COSTA RICA – O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

A Costa Rica é um dos países mais visitados na América Central e não é por acaso. A Costa Rica é um país seguro, com muitas infraestruturas de apoio ao turismo, nomeadamente hotéis e restaurantes. A Costa Rica é um destino de natureza e visitar a Costa Rica é para todos aqueles que desejam descobrir a biodiversidade do país, os seus animais e os parque nacionais. Há belas praias na Costa Rica mas a Costa Rica não é um destino de praia.

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Se vai viajar para a Costa Rica estes são os nossos artigos que lhe podem interessar

  • VIAJAR NA COSTA RICA – Se está a preparar uma viagem à Costa Rica este artigo é para si. Alugar carro? Viajar de bus? O que visitar? Que roteiro fazer? Quanto custa? A resposta a todas estas perguntas no nosso artigo principal sobre a Costa Rica.
  • VISITAR MONTEVERDE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Monteverde, cheio de dicas para explorar esta zona da Costa Rica.
  • VISITAR ARENAL E LA FORTUNA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Arenal, um dos lugares mais emblemáticos da Costa Rica, cheio de dicas para explorar esta zona da Costa Rica.
  • VISITAR TORTUGUERO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Tortuguero, cheio de dicas para explorar os canais, os tours e esta zona da Costa Rica.
  • VISITAR RINCON DE LA VIEJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Rincón de la Vieja, cheio de dicas para explorar esta zona da Costa Rica.
  • VISITAR MANUEL ANTÓNIO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional de Manuel António, um dos mais visitados da Costa Rica, cheio de dicas para explorar esta zona.
  • VISITAR CORCOVADO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o Parque Nacional do Corcovado, o melhor parque nacional da Costa Rica para observação da vida selvagem.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR E VIAJAR NA COSTA RICA

Se está a pensar viajar na Costa Rica há várias coisas que são importantes saber. Algumas são mais complexas mas outras são bem simples. Vamos começar com algumas dicas bem simples para viajar na Costa Rica:

  • A Costa Rica é um destino de viagem caro
  • A Costa Rica tem um bom sistema de transportes públicos
  • Na Costa Rica os hotéis enchem rapidamente durante todo o ano, reserve com antecedência
  • Os Parque Nacionais da Costa Rica são todos pagos e os bilhetes têm que ser adquiridos online pelo menos um dia antes
  • Na época baixa na Costa Rica tudo é mais barato, ainda assim, é caro.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Qual a melhor altura para visitar a Costa Rica

A Costa Rica tem duas estações bem definidas, a estação seca e a estação das chuvas. A melhor altura para visitar a Costa Rica é na estação seca que vai desde Dezembro a Abril, quando os dias estão soalheiros, com temperaturas a rondar os 26ºC a 28ºC e há menos probabilidade de chover, embora possa acontecer. A estação das chuvas na Costa Rica, entre Maio e Novembro, limita mais as viagens na Costa Rica porque todos os dias chove ao final do dia e às vezes começa mais cedo. Contudo, nós viajámos na Costa Rica na estação das chuvas, em Agosto, e não houve grandes limitações. Choveu todos os dias ao final da tarde e a única coisa que realmente foi condicionada foi o pôr-do-sol, que raramente existia. Contudo, para quem vai para as praias é extremamente limitativo. Ainda assim, valeu bem a pena viajar nesta altura na Costa Rica porque é época baixa e tudo é mais barato. Ainda assim, Agosto é mais caro do que os outros meses da época baixa. É também uma das melhores alturas para ver vida selvagem.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Como chegar à Costa Rica

Viajar para a Costa Rica é fácil já que há voos internacionais desde vários países da América e também desde a Europa. É fácil também cruzar fronteiras terrestres da Costa Rica com a Nicarágua e com o Panamá, desde que conheça as fronteiras abertas e os procedimentos de entrada e saída nos países.

Viajar para a Costa Rica de avião

A melhor forma de chegar à Costa Rica é voar. Se vier da Europa o mais conveniente é viajar para a Costa Rica desde Madrid com a Ibéria pois há voos directos e evita as escalas pelos EUA. Pode encontrar aqui neste site os voos para a Costa Rica aos melhores preços. Experimente várias datas e preços para tentar as melhores opções para chegar à Costa Rica.

DICA EXTRA – Neste momento os voos da União Europeia para os EUA estão cortados ao público em geral. A população do espaço Schengen não pode voar para os EUA (nem para fazer escala) a não ser que esteja há mais de 15 dias fora da Europa. Isto limita muito os voos para a Costa Rica. Sendo assim, quando marcar o seu voo para a Costa Rica tenha cuidado e não marque nenhum com escala nos EUA, caso contrário será impedido de embarcar para a Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Viajar para a Costa Rica por terra

Pode também entrar e sair da Costa Rica por terra. Foi isso que nós fizemos. Nós atravessámos desde a Nicarágua para a Costa Rica por terra.

Cruzar a fronteira entre Nicarágua e a Costa Rica

Entre a Costa Rica e a Nicarágua a fronteira mais popular e fácil de atravessar é em Peñas Blancas. Há autocarros a todas as horas desde Libéria até à fronteira e custam 1700 colones por pessoa.

Uma vez na fronteira da Costa Rica há que fazer os procedimentos normais na alfândega e depois caminhar cerca de 300 metros para poder entrar na Nicarágua. Para entrar na Nicarágua os procedimentos são bastante apertados com testes covid-19, passaporte, controle de bagagem, máquinas fotográficas, telemóveis e drones.

Na fronteira da Nicarágua é preciso pagar duas taxas em dólares por isso convém ter notas pequenas para poder fazer estes pagamentos do lado da Nicarágua:

  • 1 USD – Taxa fronteiriça na Nicarágua
  • 3 USD – Taxa de entrada da Nicarágua

Na parte de fora da fronteira há autocarros desde Manágua, Ribas e Granada mas pode ter que esperar algum tempo. O mais fácil é apanhar um táxi para Ribas, Ometepe ou San Juan del Sur. Foi isso que nós fizemos e pagamos 500 córdobas (cerca de 12€).

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Cruzar a fronteira entre Panamá e a Costa Rica

É fácil cruzar a fronteira entre o Panamá e a Costa Rica em Puerto Viejo. Nós não o fizemos porque não viajámos para o Panamá mas há táxis, vans e autocarros a sair frequentemente para a fronteira da Costa Rica. Há inclusive táxis que levam os viajantes até ao porto para apanhar o barco para Bocas del Toro. Por isso é bastante tranquilo.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Procedimentos e cuidados na entrada na Costa Rica

Para entrar na Costa Rica não necessita de ter certificado ou teste Covid-19, mas necessita de ter um seguro de viagem que cubra as despesas de saúde na Costa Rica caso contraia Covid-19. Contudo, a entrada na Costa Rica requer exigências diferentes consoante seja a sua situação pessoal.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Drones na Costa Rica

Em teoria os drones podem utilizar-se livremente na Costa Rica, com excepção do Parque do Arenal. Contudo, na prática não é assim. Quase todos os parque nacionais da Costa Rica têm avisos para não usar o drone. Sendo assim, pode usar o drone à vontade na Costa Rica desde que não exista sinalização em contrário.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Condições de segurança na Costa Rica

A Costa Rica é o país mais seguro da América Central. A Costa Rica é uma espécie de “quintal” dos EUA, onde os norte-americanos passam férias e, como tal, a segurança do país é bastante boa. Contudo, deve ter precauções normais nos locais turísticos da Costa Rica porque são frequentes roubos nas praias ou à noite. A capital da Costa Rica, San José, é o local mais inseguro do país. A chamada zona Roja, perto dos terminais de autocarro do Caribe é muito complicada com muitas pessoas a viverem nas ruas, consumo de drogas e craque e muita delinquência. É uma zona a evitar na Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Seguro de viagem para a Costa Rica

