CRUZEIRO NO NILO – A nossa experiência num dos cruzeiros mais belos do mundo | Egipto
Colocado em
Quando decidimos fazer o Cruzeiro no Nilo sabíamos o que nos esperava. Por um lado a leveza das viagens, tudo é mais fácil, os tours estão organizados e não precisamos de nos preocupar com nada. Para além disso, teríamos boa comida (que já andávamos a precisar), camas lavadas (decoradas artisticamente com bonecos feitos com toalhas) e ar condicionado. Todos estes luxos teriam que vir com alguns inconvenientes. Para nós foi a companhia de americanos nos tours (que pela nossa experiência são sempre sinónimo de tours superficiais), falta de contacto com a população local, ausência do sentimento de descoberta e alguma inércia. Claro que vários banhos na piscina do barco ajudaram a minimizar as desvantagens!
Os cruzeiros do Nilo sempre foram um dos ex-libris das viagens pelo Egipto e já desde “A Morte no Nilo” de Agatha Christie que descer este rio faz parte do imaginário de muitos. A nossa ideia era descer o rio Nilo de feluca (barco tradicional do Nilo) mas, no Verão a ausência de vento e o calor tornam esta viagem praticamente impossível. Sendo assim, decidimos fazer o tão afamado Cruzeiro do Nilo.
Foram quatro dias e três noites em que deixamos a condição de backpacker e vestimos o fato de TURISTA. A maioria dos turistas do nosso barco são japoneses (bem dispostos) e americanos. Vêem-se, no entanto, alguns russos, alemães e dois portugueses (nos)! No Cruzeiro no Nilo pudemos desfrutar de uma logística montada de tal forma que encaixa perfeitamente na mentalidade egípcia e talvez por isso seja tão difícil viajar neste país fora deste modelo. No Cruzeiro no Nilo está tudo tratado desde os transportes, ao adquirir os bilhetes para visitar as atracções, aos guias, etc.
O backpacker no Egipto enfrenta bastantes dificuldades de locomoção porque nos tomam como turistas que “arriscaram” sair do barco (loucos!!!) e se aventuram pelas ruas. Os diversos “aliciadores” que vivem de infernizar a vida aos turistas, sugerindo todo o tipo de actividades ou vendas, tomam-nos como tal e portanto pedem-nos preços exorbitantes pelas coisas. Uma água, por exemplo, que no Deserto de Siwa custa 1,5 LE é vendida a 12 ou 15 LE em Luxor! Os turistas pagam-na e não reclamam. Agem com naturalidade. Eu não consigo ser “levada” desta maneira. Regateio a água até à exaustão.
Começo a perceber como funciona o acto destes “aliciadores”. Eles pedem estes preços exorbitantes porque há quem pague. Eles pedem sempre “baksheeh” (gorjeta) porque foram habituados assim. Mesmo quando não pedem (o que é muito raro) existe sempre um turista disposto a gratificar o seu trabalho. É uma realidade completamente diferente daquilo que estamos habituados.
Apesar do ambiente que encontramos ser completamente distinto daquilo que gostamos e procuramos numa viagem, a calma soube muito bem, assim como os dias de descanso que passamos no Cruzeiro no Nilo. No entanto, quando deixamos o barco para trás sabíamos que sentiríamos falta do AC e da comida mas ganharíamos em veracidade, experiência e conhecimento. Afinal, o Egipto está muito longe do Cruzeiro no Nilo.
MARQUE AQUI OS SEUS TOURS E PASSEIOS
Visitar o TEMPLO DE KOM OMBO, o templo do Deus crocodilo | Egipto
Kom Ombo recebe-nos as 7 horas da manhã iluminado pelos primeiros raios de sol. Mesmo sujeito a terramotos, frequentes inundações do Nilo e a intempéries, o Templo de Kom Ombo conseguiu resistir durante séculos.
