O que visitar no Chipre? Esta é uma das questões que vai ver respondidas neste artigo. Se está a pensar viajar para o Chipre e criar um roteiro de viagem saiba que há muitos lugares que deve visitar no Chipre. O Chipre é um país excelente para viajar mas fazer um roteiro pelo país vai sempre implicar escolhas. Saber que lugares quer visitar no Chipre pode ser um desafio, por isso, seleccionamos aqui aqueles que consideramos mais importantes, tendo em atenção a viagem que fizemos no Chipre.
- VIAJAR NO CHIPRE – Tudo o que precisa de saber para visitar o Chipre está neste artigo. Principais cidades, praias, hotéis, o que ver e fazer por região.
- LUGARES A VISITAR NO CHIPRE – O que não pode mesmo perder quando criar o seu roteiro no Chipre.
- VIAJAR NO CHIPRE DO NORTE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar no Chipre do Norte, uma região controlada pela Turquia dentro do Chipre e que requer cuidados e regras distintas.
- ROTEIRO DE VIAGEM NO CHIPRE – Este é o artigo detalhado com o nosso roteiro e relato de viagem pelo Chipre e Chipre do Norte.
- ATRAVESSAR A FRONTEIRA ENTRE O CHIPRE E O CHIPRE DO NORTE
CONTEÚDOS DO ARTIGO
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR O CHIPRE
O que visitar no Chipre? Eis a primeira coisa que nos vem à cabeça quando decidimos preparar uma viagem para o Chipre. Cada vez mais um destino de viagem na mira dos portugueses, o Chipre é um país cheio de lugares extraordinários para conhecer. No entanto, antes de marcar a sua viagem para o Chipre, leia bem as dicas acima para não cometer o erro de voar para o local errado do Chipre e ficar travado em termos de movimentos. Saiba também que a melhor forma de conhecer a ilha é alugando carro.
LUGARES OBRIGATÓRIOS A VISITAR NO CHIPRE
VISITAR A REGIÃO DE NICÓSIA NO CHIPRE
Na região de Nicósia é obrigatório visitar no Chipre, mas també a parte norte de Nicósia, que pertence ao Chipre do Norte, e onde existe uma cultura mais ligada ao Médio Oriente. A cidade faz lembrar Istambul e tem lugares encantadores. Para saber como cruzar a fronteira em problemas veja este nosso artigo. A parte sul de Nicósia pertence ao Chipre e, embora menos interessante, vale a pena conhecer e percorrer a linha de separação da cidade. Neste momento, Nicósia é a única capital do mundo dividida. Esta é uma cidade obrigatória a visitar no Chipre.
Dicas de alojamento em Nicosia
- Nicósia, capital do Chipre, está dividida tal como Berlim esteve na Guerra Fria. Pode alojar-se em Nicósia norte ou sul. Nós alojámo-nos em Nicósia sul, bem próximo da fronteira para poder aproveitar e explorar a parte norte, a parte mais bonita da cidade. Escolhemos o Kipros Hotel, um hotel simples mas económico e com excelente localização. O ideal é alojar-se no centro histórico, dentro da muralha quando visitar o Chipre.
VISITAR A REGIÃO DE TROODOS NO CHIPRE
Se programar uma viagem, saiba que é obrigatório ir a Troodos quando decidir o que visitar no Chipre. Troodos são as montanhas mais elevadas da ilha do Chipre e o seu ponto mais alto é o Monte Olimpo. Quando o tempo está bom há excelentes trilhos para se fazer, inclusive subir ao Monte Olimpo. Para além disso, vale a pena visitar no Chipre algumas aldeias da serra, onde a cultura cipriota ainda está bem preservada, é o exemplo de Kalkopetria no Chipre.
Nenhuma viagem a Troodos estará completa se não tentar visitar as dezenas de igrejas pintadas de frescos deslumbrantes e coloridos do Chipre. As igrejas estão espalhadas pela montanha por isso encontrá-las é uma viagem incrível quando estiver a visitar o Chipre. Estas igrejas são Património Mundial da Humanidade. Embora muito menos impressionante do que as igrejas, não perca ainda o maior mosteiro do Chipre, o mosteiro de Kykkos. Esta é uma região obrigatória a visitar no Chipre mas para a explorar vai precisar de carro alugado no Chipre.