A IATI tem um seguro que é especial para viagens internacionais e ideal para viajar para a Costa Rica. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a Nicarágua. Nós fizemos o seguro IATI Estrela e pagámos cerca de 220€ para os dois para cerca de uma mês de viagem. Outra boa opção é o IATI Mochileiro se for ficar na América Central ou em viagem na Costa Rica mais tempo. Pode fazer o teu seguro IATI ESTRELA aqui com 5% de desconto.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Como deslocar-se na Costa Rica – Alugar carro vs Bus

Viajar na Costa Rica é fácil e deslocar-se no país também. Há duas grandes possibilidades para se deslocar na Costa Rica, viajar de carro alugado ou de transportes públicos. Ambas têm vantagens e desvantagens na Costa Rica por isso vamos explorar e explicar cada uma delas de seguida.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Alugar carro na Costa Rica

A maioria das pessoas aluga carro para viajar na Costa Rica. Esta é uma óptima opção para quem viaja em grupo ou casal na Costa Rica e pretende ter liberdade de movimento. Ponderamos muito se devíamos ou não alugar carro na Costa Rica mas, no final, decidimos não o fazer. Se quiser alugar carro na Costa Rica aconselhamos que alugue um SUV ou 4×4, especialmente se for para sul de Manuel António. Se não for, não precisa. Um carro normal ou um SUV (na época das chuvas) será suficiente na Costa Rica.

As estradas da Costa Rica entre os principais locais turísticos não são tão más como parecem quando fazemos pesquisas na internet. Há estradas boas na Costa Rica, asfaltadas e não há grandes problemas. Na época das chuvas na Costa Rica, as estradas podem ter mais lama, lençóis de água mas não muito diferente das estradas nacionais em Portugal. Não há autoestradas na Costa Rica (com excepção de um troço pago perto da capital) mas as estradas são razoáveis.

Contudo, há vantagens e desvantagens em alugar carro na Costa Rica. As vantagens são claramente:

  • liberdade de horário
  • liberdade de movimento
  • possibilidade que lhe dá para ficar alojado em lugares mais inóspitos
  • possibilidade de visitar locais mal servidos de transporte público
  • evitar as tours para visitar locais mais inacessíveis
  • é mais cómodo para transportar a bagagem

Contudo, o alugar de carro na Costa Rica tem também algumas desvantagens:

  • o aluguer de carro na Costa Rica é caro, especialmente SUV ou 4×4
  • a assistência em viagem, se tiver problemas, pode ser tenebrosa na Costa Rica (ouvimos e vimos relatos incríveis)
  • alguns alojamentos em locais inóspitos têm acessos horrorosos e depois isso condiciona a saída para jantar à noite
  • o combustível na Costa Rica é caro
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Viajar na Costa Rica de Transportes Públicos

Depois de ponderar as vantagens e desvantagens de viajar de carro na Costa Rica optámos por viajar de transportes públicos na Costa Rica. Porquê?

  • É bastante mais barato já que os transportes públicos na Costa Rica são muito baratos, especialmente os autocarros.
  • É cómodo para longas e médias distâncias na Costa Rica
  • É seguro na Costa Rica
  • É fácil de usar porque existem várias ligações entre os principais pontos turísticos da Costa Rica
  • Há um site na internet que permite ter ideia do horário e das ligações de autocarro e isso facilita a preparação da viagem na Costa Rica
  • Mesmo quando não existe autocarro numa ligação, o uso do táxi pontualmente fica mais barato do que alugar um carro na Costa Rica

Sendo assim, a nossa opção para viajar na Costa Rica foi usando os transportes públicos. Fizemos muitas viagens de autocarro, que vamos deixar informação detalhada no roteiro da Costa Rica que partilhamos abaixo. Porém, para ter uma ideia dos horários e das ligações de autocarro na Costa Rica que queríamos fazer, usamos este site que, embora não seja rigoroso, dá uma boa ideia para começar. Use este site para preparar a sua viagem na Costa Rica mas quando chegar ao local confirme sempre os horários do autocarro que pretende e compre bilhetes com um dia de antecedência. Isto para evitar ficar mais tempo num local do que pretende.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Visitar a Costa Rica em tour desde San José

Esta será a forma menos indicada para visitar a Costa Rica, contudo, se estiver sozinho(a) e por pouco tempo no país, pode ser uma boa opção para conhecer alguns dos locais mais iconicos da Costa Rica. Sendo assim, mostramos-lhe alguns dos melhores tours que pode fazer desde San José para ter uma ideia do que é a Costa Rica:

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir na Costa Rica

Dormir na Costa Rica pode ser um sonho! A Costa Rica tem alojamentos maravilhosos, muitos deles em locais inóspitos e longe de tudo e de todos. Contudo, também tem todo o tipo de alojamentos que pode imaginar. Tem imensos hostels, alguns maravilhosos, homestays em que as pessoas alugam quartos da sua casa, hoteis standard, hotéis de luxo e de cadeias internacionais, alojamentos rurais e rústicos, cabanas, etc. No roteiro da Costa Rica que vamos partilhar de seguida vamos mostrar-lhe quais as melhores opções de alojamento em cada um dos locais que visitámos na Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Na Costa Rica, o preço dos alojamentos são caros e uma cama num dormitório ronda os 20€, um quarto duplo num hotel standard os 50€ e num hotel melhor os 100€-140€. Se procura hotéis de topo na Costa Rica também existem e são maravilhosos mas conte pagar mais de 400€/noite. Nós marcamos sempre os nossos alojamentos na Costa Rica com antecedência no booking.com. Geralmente temos alguns cuidados na escolha dos alojamentos. Estes são os cuidados que tivemos na Costa Rica:

  • escolhemos sempre alojamentos com cancelamento gratuito na Costa Rica
  • privilegiamos os alojamentos na Costa Rica localizados nas localidades que servem de base para explorar os parques nacionais da Costa Rica
  • nas praias da Costa Rica gostamos de alojar-nos também no centro da povoação mas, se possível, em frente ao mar
  • escolhemos sempre quartos duplos com casas de banho privadas na Costa Rica
  • privilegiamos hostels ou hotéis com piscinas porque o mar na Costa Rica não é o melhor para ir a banhos
  • gostamos de quartos duplos em hostels porque estes têm tudo o que um viajante necessita, inclusive tours na Costa Rica e transfers a preços competitivos
  • quando marcamos um alojamento na Costa Rica só para uma noite temos em conta a localização dele em relação à estação de autocarro/barco onde vamos chegar e/ou partir na Costa Rica
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Quantos dias preciso para visitar a Costa Rica

Qualquer viagem que fizer na Costa Rica vai ser boa! Pode ir para a Costa Rica por 10 dias, 15 dias, 20 dias, um mês ou mais mas deixará sempre coisas por ver. É inevitável. Eu diria que o ideal é viajar na Costa Rica mais de 20 dias, contudo, em duas semanas já vai ver muita coisa e ter experiências incríveis, permitindo conhecer os locais mais importantes da Costa Rica. Diria também que viajar para a Costa Rica por menos de 10 dias não é muito boa opção porque os voos são longos, o país é caro e vai sentir que não tem tempo para conhecer nada. Porém, se já estiver a viajar na América Central, com orçamento limitado, pode valer a pena estar na Costa Rica menos dias, apenas para conhecer algo que pretenda mesmo. Sendo assim, prepare a sua viagem à Costa Rica em função do tempo que tem disponível e aproveite.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Quanto custa uma viagem na Costa Rica

Viajar na Costa Rica é caro. Não há como contornar a situação. A Costa Rica tem um custo de vida semelhante a um país da Europa e mais caro do que Portugal. Os tours e passeios turísticos na Costa Rica são caros, as entradas nos parques são sempre pagas, os guias são caros, restaurantes e hoteis também. A comida no supermercado na Costa Rica é mais em conta. Para ter uma ideia, há alguns preços na Costa Rica que podem servir de indicador:

  • garrafa de água – 1€
  • refeição na rua – 8€/pessoa
  • refeição num restaurante – 20€/pessoa
  • quarto duplo num hotel – 80€/noite
  • autocarro para 200 km – 10€/pessoa
  • táxi na cidade – 5€
  • tour para meio dia – 80€/pessoa
  • guia para visitar um parque nacional – 50€/guia
  • entradas nos parque nacionais – entre 15€ e 20€/pessoa
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Entradas nos parques nacionais da Costa Rica

Todos os parques nacionais da Costa Rica são pagos. O valor varia entre 15€/pessoa e 25€/pessoa por dia. Se visitar o parque dois dias, terá que pagar sempre duas vezes a entrada. A entradas dos parques nacionais da Costa Rica têm que ser compradas online e pagas com cartão de crédito (ou similar). A entrada dos parques nacionais tem que ser comprada neste site com pelo menos um dia de antecedência. Tem de preencher o parque que pretende visitar na Costa Rica, o dia da visita e o horário. Depois, o número de bilhetes. É preciso ter conta e estar registado para comprar os bilhetes na Costa Rica. Precisa também dos seus dados, nomeadamente o passaporte.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Internet na Costa Rica

Usar a internet na Costa Rica é fácil mas os cartões SIM são pouco práticos de controlar. Pode comprar um cartão SIM nos supermercados da Costa Rica e depois tem que o carregar. Em teoria há planos pré-pagos na Costa Rica mas não conseguimos colocar nenhum, mesmo com a ajuda de uma casa de telecomunicações. Assim, compramos o cartão SIM na Costa Rica por 1000 colones e depois íamos carregando com 5 mil colones de cada vez. Usávamos também o wifi dos hotéis e restaurantes que existe em todo o lado na Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

ROTEIRO PARA VIAJAR 24 DIAS NA COSTA RICA


Vamos partilhar consigo o roteiro que fizemos na Costa Rica por 24 dias. Foi um roteiro de três semanas que, acreditamos, permitiu conhecer o melhor da Costa Rica. Não precisa de fazer igual mas pode, com certeza, adaptar ao tempo que tem disponível e aos locais que pretende conhecer na Costa Rica.

DIA 1 – Viajar para a Costa Rica

Dedique o primeiro dia da viagem na Costa Rica a chegar ao país e organizar-se, deslocando-se para o local onde pretende começar a sua viagem na Costa Rica. Esqueça San José, pode visitar a capital no final da viagem na Costa Rica, pois é mais cómodo para estar com tempo suficiente para apanhar o avião no final desta aventura e, ao mesmo tempo, ter margem de manobra para imprevistos. Recomendamos que vá para a zona das praias da Península de Nicoya. Nós escolhemos Playa del Coco, mas Playa Tamarindo ou Samara são muito populares também na Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 2 – Visitar as praias da península de Nicoya, nós escolhemos Playa del Coco

Aproveite dois dias de praia na Costa Rica. Nós não recomendamos muito mais tempo porque as praias da Costa Rica são bonitas mas não são boas. São praias selvagens, com correntes perigosas e por isso, a Costa Rica não é um bom destino de de praia. Contudo, vale a pena aproveitar uns dias de praia na Costa Rica. Pode fazê-lo no início ou no final da viagem. Nós gostamos de fazer no início porque assim ajustamo-nos aos novos horários, ajustamos o organismo e adaptamo-nos ao clima da Costa Rica.

Onde dormir em Playa del Coco (2 noites)

Em Playa del Coco, na Costa Rica, há muitos e bons alojamentos para escolher. Nós queríamos um lugar com piscina, baixo preço, com quarto duplo e central. Optámos por ficar no Laura’s House B&B, um alojamento tradicional bem pertinho da praia e do centro. Pagámos 60€ por noite por um quarto duplo.

Pode, no entanto, encontrar melhores opções na Costa Rica, um pouco mais caras, mas que têm mais conforto, como o Hotel M&M Beach House, Luxury Coco Villas, Condos @ House of Winds, ou o Coco Breeze Pacific. Outra excelente opção é o Café de Playa beach front suites.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 3 – Aproveitar as praias da Costa Rica

Aproveite a praia da Costa Rica que escolheu. Acreditamos que não vale a pena explorar todas, embora se tivessemos tido tempo ter-lho-íamos feito. Contudo, mesmo com quase um mês na Costa Rica não deu. Como a praia não era a nossa prioridade, optámos por escolher uma e desfrutar das suas areias negras e vibe.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Como ir de Playa del Coco para Ricón de la Vieja

Ao final do dia apanhe um autocarro para Libéria. Os autocarros custam 750 colones. Há autocarros a cada meia hora por isso não terá problemas. Uma vez em Libéria não há transporte público para o Ricon de la Vieja, pelo que a hora a que chega a Libéria não é importante. Quando chegar ao terminal apanhe um táxi para Rincon de la Vieja. O melhor é ter reserva na Hacienda Guachipelin, sem sombra de dúvida o melhor local para se alojar no parque nacional. Um táxi entre Libéria e a fazenda custa cerca de 12 500 colones (depende da sua capacidade de negociação).

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em Ríncon de la Vieja (2 noites)

Não há muitos alojamentos em Ríncon de la Vieja mas os que há são muito agradáveis. Os mais famosos são a Hacienda Guachipelin Volcano Ranch Hotel & Hot Springs e o Buena Vista del Rincón Eco Adventure Park Hotel & Spa. Nós ficamos na Hacienda Guachipelin porque depois de termos feito bastante pesquisa achamos que era a melhor opção nesta zona. Fica dentro da área do parque e o preço inclui acesso livre às sete quedas de água do parque e às piscinas termais naturais do Rincon de la Vieja. Inclui também um autocarro todo o dia a fazer o transfer dos clientes do hotel pelos diferentes lugares do parque, o que para quem viajar de transportes públicos é fantástico. O quarto duplo custou 110€/noite.

Como a fazenda é longe de tudo, há um restaurante e um bar que pode usar. O bar tem comidas rápidas todo o dia. O restaurante serve almoços e jantares e a preços justos. Nós pagámos 60 USD por duas refeições na quinta para os dois. Nada caro tendo em atenção que estamos na Costa Rica. No restaurante precisa de fazer reservas mas no bar não. Se seguir o nosso roteiro, vai precisar de dormir em Ríncon de la Vieja duas noites.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 4 – Visitar o Parque Nacional de Rincón de la Vieja na Costa Rica

No dia seguinte na Costa Rica aproveite para visitar o Parque Nacional Rincón de la Vieja. No parque aconselhamos que não perca:

  • Trilho no interior do parque para ver as fumarolas e o vulcanismo secundário do vulcão.
  • Cascata de Oropendola
  • Águas termais de Rio Negro
  • Cascatas de Rio Negro
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 5 – Visitar o Parque Nacional de Rincón de la Vieja

Provavelmente não terá tempo para ver tudo no primeiro dia por isso aproveite a manhã seguinte para ver o que lhe faltou no dia anterior.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Viajar de autocarro entre Libéria e Rio Celeste no Parque Nacional Vulcão Tenório

À hora do almoço, apanhe um táxi para Libéria. Em Libéria há um autocarro ao meio dia que vai para Upala e passa por Bijagua. É um autocarro directo por isso é o melhor que vai encontrar. O autocarro demora duas horas e custa 2050 colones por pessoa. Uma vez na povoação, pode ficar lá alojado ou alojar-se na entrada do parque. Nós optámos por alojar-nos na entrada do parque. Pagámos 10 mil colones por um táxi para nos levar lá. Não há táxis formais, são todos informais. Quando o autocarro chegar a Bijagua pergunte na mercearia ou no talho por alguém que o possa levar ao seu alojamento ou à entrada no parque.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em Bijagua e em Rio Celeste no Parque Nacional Vulcão Tenório (1 noite)

Não há muitas opções de alojamento em Bijagua ou em Rio Celeste porque a maioria das pessoas que visita o parque nacional do Vulcão Tenório fá-lo desde La Fortuna. Para nós é um erro porque a viagem é longa e chegar em tour vai fazer encontrar o local cheio de turistas nos trilhos, na cascata e o local perde o seu caracter selvagem e fica transformado numa espécie de parque de diversões de turismo de massa. Perde completamente a magia. Assim, para evitar isso, recomendamos que durma em Rio Celeste ou Bijagua e depois visite o parque de manhã cedo.

