PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO – COSTA RICA | Como visitar

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

O Parque Nacional do Corcovado, na Costa Rica, é um dos lugares mais extraordinários do mundo para observar vida selvagem, e muito provavelmente o melhor da Costa Rica. Assim, se viajar no país, deve incluir o Parque Nacional do Corcovado no seu roteiro.

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Se vai viajar para a Costa Rica estes são os nossos artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA COSTA RICA – Se está a preparar uma viagem à Costa Rica este artigo é para si. Alugar carro? Viajar de bus? O que visitar? Que roteiro fazer? Quanto custa? A resposta a todas estas perguntas no nosso artigo principal sobre a Costa Rica. Inclui o Corcovado.
  • VISITAR MONTEVERDE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Monteverde, cheio de dicas para explorar esta zona da Costa Rica. Excelente para combinar com o Corcovado.
  • VISITAR ARENAL E LA FORTUNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Arenal, um dos lugares mais emblemáticos da Costa Rica, cheio de dicas para explorar esta zona da Costa Rica. Excelente para combinar com o Corcovado.
  • VISITAR TORTUGUERO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Tortuguero, cheio de dicas para explorar os canais, os tours e esta zona da Costa Rica. Excelente para combinar com o Corcovado.
  • VISITAR MANUEL ANTÓNIO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Manuel António, um dos mais visitados da Costa Rica, cheio de dicas para explorar esta zona. Excelente para combinar com o Corcovado.
  • VISITAR CORCOVADO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional do Corcovado, o melhor parque nacional da Costa Rica para observação da vida selvagem. Excelente para combinar com o Corcovado.
  • PARQUES NACIONAIS DA COSTA RICA – Não perca este artigo com os mais belos parques nacionais da Costa Rica, inclusive o Corcovado.
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

GUIA DE VIAGEM DA COSTA RICA

GUIA DE VIAGEM - COSTA RICA - Viajar entre Viagens
GUIA DE VIAGEM – COSTA RICA – Viajar entre Viagens

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar na Costa Rica este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem à Costa Rica. A Costa Rica é um país maravilhoso para viajar e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor do país. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar na Costa Rica de forma independente, em segurança, quer em carro alugado como com transportes públicos.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DA COSTA RICA AQUI

COMO ENTRAR E SAIR DO PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO

O Parque Nacional do Corcovado é o melhor Parque Nacional para ver vida selvagem na Costa Rica. O ideal para lá chegar é organizar a sua viagem ao Parque Nacional do Corcovado entrando por Puerto Jimenez e saindo por Drake Bay. Para tal, terá que organizar bem esta logística de forma poder explorar o parque da melhor maneira. A informação que se segue permite-lhe preparar a sua viagem no Parque Nacional do Corcovado. Nós fizemos no sentido Puerto Jimenez – Corcovado – Drake – Sierpe e são essas as informações que aqui partilhamos para alcançar o Parque Nacional do Corcovado. Pode, no entanto, ser feito no sentido contrário também no Corcovado.

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

ENTRADA OU SAÍDA DO CORCOVADO POR PUERTO JIMENEZ NA COSTA RICA

1. Como viajar de autocarro para Golfito e depois de barco para Puerto Jimenez no Corcovado

Golfito é uma povoação piscatória e tradicional no sul da Costa Rica e muito próxima de fronteira com o Panamá. É um local descontraído e maravilhoso para apreciar o modo de vida tradicional. Na travessia de barco entre Golfito e Puerto Jimenez, na Península de Osa, atravessa-se o Golfo Dulce e é comum ver-se golfinhos, pelicanos e tartarugas. Com sorte poderá também ver baleias. Espreite também a língua de areia de Puntarenitas na viagem de barco.

Se estiver a viajar de autocarro na Costa Rica, terá que apanhar vários autocarros e barco para chegar a Puerto Jimenez, na entrada do Parque Nacional do Corcovado, mas a viagem é maravilhosa e com sorte vai ver golfinho, pelicanos e até tartarugas. Para que não perca tempo o ideal é fazer o seguinte:

  • Apanhe um autocarro para Rio Claro.
  • Em Rio Claro apanhe um táxi partilhado para Golfito e peça para ficar no porto para Puerto Jimenez. O táxi partilhado custa 1500 colones/pessoa e demora cerca de 20 minutos.
  • Em Golfito apanhe o barco que vai para Puerto Jimenez, no Corcovado. O barco sai às quatro vezes por dia e custa 2 mil colones/pessoa. A travessia demora cerca de uma hora.
  • Quando chegar a Puerto Jimenez, a povoação fica a cerca de 800 metros do porto por isso, se se sentir bem, pode ir a pé.
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

