O RIO NILO, o maior rio do mundo e a fonte de vida e a alma do Egipto | Egipto
Colocado em
O Nilo é considerado o maior rio do mundo em comprimento, sendo que o seu curso, com aproximadamente 6690 km, se inicia no Lago Vitoria, no Burundi, Tanzânia e Quénia, e termina num delta no Mar Mediterrâneo. Com uma bacia hidrográfica de cerca de 3 300 000 km2 e um caudal de 3 milhões de litros de água por segundo, o Nilo atravessa quase metade do continente africano drenando o Burundi, o Quénia, o Ruanda, o Uganda, o Sudão e o Egipto.
Se em termos históricos o Egipto sempre teve supremacia sobre as águas do Nilo, nos dias de hoje, essa máxima é ainda mais verdadeira. Já desde os conflitos na década de 20 e depois de 50 com o Sudão e com os restantes países que ocupam a bacia do Nilo (nomeadamente a Etiópia que tem o Nilo Branco) que o Egipto tem tido vantagem na posse desta água tão vital à vida. A presença colonial inglesa nesta área do mundo deixou-lhes um legado importantíssimo, um acordo que lhes garante “a utilização plena das águas do Nilo”. Os restantes países parecem, de há umas décadas para cá, não estar de acordo. Numa área com clima desértico, o Nilo é a principal (senão a única) fonte de vida. Se para o Egipto e Sudão a posse desta água faz a diferença entre a vida e a morte, as bases de um conflito estão lançadas. O aumento populacional que estes e os outros países da bacia registam faz com que os governos se gladiem pela posse deste bem.
O regime do Nilo varia conforme o clima das regiões que vai atravessando. O Nilo com carácter equatorial é alimentado por chuvas permanentes numa das regiões com mais precipitação do planeta. Ao entrar no Sudão o seu caudal aumenta devido a confluência com o Nilo Azul e com o Bahr-el-Gasal. Esta área tropical concede ao rio características particulares alternando períodos de estiagem com períodos de cheias frequentes. Mas, quando o Nilo entra no deserto do Sahara deixa de receber mais afluentes significativos e o seu caudal vai diminuindo progressivamente até ao Mar Mediterrâneo.
A foz do Nilo é, talvez, o melhor exemplo dos delta mundiais. O delta do Nilo localiza-se numa extensa planície aluvial que representa uma grande parte das terras férteis do Egipto. Se não fosse o Nilo a vida aqui nunca teria existido e a civilização egípcia nunca teria prosperado e atingido a opulência que os seus monumentos ainda hoje demonstram. O Egipto é, ainda hoje, considerado como um oásis criado pelo Nilo. As maiores cidades, Cairo e Alexandria, estão nas margens do Nilo e no seu delta. No entanto, um dos lugares que hoje é mais importante para os egípcios é o Assuão. Foi aí que em 1970 foi construída a grande barragem e que dá hoje autonomia hídrica a este país.
Segundo a revista Science, alguns cientistas prevêem que esta barragem, tão importante para o país, possa ser responsável por um dos maiores desastres ambientais já registados neste país. Se as suas previsões estiverem correctas, milhões de habitantes terão de abandonar o delta.
A barragem do Assuão é uma das maiores albufeiras artificiais do mundo, e permite controlar a água, armazenando-a para tempos de seca, fornecendo energia hidroeléctrica a todo o país. No entanto, o volume de sedimentos que deveria chegar ao delta estará em franca diminuição, criando problemas. A subsidência do delta provocado por fenómenos tectónicos é assim uma ameaça. Se até aqui os sedimentos do rio compensavam este processo natural, hoje isso já não acontece. A compactação do solo já não é a mesma e o delta está a “afundar-se”.
O governo do Egipto está ciente da importância do delta na sua economia. Investiu em vários estudos e tem um mega projecto para criar um braço artificial para a área dos desertos ocidentais através de uma bomba gigante que desviara 10% do caudal do rio. É urgente fixar a população noutros locais. É urgente aumentar a área habitável deste país que hoje é de apenas 3,5% do território.
Qual o futuro deste país? Qual será o futuro deste rio? O Nilo, que desde os templos faraónicos demonstrou ser vital é hoje, não só uma fonte de discórdia, mas a única fonte de vida. Serão os países drenados pela sua bacia hidrográfica capazes de resolver os conflitos e deixar o rio fazer aquilo que ele tão bem sabe fazer: dar vida?
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Se vai viajar para o Egipto, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
VIAJAR NO EGIPTO – Um artigo sobre a cultura do Egipto e tudo o que precisa de saber antes de começar a preparar a sua viagem ao Egipto.
VIAJAR NO RAMADÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Ramadão e estar preparado para viajar no Médio Oriente durante este período.
SUBIR O MONTE SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar e subir o Monte Sinai, e visitar o Mosteiro de Santa Catarina.
VISITAR O SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar a península do Sinai e o que pode visitar aí.
VISITAR DAHAB – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dahab e explorar o Mar Vermelho.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre as formas mais incríveis e melhores experiências para viajar no Médio Oriente.
PASSEIO DE BALÃO NO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para fazer e aproveitar um passeio de balão em Luxor, no Egipto.
VISITAR ABYDOS E DENDARA – Tudo o que precisa de saber para viajar os melhores templos do Egipto. Não os pode perder.
CONHECER O RIO NILO – Um artigo sobre o maior rio do mundo, o Nilo, e os desafios que enfrenta face à sua importância.
VISITAR LUXOR – Um artigo super completo para o ajudar a visitar Luxor, quer na margem ocidental como na margem oriental da cidade.
VISITAR O TEMPLO DE EDFU – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Edfu, no Egipto, desde o Assuão.
VISITAR O TEMPLO KOM OMBO – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Kom Ombo no Egipto.
VISITAR ABU SIMBEL – Tudo o que precisa de saber para visitar Abu Simbel desde o Assuão no Egipto.
CRUZEIRO NO NILO – Tudo o que precisa de saber para preparar um cruzeiro no Nilo está aqui. Com as paragens, expectativas, condições dos barcos, tipo de viagem, etc.
VISITAR O ASSUÃO – Um artigo cheio de dicas para visitar e explorar a cidade do Assuão e as redondezas que têm imensas coisas para descobrir.
VISITAR ASYUT – Um artigo com a nossa experiência na cidade de Asyut, alegadamente, a cidade com mais fundamentalismo islâmico do Egipto.
VISITAR OS DESERTOS DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar os desertos do Egipto, o deserto branco, o deserto negro e o deserto ocidental, desde Bahariya.
VISITAR SIWA – Tudo o que precisa de saber para explorar o oásis de Siwa, no Egipto, está neste artigo.
VISITAR ALEXANDRIA – Tudo o que precisamos de saber sobre o que visitar e como visitar a cidade de Alexandria no Egipto.
VISITAR AS PIRAMIDES DE GIZÉ – Um artigo cheio de dicas e alertas para visitar as pirâmides de Gizé no Cairo, no Egipto.
VISITAR PIRÂMIDES DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar as pirâmides nos arredores do Cairo, nomeadamente Sakkara, Dashur e Menphis.
VISITAR O CAIRO – Tudo o que precisa de saber para explorar o melhor da cidade do Cairo e visitar a capital do Egipto.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.