Os OÁSIS DO DESERTO EGÍPCIO – Explorando os oásis de Dakhla e Kharga | Egipto
Colocado em
No circuito que estabelecemos para explorar o Deserto Ocidental, os oásis de Dakhla e Kharga eram as nossas últimas paragens, antes de rumarmos com destino ao Nilo. Com populações substancialmente superiores à dos oásis de Baharyia, e principalmente de Siwa, estes tem uma malha urbana muito mais dispersa e construções mais heterogéneas. Em Dakhla resolvemos ficar um dia, em que aproveitamos para visitar algumas das “atracções” locais. Para além do núcleo antigo da cidade, abandonado e em degradação completa (mas do cimo do qual se tem uma vista privilegiada sobre a cidade), os lugares mais antigos localizam-se em zonas periféricas do oásis. Contratamos o serviço de um carro particular e partimos com o objectivo de visitar Al Qasr, uma cidade medieval, agora abandonada mas ainda habitada por meia dúzia de pessoas, e o templo Deir al-Hagar, mandado construir pelo imperador romano Nero, no séc. I d.C.
À primeira visita revelou-se uma decepção pois a cidade, construída em tijolos de lama, apesar de ter uma estrutura interessante (ruas estreitas e paredes muito altas), uma mesquita e uma madraça, está bastante degradada e fica a anos-luz das cidades muralhadas do deserto que se podem ver, por exemplo, em Marrocos.
A segunda atracção revelou-se bem mais interessante. Perdido já no meio das areias do deserto circundante ao oásis (sendo por este motivo protegido por um muro, para minimizar a erosão pelo vento e areia), o templo Deir al-Hagar era dedicado ao culto de Amon e Horus, deuses egípcios. Apesar da sua estrutura simples de colunadas e alguns pavilhões sucessivos, destaca-se pelas gravações representando vários deuses egípcios, a maioria dos quais em bom estado de conservação, e pela sua localização, longe do bulício da cidade. E como já tínhamos andado pelo deserto em Siwa e Baharyia, este oásis já não tinha nada mais para nos oferecer!
No dia seguinte partimos, ainda o Sol não tinha nascido, para o oásis de Kharga, com o propósito de visitarmos apenas dois pontos de interesse e, no mesmo dia, fazermos já a viagem de aproximação ao Nilo. Um desses pontos de interesse era o chamado Templo de Hibis, mandado construir pelo imperador persa Dario I, no séc. VI a.C., mas neste momento está a ser alvo de um projecto de renovação e não foi possível visitá-lo. Pudemos apenas tirar fotos de longe, mas pareceu-nos de estrutura idêntica ao templo que visitamos em Dakhla, sendo no entanto bastante maior. Apesar desta desilusão, fomos compensados por uma agradável surpresa, que é a necrópole de al-Bagawat, um dos cemitérios cristãos mais antigo e mais bem preservado do mundo.
Centenas de túmulos construídos em tijolo, que remontam aos séculos IV a VI d.C., iluminaram-se com a luz do Sol matinal para nos receberem e pudemos admirar a localização do cemitério, numa colina na periferia do oásis, a sua arquitectura e o interior dos túmulos, todos eles vandalizados ao longo dos séculos. A esmagadora maioria deles já não tem nada no seu interior digno de ser admirado, mas em alguns deles ainda restam murais pintados representando cenas da Bíblia ou figuras religiosas. As pinturas mais bem conservadas estão na chamada capela do êxodo e representam Moisés encabeçando os Judeus na sua fuga do Egipto. Nós não estamos a fugir, mas também sairemos do Egipto com Israel como destino final! Por enquanto, era tempo de partir rumo a Asyut, nas margens do rio Nilo.
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para o Egipto, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
VIAJAR NO EGIPTO – Um artigo sobre a cultura do Egipto e tudo o que precisa de saber antes de começar a preparar a sua viagem ao Egipto.
VIAJAR NO RAMADÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Ramadão e estar preparado para viajar no Médio Oriente durante este período.
SUBIR O MONTE SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar e subir o Monte Sinai, e visitar o Mosteiro de Santa Catarina.
VISITAR O SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar a península do Sinai e o que pode visitar aí.
VISITAR DAHAB – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dahab e explorar o Mar Vermelho.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre as formas mais incríveis e melhores experiências para viajar no Médio Oriente.
PASSEIO DE BALÃO NO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para fazer e aproveitar um passeio de balão em Luxor, no Egipto.
VISITAR ABYDOS E DENDARA – Tudo o que precisa de saber para viajar os melhores templos do Egipto. Não os pode perder.
CONHECER O RIO NILO – Um artigo sobre o maior rio do mundo, o Nilo, e os desafios que enfrenta face à sua importância.
VISITAR LUXOR – Um artigo super completo para o ajudar a visitar Luxor, quer na margem ocidental como na margem oriental da cidade.
VISITAR O TEMPLO DE EDFU – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Edfu, no Egipto, desde o Assuão.
VISITAR O TEMPLO KOM OMBO – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Kom Ombo no Egipto.
VISITAR ABU SIMBEL – Tudo o que precisa de saber para visitar Abu Simbel desde o Assuão no Egipto.
CRUZEIRO NO NILO – Tudo o que precisa de saber para preparar um cruzeiro no Nilo está aqui. Com as paragens, expectativas, condições dos barcos, tipo de viagem, etc.
VISITAR O ASSUÃO – Um artigo cheio de dicas para visitar e explorar a cidade do Assuão e as redondezas que têm imensas coisas para descobrir.
VISITAR ASYUT – Um artigo com a nossa experiência na cidade de Asyut, alegadamente, a cidade com mais fundamentalismo islâmico do Egipto.
VISITAR OS DESERTOS DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar os desertos do Egipto, o deserto branco, o deserto negro e o deserto ocidental, desde Bahariya.
VISITAR SIWA – Tudo o que precisa de saber para explorar o oásis de Siwa, no Egipto, está neste artigo.
VISITAR ALEXANDRIA – Tudo o que precisamos de saber sobre o que visitar e como visitar a cidade de Alexandria no Egipto.
VISITAR AS PIRAMIDES DE GIZÉ – Um artigo cheio de dicas e alertas para visitar as pirâmides de Gizé no Cairo, no Egipto.
VISITAR PIRÂMIDES DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar as pirâmides nos arredores do Cairo, nomeadamente Sakkara, Dashur e Menphis.
VISITAR O CAIRO – Tudo o que precisa de saber para explorar o melhor da cidade do Cairo e visitar a capital do Egipto.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.