Nós alojamo-nos numa casa tradicional de uma família costarriquenha super simpática, as Cabinas Cascada Rio Celeste. Pagámos 34€/noite por um quarto duplo com wc. A casa é nova e limpa, bem cuidada, com pequeno-almoço maravilhoso e rodeados de floresta. Fica a 800 metros da entrada do parque e isso permitiu-nos estar lá na hora de abrir e ser os primeiros a entrar para explorar tudo de forma natural. Foi incrível. Existe um pequeno restaurante ao lado onde pode jantar e almoçar.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 6 – Visitar Rio Celeste e o Parque Nacional do vulcão Tenório na Costa Rica

Por tudo o que já lhe dissemos, levante-se bem cedo para estar um bocadinho antes das 8h na entrada do parque Nacional do Vulcão Tenório e Rio Celeste. Dedique a manhã a explorar os trilhos mas vá directo à cascata pois a possibilidade de a encontrar celeste é maior da parte da manhã. O parque não permite entradas depois das 14h por isso tem mesmo que o visitar de manhã.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Viajar de Bijágua, Rio Celeste, para Monteverde (Santa Elena)

Da parte da tarde, vá para Monteverde na Costa Rica. Se quiser viajar de transportes públicos na Costa Rica é possível mas terá que usar um dia inteiro para esta viagem. Nós achamos que não compensa. Assim, decidimos pagar um táxi para fazer esta viagem na Costa Rica. O táxi ficou por 100 dólares mas permitiu-nos fazer a viagem em três horas e visitar, pelo caminho, o Refúgio dos Pumas (cuja entrada custa 3 mil colones/pessoa), em Cañas. Vale mesmo a pena, tanto a visita como o táxi. Se estiver a viajar com orçamento muito limitado na Costa Rica e tiver tempo, o autocarro é boa opção, caso contrário, não compensa mesmo porque só lhe permite sair no dia seguinte (só existe uma ligação por dia), tem que se trocar de autocarro e a distância não é assim tão grande para que se justifique perder um dia.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em Santa Elena em Montenegro na Costa Rica (3 noites)

Há muitos e bons locais para se alojar em Monteverde. Desde cabines e cabanas isoladas na floresta até hostels e hotéis de luxo ou convencionais. Santa Elana é a povoação principal e caso não tenha carro alugado é a sua melhor opção.

Nós alojámo-nos num hotel tradicional no centro da povoação mas com vistas maravilhosas sobre a floresta e até ao mar da Costa Rica. Da varanda do hotel via-se o oceano Pacífico. Era maravilhoso. Nós ficamos no Camino Verde B&B Monteverde, provavelmente a melhor opção no que toca a preço qualidade. Se alugou carro tem parque de estacionamento. Se não alugou carro, os funcionários são incansáveis para marcar tours, transfers, ajudar nos transportes públicos, etc. Os quartos são grandes e bons e o WC tem banho de água quente (raro na Costa Rica). O preço (cerca de 70€/noite) inclui pequeno-almoço e ainda tem uma cozinha que pode usar à vontade.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 7 – Visitar Monteverde na Costa Rica

O Parque Nacional de Monteverde na Costa Rica é um dos melhores locais do mundo para ver e desfrutar das Florestas das Nuvens. O ideal é montar base em Santa Elena ou nas proximidades. Para quem viaja de transportes públicos o melhor é sempre na povoação para ter acesso a restaurantes, tours, transportes, supermercados, etc. O ideal é ter dois dias em Monteverde. Num deles visite o Parque Nacional para fazer observação de animais e à noite faça um tour nocturno para ver os animais que estão mais activos à noite (custa cerca de 25USD/pessoa).

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 8 – Visitar o Parque Nacional de Monteverde

No segundo dia em Monteverde não perca um dos passeios mais bonitos que pode fazer aqui. As Sky bridges, as pontes suspensas na floresta que custam 40 USD/pessoa na SelvaTour. Isto foi o ponto alto da nossa visita a Monteverde, sem dúvida. Recomendamos também que experimente fazer aqui slide ou tirolesa, aquilo que eles chamam Canopy. É muito giro e vale mesmo a pena fazer na Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 9 – Viajar de Monteverde para La Fortuna pelo lago Arenal

A viagem entre Monteverde e La Fortuna pode ser uma forma maravilhosa de conhecer o interior da Costa Rica.

Como ir de Santa Elena Monteverde para Arenal La Fortuna

No dia seguinte na Costa Rica faça a viagem entre Monteverde e La Fortuna. A melhor forma de fazer esta viagem é usando uma ligação conhecida por táxi – barco- táxi. Ou seja, vai de transfer até ao Lago Arenal, aí apanha um barco que atravessa o lago e o deixa em El Castillo e depois aí, apanha outro transfer até La Fortuna, no Arenal. A viagem desde Monteverde a La Fortuna custa cerca de 25€/pessoa e vale mesmo a pena. Demora a manhã quase toda mas vale mesmo a pena. As vistas entre Monteverde e a margem do lago são maravilhosas porque atravessa as montanhas de Monteverde. Depois, a travessia do lago em barco também é magnífica com o vulcão Arenal como pano de fundo. Depois de chegar El Castillo é um instante para chegar a La Fortuna. O total da viagem demora cerca de 4 horas.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Pode ainda aproveitar a parte da tarde para fazer o trilho no Parque Nacional do Arenal e subir às lavas do vulcão, já que a ascensão ao vulcão não é permitida. No final do dia passe pelo rio termal de Tabacon, um rio de águas quentes vulcânicas, possivelmente um fenómeno único no mundo e na Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em Arenal La Fortuna na Costa Rica (2 noites)

Nós decidimos alojar-nos em La Fortuna num hostel de uma cadeia bastante badalada na América Central e na Costa Rica, o Selina La Fortuna. Nunca lá tínhamos ficado e adorámos! Ficamos numa cabana de bambu, sem banho, pequenina, mas super gira! O hostel tinha banhos quentes maravilhosos, piscina, bar e restaurante, um espaço comum com churrasqueira e fogueira para acampamentos, ioga, etc. A nossa cabana era um encanto e parecia um hotel das mil e uma noites. Foi um dos melhores alojamentos em que ficamos na Costa Rica. A cabana custou 36€/noite.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Contudo, em La Fortuna e em El Castillo há imensos locais fantásticos para se alojar. Fora de La Fortuna estão alguns dos hotéis mais glamorosos e mágicos da Costa Rica para ficar mas isso implica que tenha carro ou use táxis. Algumas das melhores opções são:

Se quiser mesmo algo fora de série veja estes:

Se procura alojamentos mesmo em La Fortuna, então as melhores opções são:

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 10 – Visitar o Parque Nacional do vulcão Arenal

Aproveita o dia no Arenal para começar com uma actividade brutal, fazer o sky train e o sky trek no Arenal! Esta é uma actividade cara, quase 80€/pessoa mas vale mesmo a pena. Consiste numa subida de teleférico pela floresta das chuvas e depois, descida de canopy, ou seja slide, por oito cabos gigantescos pelo meio da floresta. A vista sobre o vulcão Arenal é de outro mundo. É fabuloso! É uma actividade que dura a manhã toda.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Da parte da tarde, alugue mota e vá explorar as redondezas. O que aconselhamos que não perca nessa tarde:

  • Cascata de La Fortuna
  • Sloth Park (parque para ver preguiças e rãs)
  • Rio Tabacón
  • Parque Natural do Vulcão Arenal

La Fortuna e Arenal tem tours muito concorridos e imensa coisa para fazer:

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 11 – Viajar para Tortuguero e ver tartarugas na Costa Rica

Depois de explorar La Fortuna e Arenal, o destino mais lógico é Tortuguero. Tortuguero, na altura ideal do ano, é a base para ver as tartarugas a desovar na Costa Rica.

