Uma das formas mais gratificantes de viajar em Cuba é ficar alojado em Casas Particulares em Cuba. As Casas Particulares em Cuba são extraordinárias. As Casas Particulares em Cuba permitem ficar alojado com uma família, perceber melhor como funciona o país, conhecer a cultura e hábitos da população, receber dicas pessoais sobre os lugares onde está, para além de conhecer historias pessoais inspiradoras.
Para ver informações detalhadas de como tirar o visto, veja este nosso artigo.
É possível ficar alojado em Casas Particulares em Cuba?
Até há pouco tempo, o turismo em Cuba era muito pouco e os hotéis existentes conseguiam abarcar todos os turistas. No entanto, os preços praticados pelos hotéis é muito alto. É difícil arranjar um quarto de hotel em Cuba por menos de 100€/noite, o que limitava muito o tipo de turistas que visitavam o país. Foi aí que apareceram as Casas Particulares em Cuba.
O governo cubano percebeu que o turismo era uma excelente fonte de receita, especialmente para fazer aumentar o rendimento da população cubana, cujos salários são muito baixos. Assim, na década de 90, Cuba abriu-se ao turismo de massa e já depois do ano 2000 permitiu que os particulares pudessem alugar os quartos das casas ao turismo. Criou-se assim o conceito de Casas Particulares em Cuba. Mas isso levantava um problema: as casas não pertencem aos particulares, já que em Cuba as casas são dadas à população pelo Estado.
Assim, o governo cubano regulamentou o alojamento local, aquilo que se chamam as Casas Particulares em Cuba. As pessoas podem alugar as casas aos turistas mas a maioria da receita reverte para o Estado.
- Vantagem: os locais podem ganhar dinheiro com os turistas nos pequenos-almoços, refeições, organização de transportes e excursões, para além de uma percentagem do arrendamento. A relação entre Estado e população parece agradar a todos, já que as Casas em Cuba são do Estado. Por isso, todas as famílias têm que fazer o registo dos turistas e enviar esse registo para o governo cubano sempre que recebem turistas nas Casas Particulares.
Como são as Casas Particulares em Cuba
As casas particulares em Cuba são geralmente muito boas, com quartos limpos e asseados, cuidados para receber e agradar aos turistas. A amabilidade dos cubanos é ilimitada e nas famílias isso sente-se de perto. Em cada uma das casas particulares em Cuba onde se pode alojar, vai chegar como estranho e partir como amigo ou família. É uma experiência maravilhosa ficar nas Casas Particulares em Cuba.
- Se procura as melhores dicas para viajar de forma independente em Cuba leia este artigo.
- Veja aqui o nosso roteiro para 12 dias em Cuba
Compensa reservar Casas Particulares em Cuba?
Achamos que ficar nas Casas Particulares em Cuba é obrigatório, mas não é obrigatório reserva-las com antecedência. O ideal é reservar uma ou duas noites em Havana, para os dias da chegada, especialmente porque muitos voos chegam à noite e é óptimo ter a noite programada. Se chegar à noite não facilite, reserve as Casas Particulares em Cuba. Se chegar de manhã pode arriscar e tentar arranjar uma das Casas Particulares em Cuba quando chegar à cidade. No entanto, saiba que se quiser alojar-se na zona de Havana Velha deve sempre reservar com antecedência. No Malecón, em Havana Central ou em Vedado há muito mais oferta e menos procura por isso é fácil arranjar quando chegar arranjar uma das Casas Particulares em Cuba.
Nas outras cidades cubanas pode não compensar reservar, a não ser que queira ficar num lugar específico. Há muita oferta e boa de Casas Particulares em Cuba. Por exemplo, em Viñales há centenas de casas particulares em Cuba, umas a seguir às outras, e se a primeira em que entrar estiver cheia, o vizinho do lado abrir-lhe-á as portas de casa. Em Trinidade é exactamente igual. Não valerá a pena reservar aí Casas Particulares em Cuba. Chegue, escolha no local, veja bem os quartos, converse e negoceie com as famílias. Vai conseguir muito melhor negócios assim. Não tenha medo.
Em Varadero, há várias Casas Particulares em Cuba mas se pretende uma com vista para o mar convém reservar com antecedência já que não há tantas assim, especialmente com a procura da época alta. Penso que nesta situação não vale a pena arriscar, reserve com antecedência.
Se gosta de aventura, as dicas que partilhamos cima são para seguir. Se gosta de levar a sua viagem toda programada e saber onde vai ficar em cada um dos lugares, é melhor é marcar as suas Casas Particulares em Cuba com antecedência.
