VIAJAR EM CUBA – Dicas práticas para visitar, o que ver e fazer

VIAJAR EM CUBA - Dicas práticas para visitar, o que ver e fazer

Se está a programar viajar em Cuba há um conjunto de informações básicas que necessita de saber, nomeadamente no que toca a vistos e regimes de entrada para viajar em Cuba, que tipo de alojamento escolher, que transportes usar para viajar em Cuba, como funciona o dinheiro, qual a melhor altura a visitar, etc. Sendo assim, se esta é a informação que procura para viajar em Cuba, este artigo é para si. Se está a programar uma viagem a Cuba, deve começar por ler os nossos artigos com os relatos e crónicas da nossa viagem a viajar em Cuba.  Cuba é uma ilha magnífica, cheia de lugares fabulosos e que o vão querer ficar lá muito mais tempo do que tem programado para viajar em Cuba. Para começar a preparar uma viagem a viajar em Cuba veja quais os lugares mais fantásticos para visitar em Cuba, num artigo já publicado. Agora, veja as nossas dicas para viajar em Cuba.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

DICAS PARA VIAJAR EM CUBA


REGIME DE ENTRADA EM CUBA

Para viajar em Cuba precisa de um visto, que na realidade mais não é do que um cartão de entrada com os seus dados, separado em duas partes, uma que será entregue à entrada e outra à saída do país. Para conseguir o visto para viajar em Cuba basta dirigir-se à embaixada de Cuba em Lisboa, fazendo-se acompanhar de uma cópia dos voos e reservas de um ou vários alojamentos para viajar em Cuba (não precisa de reservas para todos os dias). Tem que preencher um impresso de pedido do visto para viajar em Cuba que terá que fazer o download aqui. O visto custa 22€/pessoa e é válido por 30 dias a viajar em Cuba (extensível por mais 30). Pode pedir o visto para viajar em Cuba presencialmente na embaixada ou pelo correio, assim como através de alguém conhecido. Se não for o próprio a pedir o visto para viajar em Cuba, há que pagar mais 25€/pessoa. O visto para viajar em Cuba é emitido no momento e está pronto para viajar em Cuba.

Para ver informações detalhadas de como tirar o visto para viajar em Cuba, veja este nosso artigo.

SE PRETENDER QUE UMA EMPRESA TRATE DO VISTO DE CUBA POR SI – Se pretender que uma empresa trate do seu visto de Cuba, pode recorrer aos serviços da iVisa para o visto de Cuba.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

QUANDO IR PARA CUBA

Cuba é um óptimo destino durante todo o ano, embora no verão possa apanhar a época dos furacões. Na estação seca, de Outubro a Abril, é a melhor altura para viajar em Cuba já que as temperaturas não são tão elevadas e é quase garantido apanhar todos os dias com sol. De Maio a Outubro, é a estação húmida e pode ocorrer precipitação, provocada pela convecção do ar tropical, originando ocasionalmente furacões. Se viajar em Cuba nesta altura, saiba que a costa norte é mais sujeita a furacões, daí que deva privilegiar os cayos do sul se pretender fazer praia nesta altura do ano. A temperatura da água varia entre os 25º e os 30ºC ao longo do ano.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR CUBA (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens e para visitar Cuba. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar em Cuba.  Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.


DINHEIRO PARA VIAJAR EM CUBA

Quando viajar em Cuba vai perceber que no início a questão da moeda pode parecer um pouco confusa. Em Cuba existem duas moedas paralelas. A moeda nacional, o CUP, o peso cubano, e a moeda criada especialmente para os turistas, o CUC, o peso convertível e indexado ao dólar americano. A maioria dos turistas só vê os CUC já que todos os preços são em CUC. No entanto, se viajar em Cuba de forma independente e com um orçamento limitado pode compensar trocar alguns CUP. Nós levantámos CUC no aeroporto e em Havana para viajar em Cuba. Não tivemos qualquer problema e o cartão da CGD funcionou sempre bem.

1 dólar = 1 CUC

1 CUC = 25 CUP

Dinheiro em Cuba
Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

Também levamos euros para viajar em Cuba e trocámos nas casas de câmbio, que se designam por Cadecas. Nestas casas, o câmbio é feito à taxa oficial e é a melhor opção. Tenha cuidado porque não aceitam dólares ou então cobram taxas extra. Também pode trocar dinheiro nos grandes hotéis quando viajar em Cuba mas as taxas de câmbio são pouco favoráveis.


