Os melhores cayos e praias de Cuba (com dicas de viagem) | Cuba

Os melhores cayos e praias de Cuba (com dicas de viagem) | Cuba

Cuba, nas Caraíbas, está rodeada por corais, areias brancas e finas como farinha, mar azul turquesa e celeste, ponteado por recifes de coral. Com estas características, as praias de Cuba são das mais belas do mundo e, como tal, o local ideal para quem procura um destino de praia. A ilha principal tem algumas das mais bonitas praias de Cuba, mas para quem procura exclusividade e glamour nos resorts, deve dirigir-se aos cayos.

Pode ver todas as dicas para viajar em Cuba neste artigo.

Os cayos de Cuba são pequenas ilhas, línguas da areia, exclusivas, geralmente sem povoações. São locais para férias de praia, onde não existe população local, apenas resorts em regime de tudo incluído. As mais famosas e belas praias de Cuba estão nos cayos, mas chegar lá e poder usufruir destes pedaços do paraíso tem um preço.

Pode ver aqui como tirar o seu visto para Cuba.

Cuba tem praias para todos os gostos e carteiras, assim como cayos. Os cayos são sempre necessariamente mais caros do que as praias da ilha principal, já que envolvem o alojamento em resort e não são servidas por transporte público. Assim, para cada um dos cayos e praias de Cuba que conhecemos, vamos apresentar-lhe os prós e contras de as visitar, bem como dicas para as alcançar e onde se alojar. Aproveite o melhor das praias de Cuba e escolha uma praia à sua medida e à medida da sua carteira.

Os melhores cayos e praias de Cuba

1.  CAYO LARGO SUL

Dificilmente vai encontrar praias de Cuba mais paradisíacas do que em Cayo Largo Sul. Esta é a ilha mais exclusiva de Cuba. Para lá chegar tem que apanhar um voo operado apenas pelas companhias nacionais cubanas, que saem de Havana.

A exclusividade da ilha vem na forma de apenas 5 resorts: o Sol, o Pelicano, o Playa Blanca, o Villa Iguana e o Villa Marinera. Não há qualquer tipo de povoação na ilha, apenas um bairro onde vivem os trabalhadores dos resorts. A ilha tem pouco mais de 20 km de comprimento e é rodeada por praias de areia branca de coral, fina como farinha, e mar azul celeste. Todos os resorts têm praias em frente, algumas delas magníficas, como é o caso do resort de Playa Blanca, no entanto, as melhores praias de Cuba estão a curta distância de transporte do resort. Para tal, há que pagar 5 CUC/pessoa (ida e volta) e conhecer algumas das mais belas praias da ilha. As praias mais bonita são:

  • Praia Paraíso
  • Praia Sirema
  • Praia Blanca
  • Praia Los Pinos
  • Praia Tortuga
  • Praia Lindamar

A partir da marina de Cayo Largo é possível apanhar um catamaran para explorar os pequenos ilhéus e mini cayos à volta, nomeadamente Cayo Rico e Cayo Rosário, paraísos para mergulho e snorkel, assim como Cayo Iguana, povoado por iguanas. Os Cayos Pajaro e Cantiles são paraísos da biodiversidade cubana.

Dicas para visitar Cayo Largo Sul:

