C U B A 🇨🇺 3º dia – Visitar Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Visitar Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

Percorremos as estradas de Cuba num Chevrolet em direcção a Oeste, a caminha de Viñales, a maior região produtora de tabaco do país. Carlos e Mariella são os nossos anfitriões e levam-nos pelas paisagens rurais de Cuba com paciência suficiente para responder às nossas questões. A ligação entre nós foi quase instantânea e Carlos resolveu transformar a nossa viagem de táxi até Vinãles num tour, sem nos cobrar mais nada por isso.

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

Em Vinãles levou-nos até ao mirador Jazmines, onde se pode desfrutar de uma vista fabulosa sobre as formações rochosas carsícas de Vinãles, com pináculos ponteando as plantações de tabaco.

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

Vinãles é um encanto de beleza, singularidade e alma cubana. Carlos diz-nos “te voy a levar hasta la mejor plantación de tabaco de Vinãles. Vamos a visitar Marti.” E fomos.

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

Marti é um sexagenário cubano, com pele escura queimada pelo sol e que usa um charuto no canto da boca. O cheiro a tabaco inunda o ar. Depressa nos deixámos contagiar pela sua paixão pela produção de tabaco, algo que está na sua família há quatro gerações. Marti diz-nos “lo governo nos quita quasi todo lo tabaco, 90%”. Mas não esconde que as terras que cultivam, a casa e todos os recursos que usa são dados pelo governo. Com os 10% que lhe resta, produz charutos orgânicos, sem qualquer produto químico, que vende aos turistas e a particulares. Esse dinheiro é o “lucro” do seu trabalho, que serve para viver de melhor forma. Em troca, o governo não permite que use marcas nos charutos nem que os exporte. Uma relação que não deixa Marti descontente já que o turismo em Vinãles tem crescido imenso e estima-se que passem cerca de três mil turistas por dia na povoação.

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

Fumámos um puro, como chamam aos charutos por aqui, a seu lado, enquanto nos explicava como se produz o tabaco, se enrola e quais os segredos da família. Em Vinãles os charutos fumam-se com a ponta embebida em mel, tal como fumava Che Guevara, pois o mel funciona como um filtro natural, permitindo assim a Che, que era asmático, fumar como qualquer outro revolucionário. Marti também retira a veia central da folha do tabaco, diminuindo assim a nicotina em 98%, o que diminui a possibilidade de viciação e os problemas de saúde associados. Marti fala com o coração e isso vê-se e sente-se.

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

Era hora de rumármos à nossa casa particular. Maria, irmã de Mariella, tinha a casa cheia por isso ficámos com a sua vizinha, Jani. Mostrou-nos o quarto, simples mas muito limpo e com casa de banho. Ficámos. A pequena povoação de Viñales cresceu e hoje está cheia de casas particulares de população que aluga quartos aos turistas de forma a equilibrar o seu orçamento. Pagam uma percentagem ao governo cubano, e a actividade é completamente regulamentada, permitindo assim uma fonte de receita extra às famílias e ao Estado. As famílias ganham mais nas refeições que proporcionam aos turistas, mas o aluguer dos quartos também lhes permite fazer negócios de passeios e restaurantes, ganhando uma pequena comissão. Foi isso que fizemos, marcámos um passeio de cavalo para a parte da tarde e depois de um almoço criolo campestre, conhecemos Elias, o nosso cowboy.

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

Montámos dois cavalos bem tranquilos, Pemba e Robusto, que nos levaram pelo Parque Natural de Viñales, desfrutando das magníficas paisagens do vale do Silêncio.

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

Visitámos lagos, plantações de café, tabaco e rum, grutas e miradouros. Quando deveríamos assistir ao pôr-do-sol, o céu cobriu-se de nuvens. Poucos minutos depois começava a chover. Resguardámo-nos no restaurante El Campesino, onde jantámos comida criola típica de Viñales. A noite ainda nos exibiu uma lua cheia magnífica.

C U B A 🇨🇺 Terceiro dia – Viñales | Crónicas de uma viagem a Cuba

Veja aqui o resto das crónicas da nossa viagem a Cuba

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Carla Matias diz: Responder

    Olá, Carla
    O vosso blog é espetacular! Em dezembro próximo, vamos passar 2 semanas em Cuba e estamos a “usar” as vossas dicas para nos orientarmos.
    Uma questão: é possível contactar o Carlos (o vosso motorista) por email?
    Muito obrigada!
    E que continuem as viagens!!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Carla. Infelizmente não temos o contacto, lamento.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.