Acidente e emoção na subida do vulcão TUNGURAHUA (com trekking) | Equador

Acidente mas muita emoção na subida do vulcão TUNGURAHUA (com trekking) | Equador
Baños é conhecida pelas suas cascatas, pela sua proximidade à orla da floresta amazónica equatoriana mas, principalmente, pela proximidade do vulcão activo – Tungurahua. Este teve uma grande erupção em 1999, levando os vulcanólogos a aconselhar a evacuação imediata da cidade, que foi feita com a ajuda do exército. Mas, a “grande explosão” não se concretizou e, após meses longe das suas casas, entretanto saqueadas, as gentes de Baños resolveram fazer frente a todos e regressar. Desde então, o vulcão teve um breve acordar em Agosto de 2006, mas hoje parece calmo. Até quando? Ninguém sabe. A população é que não parece disposta a voltar a deixar as suas casas por nenhuma razão e os vulcanólogos não são bem vistos por estas bandas…
Acidente mas muita emoção na subida do vulcão TUNGURAHUA (com trekking) | Equador
Nós resolvemos ver um pouco mais de perto este vulcão e fizemos um trekking de um casebre a 2800 m (onde deixamos as bicicletas) até ao refúgio de montanha a 3800 m. O “pesadelo” começou aqui. O tempo estava horrível, com um nevoeiro mais ou menos cerrado, e uma chuva ligeira constante. O autocarro que nos levou de Baños ao casebre a certa altura teve um acidente. Derrapou na lama da estrada indo embater contra uma vertente. Por muita sorte ninguém se aleijou porque colidimos na parte interna da curva. De seguida, saímos do veículo acidentado e ficamos à chuva e ao frio à espera de novos desenvolvimentos! Estes chegaram quase duas horas depois quando uma pick-up conseguiu rebocar o autocarro. Pensávamos que o plano ia ser alterado, mas… não. De manhã ascensão ao refúgio do Tungurahua e de tarde descida do vulcão em bicicleta.
Acidente mas muita emoção na subida do vulcão TUNGURAHUA (com trekking) | Equador
A subida do Tungurahua foi extenuante, muito inclinada e cheia de lama. Claro que a paisagem, nem vê-la! Após três horas de subida ininterrupta chegamos ao refúgio do Tungurahua. Disseram-nos que era um refúgio novo, reconstruído após o velho ter sido destruído na erupção de 1999, mas a diferença entre o novo e o velho era quase nenhuma! Uma casota semi-destruída, e muito fria, onde comemos umas sandes antes de regressarmos para baixo, pelo mesmo caminho.
Acidente mas muita emoção na subida do vulcão TUNGURAHUA (com trekking) | Equador
Claro que descidas inclinadas e cinzas enlameadas não combinam muito bem! Mas, com a ajuda das galochas e de um bastão improvisado lá se conseguiu fazer. Quase duas horas depois, chegamos às bicicletas. Ainda equacionamos chamar um carro mas ficava caro! Sendo assim, encharcados, enlameados, pegamos nas bicicletas e lançamo-nos estrada abaixo, muito, muito devagarinho porque o tempo e o piso não ajudavam nada! Depois de pedalarmos quase uma hora e meia, na companhia do nosso guia, lá chegamos à agência em Baños. E mais uma vez se confirmou que os últimos podem ser os primeiros! Éramos os últimos a descer e o (único) guia ficou connosco.
Acidente mas muita emoção na subida do vulcão TUNGURAHUA (com trekking) | Equador
Resultado: os outros ciclistas do grupo perderam-se e nós fomos os primeiros a chegar do Tungurahua! Acho que foi a única coisa que correu bem neste dia! No dia seguinte, seguiríamos para a floresta amazónica.
Conclusão: se quiserem caminhar e pedalar para ver a paisagem, certifiquem-se que há condições para a ver!!

Marque aqui as suas tours e passeios no Tungurahua

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.