ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher

Para quem visita o Dubai, uma das primeiras perguntas que se coloca é “Onde ficar no Dubai?”. Este artigo é escrito para responder a essa pergunta antes de viajar para o famoso emirado, localizado na ponta da Península Arábica, nas costas do Golfo Pérsico, e que constitui, juntamente com Abu Dhabi e outros cinco emirados, os Emirados Árabes Unidos (EAU). A sua capital é a cidade do Dubai, um dos destinos mais populares para quem procura a cidade do futuro, com edifícios espectaculares, hotéis luxuosos, centros comerciais gigantes e museus futuristas, mas também com praias e uma paisagem e cultura do deserto da Arábia.

CONTEÚDOS DO ARTIGO

A importância de saber onde ficar no Dubai

Os números não enganam, o Dubai atrai milhões de visitantes todos os anos, sendo uma das cinco cidades mais visitadas do mundo. E, onde há procura, tem de haver oferta, nomeadamente de alojamento no Dubai, com centenas de opções disponíveis abrangendo todo o espectro de qualidade e preço. Por isso é que se torna tão importante saber onde ficar no Dubai, antes de marcar o lugar onde dormir no Dubai. Escolher bem onde ficar no Dubai é algo que vai decidir muito da qualidade dos seus dias passados no emirado. Um alojamento no Dubai bem escolhido fará com que desfrute mais e melhor de todas as atracções do emirado.

GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR O DUBAI E ABU DHABI

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar o Dubai e Abu Dhabi, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem aos Emirados Árabes Unidos. O Dubai é uma cidade maravilhosa para quem procura praia, compras e arquitectura futurista, mas também alojamentos fantásticos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do Dubai e Abu Dhabi. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar o Dubai e Abu Dhabi de forma independente.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DO DUBAI E ABU DHABI AQUI


DICAS PRÁTICAS SOBRE ONDE FICAR NO DUBAI


Quando escolher onde ficar no Dubai, deverá saber que zona da cidade é que se coaduna mais com os seus interesses e também com quanto dinheiro quer (ou pode) gastar, e quais os tipos de alojamento que tem ao seu dispor. Neste artigo sobre onde ficar no Dubai mostramos-lhe que tipos de alojamento é que pode encontrar e quais as melhores zonas da cidade, para poder escolher onde ficar no Dubai de forma antecipada e planeada.

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

1. Onde ficar no Dubai – Qual a melhor zona

A cidade do Dubai é suficientemente grande e diversificada para que alguns dos seus bairros pareçam cidades diferentes. A distância entre os bairros de Deira, a parte mais antiga do Dubai, e Dubai Marina, a parte mais nova da cidade, é de cerca de 25 km, e estes dois extremos são tão diferentes em carácter que parecem duas cidades distintas. Sendo assim, quando visitar o Dubai, convém ter uma ideia do que pode esperar dos principais bairros da cidade, e onde se localizam, de maneira a poder escolher onde ficar no Dubai de forma a não frustrar as suas expectativas. Na realidade, a resposta à pergunta “Qual a melhor zona onde ficar no Dubai?” é “Depende!”, pois realmente depende dos seus interesses e motivações ao visitar o Dubai. E não há uma zona perfeita, tendo todas vantagens e desvantagens. Para o ajudar a escolher qual a zona onde ficar no Dubai, consideramos a cidade do Dubai dividida em cinco zonas, de sul para norte, Dubai Marina, Jumeirah, Downtown Dubai, Bur Dubai e Deira.

NOTA: Independentemente da zona que escolher para onde ficar no Dubai, haverá sempre atracções da cidade que ficarão longe (e, em alguns casos, muito longe), e isso envolverá deslocações morosas, quer sejam em transporte privado (carro ou táxi) ou colectivo (autocarro, tram ou metro). No entanto, o tráfego no Dubai costuma fluir bastante bem (excepto em alguns pontos nas horas de ponta) e o sistema de transportes colectivos é eficaz, com muita frequência de passagem, mas também muito concorrido.

