Quantos de nós gostariam de viajar para o futuro? Visitar o Dubai é isso mesmo, algo que ninguém deve perder, mesmo para alguém que não aprecie muito o ambiente citadino e moderno. Porquê? Porque visitar o Dubai é fazer uma viagem no tempo, ir um pouco mais à frente e conhecer como poderão vir a ser as cidades do futuro. Feitos megalómanos de engenharia, como canais e ilhas artificiais ou o edifício mais alto do mundo, projectos de arquitectura singular e futurista, centros comerciais com aquários e pistas de ski no seu interior, os hotéis mais luxuosos do mundo, e museus que mostram o passado e o futuro, tudo isto não só é possível, como já foi feito no Dubai. Como disse o Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, governante do Dubai, “No Dubai não esperamos que as coisas aconteçam, nós fazemo-las acontecer.”
Visitar o Dubai é assim espreitar o futuro e testemunhar algumas das obras que ficarão como símbolos da nossa civilização para as gerações vindouras. Mas o Dubai não é só isso, é também um destino com praias banhadas pelas águas cristalinas do Golfo Pérsico e com um deserto que parece não ter fim, onde os sinais de civilização se esbatem e reinam as dunas de areia ondulante e as tendas árabes. Visitar o Dubai é também uma excelente oportunidade de conhecer um país da Península Arábica com uma cultura árabe e islâmica muito diferente da nossa e onde os valores tradicionais devem ser compreendidos antes de criticados. Junte-se aos mais de 15 milhões de pessoas que visitam o Dubai todos os anos e deslumbre-se com uma viagem a um futuro que já está no presente.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Visitar o Dubai, um sonho de desenvolvimento em construção
O Dubai, juntamente com Abu Dhabi e outros cinco emirados (Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira), ganhou a sua independência do Reino Unido tornando-se parte de uma confederação chamada “Emirados Árabes Unidos” (EAU), criada em 1971, e que faz fronteira com Omã e a Arábia Saudita, na Península Arábica. A criação deste novo país deveu muito à descoberta de imensas reservas de petróleo nos anos 60 do século passado, assim como o seu posterior desenvolvimento. Curiosamente, apesar dos EAU terem as sétimas maiores reservas de petróleo conhecidas do mundo (atrás de Venezuela, Arábia Saudita, Canadá, Irão, Iraque e Kuwait), a verdade é que as reservas de petróleo do Dubai são moderadas, pertencendo a grande maior parte a Abu Dhabi. Sendo assim, os governantes do Dubai fizeram a opção estratégica de transformar o emirado numa potência global económica e financeira distanciando-se da dependência do petróleo, e com sucesso. Hoje, o petróleo é responsável por menos de 1% do PIB do Dubai, sendo este dominado pela compra, revenda e transporte de produtos, serviços financeiros, indústria imobiliária e turismo, e o Dubai transformou-se num dos centros financeiros mundiais e numa das mais importantes cidades globais.
Como em todas as épocas e todas as civilizações, a moeda do desenvolvimento tem duas faces. Apesar de os EAU serem dos países mais ricos do mundo por PIB per capita e um Índice de Desenvolvimento Humano muito elevado, ocupando a 26ª posição mundial (Portugal ocupa a 38ª), a verdade é que este desenvolvimento deixou à margem uma franja significativa da sua população, especialmente os emigrantes, vindos maioritariamente do Paquistão, Índia, Bangladesh e Nepal. Além disso, o regime político actual é autocrático e autoritário, não existindo instituições democráticas, e é considerado “não-livre” por organizações internacionais, havendo provas de atentados a direitos humanos nos EAU, nomeadamente no que se refere a liberdade de expressão, direitos das mulheres, detenções arbitrárias e tortura, e direitos da comunidade LGBT. O Dubai terá de evoluir significativamente nestes aspectos para poder ser encarado de forma igual pelas sociedades ocidentais, mas a verdade é que não seria a primeira vez que a capacidade de inovar dos EAU surpreenderia o mundo.
GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR O DUBAI E ABU DHABI
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Dubai e Abu Dhabi, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem aos Emirados Árabes Unidos. O Dubai é uma cidade maravilhosa para quem procura praia, compras e arquitectura futurista, mas também alojamentos fantásticos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Dubai e Abu Dhabi. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar o Dubai e Abu Dhabi de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DO DUBAI E ABU DHABI AQUI
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR O DUBAI
Para poder desfrutar de tudo o que o Dubai tem para lhe oferecer, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde ficar, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar o Dubai.
1. Como chegar ao Dubai
A cidade do Dubai é a capital do emirado mais populoso dos EAU, localizado na costa ocidental da ponta da Península Arábica, fazendo fronteira com Omã e Abu Dhabi (assim como outros emirados), podendo assim entrar no Dubai por terra, como nós fizemos, de autocarro vindos de Abu Dhabi (também servido por um aeroporto internacional).