VISITAR A REGIÃO DE PAPHOS (Pafos) NO CHIPRE
Paphos (ou Pafos) é uma cidade muito interessante a visitar no Chipre. Para além de ser um importante destino turístico, com excelentes infraestruturas, é menos “estância balnear” do que Agia Napa, por isso é mais autêntico. Na cidade do Chipre não perca os túmulos reais, as ruínas de Kato Paphos e as igrejas e locais de culto. Para além disso, tem na cidade e nas suas proximidades alguns dos lugares mais incríveis para conhecer no Chipre. Não perca a igreja e túmulos de Agios Giorgious, a povoação e os doces de Geroskipou, o magnífico mosteiro de Agios Neofytos ou as praias de Coral Bay. Estes são lugares obrigatórios a visitar no Chipre.
Dicas de alojamento em Paphos
- Para se alojar junto à praia de Paphos procure alojamento no Oasis park, no Paphinia Sea View Apartments, no Pyramos Hotel, ou no Alexander The Great Beach Hotel.
- Nós ficamos alojados na parte local de Paphos, longe da praia de Kato Paphos. É mais calma mas não é especialmente interessante no Chipre. O hotel onde ficamos era muito giro e característico, o Kirinas Tradicional House. Vale a pena para quem quer fugir da praia no Chipre.
VISITAR A REGIÃO DE LIMASSOL NO CHIPRE
Limassol ou Lemesos, no sul, é uma bela cidade para visitar no Chipre. A cidade tem imensos locais de interesse como o castelo, o bairro turco, os mercados e as igrejas escondidas. No entanto, é também um bom local para dar um passeio na marginal e para comer. Bem perto, está a Península de Akrotiri com um lago salgado cheio de flamingos e o encantador mosteiro de Agios Nikolaos ton Gaton (São Nicolau dos Gatos). A poucos quilómetros de distância ficam e algumas das ruínas mais fantásticas que pode visitar no Chipre como o Santuário de Ylatis Apollo, as ruínas de Amathous, as fabulosas ruínas de Kourion ou o castelo de Kolossi. Estes são lugares obrigatórios a visitar no Chipre.
Dicas de alojamento em Limassol
- Na cidade de Limassol ficámos alojados num apartamento próximo da Avenida Marginal mas ainda um pouco longe do centro histórico. O apartamento era óptimo e bastante em conta. Tinha parque de estacionamento gratuito o que foi óptimo. Pode ver mais opções nas dicas acima.
VISITAR A REGIÃO DE LARNACA NO CHIPRE
A região de Lanarca é dominada pela cidade que tem o aeroporto mais comercial da ilha do Chipre. Sendo assim, tem imensos lugares obrigatórios a visitar no Chipre aqui perto. Como tal, há imensos turistas, uns que ficam alojados na cidade, outros de passagem. Ainda que só de passagem, vale a pena explorar a cidade. Não perca os seus museus, igrejas (a de São Lázaro é de babar), mesquita, castelo e ruínas. A marginal é um óptimo local para um passeio. Para além disso, vá até Choirokoitia, as ruínas de uma povoação do neolítico que vale a pena visitar no Chipre.
Dicas de alojamento em Lanarca
- Na cidade de Larnaca a melhor opção é ficar alojado no centro histórico e na marginal de frente para a praia. São boas opções o Laila’s Seaview Penthouse Apartments, o Zodiac Hotel Apartments, o Livadhiotis City Hotel, Alkisti City Hotel e o Krasas Beach Apts. Pode ver mais opções nas dicas acima para quando visitar o Chipre.
VISITAR A REGIÃO DE AGIA NAPA NO CHIPRE
A estância balnear de Agia Napa é isso mesmo, uma enorme cidade criada para os turistas que procuram uma praia para visitar no Chipre. Só há restaurantes hotéis, casas de espectáculos e lojas. Tudo em grande número. É um destino turístico de praia por excelência. É-o porque é aqui que estão algumas das mais belas praias do Chipre. Não perca a Nissi Beach e as praias próximas do Cabo Gkreko e de Protaras. Se procura praia, este é um dos lugares obrigatórios a visitar no Chipre.
