Visitar o MONTE SINAI (e subir) e Mosteiro de Santa Catarina | Egipto

Visitar o MONTE SINAI (e subir) e Mosteiro de Santa Catarina | Egipto
A história de Moisés e a sua fuga do Egipto, liderando o seu povo numa viagem de 40 anos através do deserto com destino a Terra Prometida, é bem conhecida por quem quer que leia um pouco da Bíblia, ou até pelos filmes de Hollywood. Na península de Sinai, perto de Dahab, encontra-se o monte Sinai, aquele em que se supõe que Moisés tenha recebido do Senhor os dez mandamentos da lei que regeria o seu povo durante os séculos seguintes.
Visitar o MONTE SINAI (e subir) e Mosteiro de Santa Catarina | Egipto
Existe uma tour organizada por qualquer agência local que consiste em subir ao monte de noite (tal como Moisés, mas não ficando lá tanto tempo como ele!), assistir ao nascer do sol no cume e regressar à sua base, onde se visita o mosteiro de Santa Catarina, alegadamente o mosteiro cristão em funcionamento mais antigo do Mundo. Não podíamos deixar passar esta oportunidade e, entre umas caminhadas pelos canyons branco e colorido e uns mergulhos nos recifes do “Blue Hole“, decidimos empreender mais esta aventura. Se a minha ideia era ter uma experiência mais ou menos solitária, de modo a poder apreciar o local e a sua história, depressa vi que não ia ser nada assim.
Visitar o MONTE SINAI (e subir) e Mosteiro de Santa Catarina | Egipto
Depois de duas horas de viagem num mini-autocarro, com um total de 11 pessoas, chegamos a base do monte. Dezenas de turistas sobem a montanha ou preparam-se para a subida. Dezenas de beduínos tem camelos estacionados ao longo da estrada para levar os turistas mais preguiçosos até a parte final da subida, 700 degraus até ao cimo, sendo os japoneses os clientes mais assíduos. A subida é gradual, com várias paragens, mas difícil, pois estamos já cansados das caminhadas desse dia. Três horas depois chegamos ao topo. Cinco barracas vendem comes e bebes. A poucos passos do cume, vendedores gritam para atrair turistas sedentos ou com fome. Alugam-se cobertores e colchoes para ajudar na espera do nascer do sol, só dai a duas horas. Tínhamos trazido os nossos sacos-cama, levamos dois colchoes para o cume e, como fomos dos primeiros grupos a chegar, arranjamos um bom local. Metemo-nos nos sacos e fomos dormir…
Visitar o MONTE SINAI (e subir) e Mosteiro de Santa Catarina | Egipto
Pelos menos tentar, pois passado pouco tempo começou a chegar uma torrente de turistas, principalmente de nacionalidade russa. Depois de algum sono sobressaltado, começaram a notar-se as cores da alvorada, mas o fresco da madrugada não convidava a sair do saco! Por fim lá nos aventuramos a tirar muitas fotos, que no entanto não fazem jus à beleza da paisagem circundante. As montanhas próximas estão iluminadas de um laranja forte, fazendo as delicias do impulso carregador no gatilho (da máquina…) da Carla! Só ai tivemos noção da quantidade de pessoas presentes no cume, mais de uma centena, mas um dia calmo segundo o nosso guia!
Visitar o MONTE SINAI (e subir) e Mosteiro de Santa Catarina | Egipto
A descida foi feita pelos “Degraus do Arrependimento”, o caminho supostamente feito por Moisés na sua subida e descida do monte. A paisagem é fenomenal, pelo caminho vão-se vendo locais com história bíblica, e no final da descida esperamos um pouco pela abertura das portas do mosteiro.
Visitar o MONTE SINAI (e subir) e Mosteiro de Santa Catarina | Egipto
Após mais um banho de multidão russa (constituída na sua maioria por fieis da Santa Catarina), lá entramos no mosteiro. A estrutura do mosteiro (muralhado) é bastante interessante, mas só uma pequena parte está aberta ao público. Contém uma pequena igreja, uma mesquita (!) e uma biblioteca com ícones e alguns dos manuscritos cristãos mais antigos que sobreviveram, dizendo-se que só e ultrapassada neste aspecto pela Biblioteca do Vaticano. Finalmente, como não podia deixar de ser, pudemos fotografar o suposto descendente do arbusto em chamas pelo qual o Senhor se fez conhecer a Moisés. De volta ao autocarro, mais duas horas de tentativas de dormir um pouco para restaurar energias.
Visitar o MONTE SINAI (e subir) e Mosteiro de Santa Catarina | Egipto
Concluindo: se quiserem ter uma experiência engraçada, admirar paisagens bonitas e visitar um mosteiro interessante, não hesitem. Mas se for para terem uma experiência espiritual ou contemplativa, esqueçam. O monte já não é o mesmo de Moisés, e ele próprio com certeza escolheria hoje outro local para falar com o Senhor!
Visitar o MONTE SINAI (e subir) e Mosteiro de Santa Catarina | Egipto

MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS

 

Se vai viajar para o Egipto, estes são alguns artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NO EGIPTO – Um artigo sobre a cultura do Egipto e tudo o que precisa de saber antes de começar a preparar a sua viagem ao Egipto.
  • VIAJAR NO RAMADÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Ramadão e estar preparado para viajar no Médio Oriente durante este período.
  • SUBIR O MONTE SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar e subir o Monte Sinai, e visitar o Mosteiro de Santa Catarina.
  • VISITAR O SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar a península do Sinai e o que pode visitar aí.
  • VISITAR DAHAB – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dahab e explorar o Mar Vermelho.
  • TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre as formas mais incríveis e melhores experiências para viajar no Médio Oriente.
  • ROTEIRO PARA VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um roteiro de viagem para viajar no Egipto, Jordãnia, Síria, Israel e Palestina.
  • VIAJAR NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre os riscos e perigos de viajar no Médio Oriente.
  • VISITAR HURGHADA E O MAR VERMELHO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Hurghada e o Mar Vermelho no Egipto.
  • PASSEIO DE BALÃO NO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para fazer e aproveitar um passeio de balão em Luxor, no Egipto.
  • VISITAR ABYDOS E DENDARA – Tudo o que precisa de saber para viajar os melhores templos do Egipto. Não os pode perder.
  • CONHECER O RIO NILO – Um artigo sobre o maior rio do mundo, o Nilo, e os desafios que enfrenta face à sua importância.
  • VISITAR LUXOR – Um artigo super completo para o ajudar a visitar Luxor, quer na margem ocidental como na margem oriental da cidade.
  • VISITAR O TEMPLO DE EDFU – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Edfu, no Egipto, desde o Assuão.
  • VISITAR O TEMPLO KOM OMBO – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Kom Ombo no Egipto.
  • VISITAR ABU SIMBEL – Tudo o que precisa de saber para visitar Abu Simbel desde o Assuão no Egipto.
  • CRUZEIRO NO NILO – Tudo o que precisa de saber para preparar um cruzeiro no Nilo está aqui. Com as paragens, expectativas, condições dos barcos, tipo de viagem, etc.
  • VISITAR O ASSUÃO – Um artigo cheio de dicas para visitar e explorar a cidade do Assuão e as redondezas que têm imensas coisas para descobrir.
  • VISITAR ASYUT – Um artigo com a nossa experiência na cidade de Asyut, alegadamente, a cidade com mais fundamentalismo islâmico do Egipto.
  • VISITAR OS OÁSIS DO DESERTO DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para explorar os oásis do deserto do Egipto, desde Bahariya até Asyut.
  • VISITAR OS DESERTOS DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar os desertos do Egipto, o deserto branco, o deserto negro e o deserto ocidental, desde Bahariya.
  • VISITAR SIWA – Tudo o que precisa de saber para explorar o oásis de Siwa, no Egipto, está neste artigo.
  • VISITAR ALEXANDRIA – Tudo o que precisamos de saber sobre o que visitar e como visitar a cidade de Alexandria no Egipto.
  • VISITAR AS PIRAMIDES DE GIZÉ – Um artigo cheio de dicas e alertas para visitar as pirâmides de Gizé no Cairo, no Egipto.
  • VISITAR PIRÂMIDES DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar as pirâmides nos arredores do Cairo, nomeadamente Sakkara, Dashur e Menphis.
  • VISITAR O CAIRO – Tudo o que precisa de saber para explorar o melhor da cidade do Cairo e visitar a capital do Egipto.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.