No entanto, a esmagadora maioria das pessoas chega ao Dubai entrando pelo Aeroporto Internacional do Dubai, aquele com o maior tráfego de passageiros internacionais do mundo.
Reserve aqui o seu voo para o Dubai.
2. Como deslocar-se quando visitar o Dubai
Quando visitar o Dubai, há duas formas de explorar a cidade. Pode alugar carro, pois irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser.
Pode reservar aqui o seu carro alugado para visitar o Dubai.
A cidade do Dubai tem um sistema de transporte colectivos muito eficaz (e concorrido), nomeadamente sistema de metro e trams, assim como autocarros. Para usar este sistema tem de adquirir cartões recarregáveis designados por nol card. Além disso, em certas deslocações (ou a certas horas) pode optar pelos táxis ou por plataformas como a Uber.
Reserve aqui o seu transfer de táxi entre o aeroporto e o seu hotel quando visitar o Dubai.
Outra boa opção para se deslocar na cidade do Dubai é o autocarro hop-on hop-off.
Reserve aqui o seu Bilhete de Autocarro Hop-On Hop-Off de 24, 48 ou 72 Horas.
3. Onde ficar quando visitar o Dubai
Quando visitar o Dubai, as opções de alojamento dividem-se entre as principais zonas da cidade, cada uma com vantagens e desvantagens, dispostas de sul para norte, Dubai Marina, Jumeirah, Downtown Dubai, Bur Dubai e Deira.
Nós ficámos em Bur Dubai em dois hotéis diferentes pois estendemos a nossa estadia por mais uma noite e o primeiro hotel estava lotado. Ficámos no City Seasons Towers Hotel Bur Dubai e no Raviz Center Point Hotel, ambos bem localizados (perto da estação de metro de Bujurman) e com quartos simples mas confortáveis. O primeiro era melhor, no global, com um quarto com melhor vista e com um supermercado Carrefour e alguns restaurantes mesmo ao lado. Ambos tinham piscina no terraço, com boas vistas sobre a cidade.
Outras sugestões para onde ficar quando visitar o Dubai
- Se procura um alojamento na Dubai Marina, experimente o Caesars Palace Dubai (luxo), o Atlantis, The Palm (luxo, em Palm Jumeirah), o Rove Dubai Marina (médio), ou o Lunar Hostel (económico).
- Se procura um alojamento em Jumeirah, experimente o Burj Al Arab Jumeirah (o famoso hotel, apelidado de único hotel 7 estrelas do mundo), o Bulgari Resort, Dubai (luxo, em Jumeirah Bay), o Rove La Mer Beach (médio), ou o Ibis Styles Dubai Jumeira (económico).
- Se procura um alojamento em Donwtown Dubai, experimente o Palace Downtown (luxo), o Armani Hotel Dubai (luxo, mesmo no Burj Khalifa), o Dream Inn Apartments – Boulevard Central (médio), ou o Travelers Backpackers (económico, no Dubai International Finance Centre, perto de Downtown Dubai).
- Se procura um alojamento em Bur Dubai, experimente o Palazzo Versace Dubai (luxo), o FORM Hotel Dubai, a Member of Design Hotels (médio), ou o Al Khoory Inn Bur Dubai (económico).
- Se procura um alojamento em Deira, experimente o Golden Sands Hotel Creek (luxo), Radisson Blu Hotel, Dubai Deira Creek (médio) ou o J5 Hotels – Port Saeed (económico).
4. Seguro de viagem para visitar o Dubai e os Emirados Árabes Unidos
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para os Emirados Árabes Unidos e visitar o Dubai. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para o Dubai. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para visitar o Dubai.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
5. Regime de entrada para visitar o Dubai e os Emirados Árabes Unidos
Os cidadãos portugueses recebem à entrada no país uma autorização de entrada de curta duração (com carimbo no passaporte), correspondente a um período máximo de 90 dias (seguidos ou intercalados) num intervalo de 180 dias (a contar a partir do dia de entrada nos EAU).
6. Como comunicar quando visitar o Dubai
À chegada ao Dubai, cada visitante recebe um cartão SIM grátis com 1 GB de internet. Se estiver a prever necessitar de mais dados, a melhor alternativa é mesmo adquirir um cartão SIM com dados, de preferência no aeroporto, até porque, embora todos os hotéis tenham wi-fi, este nem sempre funciona nas condições perfeitas.
NOTA: Dado o controlo do governo (autoritário) dos EAU sobre o tráfego na internet, algumas apps não têm todas as suas funcionalidades activas. Por exemplo, não é possível fazer chamadas (vídeo ou áudio) pelo WhatsApp, mas é possível mandar e receber mensagens escritas.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR O DUBAI
A cidade do Dubai tem imensas atracções que o manterão ocupado durante dias, já que a cidade é tão extensa que, na realidade, é como se fosse constituída por várias cidades juntas. Para facilitar, dividimos a cidade do Dubai nas mesmas zonas que considerámos no tópico “Onde ficar no Dubai”, ou seja, de sul para norte, Dubai Marina, Jumeirah, Downtown Dubai, Bur Dubai e Deira. Para desfrutar de tudo o que o Dubai tem para oferecer aconselhamos que dedique pelo menos 4 dias a visitar o Dubai. Para não perder nada quando visitar o Dubai, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar o Dubai.