CUSTO DE VIDA EM CUBA

Viajar em Cuba não é barato. Ainda que opte por transporte público para viajar em Cuba, como autocarros ou táxis partilhados, alojar-se em casas particulares e fazer refeições com comida de rua e em locais baratos, tudo o que envolve o seu dia-à-dia tem um custo superior ao praticado em Portugal. Assim, viajar em Cuba envolve alguma folga orçamental. Para manter um orçamento baixo, tem que evitar as gorjetas, que estão sempre a ser-lhe pedidas, discutir os preços das casas particulares e dos táxis, assim como comer afastado das ruas mais turísticas. Em Cuba, há que provar e desfrutar dos mojitos, daikiris e Cuba Livre, mas há que seleccionar bem os locais onde os vai beber, já que nos lugares mais famosos e turísticos têm preços proibitivos e que arrasam qualquer orçamento a viajar em Cuba.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

TRANSPORTES PARA VIAJAR EM CUBA

1. Viajar de autocarros em Cuba

Os transportes para viajar em Cuba são caros e vão constituir a maior fatia do seu orçamento enquanto estiver a viajar em Cuba. A forma mais económica de viajar em Cuba é usando os autocarros da Via Azul, uma empresa nacional cubana que percorre as principais cidades do país. O terminal da Via Azul em Havana é longe do centro e um táxi para lá chegar custa 8 CUC. O ideal é no primeiro dia a viajar em Cuba ir ao terminal e comprar os bilhetes que vai necessitar para toda a viagem. Programe bem. Nestas imagens tem os horários e preços praticados em Abril de 2018. Se carregar na imagem poderá ver melhor. Os bilhetes de autocarro podem ser comprados em qualquer terminal.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida
Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida
Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

2. Viajar de táxis partilhados em Cuba

Se não conseguir bilhetes de autocarro para viajar em Cuba não stress. Os táxis partilhados são uma óptima opção para viajar em Cuba e podem até compensar, já que poupa o dinheiro do táxi de ida e volta ao terminal. Para as principais cidades turísticas, nomeadamente Trinidade, Viñales, Varadero, Santa Marta e Cienfuegos há vários táxis partilhados. Os preços praticados variam um pouco mas para ter uma indicação:

  • Havana – Viñales: 20 CUC/pessoa
  • Havana – Trinidade: 25 CUC/pessoa
  • Havana – Santa Marta: 25 CUC/pessoa
  • Havana – Cienfuegos: 25 CUC/pessoa
  • Havana – Varadero: 25 CUC/pessoa
  • Viñales – Trinidade: 40 CUC/pessoa
  • Trinidade – Varadero: 30 CUC/pessoa
  • Havana – Playa Girón / Playa Larga: 30 CUC/pessoa
  • Havana – Playa de Santa Maria: 5CUC/pessoa (ida e volta)

3. Viajar de táxi privado em Cuba

Tirando os lugares mais turísticos para viajar em Cuba, pode ser necessário arranjar um táxi particular para viajar em Cuba. Estes são alguns preços dos táxis particulares que usámos ou que vimos os preços a viajar em Cuba:

  • Havana – Cayo Coco: 100 CUC/carro
  • Cayo Coco – Trinidade: 120 CUC/carro
  • Ciégo de Ávila – Cayo Coco: 50 CUC/carro
  • Ciégo de Ávila – Cayo Guilhermo: 70 CUC/carro
  • Aeroporto – Havana Velha: 20 CUC/carro

O Carlos foi um dos taxistas que nos fez várias viagens em Cuba. Conhecem-lo em Havana e fez-nos sempre bons preços e foi super porreiro a viajar em Cuba. Se o quiserem contactar, ele faz preços justos. O seu tlf é 5 249 4201.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

COMIDA EM CUBA

A comida em Cuba varia desde o delicioso ao regular! Se optar pelo peixe e marisco, a comida é fantástica. A lagosta grelhada é deliciosa, especialmente junto ao mar. Na maioria dos hotéis um prato de lagosta custa 20 CUC, mas é fácil comer lagosta em Havana e noutras cidades por 8 ou 9 CUC. A praia de Santa Maria, a leste de Havana, é um dos melhores locais para comer lagosta quando viajar em Cuba. O peixe grelhado também é maravilhoso. Se gosta mais de carne, saiba que os pratos nacionais são a comida criola, à base de frango. A qualidade depende muito de como é confeccionado.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

Para comer quando viajar em Cuba pode escolher os comedores públicos, do estado, geralmente muito económicos, mas sem grande qualidade. Depois há os Paladares, pequenos restaurantes privados. Se tiver CUP esta é uma boa opção porque a comida é muito económica e boa ou razoável. Para quem procura restaurantes mais ocidentais, Havana e Trinidade são os melhores locais para os encontrar, com boa comida, ambiente fabuloso e preços para todas as carteiras. Na generalidade come-se bem em Cuba.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

