Visitar as PIRÂMIDES DE GIZÉ, uma maravilha do mundo antigo (e moderno) | Egipto
Colocado em
Gize, o subúrbio do Cairo, podia nunca ter saído do anonimato não fosse lá estar localizada a única das 7 Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé. No entanto, Gize vive hoje com problemas sociais decorrentes da localização das grandes pirâmides no seu espaço geográfico. Um turista que chegue ao Cairo numa viagem organizada será levado de autocarro até ao planalto de Gize e ai enfrentará a fila para comprar bilhetes e desfrutará da beleza das grandes Pirâmides de Gize. O viajante enfrenta outros desafios.
As grandes Pirâmides de Gize sempre atraíram exploradores e há séculos que a população local compreendeu que pode lucrar com este complexo. O governo egípcio cobra-se de taxas para as visitas. A entrada no recinto custa 8 euros e não dá acesso a nenhum monumento. Quem desejar visitar o interior da pirâmide de Queops terá de desembolsar 15 euros, e 5 euros pela pirâmide de Kefren. Dentro do recinto, o Museu do Barco Solar custa 7 euros e apenas a Esfinge pode ser visitada sem se pagar.
No entanto, não foi só o governo egípcio que se apercebeu que os turistas estão dispostos a pagar grandes quantias de dinheiro para “coleccionar” esta maravilha. Uma companhia privada orquestra um espectáculo de luzes e som, basicamente iluminando as pirâmides durante a noite, e cobra 11 euros por bilhete. E onde fica a população local? Onde fica o desenvolvimento sustentável do subúrbio de Gize? Toda a gente enriquece com as Pirâmides de Gize, mas e os habitantes que vivem lado a lado com este monumento? Também esses resolveram melhorar a sua situação financeira. Hoje, à volta das pirâmides, existe uma espécie de gang organizado que tenta extorquir o máximo possível ao viajante independente. Este gang, nas imediações do recinto, bloqueia a passagem dos táxis que transportam estrangeiros, instalando o medo e fazendo demonstrações de agressividade. Tentam, por variadíssimos esquemas, impedir a passagem dos táxis e levar os viajantes a deslocar-se de cavalo ou camelo até ao recinto. Apesar da policia tentar controlar a situação (que de acordo com os locais melhorou bastante) o gang estendeu a sua área de influencia a locais mais afastados. Sem grandes problemas e graças à perícia dos dois taxistas que nos levaram a Gize, conseguimos alcançar as Pirâmides de Gize sem grandes distúrbios e recorrendo apenas a diálogo e apertos de mão. Uma vez em Gize, descobrimos que também os menos agressivos encontraram maneira de sobreviver.
A volta das Pirâmides de Gize, os recintos estão cheios de camelos e cavalos que esperam a abertura do complexo para poderem entrar. Em tudo semelhante a um mercado de gado, os animais esperam em fila para fazerem as delicias dos turistas. O viajante tem o privilegio de testemunhar a máquina turística que se engendra por trás da única Maravilha do Mundo Antigo. Aquando da abertura do recinto, os turistas começam a chegar, de todas as nacionalidades e falando todas as línguas. A população local também investiu na educação porque os vendedores dominam agora o básico de todos os idiomas! Apesar de todo o espectáculo que rodeia as pirâmides, estes edifícios com milénios de história não perderam o seu esplendor.
Gize substituiu Sakkara como necrópole de Menphis e exibe os mais enigmáticos e gigantescos complexos piramidais do mundo. Os faraós, em tempos, escolheram este local para o seu repouso eterno. A Esfinge guardou durante séculos o planalto de Gize, protegendo os seus faraós de guerras árabes, guerrilhas tribais, invasão napoleónica, colonização inglesa e os saques perpetuados pelo homem geração após geração. Essa protecção esteve longe de ser pacifica. Para além de desfigurada, a Esfinge não impediu o saque do interior das pirâmides e túmulos. Hoje, a Esfinge enfrenta um novo desafio: preservar as pirâmides e todo o complexo do ataque dos turistas. Subir as pirâmides já é proibido mas pode-se entrar e sair sem qualquer controlo, “ver” com as mãos os túmulos e representações nas rochas, saltar e subir as Mastabas e os túmulos. Até quando resistirá esta maravilha? Será a humanidade capaz de preservar aquilo que as areias do deserto tão bem fizeram durante milénios?
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para o Egipto, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
VIAJAR NO EGIPTO – Um artigo sobre a cultura do Egipto e tudo o que precisa de saber antes de começar a preparar a sua viagem ao Egipto.
VIAJAR NO RAMADÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Ramadão e estar preparado para viajar no Médio Oriente durante este período.
SUBIR O MONTE SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar e subir o Monte Sinai, e visitar o Mosteiro de Santa Catarina.
VISITAR O SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar a península do Sinai e o que pode visitar aí.
VISITAR DAHAB – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dahab e explorar o Mar Vermelho.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre as formas mais incríveis e melhores experiências para viajar no Médio Oriente.
PASSEIO DE BALÃO NO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para fazer e aproveitar um passeio de balão em Luxor, no Egipto.
VISITAR ABYDOS E DENDARA – Tudo o que precisa de saber para viajar os melhores templos do Egipto. Não os pode perder.
CONHECER O RIO NILO – Um artigo sobre o maior rio do mundo, o Nilo, e os desafios que enfrenta face à sua importância.
VISITAR LUXOR – Um artigo super completo para o ajudar a visitar Luxor, quer na margem ocidental como na margem oriental da cidade.
VISITAR O TEMPLO DE EDFU – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Edfu, no Egipto, desde o Assuão.
VISITAR O TEMPLO KOM OMBO – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Kom Ombo no Egipto.
VISITAR ABU SIMBEL – Tudo o que precisa de saber para visitar Abu Simbel desde o Assuão no Egipto.
CRUZEIRO NO NILO – Tudo o que precisa de saber para preparar um cruzeiro no Nilo está aqui. Com as paragens, expectativas, condições dos barcos, tipo de viagem, etc.
VISITAR O ASSUÃO – Um artigo cheio de dicas para visitar e explorar a cidade do Assuão e as redondezas que têm imensas coisas para descobrir.
VISITAR ASYUT – Um artigo com a nossa experiência na cidade de Asyut, alegadamente, a cidade com mais fundamentalismo islâmico do Egipto.
VISITAR OS DESERTOS DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar os desertos do Egipto, o deserto branco, o deserto negro e o deserto ocidental, desde Bahariya.
VISITAR SIWA – Tudo o que precisa de saber para explorar o oásis de Siwa, no Egipto, está neste artigo.
VISITAR ALEXANDRIA – Tudo o que precisamos de saber sobre o que visitar e como visitar a cidade de Alexandria no Egipto.
VISITAR AS PIRAMIDES DE GIZÉ – Um artigo cheio de dicas e alertas para visitar as pirâmides de Gizé no Cairo, no Egipto.
VISITAR PIRÂMIDES DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar as pirâmides nos arredores do Cairo, nomeadamente Sakkara, Dashur e Menphis.
VISITAR O CAIRO – Tudo o que precisa de saber para explorar o melhor da cidade do Cairo e visitar a capital do Egipto.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.