Se tiver pouco tempo, ou gostar de visitas orientadas, uma boa opção é fazer uma excursão guiada pela cidade do Dubai e conhecer assim as suas principais atracções.
Marque aqui a sua Excursão de 1 Dia aos Destaques Históricos da Cidade do Dubai.
VISITAR A DUBAI MARINA
Dubai Marina é a zona mais nova e em maior crescimento da cidade, localizada no extremo sul. A Dubai Marina, como o nome indica, é a zona da marina da cidade do Dubai, com passeios de barco, iates estacionados e arranha-céus à volta, a praia JBR Beach e duas marginais com cafés e restaurantes, a Marina Walk e a Walk on JBR (ladeada pelas Jumeirajh Beach Residences). Esta zona fica bastante afastada do centro do Dubai (Downtown Dubai). Um pouco a norte de Dubai Marina, encontra-se Palm Jumeirah, a famosa ilha artificial, construída em terra e areia com a forma de uma palmeira, e onde se encontram alguns dos hotéis e residências mais exclusivas do Dubai.
1. Fazer um passeio de barco na Dubai Marina
A marina do Dubai é o local mais apropriado para se fazer um passeio de barco no Dubai. Aproveite para conhecer essa parte da cidade de uma forma diferente e ter uma nova perspectiva sobre a parte mais nova do Dubai, em permanente construção e inovação.
2. Fazer praia na JBR Beach quando visitar o Dubai
A JBR Beach é uma das melhores praias públicas do Dubai, com um skyline espectacular como pano de fundo e muitas actividades aquáticas ao seu dispor. É um dos lugares a não perder quando visitar o Dubai.
3. Admirar a Roda Gigante quando visitar o Dubai
A Roda Gigante do Dubai (conhecida como Ain Dubai), localizada na Bluewaters Island (uma ilha artificial em frente à JBR Beach) constitui mais um dos recordes quebrados no emirado, pois é a maior roda gigante do mundo, com mais de 250 m de altura. A sua abertura foi sucessivamente adiada e, neste momento, espera-se que reabra em 2023. Quer a admire de longe, quer consiga andar nela, é uma das coisas a não perder quando visitar o Dubai. É especialmente bonita ao anoitecer.
4. Fazer a “The walk at JBR” quando visitar o Dubai
“The walk at JBR” é outra forma de dizer “passear na marginal do Dubai”. É um passeio obrigatório quando visitar o Dubai. São menos de dois quilómetros ao longo da marginal junto das “Jumeira Beach Residences” (JBR), ladeados de hotéis, restaurantes e cafés, para além da praia. É também um excelente local para observar aqueles que lá vão para se mostrar e ser vistos.
5. Admirar as vistas da Dubai Marina a partir de um Water Taxi
Mesmo que não faça um passeio de barco mais prolongado, quando visitar o Dubai não deixe de andar num water taxi na Dubai Marina, os pequenos barcos que cruzam a marina do Dubai ligando as duas margens, desde um extremo ao outro, com várias paragens no percurso.
6. Visitar Palm Jumeirah quando visitar o Dubai
Eleger qual o projecto mais megalómano do Dubai não é tarefa fácil, mas Palm Jumeirah seria um dos candidatos mais fortes. É uma ilha artificial gigante, construída entre 2001 e 2006, com a forma de uma palmeira (um tronco principal e oito “folhas”), através de terra reclamada ao mar. A palmeira é rodeada de uma ilha circular que serve como barreira protectora. É uma das zonas mais exclusivas do Dubai, com hotéis e residências de luxo, assim como beach clubs que se transformam em discotecas à noite. A não perder quando visitar o Dubai.
7. Fazer uma viagem no monorail de Palm Jumeirah
Quando visitar Palm Jumeirah pode chegar lá de carro ou autocarro, mas a forma mais invulgar é fazer uma viagem no monorail de Palm Jumeirah. A viagem total é entre a base da palmeira, na estação de Palm Jumeirah, e o topo da palmeira, já na ilha circular, junto ao Atlantis, The Palm. Se comprar o passe, pode parar nas diversas paragens e desfrutar das vistas, actividades aquáticas e compras. É uma excelente forma de conhecer Palm Jumeirah.
8. Desfrutar das vistas de Palm Jumeirah no “The view at The Palm”
Quando visitar Palm Jumeirah, é obrigatório apreciar a ilha do alto, pois só dessa perspectiva se tem uma ideia da escala e grandeza deste ambicioso projecto de engenharia. No Nakheel Mall, pode subir a uma torre e desfrutar das vistas do “The View at The Palm”.
