Visitar as PIRÂMIDES DE GIZÉ, uma maravilha do mundo antigo (e moderno) | Egipto

Visitar as PIRÂMIDES DE GIZÉ, uma maravilha do mundo antigo (e moderno) | Egipto
Gize, o subúrbio do Cairo, podia nunca ter saído do anonimato não fosse lá estar localizada a única das 7 Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé. No entanto, Gize vive hoje com problemas sociais decorrentes da localização das grandes pirâmides no seu espaço geográfico. Um turista que chegue ao Cairo numa viagem organizada será levado de autocarro até ao planalto de Gize e ai enfrentará a fila para comprar bilhetes e desfrutará da beleza das grandes Pirâmides de Gize. O viajante enfrenta outros desafios.
Visitar as PIRÂMIDES DE GIZÉ, uma maravilha do mundo antigo (e moderno) | Egipto
As grandes Pirâmides de Gize sempre atraíram exploradores e há séculos que a população local compreendeu que pode lucrar com este complexo. O governo egípcio cobra-se de taxas para as visitas. A entrada no recinto custa 8 euros e não dá acesso a nenhum monumento. Quem desejar visitar o interior da pirâmide de Queops terá de desembolsar 15 euros, e 5 euros pela pirâmide de Kefren. Dentro do recinto, o Museu do Barco Solar custa 7 euros e apenas a Esfinge pode ser visitada sem se pagar.
No entanto, não foi só o governo egípcio que se apercebeu que os turistas estão dispostos a pagar grandes quantias de dinheiro para “coleccionar” esta maravilha. Uma companhia privada orquestra um espectáculo de luzes e som, basicamente iluminando as pirâmides durante a noite, e cobra 11 euros por bilhete. E onde fica a população local? Onde fica o desenvolvimento sustentável do subúrbio de Gize? Toda a gente enriquece com as Pirâmides de Gize, mas e os habitantes que vivem lado a lado com este monumento? Também esses resolveram melhorar a sua situação financeira. Hoje, à volta das pirâmides, existe uma espécie de gang organizado que tenta extorquir o máximo possível ao viajante independente. Este gang, nas imediações do recinto, bloqueia a passagem dos táxis que transportam estrangeiros, instalando o medo e fazendo demonstrações de agressividade. Tentam, por variadíssimos esquemas, impedir a passagem dos táxis e levar os viajantes a deslocar-se de cavalo ou camelo até ao recinto. Apesar da policia tentar controlar a situação (que de acordo com os locais melhorou bastante) o gang estendeu a sua área de influencia a locais mais afastados. Sem grandes problemas e graças à perícia dos dois taxistas que nos levaram a Gize, conseguimos alcançar as Pirâmides de Gize sem grandes distúrbios e recorrendo apenas a diálogo e apertos de mão. Uma vez em Gize, descobrimos que também os menos agressivos encontraram maneira de sobreviver.
A volta das Pirâmides de Gize, os recintos estão cheios de camelos e cavalos que esperam a abertura do complexo para poderem entrar. Em tudo semelhante a um mercado de gado, os animais esperam em fila para fazerem as delicias dos turistas. O viajante tem o privilegio de testemunhar a máquina turística que se engendra por trás da única Maravilha do Mundo Antigo. Aquando da abertura do recinto, os turistas começam a chegar, de todas as nacionalidades e falando todas as línguas. A população local também investiu na educação porque os vendedores dominam agora o básico de todos os idiomas! Apesar de todo o espectáculo que rodeia as pirâmides, estes edifícios com milénios de história não perderam o seu esplendor.
Visitar as PIRÂMIDES DE GIZÉ, uma maravilha do mundo antigo (e moderno) | Egipto
Gize substituiu Sakkara como necrópole de Menphis e exibe os mais enigmáticos e gigantescos complexos piramidais do mundo. Os faraós, em tempos, escolheram este local para o seu repouso eterno. A Esfinge guardou durante séculos o planalto de Gize, protegendo os seus faraós de guerras árabes, guerrilhas tribais, invasão napoleónica, colonização inglesa e os saques perpetuados pelo homem geração após geração. Essa protecção esteve longe de ser pacifica. Para além de desfigurada, a Esfinge não impediu o saque do interior das pirâmides e túmulos. Hoje, a Esfinge enfrenta um novo desafio: preservar as pirâmides e todo o complexo do ataque dos turistas. Subir as pirâmides já é proibido mas pode-se entrar e sair sem qualquer controlo, “ver” com as mãos os túmulos e representações nas rochas, saltar e subir as Mastabas e os túmulos. Até quando resistirá esta maravilha? Será a humanidade capaz de preservar aquilo que as areias do deserto tão bem fizeram durante milénios?

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.