TORTUGUERO – COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

Tortuguero é um dos lugares mais incríveis da Costa Rica e deve fazer parte do seu roteiro de viagem nos país. Com um bom planeamento da sua viagem a Tortuguero, na altura ideal do ano, pode até ver as tartarugas a desovar na costa atlântica da Costa Rica.

Se vai visitar a Costa Rica, estes são artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA COSTA RICA – Se está a preparar uma viagem à Costa Rica este artigo é para si. Alugar carro? Viajar de bus? O que visitar? Que roteiro fazer? Quanto custa? Visitar Parques Nacionais da Costa Rica? A resposta a todas estas perguntas no nosso artigo principal sobre a Costa Rica. Um roteiro que inclui visita a Tortuguero.
  • VISITAR MONTEVERDE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Monteverde, cheio de dicas para explorar este Parque Nacional da Costa Rica. Este é, sem dúvida, um dos Parques Nacionais da Costa Rica que tem que incluir no seu roteiro. Excelente para combinar com Tortuguero.
  • VISITAR ARENAL E LA FORTUNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Arenal, um dos lugares mais emblemáticos da Costa Rica, cheio de dicas para explorar esta zona da Costa Rica. Este é, sem dúvida, um dos Parques Nacionais da Costa Rica que tem que incluir no seu roteiro.
  • VISITAR TORTUGUERO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Tortuguero, cheio de dicas para explorar os canais de Tortuguero, os tours e este Parque Nacional da Costa Rica. Tortuguero é, sem dúvida, um dos Parques Nacionais da Costa Rica que tem que incluir no seu roteiro.
  • VISITAR MANUEL ANTÓNIO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Manuel António, um dos mais visitados da Costa Rica, cheio de dicas para este Parque Nacional da Costa Rica. Este é, sem dúvida, um dos Parques Nacionais da Costa Rica que tem que incluir no seu roteiro. Excelente para combinar com Tortuguero.
  • VISITAR CORCOVADO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional do Corcovado, o melhor parque nacional da Costa Rica para observação da vida selvagem. Este é, sem dúvida, um dos Parques Nacionais da Costa Rica que tem que incluir no seu roteiro. Excelente para combinar com Tortuguero.
  • PARQUES NACIONAIS DA COSTA RICA – Não perca este artigo com os mais belos parques nacionais da Costa Rica, inclusive o Tortuguero.
TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

COMO CHEGAR A TORTUGUERO NA COSTA RICA

Pode chegar a Tortuguero de várias formas, quer de forma independente com carro alugado ou em autocarro, quer em transfer privado. Pode ainda viajar para Tortuguero desde San José, a capital da Costa Rica, ou desde o sul, como Puerto Viejo de Talamanca ou Límon. Pode ainda chegar a Tortuguero desde outros locais na Costa Rica de forma directa se utilizar os tranfers privados de hotéis ou agências de viagens.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

1. Como viajar de San José para Tortuguero na Costa Rica

  • AUTOCARRO + BARCO – Em San José tem da apanhar um autocarro no terminal do Caribe com destino a Cauhita ou Puerto Viejo para chegar a Tortuguero. A meio do percurso terá que sair na povoação de Guápiles (peça ao motorista para sair no local certo). Daí há que apanhar vários autocarros locais para tentar chegar a Tortuguero. Um primeiro autocarro para Cariari. Dali um outro para La Pavona, o porto para Tortuguero. Entre San José e La Pavona a viagem deve demorar cerca de quatro a cinco horas e custará cerca de 12 dólares por pessoa. Uma vez em La Pavona é necessário apanhar um barco com destino à aldeia de Tortuguero. O último barco para Tortuguero sai de La Pavona às 16h30 por isso não se atrase. A viagem entre La Pavona e Tortuguero demora cerca de 1h30 a 2 horas. O barco para Tortuguero custa 1600 colons/pessoa, mais 1500 colons por bagagem.
  • CARRO ALUGADO + BARCO – Se viajar de carro alugado para Tortuguero pode conduzir até La Pavona mas depois terá que deixar aí o seu carro. O parque de estacionamento em La Pavona custa 8 dólares por dia. Lembre-se apenas que só há 4 barcos públicos por dia para Tortuguero, às 7h30, 11h, 13h e 16h30, no sentido La Pavona – Tortuguero. No sentido contrário, ou seja Tortuguero – La Pavona, há barcos às 5h30, 9h, 11h e 15h.
TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