Pode escolher entre o acesso ao “level 52”, com vistas através de uma barreira de vidro, ou (uma opção mais cara) um terraço de observação com vistas desobstruídas. Ambas as opções permitem vistas deslumbrantes em 360 graus e abarcando não só Palm Jumeirah mas também vistas fabulosas sobre a Dubai Marina. A não perder quando visitar o Dubai.
Reserve aqui o seu Ingresso no The View at The Palm.
9. Admirar o skyline da Dubai Marina e Palm Jumeirah a partir do mar
Quando visitar o Dubai, para poder apreciar melhor a Dubai Marina e a parte da cidade virada para o mar, é obrigatório fazer um passeio de barco que percorra a costa de Dubai Marina e Palm Jumeirah, permitindo observar alguns dos edifícios mais icónicos do Dubai.
10. Fazer um passeio de helicóptero quando visitar o Dubai
Se tiver disponibilidade de tempo e dinheiro, fazer um passeio de helicóptero é a melhor e mais exclusiva forma de desfrutar das vistas da cidade do Dubai. Dessa forma, terá uma perspectiva única das várias zonas da cidade e das suas maiores atracções. A não perder quando visitar o Dubai.
Marque aqui o seu Passeio Turístico de Helicóptero sobre o Dubai a partir do Atlantis, The Palm.
VISITAR JUMEIRAH
Jumeirah é a zona central da cidade do Dubai à beira-mar, com quilómetros que se estendem desde o centro comercial Souq Madinat Jumeirah e o hotel mais icónico do Dubai, Burj Al Arab, no extremo sul, passando pelas melhores praias públicas do Dubai, até ao seu extremo norte, onde toca os bairros de Al Satwa, a norte, e Downtown Dubai, a leste. Ao largo de Jumeirah encontram-se ilhas artificiais famosas como as The World Islands, com a forma do planisfério mundial, e Jumeira Bay, a ilha com a forma de um cavalo-marinho, ambas com resorts exclusivos.
1. Visitar o Souq Madinat Jumeirah
Quando visitar o Dubai, não deixe de visitar o Souq Madinat Jumeirah, um centro comercial construído à imagem de um mercado árabe tradicional, com uma arquitectura atraente, tanto no interior como exterior. Para além das compras, uma visita ao Souq Madinat Jumeirah permite vistas privilegiadas sobre o hotel Burj Al Arab, um dos edifícios mais icónicos do Dubai. Junto ao Souq fica também um dos melhores hotéis do Dubai, o Jumeirah Mina A’Salam.
2. Admirar e visitar o hotel Burj Al Arab
O Dubai é um paraíso para quem procura hotéis de luxo com uma arquitectura arrojada e bela, mas o Burj Al Arab Jumeirah é por muitos considerado o hotel mais luxuoso do mundo. Pode admirá-lo de longe (do Souq Madinat Jumeirah ou da entrada no complexo), numa excursão organizada ou, melhor ainda, ficando lá alojado. De qualquer uma destas formas, é algo a não perder quando visitar o Dubai.
Marque aqui a sua excursão pelo Burj Al Arab, com passeio pelo bairro de Al Fahidi e Souqs de Deira.
3. Fazer praia em Jumeirah quando visitar o Dubai
A praia pública de Jumeirah é uma das melhores praias do Dubai, apesar de haver constantemente construções novas a ser feitas por perto, dificultando o acesso e restringindo as vistas. Pode passear na marginal, relaxar na areia ou divertir-se no mar, mas não deixe de conhecer esta praia quando visitar o Dubai.
4. Admirar a Mesquita de Jumeirah
A Mesquita de Jumeirah é uma das mais belas mesquitas do Dubai e pode ser visitada de forma guiada às 10.00 e 14.00 todos os dias (excepto Sexta-Feira). Data de 1979, tendo sido um presente do pai do actual governante do Dubai), e é um dos marcos arquitectónicos da cidade, a não perder quando visitar o Dubai.
5. Visitar o Mall of the Emirates
O Dubai é um paraíso para aqueles que adoram fazer compras, ou simplesmente passear, em centros comerciais. E quanto maiores, melhor! O Mall of the Emirates é um dos mega-centros comerciais da cidade e é um daqueles que não deve mesmo perder quando visitar o Dubai.
6. Fazer ski quando visitar o Dubai
Uma das actividades mais invulgares e icónicas para fazer quando visitar o Dubai é fazer ski! Uma das principais atracções do Mall of the Emirates, o Ski Dubai é um resort de ski construído no interior do centro comercial, num edifício refrigerado, com temperaturas negativas, muita neve, e cinco pistas de ski (de vários níveis), tudo no meio do deserto da Península Arábica! A não perder quando visitar o Dubai.
Marque aqui a sua Sessão de Esqui de 2 Horas ou o Dia Inteiro no Ski Dubai.