  • Para chegar a Cayo Largo Sul tem que comprar o seu voo através de uma agência nacional cubana. Os preços são fixos. Nós usámos a CubaTours mas pode usar outra qualquer. Na altura em que voámos, Abril 2018, o voo custou 162 CUC/pessoa (ida e volta de Havana).
  • Para comprar estes voos pode fazê-lo pela internet antecipadamente entrando em contacto com a agência, ou então marcar quando chegar a Havana. Foi isso que fizemos. Convém marcar com pelo menos dois dias de antecedência.
  • O melhor local para arranjar voos e tours para Cayo Largo Sul é nos grandes hotéis de Havana ou Varadero. Todos os principais hotéis têm delegações dessas agências.
  • Os voos para Cayo Largo Sul não têm horário fixo. Os horários são confirmados pela companhia aérea no dia anterior. Geralmente saem de Havana de manhã e regressam a Havana à tarde. No entanto, os horários podem ser alterados. Foi isso que aconteceu com o nosso voo de regresso que saiu de Cayo Largo Sul pela manhã. Pode ler a nossa história aqui.
  • A escolha do resort depende do que pretender para a sua viagem. Nós escolhemos o Sol Cayo Largo, que é considerado o melhor da ilha. Na época alta custa 92 CUC/pessoa por noite. Nós apanhámos o primeiro dia a época baixa, por isso custou-nos 63 CUC/pessoa por noite, em regime tudo incluído.
  • Para ir para as praias mais bonitas da ilha, praia Paraíso e praia Sirena, há que apanhar um transfer do resort. Os transfers custam 5 CUC/pessoa (ida e volta).
  • A praia Paraíso dista pouco mais de um quilómetro da praia Sirena. A melhor forma de usufruir da praia é pedir para o transfer o deixar na praia Paraíso ao início do dia e, depois, ao final do dia, o transfer apanhá-lo em Sirena. As praias são maravilhosas, são das mais belas praias de Cuba. Não tenha dúvidas.
  • Daquilo que ouvimos o ponto negativo de Cayo Largo Sul é a qualidade da comida. Efectivamente no resort onde ficámos a comida de buffet era razoável, assim como a dos restaurantes à la carte. No entanto, a comida era muito inferior à do resort de Cayo Coco.
  • Pode ainda visitar Cayo Largo Sul numa excursão de um dia a partir de Havana. Os tours custam cerca de 170 CUC/pessoa e saem às terças-feiras. Sempre dá para desfrutar das melhores praias de Cuba.
  • Cayo Largo Sul é o melhor cayo para visitar nos meses de verão pois raramente é afectado pelos furacões.


2. CAYO GUILHERMO

Cayo Guilhermo insere-se no conjunto dos cayos norte de Cuba, os chamados Jardins del Rey, na província de Ciégo de Ávila. Estes cayos estão interditos a cubanos e ali só existem resorts com regime tudo incluído. Chegar ali não é fácil mas vale a pena, já que é em Cayo Guilhermo que está, a que é considerada, a mais bonita das praias de Cuba – Praia Pilar.

A praia Pilar justifica claramente uma viagem a Cayo Guilhermo e, para quem gosta de praia, este é o melhor local para se alojar, já que o transporte até à praia pode ser feito a pé, de bicicleta ou de autocarro turístico.

A praia do Pilar não é grande, mas tem a água mais transparente que já vimos no mundo, sem qualquer tipo de ondulação e areia branca e fina como se fosse açúcar. A temperatura é perfeita, nem muito quente nem muito fria. Ronda os 27ºC e está quase à temperatura do corpo. É mesmo um pedaço do paraíso e uma das melhores praias de Cuba.

Dicas para visitar Cayo Guilhermo:

  • Para chegar a Cayo Guilhermo pode ir de táxi privado desde Havana (custa cerca de 120 – 150 CUC) ou de avião, já que existe aeroporto. Um táxi desde o aeroporto até Cayo Guilhermo custa 20 CUC.
  • Outra opção para chegar a Cayo Guilherme é combinar o autocarro com o táxi. Cayo Guilhermo e Cayo Coco não são servidos por autocarro mas pode apanhar autocarro até Ciégo de Ávila e, de lá, apanhar um táxi para Cayo Guilhermo. O táxi entre Cayo Guilhermo e Ciégo de Ávila custa 70 a 80 CUC. O autocarro entre Havana e Ciégo de Ávila custa 27 CUC/pessoa com a Via Azul. A viagem de autocarro desde Havana demora 7 horas e há um autocarro nocturno e outro que sai de manhã. O táxi entre Ciégo de Ávila e Cayo Guilhermo demora 2h30.
  • Há vários resorts em Cayo Guilhermo, mas daquilo que vimos os melhores e mais bem localizados, que dão para ir para a praia Pilar a pé, são o Iberostar Playa Pilar, o Grande Centara Beach Resort Cayo Guilhermo, o Grand Muthu Resort Cayo Guilhermo (abriu em Abril de 2018), o Hotel Sol Cayo Guilhermo e o Hotel Melia Cayo Guilhermo. Para quem quer explorar estas praias de Cuba são a melhor opção.
  • Se não ficar perto da praia do Pilar não se preocupe. Há autocarros turísticos que fazem a ligação entre todos os resorts dos cayos, inclusive os de Cayo Coco e a praia. O autocarro custa 5 CUC/pessoa (ida e volta).
  • Pode alugar um tapa-sol de palha com duas espreguiçadeiras na Praia do Pilar, para todo o dia, por 10 CUC.