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

1.1. Dormir em Dubai Marina

Dubai Marina é a zona mais nova e em maior crescimento da cidade, localizada no extremo sul. A Dubai Marina, como o nome indica, é a zona da marina da cidade do Dubai, com passeios de barco, iates estacionados e arranha-céus à volta, a praia JBR Beach e duas marginais com cafés e restaurantes, a Marina Walk e a Walk on JBR (ladeada pelas Jumeirajh Beach Residences). Um pouco a norte de Dubai Marina, encontra-se Palm Jumeirah, a famosa ilha artificial, construída em terra e areia com a forma de uma palmeira, e onde se encontram alguns dos hotéis e residências mais exclusivas do Dubai. É a zona mais exclusiva para onde ficar no Dubai, mas tem a desvantagem de estar muito longe de muitas das atracções da cidade moderna como o Burj Khalifa e o Museu do Futuro, por exemplo, e também da cidade mais tradicional.

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

1.2. Dormir em Jumeirah

Jumeirah é a zona central da cidade do Dubai à beira-mar, com quilómetros que se estendem desde o centro comercial Souq Madinat Jumeirah e o hotel mais icónico do Dubai, Burj Al Arab, no extremo sul, passando pelas melhores praias públicas do Dubai, até ao seu extremo norte, onde toca os bairros de Al Satwa, a norte, e Downtown Dubai, a leste. Ao largo de Jumeirah encontram-se ilhas artificiais famosas como as The World Islands, com a forma do planisfério mundial, e Jumeira Bay, a ilha com a forma de um cavalo-marinho, ambas com resorts exclusivos. É a zona mais central para onde ficar no Dubai, virada para o mar, mas tem a desvantagem de ser aquela, talvez, com menos carácter.

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

1.3. Dormir em Downtown Dubai

Downtown Dubai é a zona onde se encontram muitos dos edifícios mais icónicos e futuristas do Dubai, como o Burj Khalifa, o mais alto do mundo, e o Museu do Futuro, considerado o edifício mais bonito do mundo. Cortada pela principal artéria da cidade do Dubai, a Sheikh Zayed Road, Downtown Dubai tem também residência e hotéis de topo, escritórios e o Dubai Mall, um dos maiores centros comerciais da cidade, suficientemente grande para conter um enorme aquário, e com a famosa Dubai Fountain, com um espectáculo diário de som, água e luz. É a zona mais central para onde ficar no Dubai, mas sem estar de frente para o mar (embora com muitos arranha-céus com vista para o mar, claro).

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

1.4. Dormir em Bur Dubai

Bur Dubai é uma zona da cidade encostada ao Dubai Creek, o canal que separa os bairros de Bur Dubai e Deira. É uma zona da cidade do Dubai onde o tradicional ainda convive com o moderno, sendo que há bairros históricos restaurados, como Al Fahidi, junto ao canal, e ao mesmo tempo Bur Dubai exibe também uma parte moderna, junto ao centro financeiro da cidade, com largas avenidas e arranha-céus. É uma das zonas onde ficar no Dubai em que poderá encontrar alojamento no Dubai de preço mais acessível e de segmento médio, combinando preço, qualidade e acessibilidade, ficando (relativamente) perto dos bairros de Downtown Dubai e Jumeirah. Foi em Bur Dubai que nós ficámos alojados quando visitámos o Dubai.

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

1.5. Dormir em Deira

Para alguém que aterre no Aeroporto Internacional do Dubai e se dirija logo para o bairro ao lado, ou seja, o bairro de Deira, parecerá que está numa qualquer cidade grande do Médio Oriente, com souqs (mercados tradicionais) cheios de lojas e clientes, onde se vende de tudo desde ouro e joias até roupa e artesanato. Os barcos tradicionais de madeira (conhecidos como dhows) atravessam continuamente o Dubai Creek, ligando Deira à zona de Bur Dubai, fazendo lembrar o bulício de Dakha, a capital do Bangladesh. Deira é a zona onde ficarm no Dubai em que encontrará o alojamento no Dubai mais barato, mas também hotéis de topo nas margens do canal, mas tem a desvantagem de ficar mais longe das atracções da cidade moderna (tendo de se deslocar para lá de metro).

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

2. Onde ficar no Dubai – Tipos de alojamento

Antes de escolher onde ficar no Dubai, é preciso saber que, regra geral, o alojamento no Dubai não é barato. As estatísticas dizem que o preço médio de uma noite no Dubai (dados de 2021) é de 451 AED (Dirham; moeda dos EAU), equivalente a cerca de 118 €. Claro que este valor é uma média, sendo que o preço do alojamento no Dubai oscila entre valores verdadeiramente astronómicos, acessíveis apenas a poucos, e também alguns bastante económicos.