2. Como viajar de La Fortuna Arenal para Tortuguero na Costa Rica

  • AUTOCARRO + BARCO – Pode viajar entre La Fortuna e Tortuguero de transportes públicos, contudo, essa opção é muito morosa e um dia especialmente longo e cheio de mudanças na Costa Rica. Se optar por o fazer, o melhor é apanhar o primeiro autocarro entre La Fortuna e San José, antes das 5h da manhã. Poderá ter que trocar de autocarro em Ciudad Quesada. A viagem demora cerca de 4 horas. Uma vez em San José tem que trocar de terminal e apanhar um autocarro no terminal do Caribe com destino a Cauhita ou Puerto Viejo. Aí terá que sair na povoação de Guápiles, peça ao motorista para sair no local certo. Daí há que apanhar vários autocarros locais. Um primeiro autocarro para Cariari. Dali um outro para La Pavona, o porto de Tortuguero. Entre San José e La Pavona a viagem deve demorar cerca de quatro a cinco horas e custará cerca de 12 dólares por pessoa. Uma vez em La Pavona, em Tortuguero, é necessário apanhar um barco com destino à aldeia de Tortuguero. O último barco para Tortuguero sai de La Pavona às 16h30 por isso não se atrase. A viagem entre La Pavona e Tortuguero demora cerca de 1h30 a 2 horas. O barco para Tortuguero custa 1600 colones/pessoa, mais 1500 colones por bagagem.
  • TRANSFER PRIVADO – Outra opção para viajar entre La Fortuna e Tortuguero é de transfer privado. É mais cómodo e rápido para chegar a Tortuguero. Foi isso que nós fizemos na Costa Rica. A viagem demora cerca de seis horas e custa 76 dólares/pessoa. O ideal é marcar este transfer atempadamente através da internet ou num hostel em La Fortuna. O transfer apanha-o às 5h da manhã no seu alojamento e deixa-o ficar no seu alojamento de Tortuguero, incluindo todo o transporte de van, barco e pequeno-almoço a meio do caminho. Apesar de ser caro, vale a pena porque a viagem de autocarro e barco para Tortuguero é longa e muito cansativa.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

3. Como viajar entre Tortuguero e Puerto Viejo de Talamanca e Límon na Costa Rica

Há um barco por dia entre Tortuguero e Límon, que sai entre as 10h e as 11h da manhã do molhe da aldeia de Tortuguero. O barco custa 35 dólares/pessoa. A viagem demora cerca de 3 horas, navegando pelos canais e meandros do rio Parismina. A viagem em Tortuguero é maravilhosa e pelo caminho vêem-se crocodilos, caimão e várias aves. O porto de Moin serve a povoação de Límon, que é a porta de entrada para explorar o sul da Costa Rica. No molhe não há táxis mas pode pedir ao condutor do barco para lhe chamar um. Um táxi entre Moin e Puerto Viejo ou Cahuita custa 15 dólares. Até Límon custa 8 dólares. Se estiver com orçamento limitado, em Limon pode apanhar um autocarro local para Cahuita e Puerto Viejo.

DICA EXTRA – A melhor forma de chegar a Tortuguero é por La Pavona mas a melhor forma de sair é por Moin, navegando através do rio Parismina em Tortuguero. Este é um belo dia para aproveitar e conhecer a parte menos explorada de Tortuguero e ainda chegar ao ambiente mais caribenho da Costa Rica. Aproveite a tarde para visitar o Parque Nacional de Cahuita e deixe ficar o dia seguinte para Puerto Viejo de Talamanca.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

VISITAR TORTUGUERO EM TOUR

Há muita gente que visita Tortuguero em tour. Também é boa opção, especialmente se estiver sozinho, se tiver pouca experiência de viagem ou se não gostar de viajar de forma totalmente independente.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

ONDE DORMIR EM TORTUGUERO NA COSTA RICA

Tortuguero é um dos lugares mais mágicos e maravilhosos da Costa Rica mas decidir onde ficar não é fácil. O local onde vai ficar alojado em Tortuguero depende muito daquilo que pretende fazer em Tortuguero e nesta região da Costa Rica.

