TAOISMO, uma introdução à antiga filosofia chinesa

TAOISMO, uma introdução à antiga filosofia chinesa
O taoismo é uma religião difícil de definir, por várias razões. Primeiro, o seu fundador é uma figura sobre a qual pouco ou quase nada é conhecido em termos históricos. De seu nome Lao Tzu e supostamente nascido no século VI a.C., é o presumível autor de 2 textos, o Tao Te Ching e o Hua Hu Ching, ambos estruturados em 81 capítulos e cheios de alegorias, analogias e afirmações paradoxais. Segundo, é uma religião que nunca se expandiu para além do território chinês, com excepção da recente “descoberta” por parte do mundo ocidental. Por último, é uma religião que não tem rituais característicos que a distingam das demais (nomeadamente do budismo), sendo dado muito mais ênfase a um conjunto de doutrinas e práticas que sobreviveram ao passar dos séculos, formando simbioses com outras religiões. Hoje, o taoismo tem pouquíssima expressão oficial, existindo apenas uma organização com sede em Pequim e responsável por um templo na capital.
 
Nos textos taoistas, é apresentada uma concepção do mundo em que os (aparentemente) opostos fazem, na realidade, parte do mesmo conjunto harmonioso, sendo o exemplo mais famoso o dos princípios masculino e feminino, Yin e Yang. De acordo com a doutrina do Tao (literalmente, “significado”), o Universo é regido por uma energia (“chi”) que, pelas suas diferentes manifestações e transformações, é responsável por todas as coisas. O objectivo do Homem deve ser ultrapassar a ideia de individualidade e, com base em diferentes técnicas, conseguir reconhecer a sua verdadeira identidade e assim compreender o Tao.
 
Estas ideias foram, naturalmente, desenvolvendo-se ao longo de séculos, moldando a maneira de pensar do povo chinês e influenciando decisivamente o confucionismo e budismo. Ainda hoje, por exemplo, as práticas do tai chi e do feng shui fazem parte da vida quotidiana dos chineses e são cada vez mais populares no Ocidente.
 
O tai chi (cujos praticantes podem ser observados em qualquer jardim público, de manhã cedo ou ao final da tarde) é um conjunto de posturas, movimentos e técnicas de respiração que têm como objectivo melhorar a fluidez da energia pelos “canais” do corpo humano, com efeitos benéficos para o corpo e espírito.
 
O feng shui baseia-se na ideia que a circulação benéfica da energia dentro de nossas casas é importante para o nosso bem-estar e depende de factores como a localização da casa, os materiais de construção utilizados e a disposição das divisões. Estas ideias ditavam, por exemplo, onde e como eram construídos os túmulos dos imperadores e ainda hoje têm influência na edificação moderna nas cidades chinesas.
 
No taoismo impera também a ideia que, se o Homem tomar plena consciência da sua verdadeira natureza, então poderá alcançar aquela qualidade ter a imnortalidade só digna dos Deuses: a imortalidade. Com este fim em mente, foram sendo desenvolvidas técnicas pelos mestres taoistas que levam a um aumento da longevidade e até à conservação da juventude. Estas práticas podem dividir-se em dois tipos: externas e internas. As primeiras baseiam-se na procura de uma substância (um “elixir da vida”) capaz de conceder a imortalidade aquele que a tivesse em seu poder. As segundas são um conjunto de métodos de meditação e contemplação (em algumas correntes de pensamento, conjugados com práticas sexuais) que levam ao rejuvenescimento e por fim à imortalidade.

Aconselhamos que faça o seu seguro de viagem para a China. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

QUE EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO USAMOS

Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.

 câmera dslr - ícones de tecnologia grátisMáquinas fotográficas e drones sinal de símbolo de ícone de computador - Download Vetores Gratis ...Computador e gadgets

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.