Aprender Física em Copenhaga – NIELS BOHR | Dinamarca
Colocado em
A teoria física que abarca o nosso conhecimento e visão do mundo dos átomos e partículas subatómicas chama-se Mecânica Quântica, e serve de base para todos os desenvolvimentos tecnológicos dos séculos XX e XXI. A sua concepção foi em 1925, na cidade de Goettingen, por um grupo de físicos alemães, Werner Heisenberg, Max Born e Pascual Jordan (com contribuições posteriores de Wolfgang Pauli e Erwin Schrodinger, de origem austríaca, e o inglês Paul Dirac), mas o seu parto foi feito em Copenhaga, com Niels Bohr. Foi um parto difícil e prolongado; as bases matemáticas da teoria eram novas e pouco conhecidas dos físicos da altura, mas ainda assim relativamente acessíveis e passíveis de aprendizagem, mas o ponto fulcral era a interpretação da teoria.
As novas ideias teóricas tinham um sucesso experimental sem paralelo na história da Física, mas o mundo das partículas parecia obedecer a leis que nada tinham a ver com o senso-comum baseado no quotidiano à escala do ser humano. Após uma longa batalha entre diferentes pontos de vista, chegou-se a um consenso que ficou conhecido como a “Interpretação de Copenhaga” e, apesar deste consenso ainda hoje ser longe de consensual (!), pode dizer-se que a Mecânica Quântica surgiu aí como uma teoria física completa e basilar do conhecimento científico da humanidade.
Nesta fase da consolidação da teoria, foi fulcral a figura de Niels Bohr, um físico dinamarquês da geração anterior, que já tinha feito contribuições fundamentais para a génese da teoria em 1913, aquando da sua estadia no Reino Unido. Regressado à Dinamarca e determinado em fazer crescer a Universidade de Copenhaga, Niels Bohr continuou na vanguarda da física teórica, e, com a ajuda de fundos privados e públicos, Bohr fundou em 1921 o Instituto de Física Teórica (https://www.nbi.dk/nbi-history.html) onde, num clima pós-guerra mundial de pouca comunicação entre os lados beligerantes, tentou fazer da cooperação entre a comunidade internacional de físicos a pedra basilar do desenvolvimento científico.
E com sucesso! O Instituto rapidamente se tornou uma instituição de renome mundial, onde se encontravam físicos de várias nacionalidades, unidos pelo desejo de conhecimento. Em 1926, Heisenberg aceitou uma posição no instituto e Schrodinger juntou-se-lhes como visitante. Das discussões entre Niels Bohr e Schrodinger (com visões antagónicas sobre a teoria), Heisenberg fez a sua própria análise e síntese, que publicou num artigo histórico, enunciando o agora famoso Princípio de Incerteza (https://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_da_incerteza_de_Heisenberg). Logo de seguida, Niels Bohr cimentou os fundamentos da teoria com o conceito de complementaridade, e a interpretação de Copenhaga tinha nascido.
Bohr prosseguiu a sua carreira, dedicando-se à física nuclear e ao seu uso pacífico e deixando uma lista quase interminável de brilhantes alunos e colaboradores. Niels Bohr morre em 1962, mas a sua herança científica continua bem viva, algo que se pode testemunhar na sua amada cidade e na sua criação, o agora denominado Instituto Niels Bohr, hoje um centro de investigação internacional, com grupos que se dedicam a áreas tão diversas como a astrofísica da matéria escura ou o gelo e mudanças climáticas (ver https://www.nbi.ku.dk/english/). No mesmo instituto, encontra-se o Arquivo Niels Bohr (https://www.nba.nbi.dk/), com uma vasta colecção de todos os trabalhos de Bohr e seus colaboradores mais próximos, prevendo-se uma gradual digitalização completa dos documentos e sua disponibilização livre na Web.
Para os turistas e interessados pela Física, Copenhaga tem assim uma variedade de locais históricos que podem ser visitados (não só relacionados com Bohr, mas também com outros cientistas dinamarqueses), existindo até um guia! Quem estiver interessado em planear um circuito histórico científico, deve consultar: https://www.nba.nbi.dk/Physical_Tourist_Copenhagen.pdf.
Locais como a casa onde Niels Bohr nasceu (bem perto do centro governamental), ou onde o pai de Bohr (um reconhecido professor de fisiologia) ensinou e residiu com a família (na zona de Nyhavn e hoje convertido num museu) não passam despercebidos ao olhar mais atento, mas a principal atracção é, claro está, o famoso instituto, onde é possível visitar o escritório de Bohr, conservado como ele o deixou, e o anfiteatro onde se deram alguns dos mais importantes encontros da física do século XX, ainda com os quadros e bancadas originais e onde hoje se continuam a dar aulas de física a jovens de todo o mundo ávidos de conhecimento. E isso, 50 anos após a morte de Bohr, é talvez o melhor tributo que se pode dar à história deste local único.
Na primeira fila, da esquerda para a direita: Klein, Bohr, Heisenberg, Pauli, Gamow, Landau e Kramers. (https://www.nbi.dk/nbi-history.html)
Se vai viajar para a Europa do Norte, estes são alguns artigos que temos no nosso blogue que lhe podem interessar
VISITAR ESTOCOLMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Estocolmo está neste artigo cheio de dicas para aproveitar o melhor da capital da Suécia.
VISITAR A LAPÓNIA SUECA – Tudo o que precisa de saber para visitar Abisko e Kiruna, no norte da Suécia.
VISITAR COPENHAGA – Tudo o que precisa de saber para visitar Copenhaga está neste artigo cheio de dicas práticas para explorar o melhor da capital da Dinamarca.
VISITAR COPENHAGA – Um artigo extenso mas cheio de dicas práticas para visitar a cidade de Copenhaga com tudo o que precisa de saber, nomeadamente passeios de barco, lugares a visitar, como comprar bilhetes, livrarias, galerias de arte, museus, hoteís, etc.
VAN GOGH EM COPENHAGA – Um artigo com tudo o que fizemos em Copenhaga para tentar ver o maior número de obras possíveis sobre Van Gogh em Copenhaga.
FÍSICA EM COPENHAGA – Um artigo sobre a visita ao instituto Niels Bohr em Copenhaga, pela mão do físico Rui Pinto.
VISITAR HELSÍNQUIA – Um artigo com a nossa experiência a visitar Helsínquia, a capital da Finlândia.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.