2. Como chegar a Puerto Jimenez de carro e sair de barco por Sierpe na Costa Rica

Se viajar de carro alugado e pretender ter a mesma experiência no Parque Nacional do Corcovado, entrando por um lado e saindo por outro, o ideal é ficar uma noite alojado em Palmar e deixar lá o carro. De lá pode chegar em transporte público (como explicámos acima) a Puerto Jimenez e, no regresso, regressar de barco de Drake para Sierpe e depois apanhar o carro em Palmar novamente. Se tivessemos alugado carro teria siso isto que teríamos feito para visitar o Parque Nacional do Corcovado. Para saber como sair de barco de Drake para Sierpe explicamos tudo à frente.

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

ENTRADA OU SAÍDA DO CORCOVADO POR SIERPE NA COSTA RICA

1. Como viajar de barco entre Drake e Sierpe na Costa Rica

Para sair do Parque Nacional do Corcovado o ideal é viajar entre Drake e Sierpe de barco. Também dá para entrar no Parque Nacional do Corcovado assim, pois há barcos no sentido contrário. O barco sai de Drake para Sierpe às 7h30 da manhã e a viagem demora cerca de duas horas cruzando os canais dos mangais. A viagem é maravilhosa. O barco custa 15 USD/pessoa e os bilhetes compram-se no momento de embarque na praia.

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

2. Como viajar entre Sierpe e San José na Costa Rica

Uma vez em Sierpe pode regressar a San José, capital da Costa Rica. De Sierpe a San José é fácil viajar. Basta seguir estas dicas:

  • De Sierpe é preciso apanhar um transporte para Palmar. O autocarro sai do centro da povoação de Sierpe e o bilhete de autocarro custa 300 colones/pessoa. A viagem demora cerca de 30 minutos.
  • Em Palmar tem que apanhar o autocarro da Trapoca para San José. Pode apanhar o autocarro pela estrada da costa (menos curvas e mais rápida) ou a estrada de montanha (um pouco mais lenta mas vai pelo centro da Costa Rica). Nós optámos pela segunda para conhecer essa parte do país, ainda que apenas da janela do autocarro. O bilhete de autocarro custa 6325 colones/pessoa e a viagem demora cerca de 6 horas.
  • O autocarro da Trapoca chega ao terminal da Trapoca em San José. Aí deverá apanhar um táxi para o seu hotel. Se o hotel for no centro o preço deve rondar os 3 mil colones.
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

ONDE DORMIR QUANDO VISITAR O PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO

Os melhores locais para dormir quando visitar o Parque Nacional do Corcovado são Puerto Jimenez e Drake. O ideal, tal como lhe dissemos, é entrar no Corcovado por um lado e sair por outro. Assim, deixamos-lhe, de seguida, a informação sobre os melhores locais para dormir quando visitar o Parque Nacional do Corcovado.

Onde dormir em Puerto Jimenez no Corcovado

Em Puerto Jimenez, para visitar o Parque Nacional do Corcovado, ficámos alojados num hotel tradicional e com bom ambiente mesmo no centro da cidade, o Hotel Hoja de Oro Corcovado. Ficar no centro da cidade para nós era essencial porque no dia seguinte queríamos sair cedo para o Parque Nacional do Corcovado. Os quartos eram espaçosos e a menina que lá trabalha muito simpática. O quarto duplo com wc custou cerca de 50€/noite com pequeno almoço (que pudemos tomar às 4h30 da manhã na padaria local). Dentro do mesmo estilo, também no centro ou próximo do centro da cidade as melhores opções são:

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Se pretender ficar alojado alguns dias no meio da selva do Parque Nacional do Corcovado, estes alojamentos são mesmo a melhor opção no Corcovado:

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Onde dormir em Drake Bay na Costa Rica

Em Drake há muitos alojamentos na povoação, onde estão os restaurantes e supermercados. Há também muitos longe da povoação e próximos do Parque Nacional do Corcovado. Nós ficamos mesmo na aldeia porque chegamos do Corcovado às duas da tarde e saímos no outro dia de manhã cedo. Se ficar só uma noite, alojar-se na povoação é a melhor opção. Se ficar mais do que uma noite pode ser boa ideia alojar-se num hotel na selva do Corcovado. Há alguns muito bonitos.

