Percorremos as estradas de Cuba num Chevrolet em direcção a Oeste, a caminho de Viñales, a maior região produtora de tabaco do país. Carlos e Mariella são os nossos anfitriões em Viñales e levam-nos pelas paisagens rurais de Cuba com paciência suficiente para responder às nossas questões. A ligação entre nós foi quase instantânea e Carlos resolveu transformar a nossa viagem de táxi até Vinãles num tour, sem nos cobrar mais nada por isso.
Eram os nossos dias 3 e 4 da nossa viagem por Cuba íamos visitar Viñales.
Se está a pensar viajar em Cuba estes são alguns artigos que temos no nosso blogue e que lhe podem interessar
- VIAJAR EM CUBA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Cuba.
- PRAIAS DE CUBA E CAYOS – Um artigo com as melhores praias e cayos de Cuba com dicas de alojamento e transporte em cada uma delas.
- VISTO DE CUBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o seu visto para Cuba.
- VISITAR HAVANA – Um artigo com dicas do ver e fazer quando visitar Havana, melhores alojamentos, transportes, dicas e onde comer na capital de Cuba.
- CASAS PARTICULARES EM CUBA – Um artigo recheado de dicas e informação sobre reservar casas particulares em Cuba e alojar-se com famílias cubanas na sua viagem a Cuba.
- ROTEIRO EM CUBA – Um artigo com o roteiro de viagem que fizemos em Cuba durante duas semanas no país.
- PULLMAN CAYO COCO – O artigo onde partilhamos a nossa experiência neste resort de Cuba.
- VISITAR VIÑALES – Tudo o que precisa de saber para visitar Viñales está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente.
- VISITAR CAYO LARGO SUL – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Largo Sul está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
- CAYO COCO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Coco está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
- CAYO GUILLERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Guillermo está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
- VISITAR TRINIDAD – Tudo o que precisa de saber para visitar Trinidad está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente.
- VISITAR CIENFUEGOS – Tudo o que precisa de saber para visitar Cienfuegos está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente.
- PRAIA DE SANTA MARIA HAVANA – Tudo o que precisa de saber para visitar a praia de Santa Maria em Havana está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
VISITAR VIÑALES
Primeiro dia em Viñales
Na nossa viagem por Cuba passamos dois dias em Vinãles. Foi uma experiência incrível e são as crónicas da nossa experiência em Viñales que partilhamos aqui.
1. Visitar o Mirador Jazmines de Viñales
Em Vinãles, Carlos levou-nos até ao Mirador Jazmines, onde se pode desfrutar de uma vista fabulosa sobre as formações rochosas cársicas de Vinãles, com pináculos ponteando as plantações de tabaco de Viñales.
2. Visitar as plantações de tabaco de Viñales
Vinãles é um encanto de beleza, singularidade e alma cubana. Carlos diz-nos “te voy a levar hasta la mejor plantación de tabaco de Vinãles. Vamos a visitar Marti de Viñales.” E fomos!
Marti é um sexagenário cubano de Viñales, com pele escura queimada pelo sol e que usa um charuto no canto da boca. O cheiro a tabaco inunda o ar ali e em Viñales. Depressa nos deixámos contagiar pela sua paixão pela produção de tabaco em Viñales, algo que está na sua família há quatro gerações. Marti diz-nos “lo governo nos quita quasi todo lo tabaco, 90%”. Mas não esconde que as terras que cultivam, a casa e todos os recursos que usa são dados pelo governo. Com os 10% que lhe resta, produz charutos orgânicos, sem qualquer produto químico, que vende aos turistas e a particulares. Esse dinheiro é o “lucro” do seu trabalho, que serve para viver de melhor forma. Em troca, o governo não permite que use marcas nos charutos nem que os exporte. Uma relação que não deixa Marti descontente já que o turismo em Vinãles tem crescido imenso e estima-se que passem cerca de três mil turistas por dia na povoação de Viñales.
Fumámos um puro em Viñales, como chamam aos charutos por aqui, a seu lado, enquanto nos explicava como se produz o tabaco, se enrola e quais os segredos da família. Em Vinãles os charutos fumam-se com a ponta embebida em mel, tal como fumava Che Guevara, pois o mel funciona como um filtro natural, permitindo assim a Che, que era asmático, fumar como qualquer outro revolucionário. Marti também retira a veia central da folha do tabaco, diminuindo assim a nicotina em 98%, o que diminui a possibilidade de viciação e os problemas de saúde associados. Marti fala com o coração e isso vê-se e sente-se ali em Viñales.
3. Alojar-se numa casa particular
Era hora de rumarmos à nossa casa particular em Viñales. Maria, irmã de Mariella, tinha a casa cheia por isso ficámos com a sua vizinha, Jani. Mostrou-nos o quarto, simples mas muito limpo e com casa de banho. Ficámos ali em Viñales. A pequena povoação de Viñales cresceu e hoje está cheia de casas particulares de população que aluga quartos aos turistas de forma a equilibrar o seu orçamento. Pagam uma percentagem ao governo cubano, e a actividade é completamente regulamentada, permitindo assim uma fonte de receita extra às famílias e ao Estado. As famílias de Viñales ganham mais nas refeições que proporcionam aos turistas, mas o aluguer dos quartos também lhes permite fazer negócios de passeios e restaurantes, ganhando uma pequena comissão. Foi isso que fizemos em Viñales, marcámos um passeio de cavalo para a parte da tarde em Viñales e depois de um almoço criolo campestre, conhecemos Elias, o nosso cowboy em Viñales.
