Havana é um mundo e a Praia de Santa Maria em Havana é outro! Acordar com o som da salsa na casa do lado é maravilhoso. O nosso anfitrião dá-nos os bons dias, e brinda-nos com um sorriso. Diz-nos, não percam a praia azul, a Praia de Santa Maria. Nas ruas, as crianças brincam alegres e divertidas. Assim é a vida na capital cubana. Durante a manhã percorremos as ruas da cidade, visitando alguns dos lugares que nos faltavam, mas principalmente sem rumo. Queríamos falar com as gentes, ouvi-los e sentir a sua cultura. Havana é uma cidade cosmopolita e cheia de carisma.
Se está a pensar viajar em Cuba estes são alguns artigos que temos no nosso blogue e que lhe podem interessar
- VIAJAR EM CUBA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Cuba.
- PRAIAS DE CUBA E CAYOS – Um artigo com as melhores praias e cayos de Cuba com dicas de alojamento e transporte em cada uma delas.
- VISTO DE CUBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o seu visto para Cuba.
- VISITAR HAVANA – Um artigo com dicas do ver e fazer quando visitar Havana, melhores alojamentos, transportes, dicas e onde comer na capital de Cuba.
- CASAS PARTICULARES EM CUBA – Um artigo recheado de dicas e informação sobre reservar casas particulares em Cuba e alojar-se com famílias cubanas na sua viagem a Cuba.
- ROTEIRO EM CUBA – Um artigo com o roteiro de viagem que fizemos em Cuba durante duas semanas no país.
- PULLMAN CAYO COCO – O artigo onde partilhamos a nossa experiência neste resort de Cuba.
- VISITAR VIÑALES – Tudo o que precisa de saber para visitar Viñales está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente.
- VISITAR CAYO LARGO SUL – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Largo Sul está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
- CAYO COCO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Coco está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
- CAYO GUILLERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Guillermo está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
- VISITAR TRINIDAD – Tudo o que precisa de saber para visitar Trinidad está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente.
- VISITAR CIENFUEGOS – Tudo o que precisa de saber para visitar Cienfuegos está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente.
- PRAIA DE SANTA MARIA HAVANA – Tudo o que precisa de saber para visitar a praia de Santa Maria está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
VISITAR HAVANA E A PRAIA DE SANTA MARIA
Visitámos mercados. Conversámos com solteiras, casadas e viúvas, homens, novos e velhos. Brindámos com mojitos logo desde a manhã. Deambulámos perdidos e encontrámos tudo aquilo que procurávamos. Beleza, cor, cheiros, alegria, sorrisos, música e ritmo.
Havana foi muito mais do que podíamos ter esperado. Recebi pedidos de casamento. Convites para entrar nas casas das pessoas. Convites para beber um mojito. Convites para dançar. Tudo até à hora do almoço, período em que decidimos apanhar um táxi para a praia de Santa Maria, a apenas 15 km da capital cubana. Havana não poderia ter-nos surpreendido mais.
Visitar a praia de Santa Maria
A praia de Santa Maria, a menos de 20 km da cidade e 5CUC/pessoa (ida e volta) de táxi partilhado, é mais um pedaço de paraíso. O casal sexagenário francês com quem dividimos o táxi vive em Cuba. Dizem-nos onde devemos ficar na praia de Santa Maria e aconselham-nos o melhor boteco para almoçar. Dizem-nos.
– Aqui come-se o melhor marisco e peixe da Praia de Santa Maria. Não percam.
E não perdemos. Despedimo-nos, combinámos com o motorista uma hora para nos vir buscar à praia de Santa Maria e seguimos por entre as palmeiras.
Saquei logo as sandálias mas a areia da praia de Santa Maria, fina como farinha, queimava. Tive de correr em direcção ao mar da praia de Santa Maria. Mergulhei. A água estava à temperatura do corpo. Nem mais quente nem mais fria. Perfeita a praia de Santa Maria. Ao meu lado, um grupo de cubanos bebendo rum e cerveja no mar. Confraternizam. Hoje é domingo e todos aqueles que podem vêm para as praias do Leste, como são conhecidas estas praias de Havana. A praia de Santa Maria é um delas.