Dicas de alojamento em Agia Napa
- Em Nissi Beach nós ficámos alojados num apartamento porreiro e económico. Não era de frente para o mar, mas dava para ir a pé (ou bicicleta) para a praia de Nissi (10 a 15 minutos a pé).
VISITAR A REGIÃO DE POLIS NO CHIPRE
Polis, no norte do Chipre (não no Chipre do Norte), é uma das regiões mais autênticas e menos alterada pelo turismo. A cidade tem um carisma muito interessante e deve incluí-la no seu roteiro de lugares a visitar no Chipre. As praias da costa norte, embora não tão boas como as do sul, são fabulosas e um excelente destino de férias. Consta-se que os cipriotas não fazem férias no sul, mas rumam a norte onde ainda há um Chipre. Aqui pode visitar os Banhos de Afrodite ou a magnífica Península de Akamas e a zona de Kato Pyrgos.
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Ola Carla,
Comprei uma passagem com milhas de istambul para Ercan. Quais dificuldades vou enfrentar? Posso circular normalmente para o sul da ilha? Algum problema para se hospedar em hoteis do sul? A parte norte vale a pena ser explorada? Quantos dias no Norte? No Norte, não terei nenhuma restrição? Desculpa, estou cheia de duvidas….
Viste este nosso artigo, está tudo aqui explicado https://www.viajarentreviagens.pt/chipre/viajar-no-chipre-do-norte/ e este https://www.viajarentreviagens.pt/chipre/roteiro-para-10-dias-de-viagem-no-chipre/. Está tudo aqui.
Li o vosso artigo sobre Malta e fiquei com imensa vontade de conhecer. E depois li que Malta era perfeitamente seguro para mulheres que viajam sozinhas. Mas neste artigo sobre o Chipre, que me deixou encantada, não vi nada mencionado sobre se é seguro ou não uma mulher viajar sozinha.talvez se ficar só num resort ,mas assim não conhece mais nada. E depois também não gosto de viagens organizadas em que me sinto um “carneiro” a seguir o rebanho. A liberdade que sinto em viajar só é em grande arte o poder fazer o que me apetece e alterar horas ou dias e locais a visitar.
Olá Graça. É seguro para mulheres viajarem sozinhas no Chipre. Não há problemas. Vai tranquila.
Olá. Apreciei bastante as vossas informações acerca do Chipre, país que vou visitar em breve.
Não sei se me poderiam ajudar a esclarecer as seguintes dúvidas:
– o passaporte é apenas necessário se pretendermos visitar o Chipre do norte, certo?
– para circular no restante país (incluindo atravessar as áreas de Akrotiri e Dekelia,que pertencem ao ReinoUnido) não é necessario passaporte?
Obrigado
Olá Carla,
Preciso de uma ajuda, comprei uma viagem de surpresa para o meu. Marido, ao Chipre no final de Abril, porque tenho lá uns amigos, apesar de poder alterar a data, por exemplo para Agosto, os nossos amigos não estão lá no Verão, é o meu marido diz-me que em Abril não pode fazer praia, e Chipre é 90% praia, já vi o seu artigo e terá muitos sítios interessantes, mas sabe dizer me se no final de Abril, já terá bom para ir dar uns mergulhos?
Obrigada
É uma sorte mas pode já estar bom, depende do tempo que apanhar. O clima é como no Algarve.
1. Sim.
2. Não.
Oi Carla,
Adorei as dicas,
To indo pra la em maio e to cheio de duvidas rssss
vou ficar uma semana la, vc aconselha dormir em quantos lugares (e quais) pra tentar aproveitar ao máximo toda a ilha?
Se alugar carro e gostar de explorar, eu aconselho ficar em três lugares diferentes para aproveitar bem.
Olá Carla, Ayia Napa é Chipre Grego ou Turco? Como portuguesa preciso de passaporte para Ayia Napa? Obrigada
Não precisas de passaporte para nenhum lado, só BI ou Cartão do Cidadão. Mas Ayia Napa é Chipre grego.
ola voce foi de carro para a parte turca?
Sim, está tudo explicado aqui. . https://www.viajarentreviagens.pt/chipre/viajar-no-chipre-do-norte/
Carla adorei saber um pouco da ilha. Eu e meu marido decidimos este ano ir para Dubai e para o Líbano. Fiquei fazendo busca de informações sobre a ilha de Chipre e após ler suas informações decidi que iremos também para Chipre .
