Visitar as pirâmides de SAKKARA e descobrir a pirâmide escalonada | Egipto
Colocado em
Com cerca de 90% do Egipto constituído por deserto a probabilidade de sairmos do Cairo e entrarmos nas areias amareladas é muito grande. Foi isso precisamente que aconteceu, já que Sakkara se situa a sul do vórtice do delta do Nilo e portanto na área de deserto.
Rodeada de Oásis, a população consegue produzir de forma intensiva tudo aquilo que necessita para sobreviver. As palmeiras estão carregadas de tâmaras, alimento importantíssimo durante o período do Ramadão (já que tem enormes quantidades de açúcar). Mas, os Oásis exibem muito mais do que tamareiras, a sombra e os sistemas de irrigação ancestrais permitem cultivar hortaliças, legumes, tubérculos e frutas. O milho, as couves, os tomates vêem-se um pouco por todo o lado. Pouco nos afastamos das palmeiras e já se via a Pirâmide Escalonada de Sakkara.
Quando Memphis era capital do Egipto, Sakkara desenvolveu-se como a sua necrópole real. Sendo assim, a cidade dos mortos cresceu e hoje cobre uma área de 7km2. Esquecida pelo tempo, os seus túmulos foram engolidos pelas areias do deserto. Só em 1851, um egiptólogo francês fez as primeiras descobertas e desde então não tem mais cessado. Ainda hoje, pudemos testemunhar alguns trabalhos e escavações que ocorrem na área do complexo.
Sakkara exibe aquilo a que os egípcios chamam o “prototipo da pirâmide de Gize” e nós chamamos a pirâmide mais antiga do mundo. A Pirâmide Escalonada de Djoser foi erigida por Imhotep a 4800 anos. A primeira pirâmide foi um avanço importantíssimo na arquitectura egípcia. Os túmulos reais deixaram de estar enterrados em câmaras subterrâneas e passaram a estar protegidos. Esta pirâmide, ao contrário das mediáticas de Gize, mais não é do que seis patamares sobrepostos, sendo que o superior é sempre mais pequeno do que o que lhe está subjacente.
A pirâmide escalonada viria a ser a “grande obra” que todos os arquitectos do Antigo Egipto vieram a querer superar. Infelizmente não conseguimos visita-la por dentro pois encontrava-se encerrada devido a obras de restauro. No entanto, o complexo é um dos locais arquitectónicos mais ricos do Egipto e tem outras pirâmides e túmulos. A entrada no recinto faz-se por um corredor com uma colunata de 40 pilares que faz lembrar os templos gregos. A pirâmide de Unas, ao lado da Pirâmide Escalonada, exibe os textos mais antigos de escrita decorativa que se conhecem numa câmara funerária. Estes hieróglifos representam orações e hinos que deveriam proteger o faraó na vida depois da morte. Os Túmulos Persas são outro exemplo da diversidade arquitectónica existente no local. Estes túmulos são bastante profundos e exibem inscrições sobre práticas médicas.
Um pouco mais a norte, a Pirâmide de Teti recebe-nos no seu interior. Descendo vertiginosamente até aos confins da Terra, o túmulo parecia nunca mais ter fim. Lá em baixo, uma câmara revestida de hieróglifos leva-nos a uma outra que exibe um enorme sarcófago de basalto. No tecto, estrelas (que parecem do mar) pretendem recriar um ambiente sereno e de descanso para o faraó. Esta pirâmide, que de fora parece um monte de entulho, exibe os únicos textos das pirâmides que os turistas podem ver no Egipto.
De túmulo em túmulo fomos saltitando e explorando a singularidade da arquitectura fúnebre egípcia que parece ter tido aqui um dos pontos altos da sua evolução. A nossa escolha por Sakkara, como primeiro local a visitar dedicado à arquitectura do Antigo Egipto não foi ocasional. Sakkara pode ter sido o local mais importante do Império do Antigo Egipto. A pirâmide de Sakkara é apontada pela comunidade internacional como o edifício em pedra mais antigo do mundo. E claro que nós… não podíamos deixar isso passar em branco!
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Visitar as pirâmides de DASHUR e surpreender-se com estas maravilhas | Egipto
A poucos quilómetros do Cairo situa-se uma aldeia de nome Dashur. Fundada Minsat Dashur, esta aldeia é uma das principais atracções próximas do Cairo, já que lá existem duas grandes pirâmides. Depois de deixarmos Sakkara para trás, andamos cerca de 10 km e entramos numa área militarizada onde existe um conjunto piramidal com cerca de 3 km2.
Construídas durante o reinado do faraó Snefru, salientam-se a Pirâmide Vermelha e a Pirâmide Quebrada. Existem outras pequenas pirâmides nas imediações mas o acesso não é possível.
A Pirâmide Quebrada está envolta em mistério. Não se sabe exactamente porque tem aquela forma. Teorias apontam para que o seu arquitecto tenha errado na forma da pirâmide e, para poder terminá-la sem que ela colapsasse, teve que a fazer daquela maneira. Outras teorias apontam para uma tentativa por parte dos arquitectos para melhorar estas formas piramidais. Mais uma vez, tivemos que ver esta pirâmide de longe. O local não está acessível pois existe uma barreira militar que impede a passagem. Sendo assim, a nossa primeira experiência dentro de uma pirâmide ocorreu na Pirâmide Vermelha.
A Pirâmide Vermelha é um edifício grandioso. Tivemos que subir algumas rochas pela parte exterior da pirâmide até alcançar a entrada. Ai, descemos vertiginosamente (e catastroficamente) um corredor estreito e baixo com 65 metros até alcançar as três câmaras interiores. O calor era abrasador, o ar irrespirável e abafado. Sentíamos a água escorrer pelo corpo. Mesmo assim, continuamos a subir e a descer escadas e túneis para visitar o seu interior. Como é estar dentro de uma pirâmide? Abafado, muito abafado! Claustrofóbico e deslumbrante. Sentimo-nos seguros (por incrível que pareça). Cá fora, esperava-nos mais e mais calor…
Visitar MEMPHIS, um tesouro escondido nas areias do deserto egípcio | Egipto
Memphis foi a capital do Reino Antigo e Médio do Egipto. Outrora uma das mais importantes urbes, este centro urbano está hoje associado a um museu ao ar livre, que recorda a importância desta antiga cidade e que alberga o pouco que restou após séculos de abandono e destruição.
Durante o primeiro período de dominação estrangeira, Memphis permaneceu como uma das cidades mais autenticas do Egipto. No entanto, após a fundação de Alexandria e do Cairo iniciou-se um período de decadência que terminou com o desaparecimento praticamente completo desta cidade.
Hoje, muito pouco resta das glórias arquitectónicas desse passado. O ex-libris do museu é uma estátua colossal de Ramsés II, que nos faz sentir minúsculos. Com mais de 13 metros de comprimento, a estátua pesa 120 toneladas e leva-nos a pensar sobre a magnificência que esta civilização teve no passado. Para além disso, o museu ao ar-livre exibe várias estátuas e uma esfinge que é a maior estátua em alabastro do mundo. Uma viagem e passeio que vale mesmo a pena fazer. Se estiver no Cairo, não perca Memphis.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.