VISITAR DOWNTOWN DUBAI
Downtown Dubai é a zona onde se encontram muitos dos edifícios mais icónicos e futuristas do Dubai, como o Burj Khalifa, o mais alto do mundo, e o Museu do Futuro, considerado o edifício mais bonito do mundo. Cortada pela principal artéria da cidade do Dubai, a Sheikh Zayed Road, Downtown Dubai tem também residência e hotéis de topo, escritórios e o Dubai Mall, um dos maiores centros comerciais da cidade, suficientemente grande para conter um enorme aquário, e com a famosa Dubai Fountain, com um espectáculo diário de som, água e luz.
1. Subir ao Burj Khalifa quando visitar o Dubai
O Burj Khalifa é um dos projectos de engenharia mais ambiciosos do Dubai, tendo sido inaugurado em 2010, com 163 andares e 828 m de altura, sendo o arranha-céus mais alto do mundo. Conhecer este edifício é algo obrigatório quando visitar o Dubai.
Reserve aqui o seu Ingresso nos 124° e 125° Andares do Burj Khalifa.
Pode optar pelo ingresso nos andares 124 e 125, onde terá acesso a uma plataforma de observação (a 456 m de altura!) com vistas fabulosas sobre Downtown Dubai e o Centro Financeiro da cidade. Suba nos elevadores mais rápidos do mundo, e fique a conhecer a história do sonho e da construção da obra que projectou o Dubai no mundo e para o futuro. Há uma opção mais cara de aceder ao andar 148, com um tratamento mais personalizado.
Reserve aqui o seu Ingresso Combinado no Burj Khalifa, Andar 124 e 125, e no Aquário.
2. Admirar o Burj Khalifa de baixo
Admirar o Burj Khalifa e a zona em redor é tão espectacular quanto as vistas de cima. O lugar com vistas mais bonitas, de dia e de noite, é a Dubai Fountain e a praça em frente ao Dubai Mall.
3. Admirar o Burj Khalifa do alto
Downtown Dubai deve ser admirado do alto, com vistas para o próprio Burj Khalifa. Há vários hotéis com vistas, mas as melhores (e mais excitantes!) são as do Sky Views, uma plataforma de observação no Emaar’s Address Sky View Hotel (com acesso pelo túnel entre a estação de metro e o Dubai Mall), com um escorrega de vidro exterior entre os andares 53 e 52 impróprio para os que sofrem de vertigens! A não perder quando visitar o Dubai.
Reserve aqui o seu Ingresso para o Sky Views.
4. Visitar o Dubai Mall
O Dubai Mall é, provavelmente, o centro comercial mais icónico do Dubai. Com mais de 1200 lojas, é um dos edifícios mais visitados do mundo. Para além das compras e da restauração, tem outras atracções como um enorme aquário e um zoológico aquático.
5. Visitar o Aquário do Dubai e o Zoológico Subaquático
Mesmo para aqueles que não apreciam o ambiente de um centro comercial, conhcer o Dubai Mall é obrigatório ao visitar o Dubai, pois lá encontram-se duas grandes atracções da cidade, o Aquário do Dubai e o Zoológico Subaquático. O primeiro oferece vistas fabulosas de diferentes espécies e uma série de actividades incluindo mergulho no aquário. O segundo é mais orientado para famílias, com exposições de animais diurnos e nocturnos.
Reserve aqui o seu Ingresso no Aquário do Dubai e no Zoológico Subaquático.
6. Comer os melhores hambúrgueres do mundo quando visitar o Dubai
Quando visitar o Dubai Mall, não deixe passar a oportunidade de saborear os melhores hambúrgueres do mundo na loja do Shake Shack. Deliciosos!
7. Ir às compras de livros quando visitar o Dubai
Quando visitar o Dubai Mall, e se gosta de livros, não deixe de visitar a livraria Kinokuniya, a melhor da cidade. Lá encontrará, entre milhares de livros, um à sua medida.
8. Assistir ao espectáculo da Dubai Fountain
A Dubai Fountain é uma fonte com 275 m de comprimento que tem um espectáculo coreografado todas as noites (com espectáculos de meia em meia hora), em que a água é atirada a 150 m de altura e “dança” ao som de êxitos de música ocidental e árabe. Assistir a este espectáculo é obrigatório quando visitar o Dubai.
9. Assistir ao espectáculo de luz e som do Burj Khalifa
A seguir ao espectáculo da dubai Fountain, das 19.45 às 22.45 (a cada hora nos dias da semana e a cada meia hora no fim de semana e à Sexta), o Burj Khalifa exibe um espectáculo de luz e som nos seus milhares de metros quadrados de superfície, o Burj Khalifa LED Light Show. A não perder quando visitar o Dubai.
10. Jantar com vistas para a Dubai Fountain e o Burj Khalifa
A melhor forma de assistir ao espectáculo da Dubai Fountain, apreciar as vistas do Burj Khalifa e assistir ao espectáculo de luz e som é jantar na “Waterfront Promenade” num dos restaurantes junto à fonte. Nós experimentámos o Nando’s e o Social House em dias diferentes. A não perder quando visitar o Dubai.