  • Aldeia de Tortuguero – A aldeia de Tortuguero é ideal para quem viaja com orçamentos limitados na Costa Rica e quer ter acesso a hospedagem mais económica, supermercados, restaurantes, bares, etc. É ideal para quem gosta de aproveitar a vida nocturna (embora pouca) e quem quer sentir a vibe da população local do Caribe em Tortuguero. Como nós enquadrávamo-nos neste perfil, optámos por nos alojar na aldeia de Tortuguero. Assim, teríamos acesso a tours, praia, transportes públicos e podíamos viajar de forma independente. Na Aldeia de Tortuguero há muitos e vários alojamentos. Nós ficamos no Aracari Garden Hostel, um alojamento tradicional, na aldeia, bem central, a 100 metros de praia e no centro da aldeia. É um alojamento muito típico com jardim interior, café-restaurante, cozinha, espaços comuns e muito confortável. Ficamos num quarto duplo com wc e pagámos 35€/noite. Depois de muito pesquisar acreditamos que é a melhor relação preço qualidade na aldeia. É excelente para marcar tours às tartarugas de Tortuguero e no parque e também para marcar transfers de transporte porque são muito prestáveis.
TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer
TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer
  • Isolados em Tortuguero – Para quem pretende um lugar longe de tudo e de todos na Costa Rica, Tortuguero tem muitas opções também. Há bons alojamentos isolados na região de Tortugueromas tenha em atenção que sempre que quiser vir à aldeia terá que pagar o transfer de barco, geralmente cerca de 5€/pessoa. Assim, achamos que ficar isolado em Tortuguero é interessante mas só se pretender mesmo afastar-se de tudo e desfrutar do isolamento do local na Costa Rica. Se este for o seu caso, os melhores locais para se alojar são:
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

QUANTOS DIAS PARA VISITAR TORTUGUERO NA COSTA RICA

O Parque Nacional de Tortuguero é um lugar muito especial na Costa Rica. É o Caribe! O som, o cheiro e o ambiente das Caraíbas no seu da floresta tropical. Visitar Tortuguero é uma experiência maravilhosa na Costa Rica. O ideal é ter pelo menos um dia e meio ou dois em Tortuguero, de forma a poder explorar o melhor desta região. O melhor, quanto a nós é dois ou três dias.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

O QUE VISITAR, VER E FAZER EM TORTUGUERO NA COSTA RICA

1. Visitar o Parque Nacional Tortuguero na Costa Rica

O Parque Nacional de Tortuguero é a grande atracção da Costa Rica e da costa atlântica desta zona do Caribe. Um lugar cheio de intrincados de canais e meandros de rios, que preserva uma biodiversidade impressionante. Porém , nãos e esqueça, tem de comprar a entrada do parque online antes de fazer qualquer tour na região.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

2. Passeio de canoa nos canais de Tortuguero ao nascer do sol

Se vai visitar Tortuguero não pode mesmo perder a oportunidade de fazer um passeio ao nascer do sol, de canoa, pelos canais do parque. Os passeios começam por volta das 5 horas da manhã e terminam por volta das 10h ou 11h. Neste tempo os barcos (ou canoas) percorrerem os canais e meandros do parque de Tortuguero em busca de aves, crocodilos, caimões, tartarugas, macacos, tucanos, serpentes, iguanas, etc. Esta é uma verdadeira oportunidade de ver a vida selvagem da Costa Rica. Os passeios custam cerca de 30 USD/pessoa.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

