Visitar o TEMPLO DOS LAMAS em Pequim e o budismo chinês | China

Visitar o TEMPLO DOS LAMAS em Pequim e conhecer o budismo chinês | China

Os dois principais expoentes arquitectónicos da capital chinesa relacionadas com a prática da religião budista/confucionista são 2 conjuntos de templos que nós visitámos aquando da nossa estadia em Pequim, o Templo dos Lamas e o Templo do Céu.

Visitar o TEMPLO DOS LAMAS em Pequim e conhecer o budismo chinês | China

O templo dos lamas, convertido em 1744 num complexo budista tibetano após ter servido como residência de um imperador, tornou-se ao longo dos tempos o templo mais importante fora do Tibete. A sua disposição tem por base um eixo central de pavilhões e pátios intercalados, que é rodeado por um conjunto de pavilhões secundários, completando a forma de um rectângulo. Nos pátios, os crentes acendem paus de incenso que ardem em frente aos pavilhões, dentro dos quais abundam estátuas de Budas do passado, presente e futuro, de Bodhisatvas e dos 18 discípulos mais importantes de Sakyamuni (arhats).

Visitar o TENPLO DOS LAMAS em Pequim e conhecer o budismo chinês | China

Visitar o TEMPLO DOS LAMAS em Pequim e conhecer o budismo chinês | China

A riqueza da madeira trabalhada, especialmente dos telhados, as numerosas obras de arte em exposição em pavilhões secundários e o ambiente geral que se vive dentro do templo, são mais do que razões suficientes a justificarem uma visita. A “cereja no topo do bolo” é uma estátua de Maitreya, de 17 m de altura, esculpida num único bloco de sândalo!

Visitar o TENPLO DOS LAMAS em Pequim e conhecer o budismo chinês | China

Visitar o TEMPLO DOS LAMAS em Pequim e conhecer o budismo chinês | China

O templo dos Lamas é, no entanto, uma contradição da China moderna, país que invadiu o Tibete em 1959, seguindo-se um processo violento de anexação aculturação em que templos foram destruídos, monges perseguidos e mortos e obras de arte pilhadas. Tenho assim a sensação que este local é agora uma espécie de memorial a uma realidade que já não existe fora destas paredes.

Aconselhamos que faça o seu seguro de viagem para a China. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.