10. Visitar o Museu do Futuro quando visitar o Dubai
O Museu do Futuro do Dubai é um local obrigatório quando visitar o Dubai. Inaugurado em Fevereiro de 2022, o seu mote é projectar como será o planeta Terra em 2071 e alberga exposições interactivas sobre a exploração espacial e a bioengenharia, assim como a robótica e a exploração sustentável de recursos como comida e água.
Visitar o Museu do Futuro do Dubai é uma das actividades mais concorridas na cidade (ainda é uma novidade, afinal de contas), por isso esgota muito rapidamente, por isso é imprescindível reservar online com antecedência para conseguir lugar quando visitar o Dubai. A não perder quando visitar o Dubai.
Reserve aqui o seu Ingresso no Museu do Futuro.
11. Admirar o exterior do Museu do Futuro
O exterior do Museu do Futuro do Dubai é tão impressionante quanto o seu interior. É considerado um dos edifícios mais bonitos do mundo tendo um design inovador, na forma de um toro. É revestido de painéis de aço inoxidável e com inscrições em árabe (três poemas do governante do Dubai acerca do futuro do emirado).
Na parte de trás tem um espelho de água no chão que é fantástico para aquela foto perfeita que será uma bela recordação da sua visita ao Dubai.
12. Admirar o Dubai Frame quando visitar o Dubai
Quando visitar o Dubai não pode deixar de conhecer uma das suas obras icónicas, o Dubai Frame. O projecto vencedor de um concurso para promover a nova face do dubai resultou na maior moldura do mundo, uma obra de arquitectura e engenharia que merece ser admirada e visitada. No lado superior da moldura existe uma plataforma de observação e no lado inferior um pequeno museu sobre a história da cidade. A não perder quando visitar o Dubai.
Reserve aqui o seu ingresso no Dubai Frame com transfers.
VISITAR BUR DUBAI
Bur Dubai é uma zona da cidade encostada ao Dubai Creek, o canal que separa os bairros de Bur Dubai e Deira. É uma zona da cidade do Dubai onde o tradicional ainda convive com o moderno, sendo que há bairros históricos restaurados, como Al Fahidi, junto ao canal, e ao mesmo tempo Bur Dubai exibe também uma parte moderna, junto ao centro financeiro da cidade, com largas avenidas e arranha-céus.
1. Visitar o bairro histórico de Shindagha
O bairro histórico de Shindagha era onde vivia a elite do Dubai em meados do século passado, antes do boom do petróleo. O bairro foi recuperado e é hoje uma atracção turística. Não deve perder a Casa do Sheik Saeed Al Maktoum, o avô do actual governante do Dubai, que ali morou até à sua morte em 1958. Ali, poderá admirar a arquitectura, e visitar um pequeno museu dedicado ao Dubai dos anos 40 e 50.
2. Fazer compras no Bur Dubai Souq quando visitar o Dubai
O Bur Dubai Souq, localizado junto ao creek, é um óptimo local para fazer compras, desde roupa até especiarias, passando por artesanato. É menos caótico do que os souqs de Deira, mas os vendedores são igualmente insistentes.
3. Visitar o Museu do Dubai
O Museu do Dubai tem uma colecção relacionada com as origens do emirado e está situado dentro do forte Al Fahidi, que data do final do século XVIII e é a construção mais antiga do Dubai. Quando visitámos o Dubai (Novembro 2022) estava fechado para obras mas espera-se que reabra brevemente. Mesmo só pelo exterior vale a pena a visita.
4. Admirar a Grande Mesquita
A Grande Mesquita de hoje é uma obra recente mas que imita o estilo da sua antecessora no mesmo local. O seu minarete, com 70 m de altura, é o mais alto da cidade do Dubai.
5. Visitar o bairro histórico de Al Fahidi
O bairro histórico de Al Fahidi é algo a não perder quando visitar o Dubai para ficar com uma ideia de como era o modo de vida tradicional do Dubai desde meados do século XIX até aos anos 70 do século passado. O bairro foi fundado por mercadores vindos da cidade iraniana de Bastak e foi recuperado se transformar numa atracção turística do Dubai mais tradicional.
6. Admirar o movimento no Dubai Creek quando visitar o Dubai
O Dubai Creek (conhecido em árabe como Al Khor) é um braço do mar que entra pela cidade e separa Deira do resto da cidade. O Dubai Creek costumava acabar na zona do Santuário de Vida Selvagem Ras al Khor (embora haja indícios que na antiguidade ia até Al Ain), mas com a construção do Business Bay Canal e do Dubai Canal foi ligado ao Golfo Pérsico na zona de Jumeirah. No passado, o Dubai Creek foi o epicentro da actividade pesqueira e de comércio de pérolas no Dubai e hoje continua a ser um canal extremamente importante de comunicação da cidade.