HIGIENE EM CUBA

As condições de higiene em Cuba são muito boas, tanto nos hotéis, como restaurantes e até nas ruas. Não há lixo no chão e a água da rede pública é de boa qualidade, embora não seja adequada para beber.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

ALOJAMENTO E ONDE DORMIR EM CUBA

Em Cuba pode alojar-se em hotéis, resorts ou casas particulares. Os cayos mais turísticos estão interditos a cubanos por isso só têm resorts em regime Tudo Inclúido, é o caso de Cayo Largo, Cayo Coco ou Cayo Guilhermo. Em Havana, Varadero, Trinidade e em quase todas as cidades do país pode optar pelos hotéis ou por casas particulares. As casas particulares são uma modalidade de alojamento recente, regulamentada pelo estado cubano e completamente legal. Podem ser marcadas através do airbnb ou de sites cubanos. Se optar por casas particulares marque antecipadamente para as primeiras noites. No local, as tarifas são bastante mais baixas.

Para saber mais como marcar a sua casa particular em Cuba veja este artigo.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

SEGURANÇA A VIAJAR EM CUBA

Cuba é um dos países mais seguros do mundo. Você não vê, mas há câmaras por todo o lado por isso a possibilidade de ser assaltado é quase nula. Pode andar descontraidamente nas ruas, sem medo de ser assaltado, quer de dia, quer de noite. Se tiver algum problema a viajar em Cuba, a probabilidade é que seja porque perdeu algo. Se tal acontecer, vá à polícia, mas prepare-se. Vai demorar muito… tempo.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

TELEFONE EM CUBA

Os telefones portugueses operam em Cuba, e são bons para receber e fazer chamadas. No entanto, as tarifas são proibitivas, com mais de 5€/minuto, nas chamadas efectuadas, e cerca de 2€/minuto, nas chamadas recebidas.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

INTERNET PARA VIAJAR EM CUBA

O acesso à internet em Cuba é regulamentado pelo estado e só poderá aceder através de um telemóvel ou computador usando um cartão da ETECSA. Este cartão tem um login de usuário e uma password que colocará no seu telemóvel para aceder ao browser da internet. Não é um SIM Card, é apenas um cartão pré-pago de acesso à internet. Estes cartões são vendidos na rua, desde 2 CUC ou 3 CUC/hora, mas o seu preço justo é 1.5 CUC/hora. Os cartões têm validade por isso confirme se o cartão que adquiriu está no prazo. O acesso à internet é feito apenas nas principais praças das cidades ou nos resorts e hotéis. Se vai para Cuba, adquira o seu cartão logo em Havana.

Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida
internet em Cuba

Informações úteis para viajar em Cuba

  • Embaixada de Cuba em Lisboa (Portugal)
  • Rua Pero da Covilhã, nº 14, 1400-297, Restelo, Lisboa (Perto do Estádio do Belenenses)
  • Estão abertos de 2ª a 5ª feira das 09h30 às 12h00. O atendimento é por ordem de chegada.
  • website 
Dicas para viajar em Cuba | Visto, alojamento, transportes, dinheiro, internet, comida

Se está a pensar viajar em Cuba estes são alguns artigos que temos no nosso blogue e que lhe podem interessar

  • VIAJAR EM CUBA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Cuba.
  • PRAIAS DE CUBA E CAYOS – Um artigo com as melhores praias e cayos de Cuba com dicas de alojamento e transporte em cada uma delas.
  • VISTO DE CUBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o seu visto para Cuba.
  • VISITAR HAVANA – Um artigo com dicas do ver e fazer quando visitar Havana, melhores alojamentos, transportes, dicas e onde comer na capital de Cuba.
  • CASAS PARTICULARES EM CUBA – Um artigo recheado de dicas e informação sobre reservar casas particulares em Cuba e alojar-se com famílias cubanas na sua viagem a Cuba.
  • ROTEIRO EM CUBA – Um artigo com o roteiro de viagem que fizemos em Cuba durante duas semanas no país.
  • VISITAR VIÑALES – Tudo o que precisa de saber para visitar Viñales está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente.
  • VISITAR CAYO LARGO SUL – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Largo Sul está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
  • CAYO COCO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Coco está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
  • CAYO GUILLERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Guillermo está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
  • VISITAR TRINIDAD – Tudo o que precisa de saber para visitar Trinidad está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente.
  • VISITAR CIENFUEGOS – Tudo o que precisa de saber para visitar Cienfuegos está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente.
  • PRAIA DE SANTA MARIA HAVANA – Tudo o que precisa de saber para visitar a praia de Santa Maria em Havana está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
  • PULLMAN CAYO COCO – O artigo onde partilhamos a nossa experiência neste resort de Cuba.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