Como reservar as casas particulares em Cuba?
Decidiu reservar Casas Particulares em Cuba e como tal, há que passar ao processo de abordagem das famílias. Saiba que pode reservar as Casas Particulares em Cuba usando o Airbnb, sites cubanos ou o email das casas. Para cada uma das situações há vantagens e desvantagens, bem como algumas dicas essenciais.
1. Reservar casas particulares em Cuba no Airbnb
O Airbnb é um sistema completamente regulamentado em Cuba, ao contrário do que acontece na maioria dos outros países do mundo. Por isso, pode usá-lo em Cuba sem ter problemas de consciência social. Dizemos isto porque nós raramente usámos o Airbnb nas nossas viagens, tal como já lhe explicámos aqui.
Se decidir usar o Airbnb, pesquise bem as Casas Particulares em Cuba, escolha e depois proceda à reserva. É possível que lhe peçam a sua identificação, nomeadamente cópia do seu passaporte, carta de condução ou bilhete de identidade. Lembre-se, vai viajar para Cuba e o registo dos turistas é obrigatório. Esta situação é usual nas Casas Particulares em Cuba. Depois, para completar a reserva, vai-lhe aparecer uma caixa com várias opções (algo que não acontece em mais nenhum país) e onde terá que seleccionar a opção people to people:
Depois de escolher esta opção pode finalizar a sua reserva nas Casas Particulares em Cuba. O Airbnb é uma óptima opção para reservar Casas Particulares em Cuba porque não tem que pagar a intermediários e, na generalidade, tem preços justos e pouco ou nada inflacionados. Tem também comentários de outros hóspedes o que é óptimo para tomar decisões mais informadas.
2. Reservar casas particulares em Cuba por Email ou telefone
Uma das melhores formas de reservar Casas Particulares em Cuba é entrando em contacto com as casas particulares directamente por email ou telefone. No entanto, saiba que os anfitrião pode demorar alguns dias a responder-lhe por isso não estranhe. Para descobrir o contacto das Casas Particulares em Cuba pode usar este site:
- Casa Particular – neste site tem um mapa de Cuba e pode procurar casas para diferentes cidades e regiões no país.
3. Reservar casas particulares em Cuba através de um site de reservas
Salvo raras excepções, vai ter muitas dificuldades em fazer a sua reserva no booking.com em Cuba a partir de Portugal. Pode conseguir mas terá que usar uma VPN. Assim, vai usar sites de reservas cubanos ou sediados noutros países. Nós usámos os dois primeiros e recomendámos, no entanto, saiba que paga mais cerca de 20 CUC por reserva do que o valor real do quarto. Só compensa para as primeiras noites e se tiver dificuldade em usar as duas opções anteriores.
- Havana Casa Particular – Óptimo para reservar casas em Havana Velha. As casas são geralmente super centrais e muito boas.
- Cuba Accommodation – Este foi o site que usámos para marcar a casa de Trinidade. Tem uma boa oferta de casas em todo o país.
- Casa Particular Cuba – Bons preços e uma boa oferta de casas em todo o país.
- Casa Havana Particular – Uma boa oferta de casas em todo o país.
Como escolher uma casa particular em Cuba
O TripAdvisor pode ser uma boa ferramenta para fazer alguma pesquisa sobre as Casas Particulares em Cuba. Veja os sites, escolha algumas casas e depois perca alguns minutos a ler os comentários sobre as casas que seleccionou. Não precisa de perder muito tempo com isto, só para aquelas Casas Particulares em Cuba que quer fazer reserva.
Como encontrar as melhores Casas Particulares
Graças à regulamentação do alojamento local, as Casas Particulares em Cuba são fáceis de encontrar. Todas as casas que têm autorização do governo para receber turistas têm que estar identificadas com um símbolo de “arrendamento divisa”. Esse símbolo é uma espécie de ancora igual ao que se vê aqui na fotografia. Se o símbolo for azul, a casa recebe turistas estrangeiros. Se o símbolo for vermelho, a casa só recebe cubanos. Deve procurar as Casas Particulares em Cuba com símbolos azuis.
.
As casas particulares onde ficamos a dormir em Cuba
Na nossa viagem ficámos alojados em várias Casas Particulares em Cuba e gostámos de todas elas. Umas foram mais baratas do que outras, mas sobre cada uma delas falaremos de forma mais detalhada em seguida.
1. CASAS PARICULARES EM HAVANA
Em Havana alojámo-nos em 3 casas particulares diferentes, consoante o que precisávamos e o que pretendíamos na nossa viagem.