7. Fazer um passeio de barco no Dubai Creek
Os barcos tradicionais de madeira atravessam continuamente o Dubai Creek, ligando Deira à zona de Bur Dubai, e percorrendo o creek de uma ponta à outra, fazendo lembrar o bulício de Dakha, a capital do Bangladesh. Os dhows são os barcos de cruzeiro ou de transporte de mercadorias e os abras são os water taxis. Fazer um passeio de barco no Dubai Creek é algo a não perder quando visitar o Dubai.
Marque aqui o seu lugar num Passeio em Barco Dhow com Jantar em Dubai Creek.
8. Fazer um passeio no Dubai Ferry quando visitar o Dubai
Uma das actividades a não perder quando visitar o Dubai é fazer um mini cruzeiro no Dubai Ferry, a partir do creek, seguindo pela costa do Dubai. O percurso dura 1 hora e meia e parte do terminal de barcos junto à estação de metro de Al Ghubaiba às 13.00.
O ferry é moderno, com um interior aclimatizado e uma parte exterior para se tirar fotos. Faz duas paragens, na entrada do Dubai Canal, em Jumeirah, e na Bluewaters Island (onde está a roda gigante), antes de terminar na Dubai Marina. É uma excelente forma de ver todas as imagens de marca do Dubai a partir do mar, incluindo o Burj Khalifa, o Burj Al Arab, a Palm Jumeirah e a Dubai Marina. A não perder quando visitar o Dubai.
VISITAR DEIRA
O bairro de Deira no Dubai é como qualquer cidade grande do Médio Oriente, com souqs (mercados tradicionais) cheios de lojas e clientes, onde se vende de tudo desde ouro e joias até roupa e artesanato. Dito isto, quando visitar Deira parecerá que já não está no Dubai, muito longe da cidade ultra moderna logo ao lado. A não perder quando visitar o Dubai.
1. Atravessar de barco o Dubai Creek quando visitar o Dubai
Embora Deira seja ligada ao resto da cidade do Dubai pelas linhas de metro e por pontes rodoviárias, a verdade é que a melhor forma de chegar a Deira é de barco. Apanhe um abra, um pequeno barco motorizado que serve como water taxi, na estação de Bur Dubai e cruze para Deira numa viagem de 5 minutos, mas em que é possível admirar o movimento e a alma do Dubai Creek.
2. Visitar o Souq das Especiarias quando visitar o Dubai
Toda a cidade do Médio Oriente que se preze tem um souq das especiarias e o Dubai não é excepção. O souq das especiarias em Deira é um mercado local (coberto) onde imperam produtos vindos de todos os cantos da Ásia e África, muitas vezes expostos em conjuntos coloridos e fotogénicos. Quando visitar o Dubai não deixe de se perder por entre cheiros e cores no souq das especiarias de Deira.
Reserve aqui o seu lugar num passeio a pé pelo bairro de Al Fahidi, o Creek, souqs e comida de rua.
3. Visitar a Heritage House
Quando visitar o Dubai e Deira, não deixe de conhecer a Heritage House, uma antiga casa de um comerciante de pérolas do final do século XIX e admirar a sua arquitectura típica da época.
4. Admirar a Escola Al Ahmadiya
O dono da Heritage House fundou também a primeira escola pública do Dubai, logo ao lado da casa, a escola Al Ahmadiya, que iniciou actividade em 1912 e terminou em 1963, sendo que um dos seus alunos foi o actual governante do Dubai.
5. Visitar o Souq do Ouro quando visitar o Dubai
O souq do ouro em Deira é uma das grandes atracções do Dubai, para locais e visitantes, já desde meados do século XX e hoje o Dubai é responsável por mais de 25% do mercado global de ouro. Quer vá à procura da oferta perfeita para a sua cara-metade, quer queira apenas apreciar as peças de ouro (impressionantes pelo tamanho e detalhe do trabalho) ou o movimento das pessoas nas ruas, o souq do ouro é obrigatório quando visitar o Dubai.
6. Visitar o Souq dos Perfumes
Embora não exista propriamente um souq dos perfumes em Deira, perto do souq do ouro há várias ruas com muitas lojas onde não só se vende perfumes, como se fabricam as essências, se fazem as misturas e se enfrasca o produto final. Um lugar a não perder quando visitar o Dubai.
7. Fazer compras em Deira quando visitar o Dubai
Embora os souqs de Deira possam ser visitados apenas para observar e apreciar a alma da cidade do Dubai, a verdade é que nada substitui a experiência de fazer compras nos mercados locais, falar com os comerciantes, regatear os preços e finalmente trazer aquela recordação do Dubai para casa.
O QUE VISITAR A PARTIR DA CIDADE DO DUBAI
A cidade do Dubai ocupa toda a costa do emirado homónimo, e a sua localização central no território dos EAU faz com que seja uma boa base para explorar o deserto, assim como outros emirados. Aqui ficam as nossas sugestões sobre o que visitar a partir da cidade do Dubai.