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Nós ficamos alojados no Pacheco Tours Beach Cabins, mesmo de frente para o mar, na praia de onde sai o barco e perto dos restaurantes e supermercados. Ficamos num quarto duplo, com varanda para o mar e wc e pagámos 44€/noite. Foi uma excelente opção porque para além do quarto ser bom e ter banho quente, tinha no jardim uma mangueira de pressão espetacular para lavar as botas e a roupa do Parque Nacional do Corcovado. Outras boas opções na povoação são:

Se preferir alojar-se num local especial quando visitar o Parque Nacional do Corcovado, na selva, afastado da povoação, estas são boas opções:

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Como é dormir no refúgio de Sirena no Parque Nacional do Corcovado

O Refúgio de Sirena no Parque Nacional do Corcovado tem boas condições mas é um refúgio na floresta tropical por isso não espere condições de hotel. Contudo, para saber o que pode encontrar:

  • Há wc, lavatórios e chuveiro de água fria no refugio de Sirena no Parque Nacional do Corcovado.
  • Leve saco cama se pretender para o Corcovado (embora a cama tenha lençóis e isso é suficiente porque é muito quente)
  • Leve chinelos porque no refúgio do Corcovado não pode usar botas ou sapatilhas
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

COMO VISITAR O PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO NA COSTA RICA

Para visitar o Parque Nacional do Corcovado tem que ser em tour. Não é permitido visitar o Parque Nacional do Corcovado de forma independente. Estes tours no Parque Nacional do Corcovado são muito populares e exigem reservas atempadas. O nosso tour no Corcovado custou 300 USD/pessoa para dois dias com jantar e pequeno-almoço. A empresa com que marcar o tour no Parque Nacional do Corcovado terá que fazer reserva do refúgio de Sirena para uma noite e os lugares são sempre menos do que a procura. Nós marcamos o tour ao Parque Nacional do Corcovado com um mês de antecedência para o fim do mês de Agosto.

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Dicas para marcar o tour ao Parque Nacional do Corcovado

  • Marque o tour no Parque Nacional do Corcovado atempadamente
  • Não pode visitar o Parque Nacional do Colorado de forma independente. Todas as visitas têm que entrar com guia.
  • Marque o transfer das suas bagagens (é extra) entre Puerto Jimenez e Drake (o transfer em táxi custa cerca de 80 USD) para o Parque Nacional do Corcovado.
  • Não leve mais do que 8 kg na bagagem do trilho no Parque Nacional do Corcovado.
  • Leve tudo o que não se pode molhar dentro de sacos plásticos bem fechados na mochila. Sim, vai chover! Chove sempre no Parque Nacional do Corcovado! Até na época seca.
  • Leve snacks para comer ao longo do dia no Parque Nacional do Corcovado
  • Leve roupa para dormir dentro de um saco plástico impermeável dentro da mochila quando for ao Parque Nacional do Corcovado
  • Leve uma muda de roupa num saco plástico dentro da mochila para o Corcovado
  • Leve máquina fotográfica para o Corcovado
  • Leve frontal ou lanterna para o Corcovado
  • Leve almoço (sandes) para o almoço do primeiro dia no Corcovado
  • No refúgio pode alugar galochas mas só para o segundo dia no Corcovado
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Primeiro dia de tour no Parque Nacional do Corcovado

  • O tour do Corcovado começa às 4h30 da manhã e os guias encontram-se com os visitantes na padaria local onde pode tomar o pequeno almoço.
  • Depois é preciso viajar de jipe até Carate no Corcovado. Esta viagem demora cerca de duas horas e pode ver animais pelo caminho para o Corcovado. Se tal acontecer os guias vão parando.
  • Depois é preciso caminhar entre Carate e a estação de La Leona, a entrada do parque. São 3,5 km e demora cerca de uma hora e meia.
  • Em La Leona faz-se o registo de entrada no Corcovado e há wc.
  • De La Leona a Sirena são 16 km a caminhar, pela praia e por trilhos na floresta do Corcovado.
  • A quantidade e diversidade de animais do Corcovado que vai ver varia muito porque são animais selvagens mas verá sempre imensa coisa.
  • Caminhar na praia do Corcovado é cansativo por isso não abuse do ritmo.
  • Vai almoçar na praia do Corcovado em piquenique (quer chova ou não)
  • Durante o percurso no Corcovado vai atravessar vários ribeiros e dois rios maiores. Os maiores são o rio Madrigal, logo no início, e o rio antes de chegar a Sirena, no final do dia. Tenha atenção às correntes e às marés.
  • Chegará a Sirena no Corcovado por volta do final da tarde.
  • Há jantar no refúgio de Sirena no Corcovado (custa 20 USD/pessoa e deve estar incluído no seu tour).
  • As luzes do refúgio de La Sirena no Corcovado apagam às 21h.
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Segundo dia do tour no Parque Nacional de Corcovado