36 Comentários

  1. Filipa Freitas diz: Responder

    Boa tarde! O blog é fantástico! Parabéns!!
    Já estive em Cuba, mas so vi Havana (1 dia) e Varadero (que não gostei muito). Vou agora de lua de mel (Junho) mais ou menos 12 dias. Pensei ficar 3\4 dias em havana fazer de carro cienfuegos, dormir em trinidad e passar mais 3\4 dias nos cayos, voltar para havana e acabar em cayo largo. q acha? Mudava alguma coisa? Obrigada pela informaçao

    1. Carla Mota diz: Responder

      Acho maravilhoso. Cuba merece. Mas acrescentaria aí apenas Viñales. Acho que vale a pena, nem que seja ir num dia e vir no outro.

  2. Cristina Tomás diz: Responder

    Olá!

    Adorei todas as dicas 😁😁

    1. Gostava de saber se o seguro de viagem é obrigatório?
    2. Se existe taxas de entrada ou saída do país?
    3. O visto tenho de tirar cá em Portugal ou posso tirar lá no aeroporto?

    Obrigada ❤️

    1. Carla Mota diz: Responder

      1. É obrigatório mas nem sempre confirmam. No entanto podem pedir-lo para tirar o visto.
      2. Não, pelo menos que eu saiba. Quando fomos não havia.
      3. Tem que tirar cá. No artigo sobre o visto de Cuba explico que poderá haver uma excepção mas é muito específico.

  3. Maria diz: Responder

    Boa tarde
    Parabéns pelas partilhas!
    Vou a Cuba no final do mês e não vou conseguir fazer tudo o que queria!
    Trinidad ou Viñales?
    Obrigada 🙏

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não sei bem… Talvez Trinidade.

  4. Miguel diz: Responder

    Olá Carla,

    Estou a tentar reservar alojamento em Havana através do booking no entanto, na fase do preenchimento de dados, há a questão do “motivo da viagem” em que somos obrigados a selecionar uma das 12 respostas pré-definidas. Não sendo nenhuma das hipóteses turismo, temos forma de ultrapassar essa questão? Em caso negativo, qual será o melhor meio para garantir um alojamento antes de chegar ao a Cuba?

    Desde já obrigado e parabéns pelo blog.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Quando nós fomos ainda não conseguimos usar o booking. Usamos o Airbnb.

  5. Sandra diz: Responder

    Quero planear uma viagem a Cuba para Maio mas os valores apresentados pelas agencias são muito elevados então queria aventurar-me a reservar tudo por mim, mas surgem-me várias questões.
    1. Estava a pensar ir duas semanas, visitar havanna e Varadero ficando em hoteis. Dos sitios que visitou aconselha mais algum sitio?
    2. Reparei que a Viazul permite comprar bilhetes de autocarro online. Aconselha usar essa opção de transporte ou o ideal será comprar no local? Confesso que o tema das deslocações é o que me traz mais preocupações
    3. Relativamente ao visto, com quanto tempo de antecedência pode ser pedido?
    Gostaria de conseguir comprar o máximo de coisas possíveis online para não correr riscos. Até agora so planeei viagens em países europeus, estou um pouco receosa por ser noutro continente.
    Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      1. Aconselho tudo em Cuba, menos Varadero. Há lugares muito mais bonitos e característicos. Dá uma olhada nos nossos artigos todos sobre Cuba.
      2. Quando nós fomos não dava sem cartão cubano. Deve ser igual.
      3. Cerca de 3 meses antes.
      Cuba é muito bom mas as reservas online são difíceis sem cartão multibanco cubano. Mas sem stress.

  6. Joanderson diz: Responder

    Olá Carla parabéns pelo blog!
    Você acha que é fácil conseguir um taxi de Cayo Coco para Havana, estando em algum resort em Cayo Coco?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Sim, o hotel arranja.

  7. Gustavo Agostinho diz: Responder

    Carla, vi no teu blog estes preços e queria te perguntar se te enganaste em alguns destes nomes?
    Havana – Santa Marta: 25 CUC/pessoa
    Havana – Playa de Santa Maria: 5CUC/pessoa (ida e volta)
    Santa Marta não será Santa Maria?
    E para a Playa Santa Maria ( deduzo que seja Cayo Santa Maria), que fica a mais de 4 horas de Havana, custa apenas 5 CUC (ida e volta)?????