Claro que o preço, apesar de ser importante, não é o único factor a considerar quando quiser escolher onde ficar no Dubai. Há diferentes tipos de lugares onde ficar no Dubai, não só em termos de preço, mas também em termos de carácter, por exemplo opções “adults-only” ou então “family-friendly”, ou lugares tão diferentes como um resort gigante ou um apartamento, todos no mesmo segmento de preço. Segue-se uma caracterização do alojamento no Dubai para poder escolher melhor onde ficar no Dubai.

2.1. Alojamento de luxo para ficar no Dubai

Sejamos claros; alojamento de luxo no Dubai é mesmo de luxo! O Dubai é a segunda cidade do mundo com mais hotéis de cinco (e mais!) estrelas, e com o único hotel do mundo com oficialmente sete estrelas. Mas o segmento de luxo não se fica por aí. Quem pode pagar os melhores lugares onde ficar no Dubai, pode escolher entre resorts à beira-mar, residências em ilhas artificiais, hotéis com marinas privadas e ainda apartamentos luxuosos. É um tipo de alojamento a considerar para onde dormir no Dubai se quer ter tudo aquilo com que sonha num padrão de qualidade elevadíssimo.

2.2. Alojamento médio-alto para ficar no Dubai

O alojamento no Dubai de segmento médio-alto tem literalmente centenas de opções na cidade, variando no tipo de alojamento desde hotéis de quatro estrelas, apartamentos, villas, e casas de férias. É um tipo de alojamento a considerar para onde dormir no Dubai se procura conforto e quer ter um atendimento e instalações de qualidade superior (por exemplo, serviços de piscina e de spa), mas não quer (ou não pode) pagar os preços mais elevados do segmento de luxo.

2.3. Alojamento económico para ficar no Dubai

O alojamento económico no Dubai é o que apresenta menos opções na cidade, mas é possível encontrar sítios económicos onde ficar no Dubai. As opções dividem-se entre hotéis de 2-3 estrelas, guesthouses, casas de hóspedes e hostels. É um tipo de alojamento a considerar para onde dormir no Dubai se a sua prioridade é desfrutar das atrações do Dubai e não pode (ou não quer) gastar demasiado dinheiro no alojamento.

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

SUGESTÕES DE ONDE FICAR NO DUBAI


Numa cidade onde há literalmente centenas de opções de alojamento, com mais de 100.000 quartos disponíveis, é impossível cobrir todas as opções disponíveis. Investigue as nossas sugestões, siga os links, leia e procure também as suas preferências. Depois é só decidir e reservar. Seguem-se as nossas sugestões para onde ficar no Dubai, nas diferentes zonas da cidade e por segmento de alojamento.

1. Onde ficar no Dubai na Dubai Marina

Aqui ficam as nossas sugestões para onde ficar no Dubai na zona de Dubai Marina.

1.1. Se procura um alojamento de luxo na Dubai Marina:

1.2. Se procura um alojamento de gama média na Dubai Marina:

1.3. Se procura um alojamento mais acessível na Dubai Marina:

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

2. Onde ficar no Dubai em Jumeirah

Aqui ficam as nossas sugestões para onde ficar no Dubai na zona de Jumeirah.

2.1. Se procura um alojamento de luxo em Jumeirah:

  • Se quer ficar na ilha artificial de Jumeirah Bay (com a forma de um cavalo-marinho), experimente o Bulgari Resort, Dubai (e junte-se a hóspedes famosos como Cristiano Ronaldo).

2.2. Se procura um alojamento de gama média em Jumeirah:

2.3. Se procura um alojamento mais acessível em Jumeirah:

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

3. Onde ficar no Dubai em Donwtown Dubai

Aqui ficam as nossas sugestões para onde ficar no Dubai na zona de Donwtown Dubai.

3.1. Se procura um alojamento de luxo em Donwtown Dubai:

  • Se quer ficar mesmo no Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, experimente o Armani Hotel Dubai.