4. Fazer um passeio de cavalo pelo Parque Nacional de Viñales e Vale do Silêncio
Montámos dois cavalos bem tranquilos, Pemba e Robusto, que nos levaram pelo Parque Natural de Viñales, desfrutando das magníficas paisagens do vale do Silêncio de Viñales.
Visitámos lagos, plantações de café, tabaco e rum, grutas e miradouros de Viñales. Quando deveríamos assistir ao pôr-do-sol em Viñales, o céu cobriu-se de nuvens. Poucos minutos depois começava a chover em Viñales. Resguardámo-nos no restaurante El Campesino, onde jantámos comida criola típica de Viñales. A noite ainda nos exibiu uma lua cheia magnífica em Viñales.
Segundo dia em Viñales
Jani acordou-nos bem cedo em Viñales. Sabia que queríamos aproveitar bem Viñales.
5. Visitar os Mogotes de Viñales
Apanhámos um táxi com o Joaquim para explorar o que nos faltava do vale de Viñales: os mogotes, as formações rochosas calcárias que fazem lembrar (ainda que em pequena escala) o sul da China, a Gruta do Índio, um ex-libris da região mas um pouco decepcionante para quem tem grutas tão belas em Portugal, e o Mural da Pré- História, uma obra de arte em honra dos povos primitivos da ilha de Cuba ali em Viñales.
6. Explorar muitas plantações e paisagens de tabaco
Ainda tivemos tempo para mais uma visita a uma plantação de tabaco de Viñales, a terceira que visitámos em Viñales. Sim, muitas, mas todas com belas histórias familiares e muitas coisas para nos ensinarem.
7. Visitar a povoação e o mercado artesanal de Viñales
A manhã em Viñales foi fantástica e ainda tivemos tempo para um passeio pelo mercado de artesanato de Viñales antes de almoçar, num dos belos restaurantes que surgem em Viñales como cogumelos.
Pouco passava das 14h quando Carlos e Marielle nos apanharam na casa de Jani em Viñales. Só tivemos tempo para um pequeno baloiço na cadeira da varanda e alguns segundos depois já estávamos a carregar as mochilas no Chevrolet de 1952 que ontem nos tinha trazido a este pequeno paraíso de Viñales.
Regresso a Havana
Foi com muita pena que deixámos Viñales para trás. Mas foi com muita alegria que reencontramos Carlos e Marielle. Abraçámo-nos em Viñales e seguimos em direcção a Havana. Em pouco mais de duas horas estávamos a parar na autoestrada, para dar boleia a um casal americano cujo carro tinha avariado. Eram quase cinco horas da tarde, com o raios de sol já a dar um tom alaranjado aos edíficios, quando chegámos a Havana.
Carlos deixou-nos na Casa Joaquina, a nossa “habitacion” para os próximos dias. Manuel é um senhor bem disposto, calvo, baixo e marido de Joaquina, a dona da casa. É Manuel quem gere o negócio da Casa Particular, uma nova forma de alojamento local, completamente regulamentada pelo Estado Cubano e legal. Fizemos o registo, que Manuel vai enviar para o governo cubano, e saímos para uma volta com os últimos raios de sol na capital cubana.
Estamos ao lado do Capitólio, nas portas do Bairro Chino, por isso quase todos os nossos companheiros de casa são asiáticos. Com o sol a descer em Havana não faltam motivos para fotografar por ali. Terminámos o dia na Plaza Vieja, jantando com o Zé e a Natália, um dos carapaus que faz parte do grupo que nos vai acompanhar na viagem de Verão no Rally Mongol. Fumámos uns puros, que trouxemos de Viñales, bebemos uns mojitos e rimos muito. Cuba é isto. É alegria nas ruas, boa disposição e muita, mas muita felicidade nos rostos.
SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR CUBA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens e para visitar Cuba e Viñales. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
bom dia
estou a planear uma viagem de ferias até cuba em janeiro. é facil viajar de Havana para outras cidades de Cuba (Trinidad, Vinales ou Santiago de Cuba)?
o V/guia “Carlos” é contratável? o alojamento é de baixa qualidade e é só recomendavel hoteis de 5*?
obrigado
Paulo Cardoso
Olá,
Antes de mais muitos parabéns pelo blog. Estou a planear uma viagem para Cuba em 2020 e o teu blog está a ser uma óptima ajuda! 🙂
Queria perceber como conseguiram o Carlos para irem até Vinales. Foi a partir da casa onde ficaram alojados em Havana?
Continuação de boas viagens!
Foi na casa particular sim.
Olá, Carla
O vosso blog é espetacular! Em dezembro próximo, vamos passar 2 semanas em Cuba e estamos a “usar” as vossas dicas para nos orientarmos.
Uma questão: é possível contactar o Carlos (o vosso motorista) por email?
Muito obrigada!
E que continuem as viagens!!
Olá Carla. Infelizmente não temos o contacto, lamento.