1. Explorar o deserto quando visitar o Dubai
Grande parte do território do Dubai é deserto sem povoações e construções. Quando visitar o Dubai, não deixe passar a oportunidade de explorar o deserto do Dubai, que na realidade começa logo quando se sai da cidade, com uma série de actividades para todos os gostos.
2. Visitar Abu Dhabi quando visitar o Dubai
Abu Dhabi é o maior dos emirados que constituem os EAU e não deve perder a oportunidade de o conhecer quando visitar o Dubai. Se tiver tempo, deve dedicar alguns dias extra quando visitar o Dubai para também explorar convenientemente Abu Dhabi, pelo menos a sua capital, que tem muitas atracções que valem a pena.
Consulte o nosso artigo com todas as dicas para visitar Abu Dhabi.
Se tiver pouco tempo quando visitar o Dubai, uma boa opção é visitar Abu Dhabi em excursão organizada a partir do Dubai.
Marque aqui a sua Excursão Turística Premium de 1 Dia a Abu Dhabi a partir do Dubai.
3. Visitar a cidade de Al Ain quando visitar o Dubai
Al Ain é uma cidade-oásis típica do emirado de Abu Dhabi e pode ser visitada a partir do Dubai. É uma excelente forma de conhecer a cultura do deserto quando visitar o Dubai.
Marque aqui a sua excursão de dia inteiro a Al Ain a partir do Dubai.
4. Visitar Sharjah quando visitar o Dubai
Sharjah é um dos sete emirados que constituem os Emirados Árabes Unidos e faz fronteira com o norte do emirado do Dubai, sendo capital a cidade de Sharjah. Quando visitar o Dubai, pode conhecer este emirado pouco visitado e descobrir uma fatia mais genuína do território dos Emirados Árabes Unidos.
Marque aqui a sua Excursão Turística pela Cidade de Sharjah a partir do Dubai.
5. Visitar Fujairah e a costa leste dos EAU quando visitar o Dubai
Fujairah é um dos emirados que constituem os Emirados Árabes Unidos menos conhecidos e visitados. É o único emirado que só tem costa no Golfo de Omã (e não no Golfo Pérsico), ou seja, visitar Fujairah é uma oportunidade de conhecer a costa leste dos Emirados Árabes Unidos quando visitar o Dubai.
Marque aqui a sua excursão na Costa Leste de Fujairah a partir do Dubai.
Se vai visitar o Dubai, estes são os nossos artigos que não pode perder
- ONDE FICAR NO DUBAI – Todas as dicas para escolher onde ficar no Dubai; qual a melhor zona para dormir no Dubai, que tipo de alojamento escolher e como marcar. Ideal para planificar visitar o Dubai.
- VISITAR O DUBAI – Todas as dicas para visitar o Dubai; o que ver e fazer, como chegar e se deslocar, onde dormir, o melhor da arquitectura, hotéis e compras.
- VISITAR ABU DHABI – Todas as dicas para visitar Abu Dhabi; o que ver e fazer, como chegar e se deslocar, onde dormir, o melhor da arquitectura, hotéis e compras. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VIAJAR NO IRAQUE – Tudo o que precisa de saber para começar a planear a sua viagem no Iraque, a Antiga Mesopotâmia, está neste artigo. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VIAJAR NA MESOPOTÂMIA – Se vai viajar para o Iraque este é um artigo que lhe pode interessar, já que contextualiza a importância do país e o seu legado desde os tempos da Mesopotâmia. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VIAJAR NA SUMÉRIA – Conheça a história da Suméria e as cidades históricas de Uruque e Ur, duas das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VISITAR A ASSÍRIA – Conheça a história da Assíria e a cidade histórica de Nínive, uma das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VISITAR A BABILÓNIA – Conheça a cidade histórica da Babilónia, uma das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia, e a história do grande império competidor da Assíria, assim como outros lugares ligados à Babilónia, como Dur-kurigalzu e Borsippa. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- PÉRSIA NO IRAQUE – Conheça a história da Pérsia na Mesopotâmia e as cidades históricas de Ctesiphon e Hatra, verdadeiros tesouros arquitectónicos e arqueológicos do Iraque e da Mesopotâmia. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VIAJAR EM OMÃ – Vai viajar em Omã? Aqui encontra tudo o que precisa: roteiro, dicas, quando ir, como chegar, como se deslocar, vistos e lugares imperdíveis no país. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- ROTEIRO PARA VIAJAR EM OMÃ – Viajámos em Omã durante 10 dias e é o roteiro dessa nossa viagem que partilhamos aqui. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VISITAR MUSCATE – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital de Omã, Muscate, está neste artigo, cheio de dicas de viagem e com o melhor do património português ainda na cidade. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
- VISITAR SALALAH – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Salalah, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
Boa tarde
Parabéns pelo excelente trabalho.
Uma linguagem cuidada,mas de facil interpretação.
Irei subscrever a vossa newsletter e certamente que quando efetuar uma viagem irei utilizar as vossas dicas.
Lobo da Sílva
Muito obrigada pelo cuidado e carinho.