3.2. Se procura um alojamento de gama média em Donwtown Dubai:

3.3. Se procura um alojamento mais acessível em Donwtown Dubai:

Os seguintes alojamentos encontram-se no Dubai International Finance Centre (DIFC), perto de Downtown Dubai.

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

4. Onde ficar no Dubai em Bur Dubai

Nós ficámos no Dubai em dois hotéis diferentes pois estendemos a nossa estadia por mais uma noite e o primeiro hotel estava lotado. Ficámos no City Seasons Towers Hotel Bur Dubai e no Raviz Center Point Hotel, ambos bem localizados (perto da estação de metro de Bujurman) e com quartos simples mas confortáveis. O primeiro era melhor, no global, com um quarto com melhor vista e com um supermercado Carrefour e alguns restaurantes mesmo ao lado. Ambos tinham piscina no terraço, com boas vistas sobre a cidade.

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

Aqui ficam as nossas outras sugestões para onde ficar no Dubai na zona de Bur Dubai.

4.1. Se procura um alojamento de luxo em Bur Dubai:

4.2. Se procura um alojamento de gama média em Bur Dubai:

4.3. Se procura um alojamento mais acessível em Bur Dubai:

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

5. Onde ficar no Dubai em Deira

Aqui ficam as nossas sugestões para onde ficar no Dubai na zona de Deira.

5.1. Se procura um alojamento de luxo em Deira:

5.2. Se procura um alojamento de gama média em Deira:

5.3. Se procura um alojamento mais acessível em Deira:

ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

Se vai viajar para o Dubai estes são os artigos que não pode perder

  • ONDE FICAR NO DUBAI – Todas as dicas para escolher onde ficar no Dubai; qual a melhor zona para dormir no Dubai, que tipo de alojamento escolher e como marcar. Ideal para planificar visitar o Dubai.
  • VISITAR O DUBAI – Todas as dicas para visitar o Dubai; o que ver e fazer, como chegar e se deslocar, onde dormir, o melhor da arquitectura, hotéis e compras.
  • VISITAR ABU DHABI – Todas as dicas para visitar Abu Dhabi; o que ver e fazer, como chegar e se deslocar, onde dormir, o melhor da arquitectura, hotéis e compras. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VIAJAR NO IRAQUE – Tudo o que precisa de saber para começar a planear a sua viagem no Iraque, a Antiga Mesopotâmia, está neste artigo. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VIAJAR NA MESOPOTÂMIA – Se vai viajar para o Iraque este é um artigo que lhe pode interessar, já que contextualiza a importância do país e o seu legado desde os tempos da Mesopotâmia. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VIAJAR NA SUMÉRIA – Conheça a história da Suméria e as cidades históricas de Uruque e Ur, duas das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VISITAR A ASSÍRIA – Conheça a história da Assíria e a cidade histórica de Nínive, uma das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VISITAR A BABILÓNIA – Conheça a cidade histórica da Babilónia, uma das mais antigas e principais cidades da antiga Mesopotâmia, e a história do grande império competidor da Assíria, assim como outros lugares ligados à Babilónia, como Dur-kurigalzu e Borsippa. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • PÉRSIA NO IRAQUE – Conheça a história da Pérsia na Mesopotâmia e as cidades históricas de Ctesiphon e Hatra, verdadeiros tesouros arquitectónicos e arqueológicos do Iraque e da Mesopotâmia. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VIAJAR EM OMÃ – Vai viajar em Omã? Aqui encontra tudo o que precisa: roteiro, dicas, quando ir, como chegar, como se deslocar, vistos e lugares imperdíveis no país. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • ROTEIRO PARA VIAJAR EM OMÃ – Viajámos em Omã durante 10 dias e é o roteiro dessa nossa viagem que partilhamos aqui. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VISITAR MUSCATE – Tudo o que precisa de saber para visitar a capital de Omã, Muscate, está neste artigo, cheio de dicas de viagem e com o melhor do património português ainda na cidade. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
  • VISITAR SALALAH – Tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Salalah, em Omã, está neste artigo cheio de dicas sobre o que visitar. Ideal para combinar com visitar o Dubai.
ONDE FICAR NO DUBAI - Que lugares e zonas escolher
ONDE FICAR NO DUBAI – Que lugares e zonas escolher

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.