A sua principal provação foi ter sobrevivido à retirada de pedras por parte de um empresário local para a construção de uma fábrica de cana de açúcar. Hoje, Kom Ombo é uma paragem obrigatória nos cruzeiros que descem o Nilo.
Construído há mais de dois mil anos, o Templo é a principal atracão desta povoação nas margens do Nilo. Construído durante a dinastia ptolemaica, este é o único templo duplo, já que é dedicado a duas divindades: um lado do templo é dedicado ao Deus crocodilo Sobek, Deus da fertilidade e criador do mundo; o outro lado é dedicado ao Deus falcão Horus.
Se vai viajar para o Egipto, estes são alguns artigos que lhe podem interessar
VIAJAR NO EGIPTO – Um artigo sobre a cultura do Egipto e tudo o que precisa de saber antes de começar a preparar a sua viagem ao Egipto.
VIAJAR NO RAMADÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Ramadão e estar preparado para viajar no Médio Oriente durante este período.
SUBIR O MONTE SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar e subir o Monte Sinai, e visitar o Mosteiro de Santa Catarina.
VISITAR O SINAI – Tudo o que precisa de saber para visitar a península do Sinai e o que pode visitar aí.
VISITAR DAHAB – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Dahab e explorar o Mar Vermelho.
TRANSPORTES NO MÉDIO ORIENTE – Um artigo sobre as formas mais incríveis e melhores experiências para viajar no Médio Oriente.
PASSEIO DE BALÃO NO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para fazer e aproveitar um passeio de balão em Luxor, no Egipto.
VISITAR ABYDOS E DENDARA – Tudo o que precisa de saber para viajar os melhores templos do Egipto. Não os pode perder.
CONHECER O RIO NILO – Um artigo sobre o maior rio do mundo, o Nilo, e os desafios que enfrenta face à sua importância.
VISITAR LUXOR – Um artigo super completo para o ajudar a visitar Luxor, quer na margem ocidental como na margem oriental da cidade.
VISITAR O TEMPLO DE EDFU – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Edfu, no Egipto, desde o Assuão.
VISITAR O TEMPLO KOM OMBO – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo de Kom Ombo no Egipto.
VISITAR ABU SIMBEL – Tudo o que precisa de saber para visitar Abu Simbel desde o Assuão no Egipto.
CRUZEIRO NO NILO – Tudo o que precisa de saber para preparar um cruzeiro no Nilo está aqui. Com as paragens, expectativas, condições dos barcos, tipo de viagem, etc.
VISITAR O ASSUÃO – Um artigo cheio de dicas para visitar e explorar a cidade do Assuão e as redondezas que têm imensas coisas para descobrir.
VISITAR ASYUT – Um artigo com a nossa experiência na cidade de Asyut, alegadamente, a cidade com mais fundamentalismo islâmico do Egipto.
VISITAR OS DESERTOS DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar os desertos do Egipto, o deserto branco, o deserto negro e o deserto ocidental, desde Bahariya.
VISITAR SIWA – Tudo o que precisa de saber para explorar o oásis de Siwa, no Egipto, está neste artigo.
VISITAR ALEXANDRIA – Tudo o que precisamos de saber sobre o que visitar e como visitar a cidade de Alexandria no Egipto.
VISITAR AS PIRAMIDES DE GIZÉ – Um artigo cheio de dicas e alertas para visitar as pirâmides de Gizé no Cairo, no Egipto.
VISITAR PIRÂMIDES DO EGIPTO – Tudo o que precisa de saber para visitar as pirâmides nos arredores do Cairo, nomeadamente Sakkara, Dashur e Menphis.
VISITAR O CAIRO – Tudo o que precisa de saber para explorar o melhor da cidade do Cairo e visitar a capital do Egipto.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Olá! Desculpem a pergunta, mas onde é que marcaram a vossa tour ao Oasis de Siwa? Estou com dificuldade em encontrar. Obrigado!