Visitar JIAOHE – Uma cidade de adobe incrível que foi engolida pelas areias do deserto de Taklamakan | China

Visitar JIAOHE - Uma cidade de adobe incrível que foi engolida pelas areias do deserto de Taklamakan | China

Quando se pede a alguém para imaginar como serão as cidades de Nova Iorque ou Londres daqui a 800 anos, quase ninguém imagina essas cidades em ruínas. Mas, se há alguma coisa que a História nos ensina, é que os impérios nascem e morrem e as rotas comerciais desaparecem com a mesma naturalidade com que surgiram. E em nenhum sítio isso é mais visível do que quando se visitam as ruínas de cidades que outrora foram centros fervilhantes de actividade comercial e cultural durante a época de ouro da Rota da Seda. Um desses casos é a antiga cidade de Jiaohe, a cerca de 10 km da cidade de Turpan.

“Taklamakan” quer dizer “entrar; não sair” e, tal como os viajantes de outrora, quando chegamos à orla do deserto e à zona deprimida conhecida como bacia de Tarim, a única maneira de enfrentar esse obstáculo, e viver para contar a história, era circundar o deserto. A única dúvida era se pelo norte ou pelo sul. Ao contrário de Marco Polo, escolhemos a rota do norte. A primeira grande cidade oásis que se encontra nesse trajecto é Turpan. Nesta zona o bem mais precioso é a água (embora as autoridades chinesas também têm encontrado muito petróleo e gás natural!) e é essa substância que determina onde se fixam os homens para construir cidades e onde os viajantes fazem uma pausa na sua viagem.

Visitar JIAOHE - Uma cidade de adobe incrível que foi engolida pelas areias do deserto de Taklamakan | China

Jiaohe, cujo nome significa “onde 2 rios se encontram”, localiza-se de uma forma espectacular num planalto elevado em cerca de 30 m, com uma comprimento de 1650 m e largura máxima de 300 m. As ruínas não têm uma grande dimensão mas, graças à sua localização remota e ao clima árido, são as mais bem preservadas do mundo no que toca a cidades de adobe. Curiosamente não existem muralhas em Jiaohe pois as encostas inclinadas faziam o mesmo serviço. Albergando alguns milhares de habitantes, prosperou durante os primeiros sete séculos da nossa era e foi capital da região e importante posto militar. Ainda hoje se pode observar a organização na disposição dos diferentes edifícios, sendo notório a separação das zonas residenciais das dos templos, assim as grandes avenidas que serviam como elo de ligação entre as diferentes partes da cidade. De notar também a técnica de construção, não em altura, mas sim em profundidade, sendo as casas escavadas no chão.

Visitar JIAOHE - Uma cidade de adobe incrível que foi engolida pelas areias do deserto de Taklamakan | China

É muito interessante notar os vestígios ainda da importância do budismo nestas cidades, que também se propagou graças à Rota da Seda e se tornou religião oficial em muitos reinos. No extremo da cidade podem observar-se as ruínas de vários templos budistas e de uma grande stupa.

Visitar JIAOHE - Uma cidade de adobe incrível que foi engolida pelas areias do deserto de Taklamakan | China

A partir do século VIII, a cidade de Jiaohe foi tomada por diferentes conquistadores e a estabilidade e capacidade de atrair pessoas foi diminuindo, até que foi abandonada no século XIII com a conquista mongol. As areias do deserto recuperaram então terreno até que os arqueólogos do século XX a redescobriram. Hoje o governo chinês está a desenvolver esforços no sentido da conservação e restauro destas ruínas, enquadrado numa candidatura da Rota da Seda a Património da UNESCO.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.