3. Fazer um trilho no Parque Nacional de Tortuguero

Para quem gosta de fazer caminhadas, um trilho no Parque Nacional de Tortuguero é obrigatório. Não se esqueça de marcar a entrada online, mais uma vez. Há trilhos maiores ou mais pequenos, mas apenas de um dia. Esta é mais uma oportunidade para ver a biodiversidade. O parque é o lar de vários pumas e jaguares mas a probabilidade de os ver é muito pequena. O ideal é fazer estes trilhos com guia.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

4. Explorar a aldeia de Tortuguero

A aldeia de Tortuguero é uma autêntica maravilha. Faz lembrar o sudeste asiático há 15 anos atrás. É maravilhoso. Uma vibe muito boa, cheia de boas energias e com os viajantes em comunhão com a comunidade local. Perca-se nas ruas da aldeia, sorria e aceite os convites para conversar.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

5. Tomar banho nas praias de Tortuguero

Tortuguero tem uma língua de areia com vários quilómetros e extensas praias de areia negra e castanha. As praias são lindas, verdadeiramente magníficas, mas tenha muita atenção porque o mar tem muitos agueiros e correntes muito fortes. Não se afaste da costa e tenha muita atenção.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

6. Subir ao Cerro Tortuguero

Algo que vale mesmo a pena fazer em Tortuguero é apanhar um barco na aldeia que vai até à base do Cerro Tortuguero. Do porto até ao topo do cerro Tortuguero são cerca de 40 minutos a caminhar. Vale mesmo a pena este belo passeio porque as vistas do miradouro são iguais às de drone! O barco para chegar aqui custa mil colon por pessoa (só ida). Lembre-se que para visitar este miradouro precisa de pagar entrada na internet, custa um extra de 2USD/pessoa.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

7. Ver o pôr do sol numa esplanada nos canais de Tortuguero

A aldeia de Tortuguero e, um pouco por toda a zona, tem vários restaurantes, bares e cafés com esplanadas sobre os canais. Aproveite e escolha um ou vários para contemplar o pôr-do-sol. Opte um dia por vê-lo do lado do mar e outro dia do lado dos canais. São dois espetáculos maravilhosos e que valem a pena. Trará recordações maravilhosas.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

8. Ver a desova das tartarugas em Tortuguero

Se quer visitar Tortuguero e ver as Tartarugas a melhor altura é de Julho a Outubro, com um pico, geralmente, no mês de Agosto. Fora deste período, é muito difícil conseguir ver as tartarugas a desovar em Tortuguero. Para ver a desova das tartarugas em Tortuguero, na Costa Rica, tem de ir em tour, com um guia certificado pelo parque. Os tours custam cerca de 35USD/pessoa e duram duas horas. Neste tempo, o guia vai com o grupo para um local de acesso à praia e aguarda a confirmação da presença de tartarugas. Quando isso acontece, os grupos saem e vão observar a desova das tartarugas. É tudo muito organizado e pouco espontâneo, mas ao que parece, bem organizado por parte do pessoal técnico e biólogos. Contudo, fica um pouco a sensação de que estamos na fila com dezenas de pessoas para espreitar durante alguns minutos para um fenómeno natural de uma beleza extrema. Não se pode tirar fotografias, filmar, levar telemóveis ou sequer usar lanterna em Tortuguero. Ainda assim, acredito que vale a pena a experiência em Tortuguero já que é um processo maravilhoso.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer
Esta fotografia foi tirada na Guatemala.

9. Comer na esplanada do El Patio

Este é o terraço mais bonito de Tortuguero e um dos seus melhores restaurantes. felizmente não é muito caro. Um almoço com gamas custou-nos 16 500 Colon. A vista sobre o rio Parismina é maravilhosa, especialmente do segundo andar. É um local obrigatório em Tortuguero.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

10. Jantar e ver o pôr-do-sol na Taberna de Tortuguero

Não se deixe desencorajar pela entrada algo grutesca deste restaurante local pois, apenas da comida não ser excelente, a vista ao pôr do sol vale ouro! Pegue num cocktail ou aproveite para jantar mas não perca esta esplanada maravilhosa para ver o sol descer no horizonte e transformar os canais de Tortuguero num cenário laranja, rosa e roxo. Nós jantamos aqui e pagamos 14 mil colon.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