- Hostal Plaza Vieja: Esta foi a casa particular que reservámos para as duas primeiras noites em Havana. Reservámos pelo site da internet e ficou-nos por cerca de 45€/noite. A casa é fenomenal, na Praça Velha e sobre um dos melhores restaurantes e bares de Havana. É super bem localizada e, apesar de se ouvir a música até à meia-noite, nós adoramos essa agitação. Tínhamos uma cozinha comum, que podíamos usar e uma varanda fantástica. O pequeno-almoço custa 5 CUC/pessoa. O único ponto negativo, para além do preço, foi o facto do nosso quarto não ter casa de banho privada. Havia uma casa de banho para cada dois quartos. No entanto, para nós, esta casa, foi 5 *****.
- Casa Joaquina: Esta foi uma das casas que usámos em Havana para dias em que só íamos mesmo dormir na cidade. Foi a mais barata que arranjámos. Custou-nos 20 CUC/noite, mais 5 CUC de reserva, já com pequeno-almoço para duas pessoas. Em termos de localização é soberba. Fica de frente para a lateral do Capitólio e logo ao lado do Grande Teatro de Havana. Não tínhamos casa de banho privada. As molas da cama são muito duras e o quarto muito pequenino, mas como não queríamos gastar muito dinheiro porque íamos chegar tarde e levantar cedo, foi uma óptima opção. A família é super simpática e o dono trata de tudo o que for preciso. A casa é muito popular com viajantes asiáticos, nomeadamente japoneses e coreanos. Esta casa descobrimo-la durante o nosso passeio por Havana no primeiro dia. Entrámos e reservámos para as noites que quisemos. Havia disponibilidade.
- Casa Tres Hermanas: Esta casa foi uma das melhores que ficámos em Cuba. O quarto era bastante grande, com casa de banho privada. Localiza-se na Calle Orreiley, logo ao lado da Praça da Catedral e por trás da Bodeguita del Medio. A casa fica dentro de um pátio interior muito típico. O dono, o senhor Heribelto, é muito simpático e prestativo. Infelizmente só ficámos aqui uma noite e chegámos tarde e saímos cedo. Para a próxima voltaremos aqui. Custou-nos 35 CUC/noite. Marcámos a casa quando estávamos a visitar a cidade. Entrámos e reservámos para a nossa última noite em Cuba. A casa tem muita procura. Se quiser marcar antecipadamente a casa está no Airbnb ou pode entrar em contacto com o senhor Heribelto por email: kamilalambert@nauta.cu ou tlf +53 78017497.
Se prefere hotéis, estes são os melhores Hotéis para se alojar em Havana
- Revolution Boutique Hotel
- Art Hotel Havana
- Iberostar Parque Central
- Hotel Saratoga
- Hotel Sevilla
- Hotel Plaza
- Hotel Inglaterra
2. CASAS PARTICULARES EM TRINIDADE
- Hostal El Destino: Em Trinidade ficámos duas noites nesta casa particular. O Xavier e a mulher são excepcionais e receberam-nos super bem. São uma família. A casa tem quartos muito grandes, com casa de banho privada. O terraço superior tem vistas fantásticas sobre a Catedral e, do outro lado, estende-se até ao mar. Marcámos este quarto antecipadamente a partir de Portugal e como tal ficou mais caro do que o normal. Custou-nos 40€/noite. O pequeno-almoço é extra e custa 5 CUC/pessoa. O Xavier arranjou-nos um carro clássico para fazer um passeio numa manhã pelo Vale dos Engenhos por 30 CUC. Foi fantástico. Pode marcar a casa pelo site da Cuba Accommodation mas o ideal é marcar directamente com a casa, pois conseguirá, com certeza, uma tarifa bem mais baixa. O email do Xavier é xavidad@gmail.com e o tlf é +53 41994477.
3. CASAS PARICULARES EM VIÑALES
- Casa Eduardo y Virita: Esta casa em Viñales foi fruto do acaso. Apanhámos transporte com o Carlos e a Marielle, de quem ficámos amigos no final da viagem a Cuba, e eles deixaram-nos na casa da irmã de Marielle. No entanto, a casa estava cheia e então ficámos alojados com uma vizinha, a Virita. A casa é simples mas cuidada e limpa. Uma casa rural nas ruas traseiras de Viñales. O quarto tem casa de banho privada e wifi. Custou-nos 25 CUC/noite. O pequeno-almoço é extra, e custa 5 CUC/pessoa. Foi a Virita que nos arranjou o passeio de cavalo no parque mas aí fomos “levados” no preço. Pagámos demais. O preço justo é 5 CUC/hora. A casa é boa e a família é fantástica, especialmente o sorriso da filha e da avó. Enchem a alma. Pode marcar a casa por email yanetalvarez75@nauta.cu ou telefone +53 48696752.