Como viajar de La Fortuna Arenal para Tortuguero

  • AUTOCARRO + BARCO – Pode viajar entre La Fortuna e Tortuguero de transportes públicos, contudo, essa opção é muito morosa e um dia especialmente longo e cheio de mudanças na Costa Rica. Se optar por o fazer, o melhor é apanhar o primeiro autocarro entre La Fortuna e San José, antes das 5h da manhã. Poderá ter que trocar de autocarro em Ciudad Quesada. A viagem demora cerca de 4 horas. Uma vez em San José tem que trocar de terminal e apanhar um autocarro no terminal do Caribe com destino a Cauhita ou Puerto Viejo. Aí terá que sair na povoação de Guápiles, peça ao motorista para sair no local certo. Daí há que apanhar vários autocarros locais. Um primeiro autocarro para Cariari. Dali um outro para La Pavona, o porto. Entre San José e La Pavona a viagem deve demorar cerca de quatro a cinco horas e custará cerca de 12 dólares por pessoa. Uma vez em La Pavona é necessário apanhar um barco com destino à aldeia de Tortuguero. O último barco para Tortuguero sai de La Pavona às 16h30 por isso não se atrase. A viagem entre La Pavona e Tortuguero demora cerca de 1h30 a 2 horas. O barco custa 1600 colones/pessoa, mais 1500 colones por bagagem.
  • TRANSFER PRIVADO – Outra opção para viajar entre La Fortuna e Tortuguero é de transfer privado. É mais cómodo e rápido. Foi isso que nós fizemos na Costa Rica. A viagem demora cerca de seis horas e custa 76 dólares/pessoa. O ideal é marcar este transfer atempadamente através da internet ou num hostel em La Fortuna. O transfer apanha-o às 5h da manhã no seu alojamento e deixa-o ficar no seu alojamento de Tortuguero, incluindo todo o transporte de van, barco e pequeno-almoço a meio do caminho. Apesar de ser caro, vale a pena porque a viagem de autocarro e barco é longa e muito cansativa.
  • CARRO ALUGADO + BARCO – Se viajar de carro alugado pode conduzir até La Pavona mas depois terá que deixar aí o seu carro. O parque de estacionamento em La Pavona custa 8 dólares por dia. Lembre-se apenas que só há 4 barcos públicos por dia, às 7h30, 11h, 13h e 16h30, no sentido La Pavona – Tortuguero. No sentido contrário, ou seja Tortuguero – La Pavona, há barcos às 5h30, 9h, 11h e 15h.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em Tortuguero na Costa Rica (2 noites)

Tortuguero é um dos lugares mais mágicos e maravilhosos da Costa Rica mas decidir onde ficar não é fácil. O local onde vai ficar alojado depende muito daquilo que pretende fazer nesta região da Costa Rica.

  • Aldeia de Tortuguero – A aldeia de Tortuguero é ideal para quem viaja com orçamentos limitados na Costa Rica e quer ter acesso a hospedagem mais económica, supermercados, restaurantes, bares, etc. É ideal para quem gosta de aproveitar a vida nocturna (embora pouca) e quem quer sentir a vibe da população local do Caribe. Como nós enquadrávamo-nos neste perfil, optámos por nos alojar na aldeia. Assim, teríamos acesso a tours, praia, transportes públicos e podíamos viajar de forma independente. Na Aldeia de Tortuguero há muitos e vários alojamentos. Nós ficamos no Aracari Garden Hostel, um alojamento tradicional, na aldeia, bem central, a 100 metros de praia e no centro da aldeia. É um alojamento muito típico com jardim interior, café-restaurante, cozinha, espaços comuns e muito confortável. Ficamos num quarto duplo com wc e pagámos 35€/noite. Depois de muito pesquisar acreditamos que é a melhor relação preço qualidade na aldeia. É excelente para marcar tours às tartarugas e no parque e também para marcar transfers de transporte porque são muito prestáveis. Se este local estiver cheio (que enche rapidamente) outras boas opções que são na aldeia ou que pode ir a pé são:
  • Isolados em Tortuguero – Para quem pretende um lugar longe de tudo e de todos na Costa Rica, Tortuguero tem muitas opções também. Há bons alojamentos isolados na região mas tenha em atenção que sempre que quiser vir à aldeia terá que pagar o trasnfer de barco, geralmente cerca de 5€/pessoa. Assim, achamos que ficar isolado em Tortuguero é interessante mas só se pretender mesmo afastar-se de tudo e desfrutar do isolamento do local na Costa Rica. Se este for o seu caso, os melhores locais para se alojar são:
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 12 – Visitar o Parque Nacional Tortuguero na Costa Rica

O Parque Nacional de Tortuguero é um lugar muito especial na Costa Rica. É o Caribe! O som, o cheiro e o ambiente das Caraíbas no seu da floresta tropical. Visitar Tortuguero é uma experiência maravilhosa na Costa Rica. O ideal é ter pelo menos um dia e meio ou dois em Tortuguero, de forma a poder explorar o melhor desta região. Não se esqueça que tem que comprar a entrada do parque online antes de fazer os tours. O que não pode perder em Tortuguero:

  • Passeio de canoa nos canais de Tortuguero ao nascer do sol (custa 30 USD/pessoa)
  • Fazer um trilho no Parque Nacional de Tortuguero
  • Explorar a aldeia de Tortuguero
  • Tomar banho nas praias de Tortuguero
  • Subir ao Cerro Tortuguero
  • Ver o pôr do sol numa esplanada nos canais de Tortuguero
  • Ver a desova das tartarugas em Tortuguero (custa 35 USD/pessoa)
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 13 – Viajar de Tortuguero para Límon e Puerto Viejo

A melhor forma de chegar a Tortuguero é por La Pavona mas a melhor forma de sair é por Moin, navegando através do rio Parismina. Este é um belo dia para aproveitar e conhecer a parte menos explorada de Tortuguero e ainda chegar ao ambiente mais caribenho da Costa Rica. Aproveite a tarde para visitar o Parque Nacional de Cahuita e deixe ficar o dia seguinte para Puerto Viejo de Talamanca.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Como viajar entre Tortuguero e Puerto Viejo de Talamanca na Costa Rica

Há um barco por dia, que sai entre as 10h e as 11h da manhã do molhe da aldeia de Tortuguero. O barco custa 35 dólares/pessoa. A viagem demora cerca de 3 horas, navegando pelos canais e meandros do rio Parismina. A viagem é maravilhosa e pelo caminho vêem-se crocodilos, caimão e várias aves. O porto de Moin serve a povoação de Límon, que é a porta de entrada para explorar o sul da Costa Rica. No molhe não há táxis mas pode pedir ao condutor do barco para lhe chamar um. Um táxi entre Moin e Puerto Viejo ou Cahuita custa 15 dólares. Até Límon custa 8 dólares. Se estiver com orçamento limitado, em Limon pode apanhar um autocarro local para Cahuita e Puerto Viejo.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em Puerto Viejo de Talamanca na Costa Rica (2 noites)

Puerto Viejo de Talamanca tem vindo a crescer a sua oferta de bons alojamentos. Começou por ser um destino backpacker mas tem cada vez mais locais de qualidade para ficar alojado aqui na Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 14 – Visitar Manzanillo, Punta Uva e Puerto Viejo na Costa Rica

Puerto Viejo de Talamanca é um local excelente para explorar as praias entre a povoação e Manzanillo, tudo na região de Límon. Estas praias são perigosas para ir a banhos devido às correntes fortes e aos agueiros, por isso tenha cuidado. Nunca é demais recordar porque a Carla esteve quase a afogar-se aqui, como partilhámos no nosso Instagram. Sendo assim, redobre a sua atenção, por favor.