Pode ver o relato das nossas aventuras em Cayo Guilhermo e na praia do Pilar neste artigo.


3. CAYO COCO

Logo ao lado de Cayo Guilhermo está Cayo Coco, uma das estâncias balneares mais populares na ilha de Cuba devido à beleza das suas praias e à existência de resorts de elevada qualidade. Nós optámos por nos alojar em Cayo Coco por várias razões:

  • Tem os melhores resorts de Cuba.
  • O transporte é mais fácil e económico.
  • É fácil e barato chegar à praia Pilar.
  • Permitia-nos conhecer melhor os cayos do norte.

Cayo Coco é a base para explorar a praia dos Flamencos, uma praia com quase 3 km de comprimento e uma das mais belas dos cayos. Esta é uma das praias de Cuba em que pode caminhar até se cansar e terá sempre pé. As águas são mais azuis esverdeadas, tipo aquamarina, e as areias brancas e finas com recifes de coral. Os corais partilham a praia connosco, dão-de-lhe um ar ainda mais tropical.

Há vários resorts em Cayo Coco, tantos que é difícil conhece-los todos. Daquilo que vimos, o que escolhemos, o Pullman Cayo Coco, era definitivamente o melhor. A localização era genial, bem de frente para a praia, com um lobby de entrada e bar com vista sobre o mar que enche o olho logo à chegada. Depois tinha inúmeras piscinas maravilhosas, cheias de esplanadas, bares e espreguiçadeiras. Mas o nosso cantinho preferido foi um alpendre de madeira, geralmente utilizado para fazer casamentos. Era lindo.

Os restaurantes são fantásticos, tanto os de buffet como os à la carte. Numa das noites jantámos no Restaurante Gourmet, com música ao vivo tocado no piano, comendo um misto de lagosta e carne, acompanhado de um magnífico vinho chileno. Foi definitivamente uma óptima opção.

Dicas para visitar Cayo Coco:

  • Para chegar a Cayo Coco pode ir de táxi privado desde Havana (custa cerca de 100 – 120 CUC) ou de avião, já que existe aeroporto. O táxi desde o aeroporto custa 5 CUC.
  • Outra opção para chegar a Cayo Coco é combinar o autocarro com o táxi. Cayo Coco não é servido por autocarro mas pode apanhar autocarro até Ciégo de Ávila e, de lá, apanhar um táxi para Cayo Coco. O táxi entre Cayo Coco e Ciégo de Ávila custa entre 50 a 60 CUC. O autocarro entre Havana e Ciégo de Ávila custa 27 CUC/pessoa com a Via Azul. A viagem de autocarro desde Havana demora 7 horas e há um autocarro nocturno e outro que sai de manhã. O táxi entre Ciégo de Ávila e Cayo Coco demora 1h30. O taxista que nos levou até Cayo Coco, desde Ciégo de Ávila e depois nos levou de Cayo Coco até Trinidade chama-se Modesto. O seu número de tlm é (01) 54040037 e de telefone (0053) 33222115.
  • O resort onde ficámos em Cayo Coco foi, daquilo que vimos, a melhor opção e voltaríamos a usá-lo novamente. Era completamente novo, com comida deliciosa e atendimento excepcional. Ficámos no Pullmann Cayo Coco Resort.
  • Há vários resorts em Cayo Coco por isso pesquise e escolha o mais adequado para aquilo que procura.
  • Chegar à praia Pilar é fácil. Há autocarros turísticos que fazem a ligação entre todos os resorts dos cayos, inclusive os de Cayo Coco e a praia. O autocarro custa 5 CUC/pessoa (ida e volta). A viagem pode demorar mais ou menos tempo dependendo da distância do resort à praia, mas na generalidade demora cerca de uma hora. Não perca de maneira nenhuma uma ida à praia Pilar já que é considerada a mais bela das praias de Cuba.
  • Pode alugar um tapa-sol de palha com duas espreguiçadeiras na Praia Pilar, para todo o dia, por 10 CUC.
  • A partir de Cayo Coco é possível conhecer a baía de Perros, que costuma estar cheia de flamingos, mas desde o último furacão em Novembro de 2017 que desapareceram. Um bom ponto de observação é o Parador La Silla.
  • É possível também conhecer a parte pantanosa da ilha, belíssima, durante a viagem entre Cayo Coco e Cayo Guilhermo.