11. Experimentar a comida de rua na aldeia

Se quer sentir-se como um verdadeiro local almoce nas senhoras que vendem comida nas ruas de Tortuguero. Uma espetada de frango, tortilhas e até espetadas de peixe. Mais barato não vai encontrar e olhe que é bem bom! Nós pagámos 3 500 colons para almoçar os dois em Tortuguero.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

12. Provar os maravilhosos sumos de fruta no Aracari Garden Hostel

Nós ficamos alojados em Tortuguero no Aracari Garden Hostel mas, ainda que não ficássemos, valia a pena ir lá ao final do dia, no seu maravilhoso restaurante no meio da natureza, beber um sumo de fruta tropical. O que mais gostamos foi o de maracujá, que era divinal, mas todos eram maravilhosos. E, de bónus, ainda pode assistir a uma partida de futebol dos miúdos da aldeia de Tortuguero.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

13. Provar o bolo de banana da padaria da aldeia

Não se pode ir embora de Tortuguero sem provar um dos melhores bolos de banana do país! Todos os bolos ali são maravilhosos mas o bolo de banana é de chorar por mais!

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

14. Jantar lagosta no Budha Café

Se procura um lugar elegante para um jantar especial em Tortuguero esse lugar é o Budha Café, na aldeia de Tortuguero. Vá cedo ou marque mesa junto ao rio. E, acredite, não perca a maravilhosa lagosta que eles fazem! É divinal e a melhor que comemos na Costa Rica. O melhor de tudo, a preço justo. Não se esqueça depois de nos agradecer todas estas dicas maravilhosas em Tortuguero! 🙂

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

15. Fazer o passeio de canoa entre Tortuguero e Límon

Esta é uma das formas que tem de sair de Tortuguero, tal como lhe explicamos em cima, mas é mais do que isso. Será também um dos passeios mais bonitos que vai fazer na zona. É uma viagem de cerca de 3 horas pelos canais e meandros dos rios, nomeadamente o rio Parismina, passando não só pela biodiversidade existente, mas também porque pequenas aldeias e casas isoladas de pessoas que vivem na margem dos rios e canais, longe de tudo e de todos. É uma viagem incrível em Tortuguero.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

16. Ver as iguanas gigantes que passeiam pela aldeia

A aldeia de Tortuguero é habitat de várias iguanas gigantes e quando andar a passear pela aldeia vai tropeçar, literalmente, numa ou duas. Elas são inofensivas mas quando se sentem ameaçadas dão com a cauda como se fosse um chicote por isso não abuse da sua sorte em Tortuguero.

TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer
TORTUGUERO - COSTA RICA | Dicas de como chegar, visitar, ver e fazer

Seguro de viagem para a Costa Rica

A IATI tem um seguro que é especial para viagens internacionais e ideal para viajar para a Costa Rica e Tortuguero. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a Costa Rica e Tortuguero. Nós fizemos o seguro IATI Estrela e pagámos cerca de 220€ para os dois para cerca de um mês de viagem. Outra boa opção é o IATI Mochileiro se for ficar na América Central ou em viagem na Costa Rica mais tempo. Pode fazer o teu seguro IATI ESTRELA aqui com 5% de desconto.

GUIA DE VIAGEM DA COSTA RICA

GUIA DE VIAGEM - COSTA RICA - Viajar entre Viagens
GUIA DE VIAGEM – COSTA RICA – Viajar entre Viagens

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar na Costa Rica este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem à Costa Rica. A Costa Rica é um país maravilhoso para viajar e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do país. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar na Costa Rica de forma independente, em segurança, quer em carro alugado como com transportes públicos.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DA COSTA RICA AQUI

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão

Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

. Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Sa Pinto diz: Responder

    Antes de mais, muitos parabens pela descrição de mais uma fantástica viagem.
    Uma questão:
    Como se chama a tal padaria de Tortuguero, com o bolo de banana que referenciaram?

    1. Carla Mota diz: Responder

      É a única na aldeia de Tortuguero. Fica mesmo no centro, na rua principal

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.