    1. Carla Mota diz: Responder

      Os preços estão bem. A praia de Santa Maria é próximo de Havana. Foi a que nós estivemos. Não é nem Santa Marta nem é o Cayo de Santa Maria. Fica a cerca de 15 km de Havana.

  8. Susana Silva diz: Responder

    Olá Carla
    A nivel de cuidados previos de saúde é necessário algo em particular (vacinas, etc…)?
    Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Susana, geralmente não. Mas as vacinas às vezes dependem de surtos específicos, como é o caso do sarampo. Penso que neste momento não mas aconselho sempre a fazer a Consulta do Viajante.

  9. Sara diz: Responder

    Boa tarde,
    Uma vez que nunca levantaram dinheiro em Cuba, poderia dizer qual o valor médio que aconselha a levar de PT, para uma viagem no mesmo estilo da vossa?
    Muito obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Eu levaria cerca de 1000€/pessoa, ou equivalente em dólares.

  10. Vanda Gonçalves diz: Responder

    Olá estando em Cayo Guilhermo qual a forma mais econômica para visitar Havana? Quanto tempo de viagem? Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      O mais económico é autocarro para Ciégo de Ávila e depois táxi. Mas não é cómodo. Cómodo é avião ou tudo táxi.

  11. Tiago Esteves diz: Responder

    Olá Carla,

    Antes de mais, parabéns pelo vosso blog. É espectacular.
    Viajaram para Cuba a partir dos Estados Unidos? Tiveram que enfrentar as restrições decorrentes do embargo, nomeadamente as regras da OFAC? Se sim, como o fizeram?
    Obrigado,
    Tiago

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Tiago. Viajamos para Cuba num voo directo de Madrid. Não tivemos qualquer problema. Super pacifico.

  12. Sónia Lopes Kilçik diz: Responder

    Olá. É muito caro as taxas para levantar dinheiro em Cuba? E pode fazer-se com facilidade? Agradecia resposta.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não levantamos dinheiro em Cuba. Só trocamos.

  13. Moura vieira Catia raquel diz: Responder

    Aconselha alguma casa alugada no airbnb? Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      As que aconselho estão no artigo sobre as casas particulares.

  14. Pedro Afonso diz: Responder

    Olá Carla,
    Duas questões:
    1ª – telemóvel. o custo das chamadas para Portugal é elevado, mas como funcionam as comunicações dentro de Cuba? se eu quiser contactar a pessoa que me for alugar uma casa, pago muito?

    2º – transporte. Como somos duas pessoas e queremos ir a vários sítios, estávamos a pensar alugar carro. sai caro? tem noção de quanto custa alugar um carro por dia?

    Obrigado pela ajuda

    1. Carla Mota diz: Responder

      1. Com cartão português? Sim, porque paga roaming de Cuba para Portugal e de Portugal para Cuba (isto porque acede a uma rede portuguesa).
      2. Não aluguei. Do que vi não há nada por menos de 100€/dia. Não achamos que fosse opção para nós, que também éramos dois. Estes preços não são certos, porque nunca quisemos alugar carro. Foi o que ouvimos dizer.

  15. Conceição Gomes diz: Responder

    Qual é o numero de noites obrigatário de reservar para pedir a tarjeta turistica?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não lhe sei responder…

  16. Nuno Oliveira diz: Responder

    Não existe nenhum tipo de simcard com internet para colocar no telemóvel ou router portátil?
    Estou a adorar as vossas dicas, parabéns e obrigado!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Nuno. Não, o acesso à internet tem que ser mesmo através do cartão que falamos assim.

  17. Os cartões de internet comprados nas lojas oficiais custam 1$/h. Comprando na rua ficam sempre mais caros, principalmente à noite quando as lojas estão fechadas 😅

    Embora não tão prático, marcar as casas por e-mail fica mais barato, porque não pagas ao intermediário que está a gerir as casas em sites tipo Airbnb.

    Apanhando um táxi partilhado até ao terminal da Viazul a coisa fica por 3-5$.

    Há sítios que só mesmo alugando um carro, caso contrário perde-se muito tempo e dinheiro.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada pela partilha de informações, Hugo. 😀

    2. caroline bernardo diz: Responder

      Há alguma loja oficial no aeroporto? (para comprar o cartão de internet)

      1. Carla Mota diz: Responder

        Compra-se nos quiosques. Se estiverem fechados compre nas ruas mas um pouco mais caro.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.