Pode ver o relato das nossas aventuras em Cayo Coco neste artigo.


4. PRAIA DE SANTA MARIA

Às portas de Havana, a menos de 15 km de distância, está uma das mais fantásticas e maravilhosas praias de Cuba. A praia tem água completamente azul celeste e só dá vontade de mergulhar e não sair mais da água. Esta, ao contrário dos cayos, é uma praia popular, com mais cubanos do que turistas, o que lhe dá um ar muito mais característico. A vantagem é que pode privar com os cubanos, apreciando o seu modo de vida e ouvindo música cubana. Aos domingos está cheia de gente. Durante a semana é tranquila.

Junto há praia existem vários bares e restaurantes com esplanadas, onde se pode comer peixe fresco e marisco, nomeadamente lagosta de tamanho XL! A comida é divinal. Agarre num mojito ou numa cerveja cubana e vá para a água, juntando-se aos outros cubanos que fazem o mesmo.

A praia está rodeada de palmeiras e dunas, isolando-a dos hotéis e habitações que se encontram por trás da linha de areia. É uma das praias de Cuba verdadeiramente magníficas.

Há canoas para alugar, assim como paddles e barcos para fazer passeios. Esta é uma praia magnífica para aproveitar Havana e fugir do calor tórrido da cidade. É uma praia excelente para combinar com um dia em Havana, já que pode ir para a praia da parte da manhã e visitar Havana da parte da tarde. Os seus dias serão perfeitos. É garantido.

Dicas para visitar a Praia de Santa Maria:

  • A maioria das pessoas apanha o autocarro turístico em Havana, de frente para o Hotel Inglaterra, no Parque Central, que custa 5 CUC/ida e volta. É uma excelente opção, já que existem vários autocarros ao longo do dia, tanto num sentido como no outro. A viagem demora cerca de 30 a 40 minutos. Pode carregar na fotografia para ver os horários do autocarro.

  • As filas para apanhar o autocarro podem ser muito grandes mas coloque-se na fila mesmo assim. Alguns taxistas irão ter consigo com óptimas propostas. Uma das primeiras propostas e mais frequente é o táxi partilhado. A maioria dos taxistas vão-lhe oferecer uma viagem de ida por 5 CUC/pessoa. É óptima opção, especialmente se estiver com dezenas de pessoas à sua frente, já que pode não entrar no próximo autocarro e ter que esperar mais de uma hora na fila.
  • No entanto, se tiver paciência para esperar, há taxistas que lhe vão oferecer a viagem para a praia de Santa Maria por 5 CUC/pessoa, ida e volta. Neste caso, o taxista leva-o para o local que quer na praia e depois você combina com ele a hora a que o vem buscar. Funciona na perfeição e sai ao mesmo preço que o autocarro, com a diferença que faz a viagem em 15 minutos e não tem que esperar na fila por tempo indeterminado.
  • Escolha um restaurante da praia, geralmente atrás das dunas e do palmeiral, para comer peixe e lagosta grelhada. É delicioso. Nós comemos no Las Canchas, lagosta e peixe 5 estrelas, por 18 CUC a lagosta XL.