Se está a pensar viajar em Cuba estes são alguns artigos que temos no nosso blogue e que lhe podem interessar
- VIAJAR EM CUBA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem a Cuba.
- PRAIAS DE CUBA E CAYOS – Um artigo com as melhores praias e cayos de Cuba com dicas de alojamento e transporte em cada uma delas. Tem dicas para Casas Particulares em Cuba.
- VISTO DE CUBA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o seu visto para Cuba.
- CASAS PARTICULARES EM CUBA – Um artigo recheado de dicas e informação sobre reservar casas particulares em Cuba e alojar-se com famílias cubanas na sua viagem a Cuba.
- ROTEIRO EM CUBA – Um artigo com o roteiro de viagem que fizemos em Cuba durante duas semanas no país. Tem dicas para Casas Particulares em Cuba.
- PULLMAN CAYO COCO – O artigo onde partilhamos a nossa experiência neste resort de Cuba.
- VISITAR VIÑALES – Tudo o que precisa de saber para visitar Viñales está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tem dicas para Casas Particulares em Cuba.
- VISITAR CAYO LARGO SUL – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Largo Sul está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
- CAYO COCO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Coco está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
- CAYO GUILLERMO – Tudo o que precisa de saber para visitar Cayo Guillermo está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
- VISITAR TRINIDAD – Tudo o que precisa de saber para visitar Trinidad está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tem dicas para Casas Particulares em Cuba.
- VISITAR CIENFUEGOS – Tudo o que precisa de saber para visitar Cienfuegos está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tem dicas para Casas Particulares em Cuba.
- PRAIA DE SANTA MARIA HAVANA – Tudo o que precisa de saber para visitar a praia de Santa Maria em Havana está neste artigo cheio de dicas de viagem para viajar em Cuba de forma independente. Tudo sobre onde dormir e como lá chegar.
SEGURO DE VIAGEM PARA VISITAR CUBA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens e para visitar Cuba e ficar em Casas Particulares em Cuba. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Boa tarde!
Parece-me que as casas particulares em Cuba (concretamente em Havana) não têm acesso a cozinha, pois não aparecem referências a esta divisão nem imagens. Será assim?
Obrigada
Graça Oliveira
Podem ter sim, Nós ficamos em casas que usávamos as cozinhas. Mas muitas a família cozinha para nós
Excelente informação.
Muito grato.
Obrigada, Sebastião.
Olá. O site da booking.com agora permite reservar hospedagem em casas particulares de Cuba, mas ainda não há avaliações disponíveis. Vocês sabem informar se é seguro reservar hospedagem em Cuba pela booking?
Nós não usamos porque em Portugal não era permitido. Mas eu penso que se consegue deve ser tranquilo.
Gostaria apenas como brasileira q mora em Cuba ha anos trabalhando com turismo de fazer algumas pequenas correcoes…..as casas particulares foram dadas pelo governo mas pertencem aas pessoas. Os impostos sao baixissimos embora os donos das casas reclamem muito por nao estarem acosrumados aa cultura dos impostos. Gira em torno de 10% dos rendimentos, alem de um fico por quarto alugado q representa aproximadamente o valor de 1 a dois dias de aluguel por mes.
Martha, muito obrigada pela informação. Da conversa que tivemos com a população local também ficamos com essa ideia em relação aos impostos. Que eles gostam do regime mas não gostam de tudo. É como em todo o lado. 😀 Obrigada pela correcção. Se calhar fomos nós que nos exprimimos mal. A verdade é que, pelo que nos disseram eles pagam nos primeiros anos um valor que ronda os 2 a 3 CUC por mês e depois a casa fica para eles, mas que na realidade a casa tem sempre ligação ao Estado porque não a podem vender nem alugar sem autorização do Estado. No entanto, não era entrar muito dentro desta questão neste artigo porque sobre as particularidades do regime cubano, vamos escrever brevemente. Depois pode dar-nos algumas dicas, nós agradecíamos muito. Obrigada.
Claro, quando quiser! Me mande email. Trabalho com turismo na ilha. Ah…outra correção..rsrs…todo mundo pode vender a casa quando quiser sem interferência do Estado…de onde tiraram isto? Abs!
Vender ou alugar? Porque o que falamos foi do aluguer.