O nosso anfitrião em Cuba chamou à praia de Santa Maria “praia azul” e rapidamente percebemos porquê. O azul celeste do mar confunde-se com a cor do céu iluminado pelo sol. O dia estava perfeito na praia de Santa Maria.
Depois de um mergulho rápido na praia de Santa Maria, almoço dos deuses: lagosta e peixe grelhado, acompanhado por um mojito bem fresquinho. Não um, dois. Tínhamos que gastar o resto dos pesos cubanos pois voltaríamos a Portugal nessa noite. Já bem bebidos e comidos, voltamos à praia de Santa Maria.
Novo mergulho, passeio pela Praia de Santa Maria e um pouco de “dolce far niente“. Sabe tão bem, até para nós.
À hora marcada com o motorista saímos da Praia de Santa Maria. Bebemos mais um mojito enquanto esperávamos pelo carro e poucos minutos depois ele chegava à praia de Santa Maria. Levou-nos de regresso a Havana, onde tínhamos duas horas para uma bebida e um jantar de despedida.
Terminar o dia com mojitos, dauquiris, a cantar e a dançar, seguida de um jantar de lagosta é um luxo. Um luxo para comemorar uma das melhores viagens que já fizemos.
Dicas para visitar a Praia de Santa Maria
- A maioria das pessoas apanha o autocarro turístico em Havana, de frente para o Hotel Inglaterra, no Parque Central, que custa 5 CUC/ida e volta. É uma excelente opção, já que existem vários autocarros ao longo do dia, tanto num sentido como no outro. A viagem demora cerca de 30 a 40 minutos para as praias de Cuba. Pode carregar na fotografia para ver os horários do autocarro para estas praias de Cuba.
- As filas para apanhar o autocarro para as praias de Cuba podem ser muito grandes mas coloque-se na fila mesmo assim. Alguns taxistas irão ter consigo com óptimas propostas. Uma das primeiras propostas e mais frequente é o táxi partilhado. A maioria dos taxistas vão-lhe oferecer uma viagem de ida por 5 CUC/pessoa para a Praia de Santa Maria. É óptima opção, especialmente se estiver com dezenas de pessoas à sua frente, já que pode não entrar no próximo autocarro e ter que esperar mais de uma hora na fila para a praia de Santa Maria.
- No entanto, se tiver paciência para esperar, há taxistas que lhe vão oferecer a viagem para a praia de Santa Maria por 5 CUC/pessoa, ida e volta. Neste caso, o taxista leva-o para o local que quer na praia e depois você combina com ele a hora a que o vem buscar. Funciona na perfeição e sai ao mesmo preço que o autocarro, com a diferença que faz a viagem em 15 minutos e não tem que esperar na fila por tempo indeterminado.
- Escolha um restaurante da praia de Santa Maria, geralmente atrás das dunas e do palmeiral, para comer peixe e lagosta grelhada. É delicioso. Nós comemos no Las Canchas, lagosta e peixe 5 estrelas, por 18 CUC a lagosta XL.
Às 20h30, Carlos e Marielle, o nosso motorista e já amigos desde o primeiro dia em Cuba, chegaram. Abraçamo-nos. Nós já tocados. Eles alegres por verem que tínhamos adorado Cuba. Dizem-nos:
– Beberam uns mojitos a mais, não?
Rimos. Com o desprendimento provocado pelo excesso de álcool, fizemos-lhes todas as perguntas que gostávamos de ter feito antes mas que não tínhamos tido coragem. A conversa foi fantástica. No aeroporto despedimo-nos com um magnifico e caloroso abraço, acompanhado por uma lágrima no olho. Cuba tinha mesmo mexido connosco. Tanto que foi a primeira vez que fizemos o check-in meio embriagados. Rimos quando descobri que na reorganização das mochilas no aeroporto deixei cuecas e soutien espalhados pelo chão. Cuba tinha batido bem forte no nosso coração. Tão forte que não lhe conseguimos dizer “adeus”. Dissemos-lhe “até logo” porque queremos muito “volver a Cuba”.
SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR CUBA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens e para visitar Cuba e a Praia de Santa Maria em Havana. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Parabéns pelo vosso blog, excelentes dicas de viagem, gostaria de saber qual o nome do restaurante em que almoçaram na praia Santa Maria?