No segundo dia do tour do Corcovado na Costa Rica poderá explorar os trilhos na zona de Sirena e à hora do almoço apanhar o barco para Drake, onde poderá desfrutar da tarde. Geralmente, funciona assim:

  • Um primeiro trilho no Parque Nacional do Corcovado a começar às 5h da manhã para ver a vida selvagem a acordar no Corcovado
  • Este trilho no Corcovado é curto e geralmente vê-se o amanhecer durante duas a três horas na zona de Sirena
  • Regresso ao refúgio do Parque Nacional do Corcovado para tomar o pequeno almoço
  • Novo trilho da parte da manhã durante mais duas horas na zona de Sirena no Corcovado
  • Regresso ao refúgio para pegar nas mochilas e fazer um último trilho a caminho da praia Sirena para apanhar o barco para Drake desde o Corcovado
  • Viagem de barco entre Sirena, no Corcovado, e Drake (demora cerca de uma hora e meia a duas horas)
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

O QUE VER E FAZER EM PUERTO JIMENEZ QUANDO VISITAR O CORCOVADO

Em Puerto Jimenez, no Corcovado, aproveite para espreitar a praia, a vida tradicional da povoação, que parece um faroeste, e a tranquilidade do local. Ao largo podem-se observar tartarugas, golfinhos e até baleias no Parque Nacional do Corcovado, se for a época certa.

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

O QUE VER E FAZER EM DRAKE QUANDO VISITAR O CORCOVADO

Uma vez em Drake, no Corcovado, aproveite para explorar a aldeia, a praia e desfrutar do ritmo de vida local. Aproveite o pôr do sol na praia, que é lindo. Se tiver um dia extra recomendamos mesmo que faça a ilha del Caño também no Corcovado. Outra tour que vale a pena fazer no Corcovado, na altura certa, é para ver as águas luminescentes à noite. É uma óptima forma de se despedir do Parque Nacional do Corcovado.

PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Se vai viajar para a América Central estes são os artigos que temos no nosso blogue que o podem ajudar ou inspirar:

  • VIAJAR EM CUBA, Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
  • PRAIAS DE CUBA, um artigo ideal se quiser escolher a melhor praia e hotel de Cuba para si.
  • VIAJAR NA NICARÁGUA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Nicarágua, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
  • VIAJAR NA COSTA RICA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Costa Rica, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
  • Na ROTA DOS MAIAS, uma descrição do roteiro da nossa viagem pela América Central em 2012, em que percorremos o México, Belize, guatemala e Honduras.
  • Lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA, um resumo daquilo que pode encontrar no nosso blogue sobre a Guatemala.
  • VIAJAR NO MÉXICO, o artigo ideal se quer saber quais as ruínas maias que não pode perder no México.
  • VIAJAR NO BELIZE, um artigo sobre o Belize, país pouco conhecido na América Central, mas cheio de magníficas surpresas para quem o visita.
PARQUE NACIONAL DO CORCOVADO - COSTA RICA | Como visitar

Seguro de viagem para a Costa Rica e visitar o Corcovado

A IATI tem um seguro que é especial para viagens internacionais e ideal para viajar para a Costa Rica e no Parque Nacional do Corcovado. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a Costa Rica e no Parque Nacional do Corcovado. Nós fizemos o seguro IATI Estrela e pagámos cerca de 220€ para os dois para cerca de um mês de viagem. Outra boa opção é o IATI Mochileiro se for ficar na América Central ou em viagem na Costa Rica mais tempo. Pode fazer o teu seguro IATI ESTRELA aqui com 5% de desconto.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão

Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

. Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Boas festas.
    Saúde.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada, Manuel.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.