EGIPTO – Uma introdução ao Egipto e à cultura de um país que é África e Médio Oriente

EGIPTO - Uma introdução ao Egipto e à cultura de um país que é África e Médio Oriente
O Egipto é um país constituído por mais de 90% de deserto, no entanto a maior parte da sua população, cerca de 75 milhões de habitantes, vive ao longo do rio Nilo, especialmente no seu delta. Situado no norte do continente africano, o Egipto é um país encravado entre alguns dos países mundiais com regimes mais controversos. A sul faz fronteira com o Sudão, com o qual mantém relações bastante tensas devido à partilha de água do Nilo. Mas, aos olhos do mundo, o regime de Khartum liderado por Omar Al-Bashir, é conhecido pelas enormes atrocidades e genocídios perpetuados na região de Darfur desde 2003. A oeste faz fronteira com a Líbia, um país bastante fechado a ocidente e liderado pelo governo de Kadafi. A este com o Mar Vermelho e o Golfo de Aqaba e a nordeste com Israel. Este país, de governo semita, comete verdadeiras atrocidades contra o povo palestiniano, inclusive na Faixa de Gaza que também faz fronteira com o Egipto. Finalmente, a norte o Egipto faz fronteira com o Mar Mediterrâneo.
EGIPTO - Uma introdução ao Egipto e à cultura de um país que é África e Médio Oriente
O Nilo foi e sempre será a fonte de vida deste país. Foi nas margens férteis do rio que a civilização começou a prosperar, há cerca de 5 mil anos. Do ponto de vista religioso, o Egipto é maioritariamente muçulmano. Apenas 10% da população é cristã, de facção Copta. Como tal, a sociedade egípcia tem os valores culturais e religiosos bem enraizados. Os homens não bebem álcool nem jogam e raramente usam calções. As mulheres estão quase sempre tapadas e conservam o Hijab (lenço na cabeça). Apesar da crescente emancipação que a mulher egípcia conquistou a partir dos anos 70, um movimento na década de 90 conseguiu convencer as mulheres a voltarem à sua postura tradicional com véu e roupas largas.
EGIPTO - Uma introdução ao Egipto e à cultura de um país que é África e Médio Oriente
Do ponto de vista político, a figura mais marcante deste país foi o seu ex-presidente Nasser, que conseguiu abolir a monarquia e criou a república do Egipto em 1956. Juntamente com Nehru e Tito foi um dos fundadores do Movimento dos Não Alinhados no período da Guerra Fria. Do ponto de vista económico, o Egipto é uma sociedade extremamente rural, pelo que a sua principal actividade é a agricultura. No entanto, investimentos recentes na indústria, recursos energéticos e turismo tem vindo a melhorar a situação económica do país. Na actualidade, o Egipto enfrenta grandes desafios provocado pelo processo de globalização. As multinacionais invadiram o seu território e os hábitos tecnológicos ocidentais já estão enraizados. No entanto, o acesso a determinados bens é cada vez mais um privilegio dos mais ricos, agravando-se o fosso social. Esta situação é tanto mais grave porque começam a surgir ressentimentos devido a constante mediatização dos hábitos e dos bens através do cinema e programas de televisão ocidentais. A atitude dos turistas também tem aqui um papel importante. Estes, na sua maioria, alojam-se em hotéis de luxo, comem em restaurantes faustosos e usufruem de luxos inacessíveis à maioria da população egípcia. Mas nós não somos como a maioria dos turistas… e como tal, para nos embrenharmos na cultura egípcia, na nossa primeira noite ficamos alojados no coração do bairro muçulmano (desaconselhado pelos guias de viagem) e fomos ver um espectáculo de danças sufi. Um verdadeiro regalo para todos sentidos e uma grande introdução a este país.
EGIPTO - Uma introdução ao Egipto e à cultura de um país que é África e Médio Oriente

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

 câmera dslr - ícones de tecnologia grátisMáquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.