui!
  • Feria de Sevilha – Quer ver flamenco nas ruas, bailes, pegas de cavalos e touros, então a Feria de Sevilha é para si! Nós adoramos e aqui estão todas as nossas dicas.
  • Visitar a Andaluzia – Um roteiro para uma viagem de descoberta à Andaluzia, cheio de dicas práticas.
  • Hotéis em Madrid – Uma selecção de onde se alojar em Madrid.
  • Peña Ubina – Umas montanhas no norte de Espanha, ideias para trilhos e onde tiramos o nosso curso de alpinismo.

Se está a pensar viajar nas Canárias, em Espanha, veja estes artigos aqui no blogue

  • Gran Canária – Visitar a ilha da Gran Canária é uma excelente opção para quem procura praia mas, melhor ainda para quem procura trilhos na natureza e cultura. Veja as nossas dicas completas com um roteiro de 5 dias na Gran Canária.
  • Trilhos de Tenerife – Se gosta de trilhos não pode perder este nosso artigo repleto de trilhos para fazer na ilha e dicas para aproveitá-los da melhor maneira.
  • Viajar em Tenerife – Se procura dicas, roteiros, o que ver e fazer em Tenerife, este artigo é para si. Tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Tenerife está aqui.
  • Visitar Tenerife – Se procura uma lista de lugares imperdíveis para visitar em Tenerife, este artigo é para si.
  • Parque Nacional do Teide – Se procura um roteiro de carro de um dia para visitar os lugares mais importantes do Parque Nacional do Teide, estão este artigo é para si.
  • Observatório Astronómico do Teide – Tudo o que precisa de saber sobre um dos maiores observatórios astronómicos da Europa.
  • Hotel Tauro Garden Tenerife – A nossa opinião sobre o hotel onde ficamos em Tenerife.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.