Começarei a fazer busca de voo de Beirute a ilha . Vc pode me dar algumas dicas ? Precisa de visto ?
Os portugueses não precisam de visto, os brasileiros não sei. Temos imensas dicas aqui no blogue. Viu os artigos todos sobre o Chipre?
E hoje vamos nós para o Chipre.
Boa! 😀
gostaria de explorar a região de paphos, parece muito diferente dos lugares que já visitei!
é lindo mesmo
Nunca havia pensando no Chipre como um destino de viagem, mas gostei bastante dos lugares listados, descrição e foto. É um tipo de viagem que gostamos bastante de fazer, muito bom.
Vale a pena, Edson. Vai gostar.
Parece ser um excelente destino para descobrir, e aqui tão perto. Com certeza vai para a minha bucket list 🙂
Vai adorar, Sónia.
Aquela foto do Rui com uma lanterna (e frescos na parede) é onde?
Beijos e abraços da Argélia,
F
No instagram? É numa igreja em Troodos, nas montanhas do Chipre.
Ora aqui está um excelente destino de que raras vezes me lembro! Mas sem dúvida que tem de ser visitado um dia. Ainda por cima tem um misto de Europa com Médio Oriente, além de que é um destino bem rico (património, praia…). Excelentes sugestões!
Obrigada
A pouco tempo encontrei passagens na promoção partindo de Lisboa e fiquei na dúvida se ia ou não. Fiquei até com dificuldades de conseguir mais informações. Obrigada pelas dicas e adorei!
Boa informação, Sabrina. Às vezes arranjam-se mesmo voos bem em conta.
Gostei muito de saber mais sobre o Chipre. Muita história interessante e locais bem bonitos. Vejo que vale mesmo a pena ir!!
Vale mesmo. É quase Médio Oriente. 😉
Ótimas dicas, Carla, a gente costuma ver pouca publicação sobre o Chipre.
Verdade. Obrigada 😀
Ora aí está um destino que ainda nunca nos tínhamos lembrado e que agora ficou na lista de locais a visitar 🙂
de mota deve ser BRUTAL!
Excelente. Olha é um óptimo destino para ir com o puto, e mistura praia e ainda cultura nas montanhas. A considerar…
É mesmo, Francisco. É Europa. 😉
Visitei o Chipre em 2016, no nosso Inverno, e foi excelente opção. Um país com imenso para explorar com o ‘adicional’ de apreciar as diferenças entre os lados turcos e gregos. Belo resumo dos principais interesses do país. Bom recordar 🙂
É mesmo, Rui. 😀
Nunca pensei que o Chipre poderia ser tão interessante. Me pareceu a combinação perfeita de passado urbano com ruínas e afrescos com belas paisagens naturais e uma atmosfera atraente! Gostei muito deste passeio por aqui.
Obrigada
O Chipre ainda não está no roteiro comum dos brasileiros. Nunca tinha lido a respeito e gostei muito das suas informações. Uma combinação interessantes de história e construções antigas com belezas naturais. Muito interessante!
Obrigada
Nunca tinha pensado em conhecer Chipre, mas depois de ler esse post realmente fiquei com muita vontade de conhecer.
Ainda bem, Viviane.
Fiquei lendo o post e tentando imaginar qual escolheria com certeza visitar, mas confesso que é uma escolha super difícil. Quantos lugares lindos que Chipre tem, não imaginava, de verdade! Adorei as dicas, me deram vontade de ir pra lá assim que possível 🙂
Obrigada, Victoria. 😀
Nossa, eh bem escasso o número de blogs que falam sobre o Chipre em Português! Deve ser até uma honra estar em um lugar desses,ne?
Gostei de aprender um pouquinho com vcs
Obrigada, Aninha.
Confesso que desconheço sobre o Chipre e não tinha muitas informações, pra ser sincero, praticamente nada! Adorei conhecer um pouco mais do país através do post de vocês.
Obrigada, Itamar.
O Chipre deve ser mesmo incrível! Adorei as dicas, não sabia que o país era dividido ao meio D:
Sim, Camila. Desde 1974.