DICA EXTRA – O ideal para aproveitar esta zona de Límon e Talamanca é alugar mota ou bicicleta. Só existe um local na aldeia onde pode alugar mota por isso deve reservar a sua mota atempadamente por whatsapp. Se não conseguir, pode alugar bicicleta. Foi o que nós fizemos. Fica mais barato, é mais lento mas aproveita e faz exercício. As bicicletas custam cerca de 4 mil colones/dia (para 24 horas) e a mota 25USD/dia. Tudo o que temos de seguida dá para fazer num dia com bicicleta mas tem que se levantar cedo e aproveitar bem o dia.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Uma vez com transporte arranjado, o ideal é aproveitar este dia para conhecer:

  • Playa Cocles
  • Playa Chiquita
  • Punta Uva
  • Playa Grande
  • Barco encalhado de Manzanillo
  • Playa Manzanillo
  • Recife de Manzanillo
  • Refugio Nacional Gandoca-Manzanillo
  • Playa Puerto Viejo
  • Playa Negra
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 15 – Viajar para Manuel António

No dia seguinte, bem cedo, viaje para Manuel António. A viagem é longa, no mínimo 8 horas, por isso comece bem cedo. Se correr bem o dia ainda chegará a tempo de desfrutar da praia na parte da tarde em Manuel António na Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Como viajar entre Puerto Viejo e Manuel António passando por San José

Se estiver a viajar de carro alugado na Costa Rica a viagem é longa e cansativa por isso comece também muito cedo. Se estiver a viajar de transportes públicos, a viagem é mais tranquila e relaxada, mas ainda assim, longa. Vejamos como deve fazer:

  • Apanhe o primeiro autocarro que liga Puerto Viejo a San José. O autocarro passa em Puerto Viejo às 5h30 da manhã e vem de Manzanillo. Pará por poucos minutos em frente ao café La Parada. Segue depois para Cahuita. Pode comprar os bilhetes de autocarro no dia antes (é o ideal) no quiosque do outro lado da estrada. Os bilhetes custam 6 mil colones/pessoa. Se perder este autocarro, o seguinte é só ao meio dia e fica muito apertado para fazer a viagem toda num só dia.
  • O autocarro demora 5 horas a chegar a San José. Em San José sai no terminal do Caribe, numa zona vermelha da cidade (insegura). Aí apanhe um táxi para o Terminal da Trapoca. O táxi deve custar cerca de 4 mil colones.
  • Há vários autocarros por dia da Trapoca para Manuel António. Deve chegar a tempo de apanhar o autocarro das 10h30 ou das 11h. A viagem demora 3 a 4 horas e custa 5 mil colones/pessoa.
  • O autocarro da Trapoca pára a meio para almoçar, num restaurante de beira de estrada mas razoável.
  • O autocarro da Trapoca vai para Quepos e também para Manuel António. Quando chegar, veja em que alojamento vai ficar e saia na estação que mais lhe convir.
  • Pode também sair em Quepos e depois apanhar um autocarro local, a cada 20 minutos, para Manuel António. Aí pode perguntar ao motorista qual a paragem do seu alojamento. A maioria dos alojamentos mais conhecidos e bonitos não ficam nem em Manuel António nem em Quepos. Ficam na estrada entre as duas povoações.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde alojar-se em Manuel António e Quepos (2 noites)

A primeira coisa que vai ter que decidir é onde alojar-se para visitar o Parque Manuel António. Não há dúvida que as três melhores opções são ou na praia de Manuel António, na povoação de Quepos ou na estrada panorâmica entre as duas povoações. Todas têm prós e contras.

  • Estrada panorâmica entre Manuel António e Quepos – A maioria das pessoas fica alojado na estrada panorâmica entre Quepos e Manuel António. Isto porque os alojamentos têm vistas maravilhosas, ficam no meio da floresta, há imensos restaurantes e bares e é bem servido de transportes públicos. Como há autocarros locais a cada 20 minutos entre Quepos e Manuel António (custam 335 colones/pessoa), entre as 5h da manhã e as 21h, este local é ideal para contemplar o pôr do sol, ter bons restaurantes, e ter transporte para o parque e para a praia quando necessita. Nós optámos por nos alojar aqui e ficamos no Manuel Antonio Park House, um alojamento tradicional, com vista sobre o mar, na floresta, a meio da estrada panorâmica. No terraço e piscina do hotel havia imensos macacos e rãs. É um lugar maravilhoso. Ficava perto de alguns dos melhores restaurantes e perto da paragem do autocarro. Pagámos 50€/noite. Os melhores hotéis em de Manuel António estão nesta estrada e as melhores opções são estas:
  • Alojar-se em Quepos – Alojar-se em Quepos é uma das opções, essencialmente para quem procura alojamentos mais económicos, hostels e pretende viajar em transportes públicos bem cedo de manhã. Esta é a pior das opções no local de alojamento, achamos nós, já que não há muito boas escolhas. Se pretender alojar-se aqui as melhores opções são:
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 16 – Visitar Parque Nacional Manuel António

No dia seguinte na Costa Rica dedique o dia a explorar o parque Nacional Manuel António. Este é um dos melhores parques da Costa Rica para observar vida selvagem. Algumas dicas para visitar o parque Manuel António:

  • Comece bem cedo pois é melhor para observar a vida selvagem
  • Não pode levar comida nenhuma na mochila senão será atacado por macacos
  • Não pode usar drone
  • Para conseguir ver animais o melhor é levar guia mas custa cerca de 40 a 50 USD para duas pessoas.
  • Faça o trilho do miradouro para ver vida selvagem
  • Vá espreitar a playa de las Gemelas
  • Espreite a playa Escondida
  • Aproveite a praia Espadilla Sur
  • Aproveite a praia de Manuel António
  • Percorra o Park Trail para ver vida selvagem
  • Faça o trilho da Punta Catedral

O dia será longo mas acredite que vale a pena. Termine com um bom restaurante para comemorar os animais que viu no parque.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 17 – Visitar o Parque Nacional Marino Ballena em Uvita e observar baleias

Uvita é uma zona maravilhosa para conhecer a costa pacífica da Costa Rica e ideal para ver baleias, na altura certa. Sendo assim, incluia Uvita e o Parque Nacional Marino Ballena no seu roteiro na Costa Rica.

Como viajar entre Manuel António e Uvita de bus

O ideal no dia seguinte na Costa Rica é sair de manhã bem cedo para Uvita. O primeiro autocarro sai às 6h da manhã e demora entre 1h30 e duas horas. Custa 2 mil colones/pessoa. Uma vez em Uvita, o autocarro pára numa paragem na estrada porque não há terminal. Uma vez ali pode ficar em Uvita ou ir para a praia Marino Ballena. Se for para a praia tem que apanhar um autocarro local (não há muitos) ou um táxi (que custa 4 mil colones).

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em Uvita e Marino Ballena (1 noite)

Quando visitar esta zona da Costa Rica o que tem que decidir é onde se alojar, na praia ou na cidade.

