A capital da China, ou melhor da República Popular da China, é uma das maiores cidades do mundo e tem mais de 14 milhões de habitantes. Pequim foi fundada entre 1279 e 1368 durante a dinastia Yuan.
Cidade Proibida
Esta cidade ancestral organiza-se em anéis concêntricos em torno da Cidade Proibida. Aqui convivem o antigo e o moderno, lado a lado, de forma harmoniosa. Uma visita à Cidade Proibida é obrigatória e deve fazer parte de qualquer roteiro. Poderá ver as nossas dicas aqui.
Praça de Tiananmen
Em frente da Cidade Proibida estende-se a Praça de Tiananmen onde o Mausoléu de Mao relembra a importância deste estadista na história deste país. Palco de inúmeros acontecimentos políticos, populares e históricos, esta praça, uma das maiores do mundo, é o centro nevrálgico de Pequim. Deambular por este local é obrigatório.
Palácio de Verão
Outro dos ex-líbris da cidade é o Palácio de Verão. Este extenso local de retiro dos imperadores é um parque repleto de palácios, templos, lagos, jardins, etc. Infelizmente não tivemos muito tempo para o visitar. Do tempo que lá passamos deu para perceber que merece uma visita mais demorada. Dedique-lhe pelo menos meio dia.
zoo para ver o panda gigante
Antes de chegar ao Palácio de Verão é possível fazer um percurso que passa pelo zoo para ver o panda gigante. Foi isso que fizemos mas este percurso consome bastante tempo porque envolve uma viagem de barco pelo canal. è muito bonito. Se decidir fazê-lo dedique apenas um dia para estas duas coisas.
Hutongs
Visitar Pequim tradicional é obrigatório e esses lugares estão conservados nos pequenos hutongs que ainda existem escondidos na cidade. Já não há muitos mas, alugue uma bicicleta, e procure-os, explorando uma Pequim esquecida. Nós também o fizemos.
Templos dos Lamas e Templo do Céu
Visite ainda os Templos dos Lamas e o Templo do Céu, dois testemunhos da importância budista no país.
Moderna Pequim
A moderna Pequim também merece uma visita, se não for mais para conhecer o contraste em que esta moderna urbe vive.
Mercado nocturno
Na capital chinesa não podíamos passar ao lado do “pato à Pequim“, o prato nacional da gastronomia chinesa. E confirma-se… é uma maravilha!
Mas no que toca à gastronomia também não pode deixar Pequim sem experimentar o mercado nocturno de comidas onde se pode experimentar várias “iguarias” asiáticas.
Acrobacias
Para umas boas noites em Pequim há dois espectáculos que são incontornáveis. Os chineses têm fama nas acrobacias e nós decidimos ver um espectáculo. Ainda bem que o fizemos porque foi um dos pontos altos da nossa visita a esta cidade.
Ópera de Pequim
Não podíamos deixar a cidade de Pequim sem ver uma “Ópera de Pequim“. Este foi um dos pontos altos da nossa viagem em Pequim e recomendamos vivamente.