5. PRAIA ANCON

A poucos quilómetros de Trinidade também pode fazer praia. A praia não é bonita como a dos cayos ou a de Santa Maria mas é tranquila e tem águas azuis turquesa e areia branca. É um óptimo destino para quebrar o calor da cidade de Trinidade e combinar praia e cultura no mesmo local. Pode também ser uma óptima opção para quem procura as praias de Cuba.

Quando visitámos a praia Ancon estava nublado por isso ela não exibiu o seu potencial. No entanto, a água era muito boa para banhos.

Dicas para visitar a Praia Ancon:

  • Para chegar à praia a melhor forma é apanhar um táxi partilhado em Trinidade. O táxi custa 8 CUC, que dividido por 4 dá 2 CUC/pessoa.
  • Na praia há vários lugares para comer e beber.
  • Há casas de banho públicas mas são sujas.
  • Há casas particulares onde se pode alojar em La Boca, uma aldeia ao lado da praia, ou em Casilda. Se preferir hotel, pode alojar-se bem de frente para o mar no Hotel Ancon Club.
  • A melhor opção de alojamento é, no entanto, em Trinidade, uma cidade colonial belíssima com óptimo ambiente diurno e nocturno, com excelentes restaurantes e cafés. Tem bons hoteís e casas particulares.

6. PRAIA LARGA e PRAIA GIRÓN

O paraíso backpacker para os mochileiros que procuram as praias de Cuba é a Praia Larga e a Praia Girón. São óptimas praias para mergulho e snorkel, com óptimas casas particulares para se alojar. Só conhecemos as duas praias de passagem mas ficámos seriamente impressionados e com vontade de voltar.

Dicas para visitar a Praia Larga e Praia Girón:

  • Há autocarros de Havana, Trinidade e Cienfuegos para as praias, o que faz delas muito acessíveis. Ficam na linha entre Havana e Trinidade.
  • Alojar-se nas praias é barato porque há várias casas particulares, muitas à volta de 20 CUC, que permitem desfrutar das praias de Cuba de forma muito económica.


7. VARADERO

Varadero é a estância balnear por excelência de Cuba. A maioria das pessoas só conhece as praias de Varadero, que são lindíssimas e, de acordo com a população local, do melhor que Cuba tem. Nós optámos por não ir a Varadero, não porque não quiséssemos mas porque não tínhamos tempo para tudo e por isso acabou por ficar de fora em detrimento dos cayos.

Dicas para visitar a Varadero:

  • Chegar a Varadero é fácil e económico. Há quatro autocarros diários da Via Azul, táxis partilhados, voos internos e táxis privados. O mais barato é o autocarro, que de Havana a Varadero custa 10 CUC/pessoa. Os táxis partilhados custam entre 15 e 20 CUC/pessoa. Há ainda autocarros de Trinidade para Varadero, uma rota também muito usada. Esses autocarros custam 20 CUC/pessoa. Pode ver os horários dos autocarros aqui.
  • Em Varadero poderá alojar-se em hotéis, resorts ou casas particulares, o que faz desta zona um óptimo local para todas as carteiras.
  • Varadero tem 17 km de praias de areia branca e fina e mar azul celeste na sua península mas cada zona é distinta. Se procura casas particulares, a maioria estão no início da península, a parte sudoeste. Os resorts estão na ponta da península, a nordeste, depois de passar o campo de golf.

Não perca mais tempo, marque já a sua viagem para conhecer as praias de Cuba!

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

      Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

 Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

      Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

     Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

4 Comentários

  1. Maria Tereza diz: Responder

    Este é só para corrigir meu email. Foi errado no outro comentário.
    Abraços!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Respondi por aqui. 😀

  2. Maria Tereza diz: Responder

    Oi, Carla. Tudo bem?

    Sou geógrafa como você e adoro ler seus relatos. Temos gostos parecidos.
    Sou brasileira e vou para Cuba no próximo mês. Onde você acha que vale mais a pena ficar hospedada: Cayo Coco ou Cayo Guilhermo?

    Obrigada! :)

    1. Carla Mota diz: Responder

      Se fosse agora, eu ficaria em Cayo Guilhermo. Coloquei aqui as minhas opções de alojamento. Era essa a ordem que usava sim.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.