  • Alojar-se em Uvita – Nós optámos por alojar-nos em Uvita, na povoação, porque como só íamos ficar uma noite em Uvita era mais conveniente chegar, pousar as mochilas no alojamento e depois explorar a região. No dia seguinte íamos apanhar outro autocarro de manhã e por isso era muito mais conveniente. Há alguns alojamentos interessantes na cidade, especialmente aquele onde ficamos, o Sueños Tranquilos. A nossa cabana era nova, super limpa, com boa casa de banho e tinha piscina. O alojamento também serve refeições, especialmente gregas pois o dono é um rapaz grego que ficou “preso” na Costa Rica durante a pandemia. O quarto custa 36€/noite. Outras boas opções na cidade de Uvita são:
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

O que ver e fazer quando visitar Uvita

  • Observação de baleias na Costa Rica – Se vier no primeiro autocarro da manhã chegará a Uvita a tempo de apanhar o barco para fazer observação de baleias. Entre Julho e Setembro é a melhor altura para o fazer. Por isso, se viajar nessa altura não perca a oportunidade. Marque a sua tour com antecedência porque as tours esgotam rapidamente, especialmente as da manhã, quando a probabilidade de ver baleias na Costa Rica é maior nesta altura do ano.
  • Desfrutar da praia e da formação rochosa em forma de cauda de baleia – Para visitar estas praias terá que pagar para aceder ao parque. Contudo, neste parque não precisa de comprar os bilhetes online, pode comprar no local.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 18 – Viajar para Golfito e Puerto Jimenez na Península de Osa

Nos últimos dias na Costa Rica recomendamos que se delicie com o melhor Parque Nacional do país para ver vida selvagem. É o Parque Nacional do Corcovado na Costa Rica. O ideal para lá chegar é organizar a sua viagem ao Corcovado entrando por Puerto Jimenez e saindo por Drake Bay. Para tal, terá que organizar bem esta logística de forma poder explorar o parque da melhor maneira.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Golfito é uma povoação piscatória e tradicional no sul da Costa Rica e muito próxima de fronteira com o Panamá. É um local descontraído e maravilhoso para apreciar o modo de vida tradicional. Na travessia de barco entre Golfito e Puerto Jimenez, na Península de Osa, atravessa-se o Golfo Dulce e é comum ver-se golfinhos, pelicanos e tartarugas. Com sorte poderá também ver baleias. Espreite também a língua de areia de Puntarenitas na viagem de barco.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Como chegar de Uvita a Puerto Jimenez de bus

Se estiver a viajar de autocarro na Costa Rica, terá que apanhar vários autocarros e barco para chegar a Puerto Jimenez mas a viagem é maravilhosa e com sorte vai ver golfinho, pelicanos e até tartarugas. Para que não perca tempo o ideal é fazer o seguinte:

  • Apanhe o autocarro das 10h30 de Uvita para Rio Claro. O autocarro pára na paragem de autocarro do cruzamento central de Uvita. Não há terminal. O autocarro demora cerca de 2 horas. Se não conseguir autocarro directo, pode trocar de autocarro em Palmar. O autocarro custa 2400 colones/pessoa.
  • Em Rio Claro apanhe um táxi partilhado para Golfito e peça para ficar no porto para Puerto Jimenez. O táxi partilhado custa 1500 colones/pessoa e demora cerca de 20 minutos.
  • Em Golfito apanhe o barco que vai para Puerto Jimenez. O barco sai às 13h e custa 2 mil colones/pessoa. A travessia demora cerca de uma hora.
  • Quando chegar a Puerto Jimenez, a povoação fica a cerca de 800 metros do porto por isso, se se sentir bem, pode ir a pé.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Chegar a Puerto Jimenez de carro e sair de barco por Sierpe

Se viajar de carro alugado e pretender ter a mesma experiência no Corcovado, entrando por um lado e saindo por outro, o ideal é ficar uma noite alojado em Palmar e deixar lá o carro. De lá pode chegar em transporte público (como explicamos acima) a Puerto Jimenez e, no regresso, regressar de barco de Drake para Sierpe e depois apanhar o carro em Palmar novamente. Se tivessemos alugado carro teria siso isto que teríamos feito. Para saber como sair de barco de Drake para Sierpe explicamos tudo à frente.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em Puerto Jimenez (1 noite)

Em Puerto Jimenez ficamos alojados num hotel tradicional e com bom ambiente mesmo no centro da cidade, o Hotel Hoja de Oro Corcovado. Ficar no centro da cidade para nós era essencial porque no dia seguinte queríamos sair cedo para o Parque Nacional do Corcovado. Os quartos eram espaçosos e a menina que lá trabalha muito simpática. O quarto duplo com wc custou cerca de 50€/noite com pequeno almoço (que pudemos tomar às 4h30 da manhã na padaria local). Dentro do mesmo estilo, também no centro ou próximo do centro da cidade as melhores opções são:

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 19 – Visitar o Parque Nacional de Corcovado na Costa Rica

No dia seguinte na Costa Rica comece um tour de dois dias ao Parque Nacional do Corcovado. Estes tours são muito populares e exigem reservas atempadas. O nosso custou 300 USD/pessoa para dois dias com jantar e pequeno-almoço. A empresa com que marcar o tour terá que fazer reserva do refúgio de Sirena para uma noite e os lugares são sempre menos do que a procura. Nós marcamos o tour com um mês de antecedência no fim do mês de Agosto.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Dicas para marcar o tour ao Parque Nacional do Corcovado

  • Marque o tour atempadamente
  • Não pode visitar o Parque Nacional do Colorado de forma independente. Todas as visitas têm que entrar com guia.
  • Marque o transfer das suas bagagens (é extra) entre Puerto Jimenez e Drake (o transfer em táxi custa cerca de 80 USD)
  • Não leve mais do que 8 kg na bagagem do trilho
  • Leve tudo o que não se pode molhar dentro de sacos plásticos bem fechados na mochila. Sim, vai chover! Chove sempre! Até na época seca.
  • Há wc, lavatórios e chuveiro de água fria no refugio de Sirena.
  • Leve saco cama se pretender (embora a cama tenha lençóis e isso é suficiente porque é muito quente)
  • Leve roupa para dormir dentro de um saco plástico impermeável na mochila
  • Leve uma muda de roupa num saco plástico dentro da mochila
  • Leve chinelos porque no refúgio não pode usar botas ou sapatilhas
  • Leve snacks para comer ao longo do dia
  • Leve máquina fotográfica
  • Leve frontal ou lanterna
  • Leve almoço (sandes) para o almoço do primeiro dia
  • No refúgio pode alugar galochas mas só para o segundo dia
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Como é o primeiro dia de tour no Corcovado na Costa Rica

  • O tour começa às 4h30 da manhã e os guias encontram-se com os visitantes na padaria local onde pode tomar o pequeno almoço.
  • Depois é preciso viajar de jipe até Carate. Esta viagem demora cerca de duas horas e pode ver animais pelo caminho. Se tal acontecer os guias vão parando.
  • Depois é preciso caminhar entre Carate e a estação de La Leona, a entrada do parque. São 3,5 km e demora cerca de uma hora e meia.
  • Em La Leona faz-se o registo de entrada e há wc.
  • De La Leona a Sirena são 16 km a caminhar, pela praia e por trilhos na floresta.
  • A quantidade e diversidade de animais que vai ver varia muito porque são animais selvagens mas verá sempre imensa coisa.
  • Caminhar na praia é cansativo por isso não abuse do ritmo.
  • Vai almoçar na praia em piquenique (quer chova ou não)
  • Durante o percurso vai atravessar vários ribeiros e dois rios maiores. Os maiores são o rio Madrigal, logo no início, e o rio antes de chegar a Sirena, no final do dia. Tenha atenção às correntes e às marés.
  • Chegará a Sirena por volta do final da tarde.
  • Há jantar no refúgio (custa 20 USD/pessoa e deve estar incluído no seu tour).
  • As luzes do refúgio apagam às 21h.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 20 – Visitar o Parque Nacional de Corcovado

No segundo dia do tour do Corcovado na Costa Rica poderá explorar os trilhos na zona de Sirena e à hora do almoço apanhar o barco para Drake, onde poderá desfrutar da tarde. Geralmente, funciona assim:

  • Um primeiro trilho a começar às 5h da manhã para ver a vida selvagem a acordar
  • Este trilho é curto e geralmente vê-se o amanhecer durante duas a três horas na zona de Sirena
  • Regresso ao refúgio para tomar o pequeno almoço
  • Novo trilho da parte da manhã durante mais duas horas na zona de Sirena
  • Regresso ao refúgio para pegar nas mochilas e fazer um último trilho a caminho da praia Sirena para apanhar o barco para Drake
  • Viagem de barco entre Sirena e Drake (demora cerca de uma hora e meia a duas horas)

Uma vez em Drake aproveite para explorar a aldeia, a praia e desfrutar do ritmo de vida local. Aproveite o pôr do sol na praia, que é lindo. Se tiver um dia extra recomendamos mesmo que faça a ilha del Caño. Outra tour que vale a pena fazer, na altura certa, é para ver as águas luminescentes à noite.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em Drake Bay na Costa Rica (1 noite)

Em Drake há muitos alojamntos na povoação, onde estão os restaurantes e supermercados. Há também muitos longe da popvoação. Nós ficamos mesmo na aldeia porque chegamos às duas da tarde e saímos no outro dia de manhã cedo. Se ficar só uma noite, alojar-se na povoação é a melhor opção. Se ficar mais do que uma noite pode ser boa ideia alojar-se num hotel na selva. Há alguns muito bonitos.

Nós ficamos alojados no Pacheco Tours Beach Cabins, mesmo de frente para o mar, na praia de onde sai o barco e perto dos restaurantes e supermercados. Ficamos num quarto duplo, com varanda para o mar e wc e pagámos 44€/noite. Foi uma excelente opção porque para além do quarto ser bom e ter banho quente, tinha no jardim uma mangueira de pressão espetacular para lavar as botas e a roupa do Corcovado. Outras boas opções na povoação são:

Se preferir alojar-se num local especial, na selva, afastado da povoaçao, estas são boas opções:

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 21 – Viajar de Drake Bay até San José na Costa Rica

Este dia é dedicado a sair do Corcovado e a rumar a San José, capital da Costa Rica. Será um dia em movimento, na estrada e nos canais do Corcovado.

Como viajar de barco entre Drake e Sierpe

Para sair do Corcovado o ideal é viajar entre Drake e Sierpe de barco. O barco sai às 7h30 da manhã e a viagem demora cerca de duas horas cruzando os canais dos mangais. A viagem é maravilhosa. O barco custa 15 USD/pessoa e os bilhetes compram-se no momento de embarque na praia.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Como viajar entre Sierpe e San José

Uma vez em Sierpe há que regressar a San José, capital da Costa Rica, para terminar a viagem pela Costa Rica. De Sierpe a San José é fácil viajar. Basta seguir estas dicas:

  • De Sierpe é preciso apanhar um transporte para Palmar. O autocarro sai do centro da povoação de Sierpe e o bilhete de autocarro custa 300 colones/pessoa. A viagem demora cerca de 30 minutos.
  • Em Palmar tem que apanhar o autocarro da Trapoca para San José. Pode apanhar o autocarro pela estrada da costa (menos curvas e mais rápida) ou a estrada de montanha (um pouco mais lenta mas vai pelo centro da Costa Rica). Nós optámos pela segunda para conhecer essa parte do país, ainda que apenas da janela do autocarro. O bilhete de autocarro custa 6325 colones/pessoa e a viagem demora cerca de 6 horas.
  • O autocarro da Trapoca chega ao terminal da Trapoca em San José. Aí deverá apanhar um táxi para o seu hotel. Se o hotel for no centro o preço deve rondar os 3 mil colones.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Onde dormir em San José, a capital da Costa Rica (3 noites)

Em San José, tal como qualquer capital da América Central, na escolha do alojamento a sua prioridade deve ser ficar numa zona segura. Assim, com base nisso, pesquisamos muito e escolhemos um hotel bom, a preço razoável, perto do centro e num bairro seguro. Consideramos mesmo que este hotel é a melhor opção no que toca a preço-qualidade em San José. A nossa escolha recaiu sobre o hotel Fleur de Lys, onde pagamos cerca de 40€/noite num quarto duplo com wc e banho de água quente e pequeno-almoço.

Se o hotel que lhe recomendamos estiver cheio, estes também são boas opções:

DIA 22 – Visitar o Vulcão Poás e os cafezais da Costa Rica

Desde San José é possível explorar o parque nacional do Vulcão Poás e zona de cafezais da Costa Rica. Este é um excelente programa para aproveitar o dia em San José. Se quiser ir de táxi para o vulcão Poás isso vai-lhe permitir ter carro para visitar várias coisas pelo caminho. Não é muito barato porque o carro custa 100 USD para um dia mas acreditamos que vale a pena por isso foi isso que fizemos. De manhã visitámos o vulcão Poás e de tarde explorámos as plantações de café e de morangos na zona do vulcão. É um dia muito bem passado.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 23 – Visitar San José, a capital da Costa Rica

No último dia na Costa Rica, tal como fazemos sempre, dedicamo-nos a explorar a capital do país. Não vale a pena planear muito este dia mas, acreditamos, deixar-se ir, não perdendo alguns locais muito interessantes. O que recomendamos mesmo que veja em San José:

  • Museu Nacional de Costa Rica
  • Museu do Ouro
  • Praça da Cultura
  • Teatro Nacional da Costa Rica
  • Avenida Central
  • Mercado Central
  • Mercado dos Artesãos
  • Comer na La Casona Típica
  • Comer uma pizza no Sapore Trattoria
  • Ver um espetáculo de teatro nos teatros amadores da cidade (nós vimos no Teatro La Máscara mas há muitos outros)
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

DIA 24 – Regressar a casa

E ao fim de 23 dias a viajar na Costa Rica é hora de regressar a casa (ou seguir viagem para outro destino). Apostamos que se fizer este roteiro virá verdadeiramente impressionado com a Costa Rica.

COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Se vais viajar para a Costa Rica e América Central estes são alguns dos nossos artigos que te podem interessar

  • VIAJAR NA NICARÁGUA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Nicarágua, nomeadamente regime de entrada na Nicarágua, como chegar à Nicarágua, como se deslocar na Nicarágua, roteiro na Nicarágua, onde dormir na Nicarágua, o que visitar na Nicarágua, onde comer na Nicarágua, condições de segurança na Nicarágua, etc. Destino maravilhoso para combinar com uma viagem à Costa Rica.
  • VISITAR EL SALVADORUm artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e viajar em El Salvador, com dicas e roteiro para explorar o melhor do país, com base na nossa experiência. Poderás encontrar neste artigo lugares a visitar, locais onde dormir, informações sobre transportes, cruzamento de fronteiras, segurança, condições de entrada no país, etc. Destino maravilhoso para combinar com uma viagem à Costa Rica.
  • VIAJAR EM CUBA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
  • VISITAR O MÉXICO – O artigo ideal se quer saber quais as ruínas maias que não pode perder no México. Destino maravilhoso para combinar com uma viagem à Costa Rica.
  • VIAJAR NA GUATEMALA – Lugares obrigatório e maravilhosos a visitar na Guatemala, um resumo daquilo que pode encontrar no nosso blogue. Este país é fantástico para combinar com uma viagem à Costa Rica.
  • VIAJAR NO BELIZE – Para compreender o país onde vai viajar, um artigo sobre o Belize, país pouco conhecido na América Central, mas cheio de magníficas surpresas para quem o visita. Destino maravilhoso para combinar com uma viagem à Costa Rica.
COSTA RICA - O que visitar, ver e fazer com roteiro e dicas para viajar

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.